Buscar

TESTE 4 CONHE AULA 4 PLAN CARREIRA E S P -SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

TESTE CONHE AULA 4 –PLAN.CARREIRA E S.P.-SUSTENTABILIDADE
1.Os investiores que priorizam a modalidade de renda fixa , como poupança e são aversos à renda variável, como ações, pode ser considerados como:
Aventureiros
Ousados
Arrojados
Certo	-Conservadores
Moderados
Explicação:
O perfil conservador é avesso à tomada de altos grau de riscos em seus investimentos.
2.
As organizações, de modo geral, visam à lucratividade, porém, dentro do novo cenário competitivo do século XXI, a política institucional de uma empresa deve levar em consideração a sua responsabilidade perante aqueles que serão impactados com as suas ações.
O Sistema de Gestão Ambiental promove inúmeros benefícios à organização. Entre eles estão: (assinale a opção INCORRETA)
 	
Maior competitividade.
	
Maior confiabilidade em seus produtos.
	
Acesso a novos mercados.
Certo		
Maiores riscos ambientais.
	
Fortalecimento da marca.
Explicação:
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) promove inúmeros benefícios à organização:
 O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
 O sistema diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
 A empresa evita o desperdício, por meio do SGA, o que traz lucratividade a organização.
 Aumenta a credibilidade interna, pois o SGA torna os funcionários mais seguros, e melhora a relação da empresa com sindicatos.
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Maiores riscos ambientais. - Uma vez que torna os riscos ambientais MENORES.
3.O Ciclo PDCA inclui as seguintes etapas sequenciais:
 	priorização; definição de objetivos, capacitação; ação avaliativa/corretiva.
	programação; direcionamento; controle/verificação; avaliação de resultados.
	planejamento; desenvolvimento; capacitação; avaliação.
Certo		planejamento; execução; controle/verificação; ação avaliativa/corretiva.
	diagnóstico; definição de metas; monitoramento; avaliação.
Explicação:
A ferramenta PDCA é utilizada para a gestão da qualidade e a sequência sinalizada está correta.
4.Fundada em 1947, a ISO é uma organização chamada International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normatização). O objetivo dela é estabelecer padrões internacionais de qualidade para diversos produtos e serviços existentes, desde segurança para computadores até agricultura e saúde. Assinale a definição que caracteriza a ISO 14000.
 	Estabelece orientações sobre auditorias externas e internas dos sistemas de gestões de qualidade.
Certo		Aborda diversos aspectos da gestão ambiental, oferecendo ferramentas práticas para as empresas e organizações que procuram identificar e controlar seu impacto ambiental e ter uma melhora constante nesse quesito.
	Estabelece os requisitos de um sistema de gestão de qualidade.
	Possui foco em como fazer um sistema de gestão de qualidade mais eficiente e eficaz.
	Estabelece códigos internacionalmente reconhecidos para a representação de nomes, territórios ou áreas de interesse geográfico e suas subdivisões, não estabelecendo, no entanto, nome dos países, somente códigos de representação.
Explicação:
A Iso 14000 aborda diversos aspectos da gestão ambiental,oferecendo ferramentas práticas para as Empresas e organizações que desejam identificar e controlar seu impacto ambiental.
5.De que forma uma empresa pode fazer uso de recursos de maneira sustentável?
Assinale a alternativa correta:
 	Abrindo mão de processos industriais.
	Abolindo qualquer atividade que gere resíduos.
	Gerando empregos para a comunidade local.
	Eliminando processos produtivos que emanem gases.
Certo		Implantando o Gerenciamento de resíduos.
 	
6.Marque a alternativa que melhor caracteriza o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) como promotor de benefícios à uma organização:
 	O sistema diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado, entretanto, menos eficiente.
Certo		O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
	O sistema aumenta significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
	Aumenta a credibilidade interna, pois o SGA torna os funcionários mais seguros, e desta forma diminui a relação da empresa com sindicatos.
	A empresa evita o desperdício, por meio do SGA, o que diminui lucratividade a organização.
Explicação:
O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
Diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
Evita o desperdício, o que traz lucratividade a organização.
Transmite maior segurança aos funcionários, e melhora a relação da empresa com sindicatos.
 
7.A Responsabilidade social empresarial (RSE) refere-se a responsabilidade geral das empresas por uma gestão sustentável em termos econômicos, ecológicos e sociais. Identifique a alternativa que apresenta corretamente a definição de RSE, de acordo com a Comissão Europeia:
 	Conceito criado para ajudar os clientes de uma determinada empresa a exigir uma postura social e ecologicamente coerente com a sua atividade.
Certo		Conceito criado para ajudar as empresas a integrar voluntariamente preocupações sociais e ecológicas nas suas atividades de negócio e relações com públicos de interesse.
	Conceito criado para ajudar as empresas a integrar temas sociais e ecológicos, como alternativas de novas fontes de receita.
	Conceito criado para ajudar as empresas a contribuir nas atividades sustentáveis de comunidades onde tenha interesse de atuar.
	Conceito criado para que as empresas se beneficiem das preocupações sociais e ecológicas dos seus respectivos públicos de interesse.
8.De acordo com o relatório Brundtland de 1987, o ¿desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades¿, refere-se à definição de:
 	Desenvolvimento sócio/econômico
	Desenvolvimento geracional
	Desenvolvimento autogerenciável
	Desenvolvimento organizacional
Certo		Desenvolvimento sustentável
Explicação:
Chama-se Desenvolvimento Sustentável o desnvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações para que satisfaçam as suas proprias necessidades.
1.
Um fator muito importante na questão social ambiental realizado por empresas é o tratamento e a destinação do resíduo gerado. A frase a seguir representa qual conceito? ¿... é conjunto de ações, maneiras e procedimentos com o objetivo de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos à empresa, ou seja, é uma forma de reaproveitamento de materiais no seu ciclo ou em outros ciclos.¿
 	Preservacionismo.
	Conservacionismo.
Certo		Logística reversa.
	Responsabilidade social.
	Sistema de gestão integrada.
Explicação: É um conjunto de ações e procedimentos com o objetivo de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos da empresa, ou seja, é uma maneira de reaproveitamento de materiais no seu ciclo ou em outros ciclos. A logística reversa remove o produto da destinação final, o traz de volta ao ciclo de negócios ou procede a uma disposição adequada. Alguns fatores, tais como: a velocidade do lançamento de produtos, busca por competitividade e conscientização ecológica estão transformando as relações de mercado e justificando algumas preocupações em relação às estratégicasque podem ser adotadas por empresas em relações a logística reversa.
 	
2.
Nos dias de hoje os consumidores procuram por empresas com ética e responsabilidade socioambiental para comprar seus produtos, ou seja, procuram por organizações que apresentem uma preocupação com a qualidade de vida da população e a sustentabilidade.
Quanto à responsabilidade socioambiental, assinale a alternativa INCORRETA: 
 	Os consumidores estão mais exigentes com a política socioambiental das empresas.
	Para uma empresa, ser ambientalmente correto proporciona maior lucro.
Certo		Toda empresa se preocupa com a qualidade de vida da população e a sustentabilidade.
	Para uma empresa, ser ambientalmente correto atrai um número maior de clientes.
	Algumas organizações possuem programas que integram responsabilidade social e ambiental.
 	
3.
A consciência ambientalista mundial, em seu esforço de compreensão e superação da degradação ambiental sofrida pelo planeta, formula, na década de 1980, um novo olhar acerca do problema, distinto daquele que polarizou a década anterior na Conferência das Nações Unidas, realizada em Estocolmo. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica esse novo olhar.
 	
os ecologistas, que subordinavam o avanço da humanidade às condições de exploração civilizada da natureza humana
	
movimento verde, cuja proposta aponta á necessidade do controle populacional, com base na ideia de que não há condição do planeta brigar mais de 1 bilhão de seres humanos
	
movimento ecológico, cuja proposta aponta à necessidade de uma alimentação humana mais saudável, sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas
Certo		
os chamados ¿verdes¿, que defendiam uma ecologia social, propunham uma melhor distribuição da renda, com produção e consumo de acordo com as necessidades das pessoas e não do lucro
	
os ¿verdes¿, aqueles que defendiam um novo tipo de civilização, sem exploração do homem pelo homem, e distribuição equânime da riqueza socialmente produzida
Explicação:
A questão ambiental, ou seja, o problema da degradação do meio ambiente e suas repercussões sobre a natureza, particularmente sobre os seres vivos, inclusive do ser humano, constitui um dos grandes problemas da contemporaneidade. Uma consciência social cada vez mais ampla, informada e crítica, tem origem somente nos anos 1960. O Direito passa a incorporar a questão a partir dos anos 1970, quando ocorre o primeiro grande encontro internacional, sob patrocínio da ONU, em Estocolmo, em 1972, tendo por tema o meio ambiente e sua relação com o processo de desenvolvimento, já que prevalece a tese de que o problema está diretamente ligado às emissões de gases de efeito estufa provenientes do processe de industrialização vivido pelo planeta nos últimos séculos.
O tema é polêmico e as avaliações oscilam desde aquelas que negam o problema àquelas que, no outro extremo, pretendem congelar ou zerar o curso do desenvolvimento, notadamente do processo produtivo. Aos marxistas e, posteriormente, aos ¿verdes¿ caberão as críticas que tentarão um equilíbrio entre a necessidade de preservação do planeta e a preservação do processo de desenvolvimento. Essas duas teses propõem alterações no sistema produtivo, na economia capitalista e na cultura fortemente consumista da parte da humanidade que tem acesso aos bens e serviços abundantemente produzidos.
Os marxistas, em sua análise do capitalismo como um sistema intrinsecamente injusto, mas defensores do processo de desenvolvimento, até para que grande parte da humanidade, ainda excluída ou parcialmente incluída, possa, também, se beneficiar do acesso a bens e serviços essenciais, defendem sua superação em nome de outro tipo de sociedade, na qual a igualdade social e econômica seja possível. Nesta perspectiva, o fim da exploração do homem pelo homem, quanto a exploração irracional da natureza, em nome do lucro imediato, somente seriam alcançadas em outro modelo de sociedade, socialista, baseado na planificação econômica com vistas à superação das desigualdades sociais e da degradação ambiental.
Os chamados ¿verdes¿, também críticos do produtivismo em nome do lucro imediato e do consumismo, como padrão de existência e realização pessoal, não defendem necessariamente a mudança de sistema social como condição para superação dos problemas ambientais.
 	
4.
Marque a alternativa que melhor caracteriza o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) como promotor de benefícios à uma organização:
 	Aumenta a credibilidade interna, pois o SGA torna os funcionários mais seguros, e desta forma diminui a relação da empresa com sindicatos.
Certo		O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
	O sistema aumenta significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
	A empresa evita o desperdício, por meio do SGA, o que diminui lucratividade a organização.
	O sistema diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado, entretanto, menos eficiente.
Explicação:
O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
Diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
Evita o desperdício, o que traz lucratividade a organização.
Transmite maior segurança aos funcionários, e melhora a relação da empresa com sindicatos.
 
 	
5.
O planejamento ambiental de uma empresa se inicia com a escolha da matéria-prima, de onde ela vem e quais os impactos para a sua geração. Posteriormente, a análise se volta para o processamento dessa matéria-prima e quais poluentes ela pode gerar nesse processamento. Algumas perguntas devem ser feitas pelo empresário, no sentido de minimizar os impactos gerados pelos resíduos produzidos. Uma das maneiras de lidar com os resíduos é aquela na qual o material não sofre transformação e será utilizado para a mesma finalidade. Nesse caso, estamos falando do seguinte processo:
 Certo		reuso
	logística reversa
	reciclagem
	reaproveitamento
	descarte consciente
Explicação:
A nomenclatura correta é reuso. 
 	
6.
De acordo com a Definição do Relatório Brundtland, 1987 , marque a alternativa que melhor define Desenvolvimento Sustentável:
 	Desenvolvimento responsável e a favor da depredação ambiental garantindo assim, o uso de recursos que satisfazem as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	Desenvolvimento responsável e a favor da exploração dos recursos naturais garantindo assim, o uso da natureza satisfazendo as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
Certo		Desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	Desenvolvimento ambientalmente responsável e a favor da sustentabilidade para garantir a preservação da biodiversidade e o uso ilimitado dos recursos naturais.
	Desenvolvimento que satisfaz as necessidades das futuras gerações sem comprometer a habilidade das presentes gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
 	
7.
A preocupação ambiental no Brasil e no mundo foi marcada por eventos mundiais que objetivavam demonstrar os cuidados em relação aos recursos naturais, à sustentabilidade e à responsabilidade social. Assinale a alternativa em que um dos encontros não representa esse objetivo.
 	
Eco 92 (1992); Protocolo de Quioto (1997).Encontro de Johannesburg (2002); Rio + 20 (2012).
Certo		
Rio + 20 (2012), Rio 2016 (2016).
	
Relatório de Brundtland (1987); Protocolo de Quioto (1997).
	
Eco 92 (1992); Conferência de Clima de Copenhague (2009).
 	
8.
A frase a seguir representa qual conceito?
Conjunto de ações individuais ou empresariais que têm como objetivo o desenvolvimento sustentável do planeta, ou seja, ações econômicas unidas à proteção ambiental, de forma a suprir as necessidades atuais e das gerações futuras.
 	
Logística reversa.
 
	
Sistema de gestão integrada.
 
	
Preservacionismo.
 
	
Conservacionismo.
Certo		
Responsabilidade social.
 
Explicação:
No que diz respeito à questão ambiental, pode-se destacar que o conceito de responsabilidade social se une ao desenvolvimento sustentável pelo fato de que todos devem ser inseridos em processos decisórios e informados sobre os possíveis impactos das escolhas de suas ações.
 	
1.
O tema sustentabilidade não representa um modismo, visto que, há a necessidade dos gestores compreenderem o papel das organizações no caminho da sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável, não apenas como um discurso efêmero no meio em que estão inseridos, mas, totalmente agregado às atividades produtivas e administrativas, haja vista, a dimensão com que o tema vem sendo tratado nas organizações e na sociedade em geral.
Assinale a alternativa que não corresponde à caracterização da sustentabilidade.
 	Ética na gestão dos negócios.
	Parceria entre governo, sociedade civil e empresa.
	Criação de bem-estar social, envolvimento da comunidade nas decisões das políticas públicas e determinação de indicadores que possam medir e avaliar os impactos provocados em todas as instâncias no meio ambiente.
	Reestruturação e sensibilização da forma de pensar dos administradores.
Certo		Os aspectos relevantes às práticas de sustentabilidade econômica, social, ambiental, não precisam estar relacionados aos recursos humanos internos e externos, à participação dos stakeholders, e às questões de desempenho macrossocial.
Explicação:
Pelo contrário, está tudo, totalmente, relacionado. Não há outra forma de ser sustentável sem o envolvimento de todos. 
 	
2.
As organizações, de modo geral, visam à lucratividade, porém, dentro do novo cenário competitivo do século XXI, a política institucional de uma empresa deve levar em consideração a sua responsabilidade perante aqueles que serão impactados com as suas ações.
O Sistema de Gestão Ambiental promove inúmeros benefícios à organização. Entre eles estão: (assinale a opção INCORRETA)
 	
Diferenciação no mercado.
Certo		
Maiores riscos ambientais.
	
Acesso a novos clientes.
	
Maior acesso aos mercados internacionais.
	
Melhor gerenciamento de resíduos.
Explicação:
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) promove inúmeros benefícios à organização:
¿ O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
¿ O sistema diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
¿ A empresa evita o desperdício, por meio do SGA, o que traz lucratividade a organização.
¿ Aumenta a credibilidade interna, pois o SGA torna os funcionários mais seguros, e melhora a relação da empresa com sindicatos.
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Maiores riscos ambientais. - Uma vez que torna os riscos ambientais MENORES.
 	
3.
Quanto à responsabilidade social, assinale a opção INCORRETA:
 Certo		
As empresas e indústrias de modo geral estão procurando, cada vez menos, o foco na sustentabilidade por meio de uma responsabilidade social atuante e contínua.
	
A política ambiental de uma empresa deverá ser apropriada às suas ações e aos possíveis impactos ambientais oriundos das suas atividades.
	
Os consumidores, de maneira geral, estão exigentes com a qualidade dos produtos que compram, com a política da empresa e com o seu papel socioambiental.
	
Em uma empresa, o objetivo ambientalmente responsável é garantir a preservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
	
A credibilidade da organização é a principal observação feita durante uma compra ou uma negociação e isto é representado por sua responsabilidade social.
Explicação:
A política ambiental de uma empresa deverá ser apropriada às suas ações e aos possíveis impactos ambientais oriundos das suas atividades, da geração dos seus produtos e serviços.
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: As empresas e indústrias de modo geral estão procurando, cada vez menos, o foco na sustentabilidade por meio de uma responsabilidade social atuante e contínua. - Uma vez que as empresas e indústrias de modo geral estão procurando, cada vez MAIS, o foco na sustentabilidade por meio de uma responsabilidade social atuante e contínua.
 
 	
4.
Com relação à prática da sustentabilidade no ambiente empresarial, assinale a única alternativa falsa.
 	Os consumidores procuram por empresas com ética e responsabilidade socioambiental para comprar seus produtos.
	O planejamento se inicia com a escolha da matéria-prima, de onde ela vem e quais os impactos para a sua geração.
Certo		A empresa não precisa considerar fatores como gerenciamento de resíduos, logística reversa nem gestão ambiental.
	Qualidade nos produtos, atendimento aos clientes 24h, acessibilidade para deficientes, apoiar ações ambientais são exemplos de programas de responsabilidade social e ambiental.
	Em uma empresa, o objetivo ambientalmente responsável e a favor do desenvolvimento sustentável é garantir a preservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
 	
5.
Quanto à questão ambiental, assinale a opção INCORRETA:
 Certo		
A questão ambiental nem sempre existiu, embora as civilizações tivessem grande receio da perda dos seus recursos naturais.
	
A preocupação ambiental visa demonstrar os cuidados com os recursos naturais e a sustentabilidade.
	
As civilizações tinham grande receio da perda dos seus recursos naturais, motivo, muitas vezes, de disputas entre nações.
	
A evolução com a preocupação ambiental mundial tem sido marcada por conferências e encontros.
	
No Brasil, desde 1960, temos a criação de leis que visam à preservação e conservação do meio ambiente. 
Explicação:
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: A questão ambiental nem sempre existiu, embora as civilizações tivessem grande receio da perda dos seus recursos naturais. - Uma vez que ela SEMPRE existiu e inclusive, as civilizações tinham grande receio da perda dos seus recursos naturais, motivo, muitas vezes, de disputas entre nações.
 
 	
6.
De acordo com o relatório Brundtland de 1987, o ¿desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades¿, refere-se à definição de:
 	Desenvolvimento geracional
Certo		Desenvolvimento sustentável
	Desenvolvimento organizacional
	Desenvolvimento autogerenciável
	Desenvolvimento sócio/econômico
Explicação:
Chama-se Desenvolvimento Sustentável o desnvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das 
 futuras gerações para que satisfaçam as suas proprias necessidades.
 	
7.
O PDCA é uma ferramenta que busca aprimorar as práticas de gestão nas organizações por meio de um conjunto de ações organizadas em etapas. No PDCA é recomendado aos gestores a prática de ¿verificar se o executado está conforme o planejado e se a meta foi alcançada dentrodo método definido¿. Essa prática refere-se à etapa de:
 	Define ou Definir.
	Do ou Executar;
	Plan ou Planejar;
Certo		Check ou Checar;
	Act ou Agir;
Explicação:
O Modelo do PDCA exige uma avaliação permanente e sistemática das ações implementadas, representada pelo " Check",
 	
8.
Os investiores que priorizam a modalidade de renda fixa , como poupança e são aversos à renda variável, como ações, pode ser considerados como:
 	
Aventureiros
	
Arrojados
Certo		
Conservadores
	
Ousados
	
Moderados
Explicação:
O perfil conservador é avesso à tomada de altos grau de riscos em seus investimentos.
1.
Nos dias de hoje os consumidores procuram por empresas com ética e responsabilidade socioambiental para comprar seus produtos, ou seja, procuram por organizações que apresentem uma preocupação com a qualidade de vida da população e a sustentabilidade.
Marque a única alternativa incorreta.
 	
Produtos de Qualidade
	
Apoiar ações ambientais
Certo		
Ações no mercado financeiro
	
Acessibilidade para deficientes
	
Atendimento aos seus clientes em 24 horas
Explicação:
Os consumidores, de maneira geral, estão exigentes com a qualidade dos produtos que compram, com a política da empresa e com o seu papel socioambiental. A credibilidade da organização é a principal observação feita durante uma compra ou de uma negociação.
 	
2.
Esse Protocolo se propõe um calendário pelo qual os países-membros (principalmente os desenvolvidos) têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).
Só passou a vigorar em 16 de fevereiro de 2005, teve o objetivo de estabelecer acordos e discussões entre as nações, para verificar metas que pudessem minimizar a emissão de gases que agravam o efeito estufa, como o metano e o gás carbônico (CO2). O Protocolo firmou dois momentos:
Marque a opção correta, que Protocolo estamos falando:
 Certo		
O Protocolo de Quioto
	
O Protocolo de OEA
	
O Protocolo de Copenhague
	
O Protocolo de Johannesburg
	
O Protocolo de Brundtland
Explicação:
O Protocolo de Quioto, que só passou a vigorar em 16 de fevereiro de 2005, teve o objetivo de estabelecer acordos e discussões entre as nações, para verificar metas que pudessem minimizar a emissão de gases que agravam o efeito estufa, como o metano e o gás carbônico (CO2). O Protocolo firmou dois momentos:
¿ O primeiro momento contemplou o período de 2008 a 2012, no qual 37 países industrializados e a Comunidade Europeia firmaram o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990.
¿ No segundo momento, as partes do acordo se comprometeram a reduzir as emissões de gases estufa em, pelo menos, 18% abaixo dos níveis de 1990, no período de oito anos, entre 2013 e 2020. Destaca-se que não houve um valor único, cada país negociou a sua própria meta de redução de emissões em função do seu objetivo e condição de atingir a meta no período considerado (Ministério do Meio Ambiente).
Em relação aos objetivos do relatório de Quioto, não há evolução nas propostas.
 	
3.
O progresso com a preocupação ambiental no Brasil e no mundo foi marcado por conferências e encontros mundiais cujo objetivo era demonstrar os cuidados que os empreendimentos industriais deveriam seguir em relação aos recursos naturais, à sustentabilidade e à responsabilidade social. Neste contexto, surgiu na década de 1980 um novo grupo de pensadores nomeados verdes, cuja ideologia foi:
 	
A culpa ao sistema e ao consumismo, levando a uma banalização das necessidades oriundas do meio ambiente.
	
A ecologia ambiental contra o consumismo, pretendendo melhor distribuição de renda.
	
O crescimento zero da economia, em função do aumento de forma exponencial da população.
	
O aumento tem como consequência a escassez de recursos naturais.
Certo		
A ecologia social contra o consumismo, pretendendo melhor distribuição social de renda. Com um pensamento voltado para as necessidades e não para o lucro.
Explicação:
A questão ambiental sempre existiu, pois as civilizações tinham grande receio da perda dos seus recursos naturais, alvo de disputas entre nações. No Brasil, alguns acontecimentos na década de 1960 marcaram os primeiros passos da preocupação ambiental, com a criação de leis que visam à preservação e conservação do meio ambiente.
 	
4.
As organizações, de modo geral, visam à lucratividade, porém, dentro do novo cenário competitivo do século XXI, a política institucional de uma empresa deve levar em consideração a sua responsabilidade perante aqueles que serão impactados com as suas ações.
O Sistema de Gestão Ambiental promove inúmeros benefícios à organização. Entre eles estão: (assinale a opção INCORRETA)
 	
Acesso a novos mercados.
Certo		
Maiores riscos ambientais.
	
Fortalecimento da marca.
	
Maior confiabilidade em seus produtos.
	
Maior competitividade.
Explicação:
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) promove inúmeros benefícios à organização:
 O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
 O sistema diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
 A empresa evita o desperdício, por meio do SGA, o que traz lucratividade a organização.
 Aumenta a credibilidade interna, pois o SGA torna os funcionários mais seguros, e melhora a relação da empresa com sindicatos.
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Maiores riscos ambientais. - Uma vez que torna os riscos ambientais MENORES.
 	
5.
A premissa da gestão ambiental está na preservação e conservação do ecossistema, diminuindo os impactos ambientais negativos, incentivando a reciclagem e o reuso de materiais. Uma maneira de empregar a gestão ambiental nas empresas é aplicar um sistema de gestão ambiental. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) promove inúmeros benefícios à organização. 
Assinale a opção INCORRETA quanto à aplicação de um SGA:
 	Evita o desperdício, trazendo lucratividade à organização.
	Diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais.
	Aumenta a credibilidade interna, com relação à segurança dos funcionários.
	Dá acesso a novos mercados e novos clientes.
Certo		Automaticamente as empresas recebem a certificação da ISO 14001
 	
6.
Falamos muito em sustentabilidade e onde buscamos a preservação do meio ambiente e uma das formas mais comum é o reuso do material. No que consiste tal técnica?
 Certo		Quando o material não sofre transformação e será utilizado para a mesma finalidade
	O material utilizado serve de matéria prima para um novo produto
	O Material é transformado em fonte de energia sustentável
	Quando o material é transformado e recebe uma nova funcionalidade
	O material utilizado serve de matéria prima apenas para um novo produto de característica diferente
 	
7.
Quanto à questão ambiental, analise as afirmativas e assinale a opção correta:
I- A preocupação ambiental pode ser definida como o "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades."
PORQUE:
II- O progresso com a preocupação ambiental no Brasil e no mundo foi marcado por conferências e encontros mundiais cujo objetivo era demonstrar os cuidados que os empreendimentos industriais deveriam seguir em relação aos recursos naturais, à sustentabilidade e à responsabilidade social.As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
Certo		
As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
	
Ambas as afirmativas estão incorretas.
	
Apenas a afirmativa I está correta.
	
Apenas a afirmativa II está correta.
Explicação:
As duas afirmativas estão corretas, entretanto, como tanto a primeira quanto a segunda apenas apresentam constatações e não há a relação de justificativa.
Sendo assim, a opção correta é: As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
 
 	
8.
A base da aplicação em uma empresa está na administração de suas atividades econômicas e sociais, com o objetivo de utilizar de maneira racional os recursos naturais renováveis ou não renováveis. A premissa está na preservação e conservação do ecossistema, diminuindo os impactos ambientais negativos, incentivando a reciclagem e o reuso de materiais. Empresas utilizam como ¿manual de instruções¿ as normas da série ISO 14000:
 Certo		Gestão ambiental.
	Gestão de pessoas.
	Gestão sociocultural.
	Gestão empresarial.
	Gestão em Saúde.
1.
Buscando uma economia financeira e também buscando preservar o meio ambiente, as empresas buscam saídas diversas para resolver tal situação, e uma delas é a logística reversa que consiste em :
 Certo		Grupo de ações e procedimentos que viabiliza e coleta e a restituição dos resíduos sólidos
	Desde que haja economia financeira ignora-se as consequências
	reverter material em dinheiro independente das consequências
	Qualquer forma é válida para evitar o desperdício, até mesmo um alto investimento.
	Promover o Lucro mesmo agredindo o meio Ambiente
 	
2.
O gerenciamento de resíduo é a forma em que podemos contribuir com o meio ambiente. Assim, responda a partir do visto em aula: como podemos contribuir com essa prática?
 	Utilizando os resíduos para reuso sem nenhuma necessidade de tratamento.
	O Resíduo tratado já é limpo e pode ser dispensado em lixo comum.
	Enterrando, pois no solo o resíduo se dissipa.
Certo		Realizando o tratamento e destinação do resíduo gerado na empresa. Ressalta-se que o tratamento é realizado de acordo com suas característica e deve ser disposto de forma correta.
	Quanto não tratamos o resíduo antes de dispensar.
 	
3.
Os consumidores, hoje, buscam empresas com responsabilidade socioambiental para aquisição de produtos, ou seja, procuram por estabelecimentos que comprovem a preocupação com a qualidade de vida da população e a sustentabilidade. Portanto ser ambientalmente correto proporciona lucro às empresas, devido ao alto número de clientes atraídos pelas boas práticas. Algumas organizações possuem programas que integram responsabilidade social e ambiental, como:
I. conscientização e a preocupação com o uso racional da água.
II. garantir a preservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
III. Tratamento e a destinação do resíduo gerado na empresa
 	
Nenhuma das afirmativas estão corretas
	
Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
Somente as afirmativas II e III estão corretas
Certo		
As alternativas I, II e III estão corretas
	
Somente as afirmativas I e III estão corretas
Explicação:
¿[...] o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. ¿ Definição do Relatório Brundtland, 1987. Conteúdo online.
 	
4.
Entende-se por "desenvolvimento sustentável":
 	
O desenvolvimento que tem como objetivo reforçar as ações sustentáveis pelas empresas.
	
 O desenvolvimento que busca utilizar todas os recursos ambientais sem preocupação com as fututras gerações.
	
 O desenvolvimento que não satisfaz as necessidades da presente geração e compromete a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	
O desenvolvimento que tem como objetivo arrecadar recursos financeiros com base nos recursos ambientais.
Certo		
 O desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
Explicação:
O conceito correto foi definido pela ONU, que foi a Organização que pioneiramente realizou a primeira Conferência sobre o Meio Ambiente. Está descrito no relatório Brundtland, de 1987. Todo a ideia de sustentabilidade ( e desenvolvimento sustentável) se baseia na preocupação com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. A ideia é que as empresas utilizem o meio ambiente, mas que não o esgote, por isso a ideia do sustentável.
 	
5.
A responsabilidade social pode ser definida como a prática exercida de forma voluntária por empresas que visam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.
Neste contexto, assinale a opção INCORRETA:
 Certo		
Uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, perde competitividade.
	
As empresas precisam compreender suas responsabilidades e os impactos oriundos de suas ações, ou seja, incluir a responsabilidade social na gestão de seus negócios.
	
Com a responsabilidade social, a empresa constrói uma imagem de destaque, tornando-se diferenciada no mercado competitivo.
	
A organização não lida apenas com uma gestão interna, mas com uma gestão externa em que a empresa se envolve com projetos de ações sociais, culturais e ambientais. 
	
Os consumidores, no momento da compra, procuram empresas com caráter empresarial, aquelas que estão preocupadas com a qualidade de vida da população.
Explicação:
Uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, se destaca nas relações de mercado. Ser ambientalmente correto gera lucros e rendimentos.
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, perde competitividade. - Uma vez que uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, GANHA competitividade.
 
 	
6.
De acordo com a teoria de William Edwards Deming, a produtividade gerencial deve ser obtida a partir da implantação de um programa de melhoria contínua, embasado em quatro etapas. Assinale a opção que apresenta a ordem correta em que essas etapas devem ser implementadas.
 	planejamento da implementação do programa, análise dos resultados, implementação das ações e acompanhamento das ações
	implementação das ações, planejamento da implementação do programa, acompanhamento das ações e análise dos resultados
Certo		planejamento da implementação do programa, implementação das ações, acompanhamento das ações e análise dos resultados
	planejamento da implementação do programa, análise dos resultados, acompanhamento das ações e implementação das ações
	implementação das ações, acompanhamento das ações, planejamento da implementação do programa e análise dos resultados
Explicação:
PDCA sigla do inglês, P - plan, D - do, C - check e A - act.
Gerenciar sistemas com a melhoria contínua do PDCA, iniciando pelo planejamento (definição de estratégias, objetivos e metas), a execução do que se planejou, ou seja, colocar em prática, fazer. Posteriormente verificar o que foi feito (avaliar os resultados, observar se as metas definidas foram alcansadas) e finalmente agir para melhorias contínuas. As não conformidades, os erros, precisarão ser sanados e novas metas e novos objetivos deverão ser traçados.
 	
7.
Quanto à questão ambiental, assinale a opção INCORRETA:
 	
A preocupação ambiental visa demonstrar os cuidados com os recursos naturais. 
	
A evolução com a preocupação ambiental mundial tem sido marcada por conferências e encontros.
	
A preocupação ambiental visa demonstrar os cuidadoscom a sustentabilidade.
Certo		
Os empreendimentos industriais nada têm a ver com a preocupação ambiental, uma vez que devem priorizar a produtividade.
	
A preocupação ambiental visa estabelecer a responsabilidade social dos empreendimentos industriais.
Explicação:
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Os empreendimentos industriais nada têm a ver com a preocupação ambiental, uma vez que devem visar a produtividade. - Uma vez que têm a maior parcela de culpa quanto à degradação do ambiente.
 	
8.
O processo de globalização seria o condutor da homogeneização cultural, mas o autor Kevin Robin contesta essa possibilidade afirmando que a globalização continua sendo um fenômeno do ocidente e que ela afeta de forma desigual as diversas regiões do mundo. Coerente com a colocação do autor, assinale a alternativa que aponta três fatores negativos da globalização.
 	Igualdade no acesso as oportunidades, sustentabilidade e inclusão social.
	Tolerância cultural, reconhecimento das diferenças e liberdade individual.
	Hegemonia cultural, igualdade social e distribuição de riquezas.
Certo		Degradação do meio ambiente, exclusão social e poluição.
	Desenvolvimento tecnológico, redução das distâncias e comunicação em rede.
1.
Tratamento e a destinação do resíduo gerado na empresa. O tratamento de um resíduo é realizado de acordo com suas características e o mesmo deve ser disposto de maneira correta.
 	Desenvolvimento sustentável.
	Sustentabilidade.
	Logística reversa.
	Gestão ambiental.
Certo		Gerenciamento de resíduos.
 	
2.
Quanto à questão ambiental, analise as afirmativas e assinale a opção correta:
I- Ser ambientalmente correto proporciona lucro às empresas, pois atrai um número maior de clientes. Algumas organizações, inclusive, possuem programas que integram responsabilidade social e ambiental.
PORQUE:
II- Nos dias de hoje os consumidores procuram por empresas com ética e responsabilidade socioambiental para comprar seus produtos, ou seja, procuram por organizações que apresentem uma preocupação com a qualidade de vida da população e a sustentabilidade.
 	
Ambas as afirmativas estão incorretas.
	
As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
Certo		
As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
Apenas a afirmativa I está correta.
	
Apenas a afirmativa II está correta.
Explicação:
As 2 afirmativas estão corretas e como a segunda explica de forma mais detalhada a forma como se dá a captação do cliente e consequentemente o lucro, existe uma relação entre elas. Sendo assim, a opção correta é: As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
 
 	
3.
A norma ISO 26000 foi publicada em dezembro de 2010, após cinco anos de debate entre especialistas oriundos de quase uma centena de países e de seis segmentos sociais (trabalhadores, governos, empresas, consumidores, organizações não governamentais e outros). Em relação a esta ISO é correto afirmar que:
 	Sua certificação é dada através da ISO 14000.
	Oferece certificação para empresas de grande porte.
	É direcionada apenas ao Terceiro setor.
	Disponibiliza orientações sobre princípios e práticas de gestão ambiental.
Certo		Disponibiliza orientações sobre princípios e práticas de responsabilidade social.
 	
4.
Embora a preocupação com as questões ambientais venham de antes, é nos anos 1960 que elas começam a ganhar repercussão passando a ser parte não somente das preocupações, mas das agendas internacionais. Na década seguinte acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida na Suécia, na cidade de Estocolmo. Nessa conferência duas correntes de pensamento ambientalista polarizaram os debates: os zeristas e os marxistas.
Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica a posição dos marxistas.
 	
propunham um padrão novo de crescimento econômico, baseado em índices de produção inferiores aos do início da revolução industrial e em condição social de novo tipo sem a exploração do homem pelo homem
Certo		
identificavam o processo de degradação ambiental como resultado do padrão produtivista e consumista praticado pelo sistema capitalista, sem se preocupar com o meio ambiente em nome do lucro imediato
	
identificavam o processo de degradação ambiental como resultado do padrão produtivista e consumista praticado pelo sistema capitalista e propunham novas condições civilizacionais onde a produção somente se realizaria com recursos naturais renováveis
	
propunham o crescimento zero da economia, já que este crescimento implicaria em aumento do esgotamento dos recursos naturais e impediria a continuidade da própria vida humana no planeta
	
propunham um padrão novo de crescimento econômico, baseado em índices de produção mais modestos e em condição social de novo tipo, evitando-se ou reduzindo-se a exploração do homem pelo homem
Explicação:
O problema atual do meio ambientel, ou seja, a degradação ambiental e suas repercussões sobre a natureza, particularmente sobre os seres vivos, inclusive do ser humano, constitui um dos grandes problemas da contemporaneidade. Uma consciência social cada vez mais ampla, informada e crítica, tem origem somente nos anos 1960. O Direito passa a incorporar a questão a partir dos anos 1970, quando ocorre o primeiro grande encontro internacional, sob patrocínio da ONU, em Estocolmo, em 1972, tendo por tema o meio ambiente e sua relação com o processo de desenvolvimento, já que prevalece a tese de que o problema está diretamente ligado às emissões de gases de efeito estufa provenientes do processe de industrialização vivido pelo planeta nos últimos séculos.
O tema é polêmico e as avaliações oscilam desde aquelas que negam o problema àquelas que, no outro extremo, pretendem congelar ou zerar o curso do desenvolvimento, notadamente do processo produtivo. Aos marxistas e, posteriormente, aos ¿verdes¿ caberão as críticas que tentarão um equilíbrio entre a necessidade de preservação do planeta e a preservação do processo de desenvolvimento. Essas duas teses propõem alterações no sistema produtivo, na economia capitalista e na cultura fortemente consumista da parte da humanidade que tem acesso aos bens e serviços abundantemente produzidos.
Os marxistas, em sua análise do capitalismo como um sistema intrinsecamente injusto, mas defensores do processo de desenvolvimento, até para que grande parte da humanidade, ainda excluída ou parcialmente incluída, possa, também, se beneficiar do acesso a bens e serviços essenciais, defendem sua superação em nome de outro tipo de sociedade, na qual a igualdade social e econômica seja possível. Nesta perspectiva, o fim da exploração do homem pelo homem, quanto a exploração irracional da natureza, em nome do lucro imediato, somente seriam alcançadas em outro modelo de sociedade, socialista, baseado na planificação econômica com vistas à superação das desigualdades sociais e da degradação ambiental.
Os chamados ¿verdes¿, também críticos do produtivismo em nome do lucro imediato e do consumismo, como padrão de existência e realização pessoal, não defendem necessariamente a mudança de sistema social como condição para superação dos problemas ambientais.
 	
5.
Considerando que responsabilidade social é a prática exercida de forma voluntária por empresas que visam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. As afirmativas a seguir estão corretas, exceto.
 	Nos anos 1990, o conceito de responsabilidade social começa a ser inserido no Brasil, sendo impulsionado pela crise social do Estado.
	Nas décadas de 1960 a 1970, o conceito de empresa que não pensa apenas no lucro é reforçado.
	Após cinco anos de debates por especialistas de todo o mundo, foi criada a ISO 26000 pelo Working Group on Social Responsibility (ISO/TMB WG SR), publicada emdezembro de 2010.
	O conceito de responsabilidade social é antigo, mas teve uma arrancada significativa na década de 1950, com Howard Bowen.
Certo		O nosso país não participou na elaboração da norma ISO 26000 e não houve contribuições de especialistas brasileiros.
 	
6.
Teve o objetivo de estabelecer acordos e discussões entre as nações, para verificar metas que pudessem minimizar a emissão de gases que agravam o efeito estufa, como o metano e o gás carbônico.
Assinale o evento que deu origem a este acordo.
 
 	
 
Encontro de Johannesburg
 
	
 
Rio 92
 
Certo		
 
Protocolo de Quioto
 
	
 
Rio + 20
	
 
Conferência de Clima de Copenhague
 
Explicação:
O primeiro momento contemplou o período de 2008 a 2012, no qual 37 países industrializados e a Comunidade Europeia firmaram o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990.
 No segundo momento, as partes do acordo se comprometeram a reduzir as emissões de gases estufa em, pelo menos, 18% abaixo dos níveis de 1990, no período de oito anos, entre 2013 e 2020. Destaca-se que não houve um valor único, cada país negociou a sua própria meta de redução de emissões em função do seu objetivo e condição de atingir a meta no período considerado (Ministério do Meio Ambiente).
 	
7.
O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural. Atualmente, a sustentabilidade virou um tema essencial, e é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas. Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, como o crescimento sustentado, que é um crescimento na economia constante e seguro; e a gestão sustentável, que é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, é essencialmente ligado ao meio ambiente. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado
 	diretamente com a responsabilidade social, e econômica que tornou-se inclusive uma vantagem competitiva
Certo		a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e o ambiente em harmonia com as pessoas
	cuidar para não poluir as águas, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos
	somente à sustentabilidade econômica, que permita a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa
	somente à sustentabilidade econômica, com o objetivo de lucro
8.
Embora a preocupação com as questões ambientais venham de antes, é nos anos 1960 que elas começam a ganhar repercussão passando a ser parte não somente das preocupações, mas das agendas internacionais. Na década seguinte acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida na Suécia, na cidade de Estocolmo. Nessa conferência duas correntes de pensamento ambientalista polarizaram os debates: os zeristas e os marxistas.
 	
identificavam o processo de degradação ambiental como resultado de tecnologias ainda pouco produtivas e poluidoras
	
identificavam o processo de degradação ambiental como resultado do padrão produtivista e consumista praticado pelo sistema socialista
	
propunham um padrão novo de crescimento econômico, baseado em índices de produção inferiores aos do início da revolução industrial
	
identificavam o processo de degradação ambiental como resultado do padrão produtivista e consumista praticado pelo sistema capitalista
Certo		
propunham o crescimento zero da economia, já que este crescimento implicaria em aumento do esgotamento dos recursos naturais
Explicação:
O problema da degradação do meio ambiente e suas repercussões sobre a natureza, particularmente sobre os seres vivos, inclusive o ser humano, constitui um dos grandes problemas da contemporaneidade. Uma consciência social cada vez mais ampla, informada e crítica, tem origem somente nos anos 1960. O Direito passa a incorporar a questão a partir dos anos 1970, quando ocorre o primeiro grande encontro internacional, sob patrocínio da ONU, em Estocolmo, em 1972, tendo por tema o meio ambiente e sua relação com o processo de desenvolvimento, já que prevalece a tese de que o problema está diretamente ligado às emissões de gases de efeito estufa provenientes do processe de industrialização vivido pelo planeta nos últimos séculos.
O tema é polêmico e as avaliações oscilam desde aquelas que negam o problema àquelas que, no outro extremo, pretendem congelar ou zerar o curso do desenvolvimento, notadamente do processo produtivo. Aos marxistas e, posteriormente, aos ¿verdes¿ caberão as críticas que tentarão um equilíbrio entre a necessidade de preservação do planeta e a preservação do processo de desenvolvimento. Essas duas teses propõem alterações no sistema produtivo, na economia capitalista e na cultura fortemente consumista da parte da humanidade que tem acesso aos bens e serviços abundantemente produzidos.
Os marxistas, em sua análise do capitalismo como um sistema intrinsecamente injusto, mas defensores do processo de desenvolvimento, até para que grande parte da humanidade, ainda excluída ou parcialmente incluída, possa, também, se beneficiar do acesso a bens e serviços essenciais, defendem sua superação em nome de outro tipo de sociedade, na qual a igualdade social e econômica seja possível. Nesta perspectiva, o fim da exploração do homem pelo homem, quanto a exploração irracional da natureza, em nome do lucro imediato, somente seriam alcançadas em outro modelo de sociedade, socialista, baseado na planificação econômica com vistas à superação das desigualdades sociais e da degradação ambiental.
Os chamados ¿verdes¿, também críticos do produtivismo em nome do lucro imediato e do consumismo, como padrão de existência e realização pessoal, não defendem necessariamente a mudança de sistema social como condição para superação dos problemas ambientais.

Continue navegando