Buscar

Docencia-22_05_2013

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Docencia
 de fisicaii | trabalhosfeitos.com
 SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE
ROSÂNGELA FISCINA VICTÓRIA DE OLIVEIRA
O SECRETÁRIO COMO DOCENTE NA INSTITUIÇÃO ESTÁCIO DE SÁ - FIB
SALVADOR
2010
ROSÂNGELA FISCINA VICTÓRIA DE OLIVEIRA
 
O SECRETÁRIO COMO DOCENTE NA INSTITUIÇÃO ESTÁCIO DE SÁ - FIB
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado a Estácio de Sá – FIB, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue.
Orientadora: Professora Allana Lopz
SALVADOR
2010
TERMO DE APROVAÇÃO
ROSÂNGELA FISCINA VICTÓRIA DE OLIVEIRA
O SECRETÁRIO COMO DOCENTE NA INSTITUIÇÃO ESTÁCIO DE SÁ - FIB
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue da Estácio de Sá - FIB, pela seguinte banca examinadora:
 	
 
Salvador, 02 de dezembro de 2010.
DEDICATÓRIA
 	
O que é aprendizagem? Uma jornada e um processo, nunca um fim ou uma conclusão. O que é um professor? Um guia, nunca uma sentinela ou um ditador. O que é uma descoberta? Um processo constante de questionar as respostas e não de responder às perguntas. Qual é a meta? Mente aberta de modo que você possa ser e nunca saídas fechadas de modo que você tenha que fazer. O que é um teste? Ser e tornar - se, não apenas lembrar e revisar.
O que ensinamos? Indivíduos e não lições, estilos, sistemas, métodos ou técnicas. O que é uma escola? O que quer que façamos dela? Onde é a escola?Em toda parte, não em uma sala de quatro cantos, mas onde quer que estejamos.
A todos que buscam o caminho.
Conhecimento vem de seu professor.
“Sabedoria vem de seu interior.”
LEE JUN FA 
 
AGRADECIMENTO
Ao concluir este trabalho, muitas pessoas são lembradas porque estiveram presentes durante o processo de sua construção e de alguma forma contribuíram para que ele pudesse ter sido concretizado. 
De modo especial e com todo carinho, agradeço:
- à Professora Allana, minha orientadora nesta pesquisa e durante todo o meu processo acadêmico, por toda ajuda, atenção que soube dar, e paciência que soube ter nos momentos mais críticos da construção deste trabalho;
- a todos os professores que enriqueceram minha profissão com seus conhecimentos: Olga, Adailza, Wellington, Luciana, Afonso, Claudio, Ricardo Oliveira, Luciana Pagano, Neide, Madalena, Márcia, Leda e professora Helenice pela contribuição respondendo ao meu questionário. 
- as minhas colegas e hoje amigas Paula, Jaqueline, Juscilene, Tainã, Cleidinar e Ednaldo, Dani e todos os colegas de sala pela força e pela união;
- ao meu querido e amado filho, Rafael, pela grandiosidade de saber e dividir todo o tempo necessário com a minha vida acadêmica, pela paciência com meu estresse e minha ausência durante esses anos e ao meu esposo, Robson, por todo apoio e força dispensados sempre;
-ao meu pai, Osman (in memore) que mesmo não estando presente, me guia para o que é certo e orienta o meu filho para o bem. Aminha mãe Ivone, pelo carinho e pela atenção dispensados a mim e ao meu filho;
- à minha família, presentes nos momentos mais difíceis e decisivos de toda a minha históriaacadêmica;
- a minha sobrinha e afilhada por ter sido durante esses três anos a minha professora particular e pela atenção dada ao meu filho;
- ao meu irmão Augusto, minha sobrinha Vanessa, meu cunhado Feitosa e meu padrinho Francisco, pela ajuda que puderam dar para que eu não desistisse de buscar realizar um dos meus sonhos;
- a Deus e a Nossa Senhora Aparecida, a quem tantas vezes recorri. Obrigada.
SUMÁRIO
1 PROBLEMÁTICA, PROBLEMA E JUSTIFICATIVA 	6
2 OBJETIVOS 	7
2.1 OBJETIVO GERAL 	7
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 	7
3 HIPÓTESE 	8
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 	9
4.1 SER DOCENTE 	9
4.2 A DIDÁTICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO 	11
4.3 SER SECRETÁRIA 	13
4.4 O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO NA PRÁTICA DA 
DOCÊNCIA NA INSTITUIÇÃO ESTÁCIO DE SÁ - FIB 	
15
5 METODOLOGIA 	23
6 CRONOGRAMA24
REFERÊNCIAS 	25
ANEXO	27
	
	
 
 
 
TEMA: DOCÊNCIA 
1 PROBLEMÁTICA/PROBLEMA/JUSTIFICATIVA
O docente define-se como um sujeito, em ação e interação com o outro, produtor de saberes na e para a realidade, para os constantes desafios dessa atividade profissional.
Para ser um educador de secretariado precisa ter conhecimentos, ser experiente, ter o dom da oratória, e deve compreender temas como consultoria e assessoria, para trazer maior embasamento prático para os estudantes. A docência tem como objetivo proporcionar aos alunos, o suporte teórico metodológico necessário ao exercício do magistério superior.
Campos, como a docência, vêm crescendo para os profissionais de secretariado executivo, pois são profissionais desta área que o MEC vem exigindo manter um percentual (no curso de secretariado) para contribuir de forma ampla para o desenvolvimento cultural, social e econômico do curso. Esta exigência é observada na Instituição Estácio de Sá – FIB, que oferece o curso de secretariado executivo, e possui profissionais educadores com experiências na área.
Diante do exposto, questiona-se: como o profissional de secretariado executivo pode chegar à docência na Instituição Estácio de Sá - FIB?
A respectiva análise permitirá ao secretário executivo perceber as direções de como atuar na área acadêmica e as habilidades e pré requisitos necessários para torna-se educador.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Mostrar como um profissional de secretariado executivo pode tornar-se docente na InstituiçãoEstácio de Sá – FIB.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•	Verificar a importância do docente para formação profissional;
•	Levantar habilidades e pré requisitos necessários para o profissional atuar na docência;
•	Compreender as ações dos docentes formados em secretariado executivo, explicitando a sua importância para o curso.
3 HIPÓTESE
Para um profissional de secretariado executivo atuar como docente na Instituição Estácio de Sá - FIB deve buscar qualificações cursando pós-graduação e mestrado. Além de seminários, palestras, terem capacidade crítica de absorver e explorar os saberes, ser otimista, saber despertar, estimular e incentivar as melhores qualidades de cada pessoa, para assim alcançar sua realização profissional
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 SER DOCENTE
Segundo Veiga, (2005, pag. 01), docência tem suas raízes no latim - docere - que significa ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender. O registro do termo na Língua Portuguesa é datado de 1916, o que implica dizer que a utilização, ou melhor, a apropriação do termo é algo novo no espaço dos discursos sobre educação.
O questionamento sobre a profissão de educador teve início a partir do século XVI, quando era exercida pelos sacerdotes e ligada ao caráter religioso, ao poder clerical e prolongou-se até o século XVIII. O ensinamento era aplicado apenas para a elite e para o sexo masculino. A educação feminina nesta época era restrita as boas maneiras e às prendas domésticas.
O professor sacerdote não era conhecedor de saberes e não se preocupava com dinâmicas, era severo erigoroso. 
A primeira forma de preparação de professores deu-se nas primeiras escolas de ensino mútuo instalado a partir de 1820, no Brasil, pois havia a preocupação não somente de ensinar as primeiras letras como também de preparar docentes, instruindo-os no domínio do método. 
Hoje com a revolução tecnológica e uma enorme exigência do mercado de trabalho se faz necessário que o educador faça dos seus conhecimentos uma aprendizagem atualizada, busque novos saberes e formação acadêmica para se tornar um profissional especializado em educação, capaz de acompanhar esta evolução e conduzir o processo educativo.
Ser docente não é um processo definido por momentos ou períodos, como poderíamos nos referir a um curso de formação, mas ocorre de forma contínua e cotidiana, A aprendizagem da docência se dá essencialmente através da conjugação de inúmeros fatores, tais como a mobilização de saberes e da reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas pelo mesmo e pela troca com discentes. 
Como aborda Marques, (2003, pg.58 e 59),
em obra complexa e tarefa imensa como é a da educação, nem todos serão iguais em tudo ou tudo farão, mas a obra é de todos, as responsabilidades compartilhadas, as competências intercomplementares.No coletivo dos educadores, como tal a forma fundante fora da qual não existe o educador singular, só nesse coletivo, construído pela participação de todos e fundador das possibilidades individuais, encontram sentido as tarefas concretas a cada um delegadas por sua competência, seu preparo e preferências.
Atuar como professor, não depende apenas da capacidade de integrar e transmitir os saberes técnicos, ou produzidos por outros,mas saber absorver as experiências práticas, embasar com a teoria e explanar através de uma metodologia singular, ou seja, uma metodologia de acordo com seus princípios e capacidade de mobilização adquirida com o tempo de vida profissional e pessoal.
De acordo com Tardif (2002, pg. 39), 
a prática do docente integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.
A docência exige capacidade crítica de absorver e explorar os saberes, ser otimista, saber despertar, estimular, incentivar as melhores qualidades de cada pessoa, explorar seus contextos ambientais, profissionais e relacionais para utilizar como praticante da educação. 
Assim como aponta Tardif (2002, pg. 230),
a múltipla articulação entre a prática docente e os saberes faz dos professores um grupo social e profissional cuja existência depende, em grande parte, de sua capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condições para a sua prática.
A profissão de docente vem sendo desvalorizada, com salários inadequados, e posições à margem da sociedade. Profissão, esta, que deveria ocupar posição social estratégica, já que ser professor implica em estar apto a organizar e conduzir a educação e o processo de aprendizagem, que é ponto fundamental de partida para o crescimento da humanidade. Infelizmente, atualmente, os docentes também perdem o valor por existirem profissionais desqualificados atuando como “reprodutor automático daeducação”, ou seja, profissionais estes que não possuem experiência crítica ao se explanar conhecimento e que não possuem a estruturação dos saberes que são importantes para fundamentação da educação, com isso perdem sua identidade de mobilizadores sociais. 
Como afirma Marques (2003, pg.78),
a identidade da profissão de educador implica na formação dele a partir do caráter de unidade e totalidade da ciência da educação, ciência da comunidade dos interessados em educação, que denominamos Pedagogia, como tal ciência do entendimento, da organização e da condução do trabalho educativo, na dimensão hermenêutica da leitura dos sentidos presentes nos processos da educação, na dimensão comunicativo emancipatória da intencionalidade dos valores performativamente buscados e na dimensão praxeológica, ou instrumental, dos objetivos e conteúdos do saber com que lida a educação. 
4.2 A DIDÁTICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Do ponto de vista da Lei 9394/96, o art. 13 estabelece as seguintes incumbências para os professores:
- participar da elaboração do projeto pedagógico;
- elaborar e cumprir o plano de trabalho;
- zelar pela aprendizagem dos alunos;
- estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento;
- ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos;
- participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e
ao desenvolvimento profissional".
O professor universitário deveria ser o sujeito articulador da fundamentação da teoria e prática do aluno para com a profissão atuante. Mas o que acontece atualmente com grandes números de faculdades é docentes inseridos sem experiência para conduzirconhecimentos, Ser docente universitário não é um papel fácil, pois precisa despertar nos discentes o olhar crítico e reflexivo durante a prática e repassar a teoria de forma atraente e precisa, buscando caminhos a fim de aprimorar e aprofundar seus conhecimentos, suas habilidades para se tornar marcante, o professor ideal. 
Segundo Basso (apud CASTANHO 2001, pg. 02), 
o professor ideal é aquele que marca positivamente seus alunos. É o chamado professor inesquecível, ou seja, aquele que não dá apenas aulas expositivas, por melhor que sejam, aquele que alia características positivas do domínio afetivo às do domínio cognitivo, aquele que planeja suas aulas, usa em sua prática, pressupostos da teoria internacionalista, articula as posições teóricas nas disciplinas que ensina com postura clara. O professor é um artesão numa prática pessoal, integrando as várias contribuições da várias disciplinas, capaz de auto observação, auto avaliação e auto regulação. Ensina a caminhar com passos firmes e também ensina o fascínio do ousar. Ensina trilhas e desenvolve o atrevimento de sair das trilhas aprendidas.
Uma forma desse repasse é através da didática, que é uma procura pelo professor de métodos adequados, para repassar seus conhecimentos para os discentes, são recursos e posturas utilizadas pelos docentes para que o aluno possa aprender. É de grande importância que o docente trabalhe com atividades pedagógicas diversificadas, as quais devem ser eficientes e eficazes para colaborar com a aprendizagem e melhorar a qualidade dos cursos.
Assim como aponta Teixeira (2005, pag. 02),
a didática para assumir um papel significativo na formação do educador não poderáreduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolver um processo de ensino -aprendizagem, e sim, deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
O professor não pode se limitar a livros precisa desenvolver a competência de criar, estruturar, dinamizar e estimular a aprendizagem,
deve sempre inovar para provocar a auto-estima dos alunos e principalmente buscar confiança dos mesmos, pois adquirir a confiança é o grande passo para a aprendizagem. O fato é que qualquer prejuízo nessa relação desarticula a tranqüilidade do professor no ensino e a receptividade do aluno no aprendizado.
Segundo Maruyama, (2005, pag 10),
portanto, para que se tenha o processo ensino-aprendizagem de qualidade, o pedagogo deve pensar em mudanças na sua ação pedagógica que está enraizada, buscando uma metodologia que venha contribuir para a formação de um cidadão crítico e reflexivo.
Na maioria das vezes a avaliação é ponto comum aos docentes, este instrumento analisa o entendimento do aluno sobre o explanado, mas nem sempre é o meio seguro para avaliar conhecimentos, pois teoria decora-se, mas as experiências adquirem-se com discussões e debates entre discentes e docentes, além de vivências práticas e da vida.
4.3 SER SECRETÁRIA
A profissão de secretariado passou por várias transformações desde o surgimento. Inicialmente era exercida pelos homens (escribas), pois possuíam amplos conhecimentos em matemática, contabilidade, processosadministrativos gerais e em área como mecânica e desenho arquitetônico. Logo depois na Idade Média a profissão foi exercida por Monges.
A mulher surge no mercado de trabalho durante as revoluções comercial e industrial, e após as duas grandes guerras mundiais, quando houve a escassez de mão de obra masculina no mercado e não tinha nenhum referencial profissional, por isso utilizou o modelo que já conhecia no seio familiar, levando para as empresas a servilidade, falta de criatividade e decisão. Por não estar preparada para o mercado, a secretária passou a ser vista como um objeto decorativo da empresa. 
No Brasil a profissão de secretariado ganha ênfase no ano de 1950, com o surgimento de cursos técnicos e logo em seguida o curso superior de Secretariado Executivo, iniciado em 1969 na Universidade Federal da Bahia – UFBA, com o intuito de atender a demanda do mercado para a procura deste profissional. Este curso teve a sua plenificação aprovada pela Câmara de Ensino de Graduação da UFBA em 27 de agosto de 1982, passando a vigorar o novo currículo a partir do primeiro semestre de 1993. O reconhecimento se deu pela portaria nº 927/98 de 21 de agosto de 1998, do Ministério da Educação e Cultura MEC, através do parecer nº 331/08, publicado no Diário Oficial da União em 24 de agosto de 1998. 
Segundo Sabino e Rocha (2004, pg. 8),
as tentativas do ingresso feminino na profissão têm seu êxito a partir da I Guerra Mundial (1914-1918), que descortinou o mercado para a mulher. As lacunas no setor produtivo, abertas pelos homens que foram para as frentes de batalhas, cederam espaço para a contratação de mulheres.
No ano de 1990, com tantos acontecimentose crescimento da profissão, a secretária corta seu vínculo com o gerente e vira uma empreendedora capaz de produzir resultados ampliando sua área de atuação no mercado e daí surge o interesse do homem pela profissão.
Ser uma secretária hoje é saber gerenciar as tarefas, utilizando suas qualidades empreendedoras e gestoras em benefício da empresa. O profissional de secretariado executivo não é mais simplesmente um recepcionista de luxo, aquele que recebia os clientes e fornecedores, atendia telefone e servia café. O secretário hoje participa de todos os processos e atividades da empresa, direta ou indiretamente, é proativo, adquiriu cultura, conhecimento, deixando de ser improdutiva, passando a ter valores, executando tarefas que exigiam uma mudança no perfil profissional, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a procura de profissionais com postura de gerente, gestora e assessora, pois esse profissional, nos nossos dias, é um assessor, podendo, inclusive, substituir seu executivo em reuniões, eventos, palestras e outros acontecimentos. Então, a principal função desse profissional é auxiliar seu executivo, colocando à disposição dele todo o seu conhecimento. 
Segundo Sabino e Rocha (2004, pg. 10),
as antigas características da profissão foram substituídas por excelência profissional, competência, conhecimentos múltiplos, cultura e aperfeiçoamento contínuo. Deixou de ser vista com “executora de rotinas” ou “apoio do executivo” e aos anos 90 dignificaram a profissão como “gestora de processos. 
A secretária do futuro não trabalha mais para um determinado executivo e sim para a empresa. Conhecer o negócio da empresa, suamissão, seus produtos, suas finalidades e a administração, é fundamental. É necessário também dominar outro idioma e saber tomar decisões. Para se atender a demanda, a Secretária Executiva tem que estar sempre atualizada e antenada ao que ocorre no mundo, ou seja, estar sempre aprendendo para assim, ter amplos conhecimentos para sua atuação, conhecer a tecnologia de informação, saber trabalhar com estratégia para colaborar no alcance dos objetivos a serem atingidos pelas pessoas e por toda a organização.
Atualmente a Secretária está mais envolvida nos negócios da empresa e o executivo está delegando mais responsabilidades, exigindo cada dia mais deste profissional para que sejam alcançado os resultados esperados.
Segundo Medeiros e Hernandes (1999, pg. 17),
secretária é uma profissional que assessora o executivo, transmiti-lhe informações e executa as tarefas que lhe são confiadas. Ela transformou-se, no mundo moderno dos negócios e nessa era de globalização da economia, em assistente executiva que domina as habilidades requeridas num escritório, demonstra capacidade para assumir responsabilidade sem supervisão direta e tem iniciativa para tomar decisões segundo os objetivos assinalados pela autoridade. 
Um profissional de secretariado pode atuar em várias frentes de mercado, inclusive como docente repassando transmissão e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos na universidade, acrescidos da experiência prática, em cursos de aperfeiçoamento de curta duração e realização de pós-graduação.
De acordo com o Parágrafo Único das Diretrizes Curriculares do curso de Secretariado Executivo (2005, pg. 2), lêe-se,
o bacharel em SecretariadoExecutivo deve apresentar sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise, interpretação e articulação de conceitos e realidades inerentes à administração pública e privada, ser apto para o domínio em outros ramos do saber, desenvolvendo postura reflexiva e crítica que fomente a capacidade de gerir e administrar processos e pessoas, com observância dos níveis graduais de tomada de decisão, bem como capaz para atuar nos níveis de comportamento microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional.
4.4 O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA NA INSTITUIÇÃO ESTÁCIO DE SÁ - FIB
A Instituição Estácio de Sá - FIB foi o primeiro centro universitário a ser fundado no Estado. Hoje, possui mais de 11 mil alunos nos 45 cursos oferecidos, com opção de Graduação Tradicional, Graduação Tecnológica, Licenciatura, EAD e Pós-Graduação.
A Instituição, mantida pela Sociedade Tecnopolitana da Bahia, dedica seus esforços para oferecer serviços e educação com excelência a seus estudantes, transformando-os em profissionais altamente qualificados, com noções sólidas de ética, integridade, respeito ao próximo e trabalho em equipe. 
Pesquisas
Através de Fabesp, a Estácio estimula a produção de livros e publicações como forma de divulgar e incentivar a produção científica gerada pelos pesquisadores de seus corpos docente e discente. Em 2002, foi criada a Editora do Centro Universitário da Bahia - FIB, que se caracteriza como um mecanismo facilitador do processo de difusão e compartilhamento do conhecimento gerado na instituição. Sua atuação tem resultado na publicação de vários trabalhos elaborados por nossos pesquisadores.Sustentabilidade
A FIB utiliza o conhecimento produzido dentro da instituição, bem como sua infraestrutura, para ajudar no desenvolvimento do contexto
em que se insere. 
Extensão
Em sua Política de Extensão, a FIB promove o intercâmbio entre a sociedade e a instituição, articulando o ensino e a pesquisa/produção de conhecimento de acordo com as demandas e necessidades da comunidade como um todo, o que inclui suas manifestações educativas, culturais e científicas.
CPA - Avaliação Institucional
Mecanismo que possibilita realizar uma análise dos processos e dos resultados da instituição, utilizando-se como base critérios de avaliação estabelecidos pelo SINAES. O processo de auto-avaliação permite à instituição identificar os seus pontos fortes e as oportunidades para melhoria ("pontos fracos"). 
Informações Institucionais
A Instituição Estácio de Sá - FIB, instituição mantida pela Sociedade Tecnopolitana da Bahia, fundada em 12 de abril de 1996, tem como missão a qualidade em educação e excelência nos serviços. 
Rede de Bibliotecas
Criada em 1996, a rede de Bibliotecas da Instituição Estácio de Sá - FIB tem como uma de suas metas básicas a globalização de seu acervo através do processo de disseminação da informação. Acompanhando a tendência global, foram adotados os mais avançados recursos tecnológicos, visando oferecer aos usuários amplas possibilidades de pesquisa no atendimento à diversidade de consultas que ocorrem na área acadêmica.
Comitê de Ética
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas Instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanosno Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS no 196/96.
Hoje o profissional de secretariado executivo para ingressar na carreira de docente na Instituição Estácio de Sá - FIB, precisa além da graduação, ser pós-graduado, ter mestrado, buscar qualificações extracurriculares através de seminários, palestras e prática em metodologia, pois o MEC – Ministério da Educação exige que no campo da docência existam profissionais graduados e experientes na mesma área de formação dos cursos universitários, para contribuir de forma ampla para o desenvolvimento do curso, com isso, cresce o número de secretários docente, sendo este fato observado na Instituição Estácio de Sá – FIB, o que influencia no andamento do curso e na melhor especificidade do professor.
Segundo Côrtes (2006, pag. 21), “os processos para ingresso nas instituições são diferentes a depender se são públicas ou particulares. No entanto, cada vez mais se procura a especialização”.
A Instituição Estácio de Sá - FIB oferece na grade curricular do curso de secretariado executivo um universo abrangente de disciplinas que procura proporcionar um maior conhecimento em todas as áreas que envolvem as exigências do mercado de trabalho. Disciplinas que trazem conhecimentos, permitindo o profissional se expandir para a área financeira, área de gestão, área de consultoria, como também para a área de eventos, transformando o acadêmico em um profissional multimídia, para atender aempresa como um todo, beneficiando na redução de custos, trazendo com isso um enorme embasamento para dar inicio à carreira de docente. 
Por isso esta pesquisa se propõe identificar também as metodologias adotadas pelos docentes, além de explorar a importância dos professores aturem na mesma área de formação. 
Foram entrevistados três profissionais de secretariado que atuam como docente na Instituição Estácio de Sá – FIB. 
Para melhor identificação foi feito um quadro do perfil geral dos entrevistados:
Nome	Idade	Formação	Tempo 	Universidade
M. M	
37	Graduação em Secretariado Executivo – Especialista em Política e Psicologia Organizacional - MBA em Gestão Pública Empresarial	
14 anos	
UCSAL
H.C
	
45	Graduação em Secretariado Executivo e Especialista em Metodologia de Ensino	
06 anos	
FIB
A. L	
37	Graduação em Secretariado Executivo – Especialista em Pedagogia Organizacional e Desenvolvimento em Relações Humanas e Pós Graduação em Relações Públicas.	
14 anos	
UCSAL
Foi possível observar que antes de atuarem como secretaria, duas das entrevistadas já possuía experiências na área de educação, o que favorece durante o processo de docência universitária. Outra entrevistada não tinha experiência acadêmica, mas por apresentar formação em secretariado e experiência na área e duas especializações foram relevantes para participar de seleção e ser aprovada.
Através da entrevista foi possível analisar que todas acham importante que o profissional de secretariado atue na mesma área como docente, para sistematizar a teoria com a prática para os discentes. 
Como afirma Côrtes (2006, pag. 21), “a formação acadêmica apóia-senum tripé, que envolve as seguintes características: o domínio na área do conhecimento; a experiência profissional naquela área; e o domínio didático-pedagógico”. 
Para as entrevistadas a relação docente e discente deve ser de parceria, respeito, confiança e troca de experiências, explicitas nas falas que se seguem:
“A relação deve ser de parceria, respeito e flexibilidade” (A.L)
“Ser de confiança, lealdade e muita troca de experiências” (M.M)
“Deve ser de troca, porém o professor é sempre o adulto na relação” (H.C)
Segundo Maruyama, (2003, pag 07),
para a construção de conhecimento por parte dos alunos, hoje, requer que seja feita através de mediação do professor atuando como facilitador de aprendizagem. Transformando a sala de aula em local de reflexão, onde se coloca o aluno a situações desafiadoras, “problematizações, representações do imaginário coletivo do desfazer e desconstruir conhecimento para construí-lo através de questões partilhadas em sala de aula”. Assim, requer ao professor que não seja apenas transmissor de conhecimento e ao aluno a tarefa de receber e memorizar esses saberes transferidos. 
Este fato é observado, com os destaques das participantes que explanaram que um ser educador é base para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes, um ser intermediador do processo de conhecimento como afirmam ao apontar: 
“É transmitir com excelência e maestria a teoria associada à prática. É compreender as limitações de cada aluno e direcioná-los assertivamente, fazendo-os perceber seus pontos fortes. Melhorando o ser humano e desenvolvendo suas habilidades” (A.L).
“Intermediar o processo de ensino de forma que odiscente entenda o verdadeiro sentido de aprender e obter resultados através desse estudo” (M.M).
“É acima de tudo estar aberto ao aprendizado, saber lidar com as adversidades, tendo vontade de transformar a realidade social do nosso país através da educação”. (H.C).
Como aponta Veiga, (2005, pag.01),
no sentido formal, docência é o trabalho dos professores; na realidade, estes desempenham um conjunto de funções que ultrapassam as tarefas de ministrar aulas. As funções formativas convencionais como: ter um bom conhecimento sobre a disciplina, sobre como explicá-la foram tornando-se mais complexas com o tempo e com o surgimento de novas condições de trabalho, além da incumbência de ter ação direta com a instituição e suas diretrizes 
O que se pode observar com os discursos das entrevistadas sobre as responsabilidades dos docentes, estas apontaram:
“É transmitir aos alunos os conhecimentos e técnicas essenciais para o bom desempenho, através de um trabalho pedagógico eficaz. Motivar os alunos para que sintam que esses trabalhos são uma forma de verem reconhecido o seu trabalho. Contribuir para o desenvolvimento do aluno, tanto pessoal quanto profissional”. (A.L)
“É estruturar o conhecimento teórico com a prática; favorecer o reconstruir ou o construir. motivar o discente a sua caminhada acadêmica; revitalizar a humanização da formação profissional e oportunizar crescimento nos
saberes conquistados”. (M.M)
“É ser parceiro da instituição de ensino a que faz parte; ter uma educação continuada e ter comprometimento com a educação e com seus alunos”. (H.C)
 A partir da entrevista foi possível concluir que a formação da universidade foi uma basepara o conhecimento, mas não foi o suficiente para serem docentes, pois para isso, foram necessários cursos especializados (H.C), pesquisas aprofundadas de conhecimentos teóricos e incessante busca de maiores saberes (A.L), além da prática exercida antes de se tornarem docentes.
A docência no Centro Universitário da Bahia - FIB não foi iniciada sem conhecimento da instituição sobre capacidade dos docentes em questão, para ingresso, passaram por processos de avaliação como: entrevistas e aula pública sobre técnicas secretariais e código de ética do profissional de secretariado, além da analise de experiências curriculares. A necessidade de professores, no curso, especializados na área de secretariado, trouxe maiores oportunidades para as entrevistadas e outros profissionais atuarem como docentes em sua área de formação.
Segundo Maia e Moraes, (2007, pag. 02).
entende-se como fundamental que a universidade, por todas as suas ações, busque o equilíbrio entre vocação técnico - cientifica e vocação humanística. Assim deve ocorrer também com o professor do curso de Secretariado, que necessita mesclar seu conhecimento teórico adquirido na graduação com o conhecimento humano adquirido ao longo de sua carreira. As disciplinas especificas do curso de Secretariado exigem uma atenção especial, por isso devem ser lecionadas por profissionais da área altamente qualificados. São estas disciplinas que caracterizam o curso e aproximam o aluno da realidade profissional. No caso de secretário executivo, a técnica aprendida em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho. 
Sobre a metodologia cada uma aborda diferente, pois a instituição nãoimpõe metodologia de aula para os docentes, apenas metodologia de avaliação como: provas, notas e plano de ensino pré-estabelecido por grade curricular do curso. Com isso, as mesmas destacam que abordam as seguintes metodologias:
“Explanação do conteúdo atrelado a experiência do mercado, documentários, artigos e principalmente as experiências dos alunos (debates)” (A.L).
“Utiliza como metodologia a troca de saberes, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, lincando com suas proximidades”. (M.M).
“Trabalhando com planejamento, usando as ferramentas, plano de ensino e plano de aula” (H.C).
Como aponta Rays, (1986,pag.57),
 [...] necessita-se então, do método de ensino desde que seja um meio concreto para o alcance de metas educativas e coadjuvantes na transmissão e na assimilação do conhecimento elaborado - da educação - de forma mais coerente e organizada. O método de ensino passa a ser, assim, um dos elementos possíveis para a estruturação dos caminhos a serem percorridos pela ação didática. Esses caminhos utilizarão em suas trajetórias diferentes procedimentos de ensino, objetivando motivar e orientar o educando para a assimilação do saber veiculado no processo escolar e na sua relação com os meios: natural, cultural, sócio-econômico, etc. [...]
5 METODOLOGIA
O estudo proposto será de caráter qualitativo, cuja realização dar-se-á na Instituição Estácio de Sá - FIB, sendo utilizado o método de observação, tendo como base a pesquisa bibliográfica e de campo. Para coleta de dados, será elaborado e aplicado um questionário com profissionais de secretariado queatua na área da docência na Instituição Estácio de Sá – FIB. O questionário irá contribuir para avaliar a metodologia usada por estes profissionais, a relação entre o docente e o discente, assim como, a importância do profissional atuar na sua área de formação. 
A pesquisa obedecerá às seguintes etapas metodológicas:
ï‚—	Revisão bibliográfica;
ï‚—	Analisar a metodologia utilizada pelo profissional de secretariado como docente;
ï‚—	Explicitar a relação entre docente e discente na Instituição Estácio de Sá - FIB
ï‚—	Aplicar questionário com professores de secretariado que atuam como docente na Instituição Estácio de Sá – FIB e analisar os dados coletados;
ï‚—	Elaboração e entrega do trabalho monográfico.
6 CRONOGRAMA 
Atividades / Período	
M1	
M2	
M3	
M4	
M5	
M6
Revisão Bibliográfica.						
Analisar a metodologia utilizada pelo profissional de secretariado como docente;					
	
Explicitar a relação entre docente e discente na Instituição Estácio de Sá – FIB.						
Aplicar questionário com professores de secretariado que atuam como docente na Instituição Estácio de Sá - FIB e analisar os dados coletados.
						
Elaboração e entrega do trabalho monográfico. 						
 
REFERÊNCIAS
MARQUES, Mario Osório. Formação do Profissional da Educação. Ed.Unijuí, 2003. Pag.58-59; 78. 
MEDEIROS, João Bosco. HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. São Paulo: Atlas, 7ª Ed. (1999, pag. 17) 
SABINO, Rosimeri Ferraz. ROCHA, Fabio Gomes. Secretariado do escriba ao web writer. A história, a evolução e as novas competências do Secretariado do 3º Milênio. Rio de Janeiro:Brasport, (2004, pag. 8 e 10)
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Ed. Vozes, 6º edição – Petrópolis, RJ. 2002. pag. 39; 230.
ARTIGOS ELETRÔNICOS
A Metodologia de Ensino - Uma Introdução. RAYS, O. São Paulo, Atlas, 1986. Pag. 57. Artigo disponível em:http://pt.oboulo.com/a-importancia-da-metodologia-para-o-processo-ensino-aprendizagem-39908.html, Acesso em: 11/10/ 2010.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo. (Resolução n.º 3, 23/06/2005, pag. 02). Artigo disponível em: Htpp://WWW.portaldosecretariado.com.br/?page=Diretrizes Curriculares. Acesso em 16/09/10.
Docencia Universitária na Educação Superior. Veiga, Ilma. 2005, pag. 01. Artigo disponível em: http://naeg.prg.usp.br/gap/secoes/seminario/docencia_universitaria_
educacao_superior.pdf. Acesso em 11 de outubro de 2010.
Métodos de ensino, DIDÀTICA. Teixeira. Gilberto. 2005, pag. 02. Artigo disponível em:http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=14&texto=1737.Acesso em: 13/10/2010
O Papel do Professor Universitário em Termos da Didática, Frente aos Novos Desafios da Sociedade Contemporânea. BASSO, Daniela Batista. (2001, pag. 02). Artigo disponível em: http:/.faccar.com.br/files/assessoria/docentes/papelprofUniversi
tário.pdf. Acesso em 10/08/2010.
O Pedagogo na Docemcia e sua importância no Ensino Aprendizagem. Maruyama. Helena. 2003 pag. 07 e 10. Artigo disponível em: http://www.inesul.edu. br/revista/arquivos/arq-idvol_5_1248267034.pdf.Acesso em 11/12/2010
 “O perfil do secretário executivo atuante como educador em instituições de Ensino Superior no município de Curitiba e RegiãoMetroplitana” Maia, F. e Moraes, 2007, pag. 02. Artigo disponível em: http://www.facinter.br/revista/numero15
/index.php?pag=artigosdeopiniao2. Acesso em: 11/10/2010.
ANEXOS
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO
Título do projeto: O SECRETARIO COMO DOCENTE NA INSTITUIÇÃO ESTÁCIO DE SÁ - FIB
A Srª está sendo convidada (o) a participar do projeto de pesquisa “O Secretário como docente na Instituição Estácio de Sá - FIB” de responsabilidade da pesquisadora: Rosângela Fiscina Victória de Oliveira, que tem como objetivo contribuir em relação ao conhecimento sobre os critérios de alcançar o magistério superior.
Durante
toda a pesquisa é garantido o livre acesso a todas as informações e esclarecimento adicionais sobre o estudo e suas conseqüências, enfim, tudo o que queira saber antes, durante e depois da sua participação.
Sua privacidade será respeitada, ou seja, o nome ou qualquer outro dado ou elemento que possa, de qualquer forma, trazer identificação será mantido em sigilo.
Também é de livre alternativa recusar a participar do estudo, ou retirar seu consentimento a qualquer momento, sem precisar justificar, e sem que este cause qualquer prejuízo. É possível a qualquer momento entrar em contato com o responsável pela pesquisa, por telefone e email para esclarecer dúvidas ou outro fim relacionado à pesquisa.
Após estes esclarecimentos, solicitamos o seu consentimento de forma livre para participar desta pesquisa. Portanto preencha, por favor, os itens que se seguem.
Confirmo que recebi cópia deste termo de consentimento, e autorizo a execução dotrabalho de pesquisa e a divulgação dos dados obtidos neste estudo.
Eu,____________________________________________RG__________________, declaro ter sido informada em participar como voluntária do projeto de pesquisa acima descrito.
Testemunha.
Salvador_____ de _____________ de ________ 
Curso de Secretariado Executivo Trilíngue
Roteiro para aplicação do questionário
NOME:______________________________________________
ESTADO CÍVIL:_______________________________________
DATA DE NASCIMENTO:________________________________
TEMPO DE FORMAÇÃO:________________________________
UNIVERSIDADE QUE SE FORMOU:_______________________
1-	Possui nível maior de graduação (Pós graduada, mestrado ou doutorado)?
2-	Antes de ingressar no curso de secretariado já possuía alguma experiência na área de educação?
3-	Após quantos anos de formada conseguiu ingressar nos IES- Instituto Educacional Superior?
4-	Considera importante um docente ensinar na mesma área de formação?
5-	Atualmente possui uma identidade de formação? (é a profissão escolhida?)
6-	Qual metodologia você aborda para ensinar?
7-	A formação da universidade onde concluiu o curso foi suficiente para o embasamento para se tornar docente?
8-	A instituição que atua impõe metodologia especifica?
9-	Como é a relação docente e discente?
10-	 Como se tornou docente na Instituição Estácio de Sá - FIB? e quais os critérios de avaliação para ingressar na instituição?
11-	O que é ser um educador?
12-	 Quais as responsabilidades do docente?
Estrutura Curricular	 
Curso: 50 - SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE 
Currículo: 60080101 
Período:	1			Cargahorária	Créditos				
Código	Disciplina	Tipo	Gr	T	P	C	T	P	C	ED	Matur	Pré-Req	Co-Req
 GRA2924	 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2933	 INTRODUÇAO AOS PROCESSOS GERENCIAS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2940	 MATEMATICA PARA NEGOCIOS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2945	 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇAO	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2950	 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
Período:	2			Carga horária	Créditos				
Código	Disciplina	Tipo	Gr	T	P	C	T	P	C	ED	Matur	Pré-Req	Co-Req
 GRA2923	 CONTABILIDADE BÁSICA	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2928	 FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
 GRA2937	 ESTATÍSTICA APLICADA	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2939	 EMPRESAS E NEGOCIOS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2948	 DIREITO EMPRESARIAL(TELEPRESENCIAL)	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
Período:	3			Carga horária	Créditos				
Código	Disciplina	Tipo	Gr	T	P	C	T	P	C	ED	Matur	Pré-Req	Co-Req
 GRA2931	 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
 GRA2935	 INGLÊS I	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2946	 ESPANHOL I	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2949	 GESTÃO SECRETARIAL I	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2953	 GESTÃO DE QUALIDADE	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
Período:	4			Carga horária	Créditos				
Código	Disciplina	Tipo	Gr	T	P	C	T	P	C	ED	Matur	Pré-Req	Co-Req
 GRA2914	 PORTUGUES INSTRUMENTAL	 MÍNIMA	 	 88	 0	 0	 4	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2926	 INGLÊS II	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2929	 GESTÃO SECRETARIAL IIMÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2932	 ESPANHOL II	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2947	 NOVAS TECNOLOGIAS	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
Período:	5			Carga horária	Créditos				
Código	Disciplina	Tipo	Gr	T	P	C	T	P	C	ED	Matur	Pré-Req	Co-Req
 GRA2925	 ESPANHOL III	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2934	 GESTÃO DO TERCEIRO SETOR	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2936	 RELAÇÕES PÚBLICAS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2938	 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2941	 INGLÊS III	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 
 
 GRA2942	 ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
Período:	6			Carga horária	Créditos				
Código	Disciplina	Tipo	Gr	T	P	C	T	P	C	ED	Matur	Pré-Req	Co-Req
 GRA2927	 PROJETOS EXPERIMENTAIS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2930	 ESTRATÉGIAS E LIDERANÇA	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
 GRA2943	 ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC II	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
 GRA2944	 GESTÃO DE PROCESSOS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
 GRA2951	 CONSULTORIA EMPRESARIAL	 MÍNIMA	 	 44	 0	 22	 2	 0	 1	 0	 0	 	 
 GRA2952	 RECURSOS HUMANOS	 MÍNIMA	 	 66	 0	 0	 3	 0	 0	 0	 0	 	 
Carga Horária Resumida
Tipo Participação 	Grupo Eletivas 	Horas Min. 	Horas Teóricas 	Horas Práticas 	Horas Campo 	Horas ED 	Total Horas 	Crédito Teórico 	Crédito Prático 	Crédito Campo 	Total Créditos 
 MÍNIMA 	 	2112 	1936 	0 	176 	0 	2112 	88 	0 	8 	96 
 PTP/ATIVIDADES COMPLEMENTARES 	 	300 	0 	0 	0 	0 	0 	0 	0 	0 	0 
TOTAL 	 2412 	 1936 	 0 	 176 	 0 	 2112 	 88 	 0 	 8 	 96

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando