Buscar

Avaliação AV

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0927_AV_201402312784 » FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402312784 - JULIANE APARECIDA FOEGER LAHAS
	Professor:
	ANTONIO ELDER DE OLIVEIRA TAVARES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,9        Nota de Partic.: 2        Data: 18/06/2015 10:30:17
	 1a Questão (Ref.: 201402914125)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia atentamente as considerações abaixo a respeito dos recursos de produção.
I)Os recursos naturais referem-se às reservas naturais (solo e subsolo), águas (oceanos, mares, rios, lagos), pluviosidade e clima, flora e fauna e até fatores extraterrestres (como, por exemplo, a fonte inesgotável da energia solar e a influência lunar sobre as marés).
II) A população economicamente ativa é a parcela da população apta a desenvolver uma atividade econômica, sendo considerada de fator trabalho. Trata-se, portanto, da população total deduzindo-se as crianças e os idosos. A esse contingente de pessoas aptas dá-se o nome de população econômica (PE).
III) O fator de produção capital vem a ser o somatório de construções, máquinas e equipamentos. Isso significa dizer que é considerado como fator de produção capital de uma economia as suas disponibilidades para a geração de novas riquezas.
		
	
	I e III são falsas e II é verdadeira
	
	I e II são falsas e III é verdadeira
	
	II e III são falsas e I é verdadeira
	 
	I, II e III são verdadeiras
	
	I, II e III são falsas
	
	 2a Questão (Ref.: 201402929671)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um Sistema Econômico é a forma social, política e econômica pela qual está organizada uma sociedade, ou um país, para o emprego dos recursos a fim de gerar bens e serviços e promover o bem-estar social. Respondendo as questões fundamentais: o que, como, quanto e para quem produzir. Como podemos definir um sistema de economia capitalista de mercado?
		
	 
	As escolhas de como se empregar os recursos na produção de bens e serviços são feitas através das forças de mercado, isto é, pelos consumidores e produtores, tendo como referência o mecanismo de preços . Livre iniciativa e propriedade privada
	
	As escolhas de como se empregar os recursos são formuladas a partir das decisões exclusivas dos fabricantes/produtores, tendo como referência seus custos de produção e de vendas, Propriedade pública dos recursos de produção
	
	O Estado possui a propriedade dos fatores de produção, respondendo as questões fundamentais: o que, quanto, como e para quem produzir; a partir de um órgão central de planejamento que define as respostas a estas questões.
	
	As decisões relativas a como empregar os recursos na produção de bens e serviços são feitas através do mercado pelos consumidores e produtores, Propriedade pública dos recursos de produção
	
	O Estado detém os fatores de produção, em que as decisões são tomadas por um órgão central de planejamento que define, em nome da sociedade, as respostas as questões fundamentais do que, quanto, como e para quem produzir.
	
	 3a Questão (Ref.: 201402576234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O preço de equilíbrio é aquele que :
		
	
	Iguala a oferta aos desejos dos vendedores em dado tempo e preço demandado
	
	Iguala a demanda aos desejos dos indivíduos em dado tempo e preço ofertado
	
	Indica a igualdade entre oferta e demanda independentemente do preço praticado pelo mercado
	
	Determina a venda de qualquer volume de produto no mercado a qualquer preço
	 
	Determina que a um determinado preço, quantidade demandada e ofertada são iguais
	
	 4a Questão (Ref.: 201402584682)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compreendemos ppela estrutura de mercado de Monopólio:
		
	
	um mercado onde só existe no paralelo um consumidor ou fornecedor de um bem ou serviço;
	
	um mercado onde só existe produtos similares para a demanda de um bem ou serviço externo;
	
	um mercado onde só existe um consumidor do produto de um bem ou serviço;
	
	um mercado onde só existe vários produtores ou fornecedores de um bem ou serviço.
	 
	um mercado onde só existe um único produtor ou fornecedor de um bem ou serviço;
	
	 5a Questão (Ref.: 201402956996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao estudar sobre a ciência econômica e sua contextualização atual, vemos o grande desafio com que as economias se defrontam , no ponto de vista social, consiste em
		
	
	produzir sempre mais do que fora produzido anteriormente
	
	conseguir poupar, pelo menos, 10% de tudo que foi produzido
	
	conseguir consumir tudo que foi produzido pela economia
	
	conseguir poupar, pelo menos, 5% de tudo que foi produzido
	 
	distribuir de forma mais justa aquilo que foi produzido
	
	 6a Questão (Ref.: 201402968657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A taxa de redesconto se constitui num instrumento de política do Banco Central que está associada à política:
		
	
	Comercial do Banco Central
	
	De Renda do governo
	 
	Monetária do Banco Central
	
	Cambial do Banco Central
	
	Fiscal do Banco Central
	
	 7a Questão (Ref.: 201402972723)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente as considerações a seguir a respeito do conceito de moeda, de moeda manual e de papel moeda emitido, e assinale a afirmativa correta. I - Conceitualmente, o termo ¿moeda¿ é usado para denominar tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas de bens e serviços. II ¿ Moeda manual vem a ser aquela emitida pela Casa da Moeda, representada pelas cédulas e moedas metálicas em circulação. III ¿ O papel moeda emitido, trata-se do total de dinheiro ¿autorizado¿ (isto é, produzido ou fabricado) pelas Autoridades Monetárias.
		
	
	II e III são falsas e I é verdadeira.
	
	I e II são verdadeiras e III é falsa
	
	I e III são verdadeiras e II é falsa
	
	I, II e III são falsas
	 
	I, II e III são verdadeiras
	
	 8a Questão (Ref.: 201402588779)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique a razão pela qual os preços desestimulam a demanda e ao mesmo tempo estimulam os produtores de bens e serviços a ampliarem as suas ofertas.
		
	
Resposta: Consumidores:quanto mais caro estiver o produto ou serviço, menos irão consumir ou procurarão produtos/serviços similares e mais baratos. Produtores: quanto mais caro se puder vender o produto/serviço, mais produto/serviços ofertarão ao mercado comsumidor. Ou seja, a demanda é destimulada por preços altos e os produtores estimulados pela alto dos preços.
	
Gabarito: A elevação dos preços reduz a capacidade de compra dos consumidores reduzindo também a satisfação de suas necessidades, por outro lado o ofertante ao observar um aumento nos preços tenderá a buscar colocar uma maior quantidade de bens ou serviços produzidos ampliando sua receita e seus lucros
	
	 9a Questão (Ref.: 201402960154)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	Pode se afirmar que o índice que mede a renda per capita é um bom índice para avaliar o grau de desenvolvimento econômico e social?
		
	
Resposta: Nao, pois o PIB mede apenas o crescimento economico de determinado país, o Brasil por exemplo, no PIB ele está entre os 10 primeiros, já no IDH está entre os países menos desenvolvidos, está nas ultimas colocações junto com paises da Africa.
	
Gabarito: O aluno deve explicar a diferença entre o índice per capita e o IDH.
	
	 10a Questão (Ref.: 201402971280)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em uma economia normal com mobilidade de capital em perfeito estado, pode-se dizer que ela está sob qual regime de câmbio?
		
	 
	Flexível, a política monetária é eficaz no que diz respeito a expansão dos níveis de renda e emprego;
	
	Flexível, o Banco Central perderá o controle da oferta monetária caso o objetivo da política econômica seja o equilíbrio externo.
	
	Fixo, uma expansão monetária provoca aumento no nível de renda, expande as reservas cambiais e gera um superávit no balanço de pagamentos;Fixo, o Governo não consegue dinamizar o nível de atividade econômica mediante política fiscal, pois essa somente provoca elevação de juros;
	 
	Flexível, a expansão de gastos correntes do governo reduz a taxa de juros, eleva o nível de renda e equilibra o balanço de pagamentos.

Continue navegando