Buscar

TESTE 3 CONH AULA 3- PLANEJ CAR SUC P

Prévia do material em texto

TESTE CONH.AULA 3- PLANEJ.CAR.SUC.P
Aluno: FRANKLIN HUMBERTO PEREIRA FELIPE	Matrícula: 201803342684
Disc.: PLANEJ.CAR.SUC.P 	2019.1 - F (GT) / EX
1. "Acabou-se a agonia. Desde ontem, dia 16/05/2013, nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os cartórios do País são obrigados a celebrar casamentos gays. A partir desta decisão, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passa a ser legal em todo o Brasil, com os mesmos requisitos, direitos e efeitos de um casal heterossexual." As questões colocadas no texto são: (O Povo online - 17/05/2013). Assinale a opção correta.
 Certo		Verdadeiras, pois o uso da expressão ¿família homossexual¿¿ ou ¿família homoafetiva¿ revela que esse novo modelo de família é uma realidade social, tendo sido, inclusive, objeto de reconhecimento em várias decisões do Poder Judiciário.
	Verdadeiras, porque os padrões culturais de uma sociedade são iguais a todos os outros padrões.
	Falsas, pois nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos.
	Verdadeiras, já que a tendência é não assegurar os direitos previdenciários e direito real de habitação ao companheiro sobrevivente.
	Falsas, porque apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados.
2.Dentro dos grupos que compõe as minorias, os que correspondem a grupos sociais que lutam na defesa dos ideais que não conseguem ter acesso, são denominados de:
 	marginalizados
	obstruídos
Certo		excluídos
	martirizados
	desassistidos
3. A Lei nº 12.711/2012 garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 Universidades Federais e 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. As vagas reservadas às cotas, 50% do total de vagas da instituição são subdivididas da seguinte maneira: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também é levado em conta um percentual para negros, pretos e pardos, e indígenas, conforme o mais recente Censo Demográfico do IBGE. O texto em questão se refere a uma proposta de:
 Certo	-Ação Afirmativa
Lei provisória
Relação social
Ação global
Política Econômica
Explicação:
Para tentar superar os problemas sociais e promover a inclusão e a justiça, a partir dos anos 1990, o Brasil tem realizado programas de ações afirmativas que visam reconhecer e corrigir situações de direitos negados socialmente ao longo da história.
4.
O racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia, entre outras ideologias discriminatórias, vincularam e vinculam determinadas pessoas a características coletivas e pejorativas, que as impedem de receber prestígio, respeito e valoração social como um indivíduo qualquer, por meio de discriminações, que, na maioria das vezes, são executadas indiretamente. Sendo assim, correlacione estas ideologias discriminatórias a seus conceitos e, depois, encontre a opção correta: I.	Racismo II.	Machismo III.	Xenofobia IV.	Homofobia ( ) Aversão, rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente. ( ) Preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere à segregação racial. ( ) Opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres, a partir da concepção de que mulheres são subordinadas aos homens. ( ) Aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a uma pessoa homossexual. Escolha a opção correta conforme a correlação acima:
 	IV; III; I e II
	I; III; II e IV
	II; III, I e IV
	III; II; I e IV
Certo		III; I; II e IV
Explicação: A questão deve ser resolvida com calma e em duas etapas. Primeiro, faça a correlação entre ideologias e conceitos. Depois, localize a opção que mostra a correlação que você fez.
5.
A noção de diversidade tem uma longa história na configuração das Ciências Sociais. A compreensão da diversidade das culturas é o tema central dos estudos da:
Assinale a alternativa correta:
 Democracia.
Sociologia.
Ideologia dominante.
Certo	- Antropologia Cultural.
Epistemologia.
Explicação:
Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por ¿anthropos¿ (homem, ser humano) e ¿logos¿ (conhecimento).
A Antropologia Cultural investiga as questões culturais que envolvem o homem, sendo seus costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua, entre outros aspectos, fundamentais na formação do conceito de cultura antropológica. A Antropologia Cultural considera que as sociedades devam aceitar a diversidade das culturas. No entanto, o que se observa é que a humanidade esteve por muito tempo cega para as diferenças culturais e sociais e tornando objetos de exclusão tudo o que não fazia parte de suas ideologias dominantes.
Sendo assim, a opção correta é: Antropologia Cultural.
 	
6.
Ação afirmativa é um conjunto de políticas que compreendem que, na prática, as pessoas não são tratadas igualmente e, consequentemente, não possuem as mesmas oportunidades, o que impede o acesso destas aos locais de produção de conhecimento e de negociação de poder. Desta forma as ações afirmativas podem ser de três tipos:
I- com o objetivo de reverter representação negativa dos negros; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o preconceito e o racismo.
II- com o objetivo de reverter representação positiva dos negros; para promover igualdade de oportunidades; e para promover a discriminação.
III- com o objetivo de promover representação negativa de gênero; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o desemprego.
Assinale a Única opção Correta às ações afirmativas:
 	
Somente a II
	
Somente I e II
Certo		
Somente a I
	
Somente II e III
	
Somente III
Explicação:
Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos. As ações afirmativas podem ser de três tipos: com o objetivo de reverter à representação negativa dos negros; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o preconceito e o racismo.
 	
7.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aponta que o Brasil ocupa o 79º lugar entre 188 nações no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH¿2016), que leva em conta indicadores como: educação, renda e saúde. Com base nisso, marque a alternativa que melhor define a situação do Brasil:
 	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante e já recebe a atenção necessária.
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é pouco relevante, pois já recebe toda a atenção necessária.
Certo		O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante e precisa de mais atenção.
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é pouco relevante, mas pode receber mais atenção.
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é importante e já recebe mais atenção que o necessário.
Explicação: O tema da desigualdade e inclusão social deve ser trabalhado por todas as nações, principalmente aquelas mais impactadas pelos seus efeitos, como é o caso do Brasil.
 	
8.
O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante, uma vez que segundo recentes dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH¿2016), revelado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país ocupa o 79º lugar entre 188 nações no ranking de IDH, que leva em conta indicadores de educação, renda e saúde, de acordo com o relatório de desenvolvimento humano.
Assinale aalternativa que NÃO corresponde à realidade brasileira:
 
 	
A desigualdade brasileira cresce nas comparações de gênero.
Certo		
A renda per capta da mulher é superior à de pessoas do sexo masculino.
	
Mulheres brasileiras têm mais escolaridade do que o homem.
	
É baixa a representatividade da mulher no Congresso Nacional.
	
A diferença entre ricos e pobres é enorme.
Explicação:
O país perdeu 19 posições na classificação correspondente à diferença entre ricos e pobres e se encontra junto com Coreia do Sul e Panamá. Já o Coeficiente de Gini, que mede a concentração renda, aponta o país como o 10º mais desigual do mundo e o quarto da América Latina, à frente apenas de Haiti, Colômbia e Paraguai.
A desigualdade brasileira também cresce nas comparações de gênero. Embora as mulheres tenham maior expectativa de vida e mais escolaridade, elas ainda recebem bem menos que os homens no Brasil. A renda per capita da mulher é 66,2% inferior à de pessoas do sexo masculino. No índice de desigualdade de gênero, o país aparece na 92ª posição entre 159 países analisados, atrás de nações de maioria religiosa conservadora, a exemplo de Líbia (38ª), Malásia (59ª) e Líbano (83ª). Também é baixa a representatividade da mulher no Congresso Nacional.
Sendo assim, como o enunciado pede que seja identificada a opção que NÃO corresponde à realidade brasileira, a alternativa a ser marcada é: A renda per capta da mulher é superior à de pessoas do sexo masculino - Uma vez que é INFERIOR à de pessoas do sexo masculino.
1.
Grau pelo qual a democracia de uma sociedade possibilita tornar presentes e públicas, as necessidades, interesses e opiniões dos vários segmentos, especialmente na relação Estado-Sociedade é denominado de:
 	Exclusão Relativa
Certo		Exclusão da Representação
	Exclusão Estrutural
	Exclusão Absoluta
	Exclusão da Possibilidade de diferenciação
 	
2.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas. I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes. II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social. III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade. Assinale a alternativa correta:
 	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	Apenas a afirmativas III está correta.
Certo		Apenas as afirmativas II está corretas.
	Apenas as afirmativas I, e II estão corretas.
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação: I - Falso ¿ A qualidade de vida da população é avaliada através dos critérios utilizados para calcular a média do IDH, eles estão diretamente relacionados (expectativa de vida, escolaridade, PIB per capita), sendo analisados de todos habitantes para a obtenção da média final. II - Verdadeiro ¿ O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia os principais fatores socioeconômicos de uma determinada população, analisando os aspectos relacionados à saúde, educação e economia. III - Falso ¿ Através das médias estabelecidas pelo IDH são demonstrados os principais resultados dos investimentos públicos, ou seja, quanto maior a expectativa de vida da população, maiores são os investimentos em saúde.
 	
3.
O mundo em que vivemos está repleto de grupos e identidades sociais diversas. É um mundo marcado pela diversidade. Nesse sentido, assinale entre as alternativas abaixo aquela que define diversidade social
 	
a diversidade entre pessoas é algo comum, e pode ocorrer a qualquer momento; doenças, como viroses, cardíacas e câncer, por exemplo, são manifestações de diversidade social
	
diversidade quer dizer diferença entre pessoas; diversidade social pode ser de tipo passageiro ou permanente, congênita ou adquirida
	
diversidade quer dizer diversão, laser, recreação; diversidade social se refere às formas de diversão, como festas, esportes e outras formas de recreação
Certo		
diversidade quer dizer diverso, distinto, diferente; diversidade social pode ser de tipo cultural, de gênero ou religião, por exemplo
	
diversidade quer dizer diverso, distinto, diferente; a diversidade social pode ser de tipo nacional, de gosto ou de objetivos em relação à vida, por exemplo
Explicação:
Como vimos em nossa Aula 3 On Line de Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional diversidade ¿É a condição de ser composto de diferentes elementos. Nas sociedades, encontramos uma multiplicidade de pessoas com religião, etnias, línguas, gênero, orientação sexual, cultura, classe social, geração distintas, isto é, de várias identidades sociais/culturais diferenciadas; e este fato chamamos de Diversidade.
Naturalmente, a diversidade existe também entre as sociedades, entre nações. Podemos designar como condição, características ou diferenças nacionais.
 	
4.
A Exclusão originada da condição de pobreza absoluta de um crescente segmento social é denominada de:
 	Exclusão Relativa
	Exclusão da Possibilidade de diferenciação
	Exclusão da Representação
Certo		Exclusão Absoluta
	Exclusão Estrutural
 	
5.
As políticas de inclusão são divididas em ações afirmativas e programas sociais. É exemplo de ação afirmativa:
 	Carteira do idoso
Certo		Cotas nas universidades públicas para negros e estudantes oriundos das escolas públicas.
	Aposentadoria para pessoa de baixa renda
	Bolsa-Família
	Bolsa-verde
Explicação: A única ação afirmativa está presente na alternativa E, as outras são ações de programas sociais, que é a injeção direta de recursos financeiros. A ação afirmativa visa inclusão pela via da criação de oportunidades para aqueles que têm acesso desigual a profissionalização e emprego, como é o caso das cotas.
 	
6.
O artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, diz que não deve haver, em nenhum momento, discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qualquer outro motivo. No Brasil, a proteção e a promoção dos direitos de todo ser humano são articuladas e colocadas em prática com o auxílio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República. O órgão é responsável por colocar em prática princípios estabelecidos em estatutos e pela proteção dos direitos de cidadãos, das crianças, dos adolescentes, dos idosos, das minorias e das pessoas com algum tipo de deficiência. Diante dessa orientação, podemos caracterizar a diversidade como:
 	Gesto concreto de inclusão de pessoas e das perspectivas que elas trazem consigo.
	Capacidade de incluir cidadãos que estejam alocados socialmente em situação de vulnerabilidade, desvantagem ou exclusão, a reintegração social.
	Atitude generalizada entre as sociedades humanas de não valorizarem suas formas de viver; agir; sentir e pensar coletivamente.
Certo		Conjunto de diferenças e semelhanças que caracterizam a todos os cidadãos.
	Capacidade de realizar boas escolhas individuais e coletivas, favorecendo o próprio desenvolvimento, o desenvolvimento da organização e o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Explicação:
É a condição de ser composto de diferentes elementos. Nas sociedades, encontramos uma multiplicidade de pessoas com religião, etnias, línguas, gênero, orientação sexual, cultura, classe social, geração distintas, isto é, de várias identidades sociais/culturais diferenciadas; e este fato chamamos de Diversidade
 	
7.
Os Programas de Estágio e de Trainees são instrumentos importantes no meio corporativo, pois aliam os conhecimentos adquiridosno mundo acadêmico à prática dos mesmos, em situações reais de trabalho. Analise as afirmativas que se seguem e marque a única delas que é FALSA.
 	O Programa de Estágio é previsto por lei brasileira, e é um importante instrumento seguido pelos departamentos de recursos humanos das empresas, como um roteiro que serve para a regularização de todo o Programa dentro da empresa.
	Na etapa denominada JOB ROTATION, os trainees passam passam por diversas áreas das empresas, a fim de adquirirem ma visão geral e sistêmica do negócio e de toda a sua operacionalização.
Certo		No Programa de Trainees há uma parte importante de educação corporativa para o desenvolvimento profissional, a qual precede o processo seletivo.
	Os Programas de Trainees ocorrem, na maioria das vezes, em empresas de grande porte.
	No Programa de Trainees, diferentemente do que ocorre com os estagiários, os trainees já entram nas empresas como profissionais.
Explicação:
O Programa de Estágio é previsto por lei brasileira, e é um importante instrumento seguido pelos departamentos de recursos humanos das empresas, como um roteiro que serve para a regularização de todo o Programa dentro da empresa.
 	
8.
Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade, que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros. Assinale a alternativa correta:
 	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de segregacionismo.
Certo		A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de homofobia.
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de machismo.
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de racismo.
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de xenofobia.
1.
A diversidade cultural é uma característica das sociedades humanas. Uma das formas com que o ser humano lida com ela, é percebendo o diferente, o diverso, o que é distinto, como inferior. No curso da história, várias culturas entenderam desta forma os diferentes. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica um olhar ao diferente como inferior.
 	
civilizado, evoluído
	
bárbaro, civilizado
	
moderno, pós-moderno
	
selvagem, pós-moderno
Certo		
bárbaro, não civilizado
Explicação:
Ao longo da história da humanidade, e isto não se refere apenas ao passado, várias culturas, vários povos olharam para seus diferentes, para outros povos, com olhar de desconfiança e medo. Nas antigas sociedades grega e romana, por exemplo, predominava a noção de que todos os que não fossem grego ou romano seriam não-civilizados, incivilizados, já que a civilização seria própria apenas daquelas culturas. Denominavam, então, como bárbaros os que, em verdade, eram apenas diferentes. O termo xenofobia, de origem grega, quer dizer aversão, antipatia, rejeição, que discrimina o outro, de outra nacionalidade, de outra cultura ou de outro povo, visto como inferior, atrasado, incivilizado, já que minha cultura, meu país ou meu povo é superior ou melhor. É a fobia, ou seja, o medo, ao xeno, ou seja, ao estranho, ao estrangeiro.
 	
2.
A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação aos transgêneros é denominada de:
 	
Xenofobia
 
	
Machismo
	
Racismo
 
Certo		
Homofobia
 
	
Ateísmo
Explicação:
O racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia, entre outras ideologias discriminatórias, vincularam e vinculam determinadas pessoas a características coletivas e pejorativas, que as impedem de receber prestígio, respeito e valoração social como um indivíduo qualquer, por meio de discriminações, que, na maioria das vezes, são executadas indiretamente.
 	
3.
A inclusão social é uma questão qualitativa e pressupõe, entre outros quesitos, os seguintes:
Marque a alternativa correta.
 	
Sustentabilidade, Cidadania e Empregos.
	
Ordem, Harmonia e Igualdade.
	
Qualidade de Vida, Desenvolvimento Tecnológico e Fraternidade.
	
 Amor,Igualdade e Progresso.
Certo		
Qualidade de Vida, Desenvolvimento Humano e Equidade
Explicação:
A inclusão social é a busca da afirmação de direitos que há muito tempo vem sendo negados e a valorização da diversidade.
 	
4.
Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças em um contexto de tolerância e solidariedade que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros.
Preencha as lacunas, correlacionando o conceito com a nomenclatura e assinale a alternativa correta:
( ) racismo
( ) xenofobia
( ) machismo
( ) homofobia
1- Aversão, rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente.
2- O conceito que exprime a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres.
3- O preconceito ou discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente.
4- A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais.
 	2, 3, 4 e 1
	3, 4, 1 e 2
	4, 2, 1 e 3
Certo		3, 1, 2 e 4
	1, 2, 3 e 4
 	
5.
O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante. Dentre as desigualdades da sociedade brasileira, podemos destacar o alto índice de desigualdade de gênero. Diante deste contexto, assinale a alternativa correta:
 	As mulheres brasileiras possuem menos escolaridade que os homens
	As mulheres brasileiras possuem uma renda per capita 66,2% superior ao dos homens
	As mulheres brasileiras possuem ampla representatividade no Congresso Nacional
	As mulheres brasileiras possuem menor expectativa de vida do que os homens
Certo		As mulheres brasileiras recebem bem menos que os homens
 	
6.
Nas sociedades, encontramos uma multiplicidade de pessoas com religião, etnias, línguas, gênero, orientação sexual, cultura, classe social, geração distintas, isto é, de várias identidades sociais/culturais diferenciadas; e este fato chamamos de:
 	Coletividade
	Pluralidade
	Grupo social
	Civilização
Certo		Diversidade
 	
7.
A impossibilidade de poder partilhar da sociedade. Esta se refere a vivência da privação, da recusa, do abandono e da expulsão, inclusive com violência, de uma parcela significativa da população. Por isso, ela não é só pessoal. Embora atinja pessoas, não é um processo individual, mas uma lógica que está presente nas várias formas de relações econômicas, sociais, culturais e políticas da sociedade. Estamos falando de/a/o:
 	Xenofobia
Certo		Exclusão social
	Diversidade social
	Inclusão Social
	Identidade Social
Explicação: Conforme https://www.dicio.com.br/exclusao/ Significado de Exclusão substantivo feminino Segregação; em que há afastamento: ela foi alvo da exclusão dos colegas; exclusão social, política, financeira. Omissão; não inclusão de algo ou de alguém em: exclusão racial.
 	
8.
A configuração social do Estado brasileiro estabelecida pela Constituição de 1988, traz um conjunto de tarefas que visam superar as diferenças sociais e, em especial, a exclusão. É através das políticas públicas que a promessa constitucional da inclusão social será realizada pelo Estado e pela sociedade.
Assinale a alternativa INCORRETA:
 
 	A gestão da política social está ancorada na parceria entre o Estado, a sociedade civil, organizada ou não, e a iniciativa privada.
Certo		O princípio da igualdade, permite à lei tratar igualmente os iguais, assim como os desiguais, ou seja, sem tratamentos diferenciados.
	As empresas privadas têm sido também fortes parceiras nos programas inclusão social uma vez que as incorporam à agenda deResponsabilidade Social Corporativa.
	As políticas públicas contribuem para a inclusão de grupos que historicamente não tiveram seus interesses representados no processo político brasileiro.
	Participar de maneira efetiva da tomada das decisões políticas do Estado, promove um sentimento de pertencimento.
1.Como conceituar identidade social?
 	Refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que, ainda assim, é totalmente dependente da convivência social.
	Refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em social é.
	Refere-se a uma parte mais social do sujeito individual, mas que, ainda assim, é totalmente dependente da convivência em particular.
Certo		Refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
	Refere-se às características atribuídas aos outros pelo indivíduo, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
Explicação: Busque diferenciar os tipos de identidade. Pense em identidade e identidade social e tenha atenção aos conceitos apresentados.
 	
2.
A Exclusão sentida por aqueles que possuem os níveis mais baixos de acesso e apropriação da riqueza social e das oportunidades historicamente acessíveis do ser humano é denominada de:
 	Exclusão da Representação
	Exclusão Absoluta
	Exclusão Estrutural
Certo		Exclusão Relativa
	Exclusão da Possibilidade de diferenciação
 	
3.
O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante. Dentre as desigualdades da sociedade brasileira, podemos destacar o alto índice de desigualdade de gênero. Diante deste contexto, assinale a alternativa correta:
 Certo		As mulheres brasileiras possuem mais escolaridade que os homens.
	As mulheres brasileiras possuem uma renda per capita 66,2% superior ao dos homens.
	As mulheres brasileiras possuem menor expectativa de vida do que os homens.
	As mulheres brasileiras possuem ampla representatividade no Congresso Nacional.
	As mulheres brasileiras recebem bem mais que os homens,
 	
4.
Dentro do contexto da exclusão social, existem diferentes formas de exclusão que podem ser observadas. Qual alternativa abaixo apresenta somente formas de exclusão social identificadas por Sposati (1996)?
 Certo		
exclusão da possiblidade de diferenciação e exclusão de representação
	
exclusão de possibilidade e exclusão de diferenciação de oportunidades
	
exclusão da sustentabilidade e exclusão estrutural
	
exclusão da sociedade democrática e exclusão genérica
	
exclusão absoluta e exclusão de alfabetização
Explicação:
A resposta correta é exclusão da possiblidade de diferenciação e exclusão de representação, pois elas são abordadas por Sposati (1996).
Além desses dois tipos, Sposati categorizou os seguintes tipos de exclusão: a exclusão estrutural, que relaciona-se com o modelo de desenvolvimento da sociedade que não consegue oferecer oportunidades de emprego para todos; a exclusão absoluta, que relaciona-se a total exclusão de algumas parcelas da sociedade; exclusão relativa, relacionada ao baixo nível de acesso às oportunidades; exclusão integrativa, caracterizada por uma perversa lógica de integração social, que mantém um ou mais grupos sociais precariamente integrado(s) ao processo de acumulação de riqueza socialmente produzida.
A exclusão relacionada à possibilidade de diferenciação é a que afeta as chamadas minorias, como aquelas caracterizadas pelo perfil étnico, de gênero, religioso, de orientação sexual e de necessidades especiais. Um olhar intolerante dirigido a essas minorias, orientado por padrões sócio-culturais dominantes, entendidos como ¿normais¿, incide sobre este ¿outro¿ diferente, na forma de uma pressão que pretende seu enquadramento nos padrões sociais dominantes ou, ainda, sua simples negação como parte legítima da sociedade.
A exclusão da representação significa a falta de voz de algum segmento social no exercício da democracia. Ocorre quando determinado grupo social encontra-se, alijado das esferas sociais e políticas de decisão, impedindo-se, desta forma, que seus interesses e opiniões tenham canais legítimos e eficazes de manifestação.
 
 	
5.
A compreensão da diversidade das culturas, onde se considera que as sociedades devam aceitar a diversidade das culturas é o tema central dos estudos da:
 Certo		Antropologia Cultural
	Teologia
	Psicologia
	Sociologia
	Filosofia
 	
6.
O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante. Dentre as desigualdades da sociedade brasileira, podemos destacar o alto índice de desigualdade de gênero. Diante deste contexto, assinale a alternativa correta:
 Certo		As mulheres brasileiras possuem baixa representatividade no Congresso Nacional
	As mulheres brasileiras recebem bem mais que os homens
	As mulheres brasileiras possuem menos escolaridade que os homens
	As mulheres brasileiras possuem uma renda per capita 66,2% superior ao dos homens
	As mulheres brasileiras possuem menor expectativa de vida do que os homens
 	
7.
O Resultado do grau de normalização e enquadramento que as regras de convívio estabelecem entre os grupos de uma sociedade, não efetivando os direitos das minorias é denominado de:
 	Exclusão da Representação
	Exclusão Estrutural
	Exclusão Absoluta
	Exclusão Relativa
Certo		Exclusão da Possibilidade de diferenciação
 	
8.
As políticas públicas sociais estão divididas em ações afirmativas e programas sociais. Como exemplo de ações afirmativas podemos citar:
 	
O Programa Bolsa Família.
	
A carteira do idoso.
	
O Plano Brasil sem Miséria.
	
O Programa Minha Casa Minha Vida.
Certo		
O sistema de cotas.
Explicação:
O sistema de cotas é um modelo de política de ações afirmativas que visa garantir desigualdades socioeconômicas e educacionais menores entre os membros de uma sociedade.
1.
Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade, que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros. Assinale a alternativa correta:
 Certo		A aversão rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente é chamado de xenofobia.
	A aversão rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente é chamado de segregacionismo.
	A aversão rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente é chamado de racismo.
	A aversão rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente é chamado de homofobia.
	A aversão rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente é chamado de machismo.
 	
2.
O que é habilidade social?
 	
O equilíbrio entre o desejo e o pensamento
	
Capacidade de compreender informações
	
Capacidade de transformar informações em conhecimento
Certo		
É a compreensão das diferenças
	
Capacidade de executar tarefas
Explicação:
Habilidade social é a convivência, é a compreensão das diferenças, é o respeito nas trocas necessárias que o convívio nos permite e nos exige. É a ética. É a percepção de que não se desenvolve sozinho.
 	
3.
Por que a inteligência é concreta e abstrata?
 	
Porque é a capacidade de resolver problemas e de abstrair ideias
	
Proporciona prazer
Certo		
Atua nas escolhas cotidianas e aspirações
	
Resolve problemas
	
Porque é a capacidade de compreenderExplicação:
Ela é concreta e abstrata. É concreta porque atua nas escolhas cotidianas, nos embates diários, na necessidade de resolver. E abstrata porque envolve aspirações, utopias, sensibilidade.
 	
4.
A inclusão social é uma questão qualitativa e pressupõe alguns quesitos: autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano, equidade, cidadania, democracia e felicidade.
Analise o texto a seguir e assinale a alternativa correta, no que diz respeito à identificação do quesito, ao qual o texto faz referência:
"É a democratização dos acessos às condições de preservação do homem, da natureza e do meio ambiente. É a possibilidade de melhor redistribuição, e usufruto, da riqueza social e tecnológica aos cidadãos de uma comunidade; a garantia de um ambiente de desenvolvimento ecológico e participativo de respeito ao homem e à natureza, com o menor grau de degradação e precariedade."
 
 Certo		Qualidade de vida
	Equidade
	Democracia
	Autonomia
	Cidadania
 	
5.
Destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças em um contexto de tolerância e solidariedade que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros é associado ao conceito de:
 	Cultura social
	Civilização
	Filosofia
Certo		diversidade social
	Ética
 	
6.
A desigualdade social é toda situação de diferenciação social e/ou econômica. Existem diferentes tipos de desigualdades: sociais, econômicas, políticas, culturais, sexuais etc.
Analise as afirmativas e assinale a opção correta:
I- Existem diferenças de sexo, de idade, religião, etnia etc, mas é muito importante não confundir as desigualdades com as diferenças.
PORQUE:
II- Uma diferença só se torna uma desigualdade se isto provocar uma desvantagem ou uma vantagem.
 Certo		
As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
Apenas a afirmativa I está correta.
	
Ambas as afirmativas estão incorretas.
	
Apenas a afirmativa II está correta.
	
As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
Explicação:
 Uma diferença se dá por características peculiares que divergem de uma maioria. Já a desigualdade normalmente está associada à -exclusão-, pelo fato de não estar em conformidade com a maioria. Ou seja, faz parte de uma situação na qual há toda uma diferenciação social e/ou econômica.
Sendo assim, as 2 afirmativas estão corretas e, como a primeira descreve as diferenças e a segunda explica quando esta se torna uma desigualdade, a opção correta é: As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
7.A partir da análise da afirmação:
"o que parece extremamente simples e fácil para alguns, pode representar um problema para outro",
 assinale a alternativa que sintetiza a frase:
 	Respeito aos mais velhos
Certo		Respeito às diferenças
	Respeito à vida
	Respeito hierárquico
	Respeito legal
 	
8.
Complete a afirmativa com a resposta que possui o complemento correto, a partir dos estudos de nossa aula: "A desigualdade social também é marcada...
 	...exclusivamente por poucas e segregadas oportunidades de emprego e ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos culturais"
	...apenas pela falta de educação de qualidade"
	...poucas porém significativas oportunidades de emprego com ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos de lazer "
	...poucas e segregadas oportunidades de emprego ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos de lazer "
Certo		...pela falta de educação de qualidade, poucas e segregadas oportunidades de emprego ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos culturais"
	
1.
Quando uma pessoa transexual é excluída da possibilidade de inserção no mercado de trabalho, devido à identidade de gênero não corresponder ao nome civil e às expectativas de papéis de gênero atribuídas socialmente ao seu sexo biológico, estamos falando de um processo de:
 	exclusão da representação
Certo		exclusão da possibilidade de diferenciação
	exclusão estrutural
	inclusão
	exclusão absoluta
Explicação: Trata-se da exclusão da possibilidade de diferenciação, pois o acesso a direitos está sendo restrito, devido às expectativas sociais de identidade de gênero.
 	
2.
"Acabou-se a agonia. Desde ontem, dia 16/05/2013, nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os cartórios do País são obrigados a celebrar casamentos gays. A partir desta decisão, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passa a ser legal em todo o Brasil, com os mesmos requisitos, direitos e efeitos de um casal heterossexual." As questões colocadas no texto são: (O Povo online - 17/05/2013). Assinale a opção correta.
 	Falsas, porque apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados.
	Verdadeiras, porque os padrões culturais de uma sociedade são iguais a todos os outros padrões.
	Verdadeiras, já que a tendência é não assegurar os direitos previdenciários e direito real de habitação ao companheiro sobrevivente.
	Falsas, pois nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos.
Certo		Verdadeiras, pois o uso da expressão ¿família homossexual¿¿ ou ¿família homoafetiva¿ revela que esse novo modelo de família é uma realidade social, tendo sido, inclusive, objeto de reconhecimento em várias decisões do Poder Judiciário.
 	
3.
O texto a seguir: "Qualquer pessoa possui qualidades e limitações. O que parece extremamente simples e fácil para alguns pode representar um problema para outros. As pessoas possuem suas individualidades, suas identidades. O outro pode não ser igual a você, mas ambos precisam conviver bem". Assinale a afirmativa a qual o texto citado faz referência:
 	As questões operacionais do plano voltado para o curso
	A graduação tecnológica
	A questão ética
Certo		Respeito às diferenças
	Ao plano de estudo
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
4.
Devido ao processo de globalização, abertura de mercado, expatriados, etc, temos tido uma grande diversidade cultural, dentro das organizações. Sendo assim, o RH precisa se apoiar em diversas áreas da ciência, para sustentar e orientar suas ações. Nesse caso, qual seria a área que mais pode contribuir ?
 Certo		Antropologia
	Psicologia
	Filosofia
	Sociologia
	Ciências Políticas
Explicação: A noção de diversidade tem uma longa história na configuração das Ciências Sociais. A compreensão da diversidade das culturas é o tema central dos estudos da Antropologia Cultural. Esta considera que as sociedades devam aceitar a diversidade das culturas. No entanto, o que se observa é que a humanidade esteve por muito tempo cega para as diferenças culturais e sociais e tornando objetos de exclusão tudo o que não fazia parte de suas ideologias dominantes.
 	
5.
Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos. São exemplos de organizações que promovem ações afirmativas:
I-Afro Reggae, APAE, ABRA.
 II- Mac Donald, Bobs, Habit¿s
 III- Universidade Estácio de Sá
 IV- Lojas Americanas, Ponto Frio.
 Assinale a Única opção correta em relação à promoção de ações afirmativas.
 Certo		
I, II, III e IV
	
Somente I
	
I, II e IV
	
I, III e IV
	
Somente III
Explicação:
As políticas de ações afirmativas não são exclusivas do governo. A iniciativa privada e as organizações sociais sem fins lucrativos também são atores importantes neste processo, podendo atuar em conjunto, dando suporte, ou de forma complementar ao governo.
 	
6.
Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentescom suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade, que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros. Assinale a alternativa correta:
 	O conceito que exprime a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres é o segregacionismo.
	O conceito que exprime a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres é a xenofobia.
	O conceito que exprime a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres é a homofobia.
	O conceito que exprime a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres é o racismo.
Certo		O conceito que exprime a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres é o machismo.
 	
7.
Exclusão social é a impossibilidade de poder partilhar da sociedade. Esta se refere a vivência da privação, da recusa, do abandono e da expulsão, inclusive com violência, de uma parcela significativa da população. Por isso, exclusão social não é só pessoal. Embora atinja pessoas, não é um processo individual, mas uma lógica que está presente nas várias formas de relações econômicas, sociais, culturais e políticas da sociedade. O Brasil é um país bastante hospitaleiro e receptivo a estrangeiros. Qual dos processos de discriminação é menos vivenciado em nosso país?
 	Homofobia
	Machismo
	Politeísmo
	Racismo
Certo		Xenofobia
Explicação: RACISMO Preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere à segregação racial. MACHISMO Opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres, a partir da concepção de que mulheres são subordinadas aos homens. XENOFOBIA Aversão, rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente. HOMOFOBIA Aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a uma pessoa homossexual. POLITEÍSMO Quem crê em vários deuses
 	
8.
"Acabou-se a agonia. desde ontem, dia 16/05/2013, nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos. por decisão do conselho nacional de justiça (cnj), todos os cartórios do país são obrigados a celebrar casamentos gays. a partir desta decisão, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passa a ser legal em todo o Brasil, com os mesmos requisitos, direitos e efeitos de um casal heterossexual." (O Povo Online - 17/05/2013) As questões colocadas no texto são:
 	Falsas, pois nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos.
	Verdadeiras, já que a tendência é não assegurar os direitos previdenciários e direito real de habitação ao companheiro sobrevivente.
	Falsas, porque apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados.
Certo		Verdadeiras, pois o uso da expressão "família homossexual" ou "família homoafetiva" revela que esse novo modelo de família é uma realidade social, tendo sido, inclusive, objeto de reconhecimento em várias decisões do poder judiciário.
	Verdadeira, porque os padrões culturais de uma sociedade são iguais a todas as outros padrões.

Continue navegando