Buscar

Modelo Artigo ciencifico Atual

Prévia do material em texto

A Importância da Auditoria como instrumento de Gestão e Controle.
Galdino Cardoso Gomes [1: Aluno concludente do curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Estácio de Sá. ]
Alessandro Antunes Leandro [2: Professor Alessandro Antunes Leandro Orientador do artigo da Universidade Estácio de Sá. ]
RESUMO
 	Este estudo tem como objetivo apresentar a importância da Auditoria como instrumento de Gestão e Controle dentro das organizações e suas ferramentas de controle as quais auxiliam os administradores a identificar as dificuldades operacionais/financeiras nas organizações, com isso mantendo a eficácia e eficiência nas atividades operacionais, financeiras e comerciais. A metodologia consistiu em uma pesquisa exploratória, assim como bibliográfica e os métodos de abordagem foram um processo que partiu de fatos particulares, comprovados por meio de indução e estudo de caso. A maneira de abordar o problema utilizado neste trabalho se caracteriza como qualitativa, característica que permitirá avaliar estruturas técnicas e de gestão utilizados pelos administradores de empresa nas organizações, analisando as informações, e correlacionar a interpretação dos fatos em relação a este documento e levantamento das organizações confrontando como o estudo da bibliografia abordada. A função da auditoria vem se tornando uma ferramenta gestão indispensável para o sucesso das empresas e seus negócios. Ao analisarmos a estrutura das empresas, podemos identificar quais as ferramentas necessitam ser implementadas, e temos como identificar possíveis problemas e falhas que podem surgir, e comprometer o processo de gestão e desenvolvimento das empresas. Por esse motivo, os novos gestores do momento, buscam na auditoria um grande instrumento de gestão e controle, para auxiliar nos negócios de uma maneira geral. 
Palavras Chaves: Auditoria. Gestão. Controle.
INTRODUÇÃO
 A Contabilidade por sua vez, é uma das mais antigas ciências já estudadas pelo homem, e no decorrer dos tempos vêm sendo empregada como uma ferramenta de aproveitamento, aperfeiçoamento e tecnologia. Não surgiu apenas de conceitos filosóficos ou por força de legislação fiscal ou societária, mas sim da dependência dos gestores de ter uma forma de melhor gerir a gestão de patrimônio. Contudo, a auditoria vem se transformando a cada dia, com constantes evoluções no mercado e o crescimento da globalização, e vivenciando um período onde saber administrar os recursos com eficiência e eficácia é de fundamental importância à vida financeira e econômica das organizações. O controle interno tem o papel fundamental de dar suporte ao trabalho de auditoria, dando solução aos problemas identificados e evitando conflitos dentro das empresas. Para um bom gestor, o primordial é buscar diversas formas para facilitar e corroborar para uma boa administração, contribuindo com essas informações pra uma gestão de qualidade. A auditoria é uma ferramenta de gestão e controle que permite observar e fiscalizar o patrimônio, assim como verificar se os controles internos correspondem aos objetivos propostos, e se os recursos estão sendo utilizados com eficiência e eficácia. A importância da Auditoria como gestão e controle se consolida no dia-a-dia das empresas. A auditoria de gestão auxiliam as empresas, fazendo com que os objetivos determinados pelos gestores, sejam executados de forma planejada, de acordo de como foi idealizada. 
OBJETIVO GERAL
Desta forma o objetivo geral, é descrever como é importante a figura da auditoria nos dias de hoje, e como ela pode ajudar as organizações na eliminação de riscos e fraudes, e garantir a efetivação dos controles internos e externos. 
OBJETIVO ESPECÍFICO
Podemos definir que o objetivo especifico dessa temática, seja deixar claro a importância e função da auditoria no dia a dia, conscientizar o público da necessidade de colaborarmos com informações para sucesso do trabalho. Com isso identificar as ferramentas da auditoria, que possa ajudar na tomada de decisão dentro das organizações.
JUSTIFICATIVA
A auditoria é um processo complexo de avaliar a veracidade de informações para alcançar seus objetivos finais. Normalmente a auditoria é utilizada em sistemas financeiros, mas também pode ser usadas em outras áreas. A auditoria pode utilizar-se de questionários, entrevistas, relatórios entre outros meios, dependendo da área à ser auditada. O objetivo é levantar detalhes sobre infrações ou outras deficiências, as possíveis razões de tais anomalias, fazendo recomendações para ação corretiva e validação de processos.
REFERENCIAL TEÓRICO
O Objetivo desse trabalho é de fornecer informações relevantes e incentivar o uso do controle interno por meio de ações de Auditoria, dentro do mercado de trabalho, uma vez que tivemos no passado exemplos de fraudes que causaram um colapso no mercado financeiro de alguns países. Temos que deixar claro, que através de uma gestão de qualidade, podemos garantir resultados e informações confiáveis, fazendo com que possa haver credibilidade nos resultados analíticos e financeiros das entidades que são informados para sociedade.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A auditoria é uma ferramenta de suma importância para as organizações, pois tem um ponto principal que é o controle interno e auxiliar na gestão e controle, que possibilita ás organizações chegarem em suas metas e ideias 	que foram propostos na definição dos resultados propostos. Desta forma, auditoria define-se como um mecanismo de apoio a gestão e controle para o alcance dos vários resultados esperados pela organização. Nesse sentido, o que podemos afirmar sobre a auditoria? Que trata-se de uma ferramenta capaz de realizar com mais assertividade o controle e fiscalização do dia a dia das organizações. 
METODOLOGIA DE PESQUISA
 	A metodologia desse artigo científico seguiu a direção de uma pesquisa exploratória, com auxilio de uma bibliográfica e métodos de abordagem indutivo e através de estudo de caso. O modo de abordagem do problema utilizado neste trabalho cientifico se consolida em caráter qualitativo, assim nos permitirá avaliar quais as estruturas técnicas de gestão utilizadas nas empresas, e efetuando analises dos dados, a fim de correlacionar a interpretação dos fatos em relação ao estudo este documento, e confrontando com o estudo bibliográfico abordado. 
CAPÍTULO 1
AUDITORIA 
– A importância da Auditoria Interna
– Origem da Auditoria
– Aceitação da Auditoria 
– Objetivos da Auditoria
– Modalidades de Auditoria
– Normas da Auditoria
CAPÍTULO 2
CONTROLES INTERNOS
– Classificação dos Controles I
– Natureza dos Controles Internos
– Objetivos dos Controles Internos 
– Princípios e Fundamentos do Controle Interno
CAPTULO 3
SABARNES OXLEY
-- Importância da Lei Sarbanes Oxley
 -- Os efeitos da Lei Sarbanes Oxley no Brasil
 -- Auditoria Baseada no Risco
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 A importância da Auditoria Interna para as empresas brasileiras que visam o crescimento e a possibilidade de serem consideradas aptas a entrarem no mercado de capital aberto e terem ações em bolsa de valores é relevante e fundamental, pois permite uma avaliação precisa e consistente sobre seus ativos e controles internos, gerando assim a confiabilidade nas informações passadas pelas demonstrações exigidas por lei. 
A Lei Sarbanes Oxley que surgiu a partir de escândalos financeiros e contábeis envolvendo grandes empresas norte¬-americanas traz para o mercado financeiro a visão da responsabilidade civil e criminal do administrador sob a ótica da Lei das Sociedades Anônimas e um paralelo com a SOX, na divulgação de informações corretas e precisas. 
A Auditoria Baseada nos Riscos é usada em cada ação para identificar as áreas mais importantes e avaliar os possíveis pontos de riscos além de delinear um programa capaz de testar os controles mais importantes dentro da Empresa. 
O sistema de controle interno que não esteja apoiado em processos da auditoria pode ser considerado, até certoponto, inútil uma vez que não é possível confiar plenamente nas informações passadas pelos gestores da empresa. Diante desta visão os controles internos devem ser bem definidos e direcionados para a organização, definindo todos os métodos e medidas coordenadas, adotadas em uma empresa para proteger seus ativos, verificar a exatidão operacional e promover a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas. 
REFERÊNCIAS
Bibliografia:
ATTIE, William, Controle Interno Editora Atlas 1º Edição SP 2000.
ATTIE, William, Auditoria Conceitos e Aplicações – Editora Atlas 3º Edição SP 1998.
JUND, Lopes, Sergio, Auditoria Conceitos, Normas, Técnicas e Procedimentos – Editora Impetus – 6º Edição – 2004.
Homepage: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoria-interna-organizacoes.htm
Homepage: https://portaldeauditoria.com.br/introducao-lei-sarbanes-oxley-sox/
Homepage: http://www.portaldeauditoria.com.br/artigos/auditoria-interna-aplicada-como-instrumento-de-controle-e-gestao.asp
Homepage: http://asaaccounting.info/asaa

Continue navegando