Buscar

Atividade escrita 1, Meio ambiente

Prévia do material em texto

Os fatores sociais e econômicos que influenciam na saúde de um indivíduo, não só existem, como também podem ser conhecidos pela sigla DDS, determinantes sociais de saúde, tem como o conceito bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Além disso, podem ser culturais, raciais, psicológicos e comportamentais.
Esses fatores refletem as condições de distribuição de riqueza, poder e prestígio nas sociedades, como a estrutura de classes sociais, a distribuição de renda, o preconceito com base em fatores como o gênero, a etnia ou deficiências.
O fator que considero como mais relevante a ser comentado é o econômico, onde a existência de diferenças sociais na definição da saúde e da doença. A existência de desigualdade socioeconômica relacionada na distribuição da saúde e da mortalidade é um fato bem estabelecido.
A tuberculose, por exemplo, ainda é uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo e a cada ano cerca de 1,5 milhão de pessoas morrem em decorrência dessa doença. Sendo a maior parte com a população da classe baixa.
Sendo bem notório que grande parte dessa taxa de morte poderia ter sido evitada se houvesse uma melhor distribuição de riqueza entre todas as classes. Sendo a classe baixa a mais prejudicada em relação a saúde, devido ao grande numero comparado aos que tem mais condição.

Continue navegando