Buscar

Classificação dos entes personificados e não personificados que desenvolvem atividade econômica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Classificação dos entes personificados e não personificados que desenvolvem atividade econômica
Os entes podem ser classificados: quanto ao tipo; quanto a sua atividade; quanto ao ato constitutivo; quanto ao registro; quanto à personificação; quanto à estrutura interna e; quanto à responsabilidade dos sócios (AQUINO, 2012).
As sociedades e a Eireli são classificadas quanto a ato de constituição em contratuais e estatutárias. As sociedades contratuais são constituídas por um contrato entre os sócios que possui natureza contratual enquanto nas institucionais também se constituem por ato de manifestação de vontade dos sócios ou por imposição da lei, mas este não está revestido de natureza contratual, mas sim de estatuto. Requião (2005, p. 382) aponta a diferença entre sociedades contratuais e Estatutárias (institucionais) registrando que no contrato entre os quotistas de uma limitada que só pode ser modificado mediante alteração contratual, os Estatutos têm um caráter normativo, institucional, estabelecendo as normas segundo as quais a sociedade atuará e se desenvolverá e é instituído ou reformado em Assembleia Geral dos acionistas.
Quanto à atividade as sociedades e a Eireli podem ser empresarias ou simples. As sociedades empresárias exercem atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços e as simples, todas as demais, isto é, as que, embora pratiquem atividade econômica, não desenvolvem o objeto próprio das empresárias, ou seja, não atuam em atividade típica de empresa. 
Em relação ao registro as sociedades e a Eireli, da mesma forma que o empresário, que estão sujeitos ao cumprimento de determinadas obrigações colocadas no campo da regularidade. As sociedades e a Eireli só passam a existir no mundo jurídico como pessoas com o registro que pode ocorrer no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) ou no Registro Público de Empresas Mercantis (RPEM) que esta a cargo da Junta Comercial. Quanto ao órgão do registro das sociedades deve se observar a natureza da atividade (empresarial ou não – art. 966), salvo as sociedades por ações e as cooperativas (art. 982, parágrafo único), que deverão registrar respectivamente na Junta Comercial e na Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Exceção a regra é a Cooperativa que deve ser registrada RPEM.
As sociedades quanto à personificação podem ser personificadas e não personificadas. As sociedades personificadas (arts. 997 a 1.101 do CC/2002) possuem personalidade jurídica, que é adquirida com o registro, nos termos do art. 985 e do art. 1.150, ambos do CC. As sociedades não personificadas (arts. 986 a 996 do CC/2002), por sua vez, não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro. São espécies de sociedades não personificadas a sociedade em conta de participação e a sociedade comum, também chamada de irregular ou de fato. A Eireli só poderá ser personificada, pois não há possibilidade deste ente ser despersonificada.
Quanto à estrutura interna as sociedades podem ser vista de três formas: sociedades de pessoa, sociedades de capital ou sociedade híbrida. As sociedades de pessoas o que importa é qualidade do sócio e a impossibilidade de sua substituição por outrem. Nas sociedades de capital o que importa é o capital investido e a substituição dos sócios é livre. Nas sociedades hibridas a substituição dos sócios depende do que estiver escrito no contrato social. A Eireli não pode ser classificada nessa categoria. 
As sociedades podem ser dívidas quanto à responsabilidade dos sócios em: ilimitada, ltda e mista. A partir deste critério, fala-se em sociedades limitadas quando o contrato social ou o estatuto “limita a responsabilidade dos sócios ao valor de suas contribuições (sociedades anônimas) ou à integralização do capital social (sociedades limitadas)” (FAZZIO JÚNIOR, 2012, p. 40). Por sua vez, nas sociedades ilimitadas, todos os sócios respondem de maneira solidária e ilimitada pelas obrigações sociais. Outros tipos societários são mistos, combinando a responsabilidade limitada de alguns sócios com a ilimitada de outros.
Gabarito da Classificação: (a) Quanto ao ato constituição: Contrato ou Estatuto; (b) Quanto à atividade: empresa ou simples; (c) Quanto ao registro: RPEM ou RCPJ; (d) Quanto à personificação: Sim ou Não; (e) Quanto à estrutura interna: Pessoas, Capital ou Hibrida; (f) Quanto à responsabilidade dos sócios: ilimitada, ltda e mista. 
Gabarito dos Tipos: (1) Sociedade em comum; (2) Sociedade em conta de participação; (3) Sociedade Limitada; (4) Sociedade anônima; (5) Cooperativa; (6) Sociedade Simples; (7) Sociedade em nome coletivo; (8) Sociedade Comandita simples; (9) Sociedade Comandita por ações e; (10) Eireli.
EXERCÍCIO: Preencher as lacunas da tabela
	Tipo
	Item (a)
	Item (b)
	Item (c)
	Item (d)
	Item (e)
	Item (f)
	1
	Contrato escrito ou verbal
	Simples
	Não há registro
	Não
	Pessoas
	Ilimitada, observando o benefício de ordem (art. 990 do CC)
	
	
	Empresaria
	
	
	
	
	2
	
	
	
	
	
	
	2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4
	
	
	
	
	
	
	5
	
	
	
	
	
	
	6
	
	
	
	
	
	
	7
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9
	
	
	
	
	
	
	10

Continue navegando