Buscar

AP1_2011.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO DA AP1 – COMÉRCIO EXTERIOR
1ª Questão (2,0 pontos) 
O Regime Especial de Drawback se enquadra na categoria "Incentivos Fiscais à Exportação", podendo ser classificado em três modalidades: isenção, suspensão e restituição de tributos. Ao permitir a desoneração da importação de insumos a serem utilizados na produção de bens destinados à exportação, por meio da utilização de uma das três modalidades anteriormente apontadas, o mecanismo de drawback dá ensejo à redução do custo de produção desses bens aumentando a sua competitividade - sendo essa a sua principal finalidade. 
2ª Questão (2,0 pontos) 
Tendo em vista que, muitas vezes, a decisão de compra de um bem ou serviço está associada às condições de pagamento disponibilizadas pelo exportador, tais programas, juntamente com outros de origem estatal, tem o objetivo de aumentar o grau de competitividade dos produtos/serviços destinados á exportação. 
3ª Questão (2,0 pontos) 
A Tarifa Externa Comum do MERCOSUL, a TEC, á denominação que se dá ao conjunto de tarifas iguais (comuns) cobradas pelos países que integram o MERCOSUL sobre as importações provenientes de terceiros países (não integrantes do MERCOSUL). 
4ª Questão (2.0 pontos)
Os termos internacionais do comércio – inconterms – são importantes pois além de representar a linguagem universal entre as nações, determinam os direitos e obrigações entre vendedor e o comprador no que diz respeito a fretes, seguros movimentações em terminais, liberações em alfândegas e pagamento de direitos aduaneiros.
5ª Questão (2,0 pontos) 
CIF – Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete) é a cláusula universalmente utilizada em que correm por conta do vendedor todas as despesas, inclusive seguro marítimo e frete, até a chegada da mercadoria no porto de destino designado. Já FOB – Free on Board (Livre a Bordo) o vendedor tem a obrigação de colocar a mercadoria vendida a bordo do navio, no porto designado no contrato. Consideram-se entregues as mercadorias quando elas transpõem a amurada do navio no porto de embarque e a partir daí toda responsabilidade do importador tem inicio.

Continue navegando