Buscar

ábado 11

Prévia do material em texto

ábado, 11 Mai 2019, 21:52
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 11 Mai 2019, 22:44
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando foi elaborada, a Constituição Federal estabeleceu em seu artigo 37 os princípios da legalidade, o da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. A Administração Pública sempre deve basear sua atuação nestes preceitos. Baseado no conteúdo estudado, relacione o segundo grupo de conceitos com os princípios da Administração, enumerados no primeiro grupo.
(1) Princípio da Impessoalidade.
(2) Princípio da Moralidade.
(3) Princípio da Publicidade.
(4) Princípio da Eficiência.
( ) Exige que a atividade administrativa seja exercida da forma mais conveniente possível para a coletividade, ou seja, buscando sempre perfeição dos atos, presteza e rendimento funcional.
( ) Define o termo como um conjunto de regras de condutas, todas oriundas da disciplina do Poder Público, que fazem com que os administradores apenas atuem de maneira honesta, justa e lícita.
( ) Estabelece que, durante todos os atos praticados, deve-se buscar o fim legal deles, não devendo estes serem utilizados como base para promoção pessoal de autoridades ou servidores, muito menos para a satisfação de interesses próprios deles ou de suas agremiações políticas.
( ) Discorre que a divulgação oficial deve ser realizada para o conhecimento público e o início dos seus feitos externos.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 4, 3, 2, 1.
b. 4, 2, 1, 3.
c. 3, 2, 4, 1.
d. 1, 2 , 3, 4.
e. 2, 1, 4, 3.
Feedback
A resposta correta é: 4, 2, 1, 3..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O último remédio constitucional é a ação popular, existente desde a Constituição de 1934, retirada em 1937 e retornando em 1946. Na Constituição de 1988, está prevista no artigo 5.º, LXXIII, e regulamentada pela Lei 4.717 de 1965.
Diante do exposto, marque a alternativa que define o conceito de Ação Popular:
Escolha uma:
a. É a Força Maior, sendo esta uma ocorrência de responsabilidade humana, também imprevisível e, de certa forma, inevitável, que impossibilita o bom andamento das obras relativas a um contrato firmado com a Administração Pública.
b. É direito da sociedade civil buscar o texto da Carta Constituinte para garantir seus direitos fundamentais, o que pode ser feito a partir do uso das ações constitucionais.
c. É instrumento penalizador a ser utilizado pela Administração Pública para aplicar sanções nos contratos administrativos e denominado suspensão temporária.
d. Instrumento que representa a democracia direta por meio da participação política de qualquer cidadão em pleno gozo dos direitos políticos, não podendo este ser estrangeiro, pessoa jurídica ou brasileiro com direitos políticos suspensos ou perdidos.
e. É um procedimento denominado de autotutela e busca evitar inconvenientes e inoportunos, sujeitos à revogação. A própria Administração Pública tem o poder de declarar seus atos como nulos, desde que sejam comprovadas situações de ilegalidade, mantendo todos os outros atos intactos.
Feedback
A resposta correta é: Instrumento que representa a democracia direta por meio da participação política de qualquer cidadão em pleno gozo dos direitos políticos, não podendo este ser estrangeiro, pessoa jurídica ou brasileiro com direitos políticos suspensos ou perdidos..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por meio do MP - Ministério Público, os brasileiros podem garantir seus direitos à cidadania, de consumidor, criminais, humanos, da infância e da juventude e de urbanismo e meio ambiente. Diante do exposto, analise as afirmações abaixo, e aponte a alternativa correta em que o MP atua na esfera dos Direitos Humanos.
Escolha uma:
a. Atua na defesa e garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes, garantindo o direito à vida, à saúde, à educação, à alimentação, à cultura, ao respeito, à dignidade, à liberdade, ao convívio familiar e ao lazer para esses jovens.
b. Busca garantir os direitos dos idosos, das pessoas com qualquer tipo de deficiência, a saúde pública, a inclusão social e o respeito pelos direitos de todos os cidadãos assegurados pela Constituição Federal.
c. Eventuais medidas preventivas podem ser tomadas para garantir o bom andamento dos trabalhos e a efetiva punibilidade dos investigados, caso sejam condenados.
d. Atua no combate aos crimes e contravenções penais, sempre com o objetivo de estabelecer a punição respectiva ao autor, coautor ou qualquer outro partícipe dos atos infracionais.
e. Defende os interesses coletivos de todos os consumidores, sempre com o embasamento do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078 de 1990) e de quaisquer normas protetivas para os cidadãos.
Feedback
A resposta correta é: Busca garantir os direitos dos idosos, das pessoas com qualquer tipo de deficiência, a saúde pública, a inclusão social e o respeito pelos direitos de todos os cidadãos assegurados pela Constituição Federal..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O habeas corpus é uma das garantias constitucionais mais importantes, podendo ser, provavelmente, a mais importante de todas. É um remédio constitucional garantidor do direito de liberdade pessoal, sendo um instrumento protetivo para todos os cidadãos.
Qual a alternativa que apresenta os dois tipos de habeas corpus?
Escolha uma:
a. O preventivo e o repressivo.
b. O repressivo e o ordinário.
c. O preventivo e o expressivo.
d. O preventivo e o punitivo.
e. O repressivo e o liberal.
Feedback
A resposta correta é: O preventivo e o repressivo..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Licitação 8.666/93 preconiza o seguinte artigo: Art. 96. Fraudar, em prejuízo da Fazenda Pública, licitação instaurada para aquisição ou venda de bens ou mercadorias, ou contrato dela decorrente:
I - elevando arbitrariamente os preços;
II - vendendo, como verdadeira ou perfeita, mercadoria falsificada ou deteriorada;
III - entregando uma mercadoria por outra;
IV - alterando substância, qualidade ou quantidade da mercadoria fornecida;
V - tornando, por qualquer modo, injustamente, mais onerosa a proposta ou a execução do contrato:
Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa. (BRASIL, 1993).
A respeito deste artigo, avalie e, em seguida, aponte a alternativa correta.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, V
b. I, II, III, IV, V
c. I, II, V
d. II, IV, V
e. III, IV, V
Feedback
A resposta correta é: I, II, III, IV, V.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os controles se caracterizam como controle interno e controle externo. O primeiro deles, o interno, está amparado pela Carta Magna, em seu artigo 74, o qual estabelece os Três Poderes com autonomia equivalente para atuar em um sistema interno de controles com alguns objetivos.
Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
I - ( ) Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;
II- ( ) Não comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e ciência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
III- ( ) Exercer ou não o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
IV- ( ) Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, V
b. V, F, V, V
c. V, F, F, V
d. V, V, V, F
e. F, V, V, F
Feedback
A resposta correta é: V, F, F, V.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União,ao qual compete:
I- ( )- Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;
II- ( )- Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;
III- ( ) - Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;
IV- ( )- Realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão Técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II;
V- ( )- Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo.
Analise as sentenças acima, assinalando V para as verdadeiras e F para as alternativas falsas.
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V
b. V, F, V, V, V
c. V, V, V, V, V
d. V, F, F, F, V
e. F, F, F, F, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Oficialmente, quem exerce o controle judicial no Brasil é o Poder Judiciário, com base na função constitucional estabelecida para manter a legalidade dos atos e das normas jurídicas vigentes em nosso país.
Diante desta afirmativa, assinale com V sentenças verdadeiras e com F sentenças falsas.
I ( ) Fiscalização das atividades administrativas desempenhadas pelo Poder Executivo.
II ( ) Fiscalização das atividades administrativas desempenhadas pelo Poder Legislativo.
III ( ) Fiscalização das atividades administrativas desempenhadas pelo Ministério Público.
IV ( ) Fiscalização das atividades administrativas desempenhadas pelo Poder Judiciário.
V ( ) Fiscalização das atividades administrativas desempenhadas pelas Forças Armadas.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V, F
b. V, V, V, V, F
c. F, F, F, F, V
d. V, V, V, V, V
e. V, F, F, V, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, F.
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa com verdadeiro ou falso. O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais podendo:
I- ( ) Ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais;
II- ( ) Ter acesso a quaisquer documentos pessoais dos policiais, tais como RG, CPF, etc;
III- ( ) Representar à autoridade competente pela adoção de providências para sanar a omissão indevida, ou para prevenir ou corrigir ilegalidade ou abuso de poder;
IV- ( ) Requisitar à autoridade competente para instauração de inquérito policial sobre a omissão ou fato ilícito ocorrido no exercício da atividade policial;
V- ( ) Promover a ação penal por abuso de poder.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V.
b. V, F, F, V, V.
c. F, F, V, V, F.
d. V, V, V, V, F.
e. V, F, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, V, V..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os atos normativos são aqueles que possuem um comando geral dentro do Poder Executivo, sempre buscando a correta aplicação do instrumento legal. Pensando na parte material deles, sempre são leis são generalistas e abstratos, ou seja, não se referem a um indivíduo ou grupo de indivíduos em específico, com objetivo de controle judicial. Tais atos possuem seis classificações distintas, podendo ser decretos, regulamentos, instruções normativas, regimentos, resoluções ou deliberações.
Relacione o segundo grupo com as descrições enumeradas no primeiro grupo:
1. Decretos
2. Regulamento
3. Instruções normativas
4. Regimentos
5. Resoluções
( ) Ato Normativo vem na sequência de um decreto e é criado para tornar mais detalhados os ditames de uma lei qualquer ou divulgar dispositivos legais. Quando uma lei não é auto executável, significa dizer que ela depende de um regulamento específico e este, por sua vez, também não pode possuir qualquer dispositivo contrário à lei originária. A diferença da lei auto executável é que esta não precisa de qualquer regulamento para produzir efeitos.
( ) Atos de Competência dos Chefes de cada Poder Executivo e de mais ninguém. Também existem os Decretos Legislativos, que possuem caráter administrativo dentro das estruturas legislativas, tratando normalmente de assuntos de competência privativa. Eles funcionam de maneira mais direcionada ao próprio Legislativo.
( ) Também trata-se de atos normativos privativos, mas são dos Ministros de Estado, estabelecidas no artigo 87 da Constituição de 1988.
Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos.
Parágrafo único. Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e na lei:
[...]
II - expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; (BRASIL, 1988)
Pela interpretação do texto legal, claro que as instruções normativas estarão ligadas não somente a decretos, mas a leis e a regulamentos de maneira adicional.
( ) São atos normativos com hierarquia menor que os decretos e regulamentos. Podem ser expedidos por Ministros de Estados presidentes de tribunais, de órgãos colegiados e de casas legislativas. No caso das resoluções, elas apenas geram efeitos e impactos internamente nos próprios órgãos que realizaram sua confecção.
( ) São atos normativos internos, que têm o objetivo de viabilizar o correto funcionamento dos organismos colegiados e corporações legislativas. Eles são provenientes do Poder Executivo, podendo ser alternativamente resultado da capacidade de autogestão dos corpos legislativo e judiciário.
Escolha uma:
a. 2, 3, 4, 1, 5.
b. 1, 2, 3, 4, 5.
c. 2, 1, 3, 5, 4.
d. 3, 4, 2, 5, 1.
e. 5, 4, 2, 3, 1.
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 3, 5, 4..
Parte inferior do formulário

Continue navegando