Buscar

TRABALHO DE PATOLOGIA

Prévia do material em texto

TRABALHO DE PATOLOGIA – INTRODUÇÃO E HERPES (LUCIANA)
RESUMO DO LIVRO: ALMEIDA, Oslei de. Patologia Oral - Série Abeno: Odontologia Essencial - Parte Básica (CAPÍTULO 3)
AS DOENÇAS VIRAIS MAIS FREQUENTES NA REGIÃO DA CABEÇA E PESCOÇO, EM ESPECIAL NA CAVIDADE ORAL SÃO: HERPES E HIV.
OS VÍRUS REPLICAM SOMENTE QUANDO PRESENTES NO INTERIOR DE CÉLULAS EUCARIONTES (ANIMAIS, PLANTAS, PROTISTAS E FUNGOS) OU PROCARIONTES (BACTÉRIAS E ARQUEIAS) E NUNCA NO INTERIOR DE SI MESMO. A PARTICULA EXTRACELULAR VIRION VARIA EM TAMANHO DE 20 A 300 NM E CONSISTE TANTO DE DNA QUANTO DE RNA CONTIDOS DENTRO UMA MEMBRANA PROTEICA PROTETORA DENOMINADA CAPSÍDEO.
CLASSIFICAÇÃO DOS VIRUS (TAXONOMIA): DE ACORDO COM A PRESENÇA DE DNA OU RNA, CADEIA SIMPLES OU DUPLA DE ÁCIDO NUCLEICO, E UM NÚCLEO CAPSIDEO ENVELOPADO (REGULADO POR RESPOSTA IMUNE CELULAR POR MEIO DA ATIVAÇÃO DAS CÉLULAS NK E LINFÓCITOS CD-8 CITOTÓXICOS. ) OU NÃOENVELOPADO (REGULADO PELA RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA HUNORAL) . MODO DE REPLICAÇÃO, PROPRIEDADES IMUNOLOGICAS E DOENÇAS ASSOCIADAS SÃO CLASSIFICAÇOES ADICIONAIS.
A RESPOSTA DO HOSPEDEIRO AO VIRUS OCORRE TANTO POR MEIO DA RESPOSTA IMUNE INATA QUANTO DA RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA. 
CÉLULAS DA RESPOSTA IMUNE INATA, ATUANTES NO PROCESSO DE RESPOSTA: MACRÓFAGOS, CÉLULAS DENTRÍTICAS, E CELULAS NK.
RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA: OS VÍRUS ATIVAM CÉLULAS INFLAMATÓRIAS QUE LIBERAM CITOCINAS ANTIVIRAIS E AGENTES CITOTÓXICOS QUE INDUZEM O SISTEMA IMUNE ADAPTATIVO MEDIADO POR LINFÓCITOS. 
A DOENÇA VIRAL PODE SER UM RESULTADO DIRETO DA DESTRUIÇÃO CELULAR OU O RESULTADO SECUNDÁRIO DA REAÇÃO IMUNE DO HOSPEDEIRO CONTRA AS PROTEÍNAS VIRAIS.
CARACTERISTICAS DO VIRUS HERPES: O VÍRION DO HERPES-VÍRUS VARIA EM TAMANHO DE 120 A 250 NM E CONSISTE EM UMA CADEIA DUPLA LINEAR DE MOLÉCULA DE DNA ENVOLVIDA POR UM CAPSÍDEO ICOSAHE- DRAL, UM TEGUMENTO DE PROTEÍNA E UM ENVELOPE CONTEN- DO LIPÍDEO PERMEADO COM GLICOPROTEÍNAS VIRAIS.
PRINCIPAIS TIPOS DE HERPES: ENTRE OS TIPOS CONHECIDOS, OITO ESPÉCIES DE HERPES-VÍRUS COM CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E BIOLÓGICAS DISTINTAS TÊM SIDO DESCRITAS: 
HERPES-VÍRUS SIMPLES 1 (HSV-1); PARALISIA DE BELL (PRINCIPAL CAUSADOR DAS INFECÇÕES OROFACIAIS).
HERPES-VÍRUS SIMPLES 2 (HSV-2); PARALISIA DE BELL
VÍRUS VARICELA-ZÓSTER (VZV); PARALISIA DE BELL, CATAPORA, QUADROS DE ENCEFALITE
VÍRUS EPSTEIN-BARR (EBV); DOENÇAS AUTOIMUNES CRONICAS. 
CITOMEGALOVÍRUS HUMANO (CMV); DOENÇAS AUTOIMUNES CRONICAS.
HERPES-VÍRUS HUMANO 6 (HHV-6); 
HERPES-VÍRUS HUMANO 7 (HHV-7);
HERPES-VÍRUS HUMANO 8 (HHV-8).
A FAMÍLIA HERPES-VÍRUS É DIVIDIDA EM SUBFAMÍLIA ALFA (HSV-1 [TIPO OROFACIAL], HSV-2 [TIPO GENITAL], VZV): EXIBE UM CURTO CICLO REPRODUTIVO, LISE RÁPIDA DAS CÉLULAS INFECTADAS E LATÊNCIA NO GÂNGLIO SENSORIAL.
SUBFAMÍLIA BETA (CMV, HHV-6 E HHV-7) E SUBFAMÍLIA GAMA (EBV E HHV-8): CICLO REPRODUTIVO LONGO, PROGRESSÃO LENTA DA INFECÇÃO E AUMENTO DAS CÉLULAS INFECTADAS (CITOMEGALIA) E TROPISMO PARA UM ESPECTRO AMPLO DE CÉLULAS. A FAMÍLIA GAMA É ESPECÍFICA PARA LINFÓCITOS B E T E A LATÊNCIA É GERALMENTE ENCONTRADA NOS TECIDOS LINFOIDES. SINTOMAS (EM GERAL): OS SINTOMAS PADRÃO, COMO FEBRE, ANOREXIA, IRRITABILIDADE, MAL ESTAR E CEFALEIA, PODEM CORRER DURANTE O CURSO DA DOENÇA. ÚLCERAS RASAS APARECEM NA GENGIVA INSERIDA E NAS MUCOSAS JUGAL E SUBLINGUAL. A MUCOSA DO PALATO DURO PODE SER COMPROMETIDA, MAS CURIOSAMENTE NÃO HÁ COMPROMETI- MENTO DA PAPILA GENGIVAL.
GENGIVOESTOMATITE HERPÉTICA (PODE COLOCAR SÓ A IMAGEM)
ESTA CONDIÇÃO É A MANIFESTAÇÃO CLÍNICA MAIS COMUM DE UMA INFECÇÃO PRIMÁRIA CAUSADA PELO HSV NA BOCA. COMUMENTE CAUSADA PELO HSV-1. A GENGIVOESTOMATATITE HERPÉ- TICA É ACOMPANHADA POR FEBRE E INFOADENOPATIA SUBMANDIBULAR. O TRATAMENTO É BASEADO NA IDADE DO INDIVÍDUO COMPROMETIDO E NOS SINAIS E SINTOMAS CLÍNICOS APRESENTA- DOS, SENDO FUNDAMENTAIS A HIDRATAÇÃO E A MANUTENÇÃO DA HIGIENE ORAL. ANALGÉSICOS, ANTITÉRMICOS E ANTI-INFLAMATÓ- RIOS PODERÃO SER OU NÃO PRESCRITOS. 
HERPES ORAL RECORRENTE (PODE COLOCAR SÓ A IMAGEM)
INFECÇÃO DO HSV-1 CAUSA MAL ESTAR, VESÍCULAS DOLOROSAS NA REGIÃO PERIORAL OU NAS MUCOSAS, COM 20% A 40% DE ADULTOS AFETADOS EM ALGUM MOMENTO DA VIDA. A INFECÇÃO PRIMÁRIA OCORRE NA INFÂNCIA E O VÍRUS PERMANECE LATENTE NO GÂNGLIO TRIGEMINAL. A RECORRÊNCIA PODE SER DESENCADEADA POR FATORES COMO EXPOSIÇÃO À LUZ SOLAR, ESTRESSE E FADIGA. AGENTES ANTIVIRAIS COMO O ACICLOVIR PODE REDUZIR A DURAÇÃO DA DOR E O TEMPO DE REPARO APÓS A INFECÇÃO PELO HERPES.
HERPES GENITAL (PODE COLOCAR SÓ A IMAGEM)
O HSV-1 É A FORMA MAIS ENCONTRADA NA REGIÃO GENITAL, E O HSV-2 ESTEJA RELACIONADO COM VESÍCULAS E BOLHAS NA REGIÃO GENITAL. VESÍCULAS OCORREM POUCOS DIAS APÓS A INFECÇÃO PRIMÁRIA E REAPARECEM REGULARMENTE MAIS TARDE DURANTE A VIDA NOS INDIVÍDUOS INFECTADOS. AS VESÍCULAS CONTÊM ABUNDANTES QUANTIDADES DE PARTÍCULAS VIRAIS E PRESUMIVELMENTE REPRESENTAM A PRINCIPAL ESTRATÉGIA PARA TRANSMISSÃO VIRAL. FATORES DO HOSPEDEIRO TAIS COMO INTENSIDADE DA RESPOSTA IMUNE, PODEM PIORAR OS SINTOMAS. COM O PASSAR DO TEMPO, OS EPISÓDIOS TENDEM A DIMINUIR EM FREQUÊNCIA E GRAVIDADE. A FORMA GENITAL É MENOS PROVÁVEL DE CAUSAR VESÍCULAS RECORRENTES, MAS O VÍRUS AINDA PODE PERMANECER NA MUCOSA.
HERPES-ZÓSTER (PODE COLOCAR SÓ A IMAGEM)
O VZV ASSEMELHA-SE COM O HERPES-VÍRUS TANTO EM TERMOS DE EVOLUÇÃO QUANTO NO TROPISMO E PODE APRESENTAR CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS SIMILARES. A INFECÇÃO PRIMÁRIA RESULTA NA VARICELA. ESTA DOENÇA É GERALMENTE CARACTERIZADA POR MAL ESTAR, FEBRE BAIXA, NÁUSEA, DORES MUSCULARES E CEFALEIA. ELA SE INICIA COM PRURIDO E VESÍCULAS QUE AFETAM O TRONCO E A CABEÇA. A CAVIDADE ORAL PODE SER ACOMETIDA E, QUANDO O VÍRUS É ATIVADO TARDIAMENTE, AS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS SÃO DIFERENTES E A DOENÇA É REFERIDA COMO HERPES-ZÓSTER. EM AMBOS OS CASOS, O VÍRUS CAUSA ERUPÇÃO CUTÂNEA COM FORMAÇÃO DE VESÍCULAS; ENTRETANTO, NA FASE RECORRENTE, MANIFESTA-SE EM UMA ÁREA LIMITADA DO CORPO E COM SINTOMATOLOGIA DOLOROSA INTENSA.

Continue navegando