Buscar

AP1_2012.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP1
Período – 2012/1º
Disciplina: Comércio Exterior
Coordenador da Disciplina: Nilson Sales dos Santos
Aluno (a): ..............................................................................................................
Pólo: ......................................................................................................................
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
1ª Questão: (2,0 pontos)
A lei nº 8.010, de 29  de Março de 1990 no seu artigo 1° dispõe que “são isentas dos impostos de importação e sobre produtos industrializados e do adicional ao frete para renovação da marinha mercante as importações de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, destinados à pesquisa científica e tecnológica.”
Supondo que determinada universidade deseja promover importação de produtos utilizando transporte marítimo e levando em consideração a legislação citada, qual seria o incoterm mais apropriado?
2ª Questão: (2,0 pontos)
Os organismos internacionais voltados para o comércio entre países fazem parte da estrutura da Organização das Nações Unidas – ONU. Desde 1945 a ONU busca atingir seus objetivos de manter a paz e a segurança internacionais e o comércio exterior participa como instrumento essencial na concretização desses objetivos. São exemplos de organismos internacionais: o FMI, a CCI, o BIRD e a OMC. Qual a função da OMC?
3ª Questão: (2,0 pontos)
O que é “Bloco Econômico”? Qual o seu principal objetivo?
4ª Questão: (2,0 pontos)
Vários são os mecanismos de interferência dos governos sobre o comércio exterior criando dificuldades como a exigência de licença de importação, criando barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias. 
Explique o que é uma Barreira Tarifária.
5ª Questão: (2,0 pontos)
O processo de importação se divide em três fases: Administrativa, Cambial e Fiscal. A fase Administrativa se resume nos procedimentos iniciais e necessários e a Cambial na transferência de moeda. Em que consiste a fase Fiscal?
GABARITO
COMÉRCIO EXTERIOR
AP1 – 2012 I
1ª Questão: (2,0 pontos)
O incoterm mais apropriado é o FOB que segundo a legislação, o uso do transporte marítimo, isenta a instituição de outros encargos o que faz o produto ter seu preço reduzido já que esse custo deixa de compor o preço final.
2ª Questão: (2,0 pontos)
A OMC atua como órgão responsável pelas regras no comércio internacional, estabelecidas nos acordos resultantes das rodadas de negociação realizadas por seus países membros. Em suma, a OMC busca fazer com que os acordos internacionais sejam cumpridos.
3ª Questão: (2,0 pontos)
São uniões de países que mantém relações comerciais preferenciais entre si e que atuam, de forma conjunta, no mercado internacional, em relação aos outros países que não os integram.
Seu principal objetivo é promover o crescimento econômico de seus integrantes.
4ª Questão: (2,0 pontos)
Barreira Tarifária é toda lei, medida, procedimento ou qualquer outra prática que imponha restrições ou obstáculos no comércio entre dois países ou entre um pais e determinado Bloco Econômico.
5ª Questão: (2,0 pontos)
A fase fiscal compreende o Despacho Aduaneiro mediante o recolhimento de tributos e se completa com a retirada física da mercadoria da Alfândega.

Continue navegando