Buscar

AVALIANDO FARMACOTECNICA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201603565673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Preparação fitoterápica que consiste na ebulição da droga vegetal em água potável por tempo determinado. Método indicado para partes de drogas vegetais com consistência rígida, tais como cascas, raízes, rizomas,caules, sementes e folhas coriáceas. Tal preparação é denominada:
	
	
	
	Percolação
	
	Maceraçâo
	
	Infusão
	
	Digestão
	 Certo
	Decocção
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201603565617)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A RDC 10 de março de 2010 dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi criada visando a necessidade da construção de marco regulatório para a produção, distribuição e uso de plantas medicinais, principalmente na forma de drogas vegetais, a partir da experiência da sociedade civil nas suas diferentes formas de organização, de modo a garantir e promover a segurança, a eficácia e a qualidade no acesso a esses produtos. A planta ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias responsáveis pela ação terapêutica, após processo de coleta ou colheita, estabilização, secagem, podendo ser íntegra, rasurada ou triturada. Tal conceito refere-se a:
	
	
	
	Marcadores.
	 Certo
	Droga vegetal.
	
	Fitofármaco.
	
	Planta medicinal.
	
	Fitoterápico.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201603543937)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A opção que NÃO ilustra uma limitação da turbo-extração como método de extração é:
	
	
	
	Não pode ser feita a quente.
	 Certo
	Grande chance de gerar artefatos.
	
	Não pode ser utilizado para materiais considerados duros como troncos e galhos.
	
	Após a extração a separação da droga e da solução extrativa por filtração é difícil devido ao tamanho das partículas.
	
	Não pode utilizar solventes inflamáveis.
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201604223035)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As alternativas abaixo representam vantagens do Cultivo sobre o extrativismo, exceto:
	
	
	
	Possibilidade de melhoramento genético.
	
	Coleta no mesmo estágio de maturidade.
	 Certo
	Condições diferenciadas de crescimento (temperatura, luminosidade, latitude/altitude).
	
	Cultura abundante e de qualidade.
	
	Evitar coleta predatória.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201603543841)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Das etapas abaixo qual não pode ser considerada uma etapa no desenvolvimento de um medicamento fitoterápico?
	
	
	
	Etapa Botânica e de estudos agronômicos.
	 Certo
	Etapa Farmacoeconômica e de estudos econômicos.
	
	Etapa Clínica de ensaios in vivo em humanos e farmacovigilância.
	
	Etapa Pré-clínica de ensaios in vitro ou in vivo em cobaias animais.
	
	Etapa Farmacêutica e de desenvolvimento da formulação.
	
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201603699522)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale P para extração parcial e T para extração total e assinale a alternativa correspondente ( ) decocção ( ) turbólise ( ) maceração
	
	
	
	P, P, T
	 Certo
	P, P, P
	
	T, P, P
	
	P, T, P
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201603543944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O método de extração mostrado na figura abaixo é conhecido como
	
	
	
	Percolação.
	
	Extração sob refluxo
	 Certo
	Extração com aparelho de sohxlet.
	
	Enfleurage.
	
	Turbo-extração.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201603565649)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A RDC 87/ ANVISA, de 21 de novembro de 2008, que altera o regulamento técnico sobre Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, estabelece que ¨devem ser realizados, nas matérias-primas de origem vegetal, os testes para determinação dos caracteres organolépticos, determinação de materiais estranhos, pesquisas de contaminação microbiológica (contagem total, fungos e leveduras), umidade e determinação de cinzas totais. E ainda, quando aplicáveis, avaliação dos caracteres macroscópicos para plantas íntegras ou grosseiramente rasuradas, caracteres microscópicos para materiais fragmentados ou pó: A respeito da análise de matérias-primas vegetais, considere as seguintes afirmações: I- A determinação do teor de cinzas totais é realizada através da incineração do material vegetal em cadinho de porcelana até peso constante. Uma vez que cada droga vegetal apresenta um teor de cinzas fisiológicas características, teores acima do limite podem indicar contaminação do material por matérias inorgânicas estranhas à droga. II- A determinação da umidade é importante porque o excesso de água nas drogas vegetais permite a proliferação de microorganismos e a ação de enzimas que deterioram os princípios ativos, comprometendo a qualidade das matérias-primas vegetais. III- È considerado material estranho qualquer material orgânico ou inorgânico que não esteja descrito na monografia oficial da droga vegetal, como insetos, pêlos, areia, pedras e outras sujidades. Não se consideram materiais estranhos outras partes do mesmo vegetal, como, por exemplo, a presença de caules em drogas vegetais constituídas de folhas. IV- A avaliação dos caracteres microscópicos consiste na observação de características anatômicas descritas na monografia farmacopeica, o que inclui estruturas epidérmicas (estômatos, tricomas), tecidos como parênquima, colênquima e esclerênquima, além de estruturas e substâncias como cristais, óleos, amidos, etc. Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	II e V, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, III e IV, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	 Certo
	I, II, III e IV
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201604203233)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A escolha do método extrativo para a retirada eficiente de metabólitos secundários das plantas medicinais depende de vários fatores como tipo de solvente, tamanho de partícula do vegetal, tempo de extração etc. Assinale a alternativa que indica o método de extração que consiste em manter o material vegetal em contato, durante um determinado período de tempo, com um solvente em ebulição, normalmente a água. Ressalta-se que este método é empregado para extração de substâncias de materiais vegetais duros e de natureza lenhosa.
	
	
	 Certo
	Decocção
	
	Extração sob refluxo
	
	Extração em aparelho de Soxhlet
	
	Infusão
	
	Maceração
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201603543763)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Das alternativas abaixo qual é considerada como principal vantagem do método etnofarmacológico no descobrimento de novos medicamentos?
	
	
	
	É um excelente método para descoberta de doenças de alta complexidade como leucemias e outras neoplasias.
	
	Devido à infinidade do conhecimento tradicional é um método que ainda vai ser explorado por muito tempo.
	 Certo
	Trata-se de um estudo direcionado pela indicação de qual planta coletar, como preparar e como se administrar.
	
	Útil na descoberta de moléculas para doenças ditas "novas" como o HIV ou contra bactérias resistentes a antibióticos.
	
	Independe do contato de uma população com um agente patológico para produzir bons resultados.
	
	1a Questão (Ref.:201603544327)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As sementes de linhaça (Plantago ovata Forsk.) são muito populares como preparação tradicional e normalmente são usadas como laxante osmótico. A atividade laxativa apresentada por estas sementes é em função da presença de
	
	
	
	monoterpenos.
	 Certo
	mucilagens.
	
	fosfolipídios.
	
	ácidos graxos como o ácido ricinoléico.
	
	derivados antracênicos.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201603544187)
Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o dissacarídeo abaixo marque a alternativa que dá a conformação e posição da ligação glicosídica, entre os açucares:
	
	
	
	α1,5
	 Certo
	α2,6
	
	α2,5
	
	β2,5
	
	β2,6
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201604183384)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A extração objetiva retirar da planta as substâncias desejadas. Existem vários tipos de extração, chamados de métodos de extração, que variam de acordo com o caráter da substância a ser extraída. Existem fatores que interferem nesta operação, como: características do material vegetal (semelhante à do solvente), o seu grau de divisão (como o solvente deve penetrar no material para possibilitar a difusão, este deve ser dividido de acordo com sua rigidez), o meio extrator (escolher o solvente maior afinidade) e a metodologia utilizada (forma de extração mais indicada para cada caso). Analise as afirmativas relacionadas aos métodos de extração e responda o questionamento: I. Decocção é um método de extração que consiste em manter o material vegetal um contato, durante certo tempo com um solvente (água) em ebulição. Seu emprego é restrito, pois muitas substâncias ativas são alteradas pelo aquecimento prolongado e é empregada com materiais vegetais duros de natureza lenhosa. II. Turbolização é um método de extração que ocorre concomitante com a redução do tamanho da partícula. Pode-se usar liquidificador. III. Extração sob refluxo é um método de extração que consiste em submeter o material vegetal à extração com um solvente em ebulição em aparelho acoplado a um condensador, de forma que o solvente evaporado durante o processo seja recuperado e retorne ao conjunto. Extração altamente eficiente empregando quantidade reduzida de solvente, mas devem ser tomadas precauções com a temperatura. IV. Percolação é um método de extração que tem como característica comum a extração exaustiva das substâncias ativas. A droga vegetal moída é colocada em um recipiente cônico ou cilíndrico (percolador), de vidro ou metal, através do qual é feito passar o líquido extrator. V. Maceração: designa a operação na qual a extração da matéria-prima vegetal é realizada em recipiente fechado, em temperatura ambiente, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	IV
	
	I, IV
	 Certo
	I, II, III, IV, V
	
	III, IV
	
	I, II, V
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201603543944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O método de extração mostrado na figura abaixo é conhecido como
	
	
	
	Percolação.
	
	Turbo-extração.
	
	Extração sob refluxo
	
	Enfleurage.
	 Certo
	Extração com aparelho de sohxlet.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201603544130)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as duas afirmativas abaixo:
 
Todas as plantas na natureza são capazes de fazer o ciclo de Melvin-Calvin ou ciclo C3.
 
PORQUE
 
O ciclo de Melvin Calvin é o processo bioquímico da fotossíntese responsável pela "fixação" do carbono, ou seja, pela transformação do CO2 (gás carbônico) da atmosfera em moléculas orgânicas não voláteis e usadas pela célula vegetal.
 
Após a leitura das afirmativas marque a alternativa correta.
	
	
	
	A segunda afirmativa está correta, mas a primeira não.
	 Certo
	As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmativa está correta, mas a segunda não.
	
	As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas afirmativas estão incorretas.
	
	1a Questão (Ref.:201604223042)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Metabólitos primários são aquelas substâncias imprescindíveis ao desenvolvimento do vegetal. Assinale a opção em que só contém metabólitos primários:
	
	
	
	enzimas, óleos, gorduras, celulose e saponinas;
	
	proteínas, ácidos graxos, polissacarídeos, ácidos nucléicos e alcalóides;
	 Certo
	enzimas, óleos, gorduras, celulose e amido;
	
	óleos, enzimas, terpenos, saponinas
	
	proteínas, antraquinona, polissacarídeos, ácidos nucléicos e flavonoides;
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201604312414)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as reação de identificação abaixo qual pode ser utilizada na identificação de saponinas?
	
	
	
	Teste Iodo
	
	Reação de Pesez
	 Certo
	Formação de espuma persistente
	
	Reação de Liebermann Burchard
	
	Reação de Borntrager
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201604472785)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a figura abaixo assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A estrutura 3 é um flavonoide.
	
	A estrutura 2 é um tanino.
	
	A estrutura 4 é um fenilpropanoide
	 Certo
	A estrutura 5 é um lignoide.
	
	A estrutura 1 é uma cumarina.
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201604092002)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns esteróides presentes na natureza, caracterizam-se pela grande especificidade pelo miocárdio e pela poderosa ação que exercem sobre este. Estes esteróides ocorrem como glicosídeos ligados na posição 3 do núcleo esteroidal e podem ser extraídos de plantas como a Digitalis purpurea ou Digitalis lanata. Assinale a alternativa da classe deste metabólito:
	
	
	 Certo
	Heterosídeos cardiotônicos
	
	Alcaloides
	
	Antraquinonas
	
	Terpenoides
	
	Esteroides
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201604092003)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ginseng é uma raiz muito utilizada na medicina chinesa, pelas suas propriedades tônicas estimulantes, diuréticas e carminativas. O ginseng possui uma mistura complexa de compostos, que apresentam propriedades tensoativas, são solúveis em água, formando espuma por agitação. Assinale abaixo a alternativa que contenha o nome correto da classe de compostos presentes no ginseng:
	
	
	
	Antraquinonas
	
	Flavonoides
	 Certo
	Saponinas
	
	Terpeniodes
	
	Alcaloides
	
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201603543760)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A etnofarmacologia pode ser considerada a
	
	
	
	a ciência que estuda as terapias conhecidas como alternativas.
	
	a ciência que estuda as plantas medicinais.
	
	a ciência que estuda as populações.
	
	a ciência que estuda o nomenclatura das plantas medicinais.
	 Certo
	a ciência que estuda os sistemas tradicionais de saúde.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201603543730)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Abaixo é apresentada uma figura.
 
Considerando as definições apresentadas na RDC 14/2010 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos, marque a opção que melhor caracteriza a figura apresentada.
	
	
	 Certo
	Medicamento Alopático.
	
	Derivado de droga vegetal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	Fitocomplexo.
	
	Droga vegetal.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201603565649)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A RDC 87/ ANVISA, de 21 de novembro de 2008, que altera o regulamento técnico sobre Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, estabelece que ¨devem ser realizados, nas matérias-primas de origem vegetal, os testes para determinação dos caracteres organolépticos, determinação de materiais estranhos, pesquisas de contaminação microbiológica (contagem total, fungos e leveduras), umidade e determinação de cinzas totais. E ainda, quando aplicáveis, avaliação dos caracteres macroscópicos para plantas íntegras ou grosseiramente rasuradas, caracteres microscópicos para materiais fragmentados ou pó: A respeito da análise de matérias-primas vegetais, considere as seguintes afirmações: I- A determinação do teor de
cinzas totais é realizada através da incineração do material vegetal em cadinho de porcelana até peso constante. Uma vez que cada droga vegetal apresenta um teor de cinzas fisiológicas características, teores acima do limite podem indicar contaminação do material por matérias inorgânicas estranhas à droga. II- A determinação da umidade é importante porque o excesso de água nas drogas vegetais permite a proliferação de microorganismos e a ação de enzimas que deterioram os princípios ativos, comprometendo a qualidade das matérias-primas vegetais. III- È considerado material estranho qualquer material orgânico ou inorgânico que não esteja descrito na monografia oficial da droga vegetal, como insetos, pêlos, areia, pedras e outras sujidades. Não se consideram materiais estranhos outras partes do mesmo vegetal, como, por exemplo, a presença de caules em drogas vegetais constituídas de folhas. IV- A avaliação dos caracteres microscópicos consiste na observação de características anatômicas descritas na monografia farmacopeica, o que inclui estruturas epidérmicas (estômatos, tricomas), tecidos como parênquima, colênquima e esclerênquima, além de estruturas e substâncias como cristais, óleos, amidos, etc. Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	 Certo
	I, II, III e IV
	
	I, III e IV, apenas.
	
	II e V, apenas.
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201603543722)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A RDC 14/2010 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos. Para que um medicamento fitoterápico tenha seu registro aprovado é necessária a comprovação junto a ANVISA da sua eficácia e segurança.
Das alternativas abaixo qual das opções NÃO é aceita como forma de comprovação de segurança e eficácia para solicitação do registro de um medicamento fitoterápico.
	
	
	
	Estar presente na ¿Lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado¿, publicada pela ANVISA na IN 5, de 11 de dezembro de 2008, devendo a empresa seguir todas as indicações da legislação em vigor.
	 Certo
	Através de estudos clínicos em Fase 1 ou Fase 2 que tiveram aprovação pelo comitê de ética e do CONEP, seguindo todas as regulamentações adequadas sendo imprescindível o termo de consentimento esclarecido.
	
	Pontuação em literatura técnico-científica baseada na IN05/2008 da ANVISA que fornece a ¿Lista de referências bibliográficas para avaliação de segurança e eficácia de medicamentos fitoterápicos¿.
	
	A tradicionalidade de uso que pode ser comprovada por meio de estudo etnofarmacológico, ou etno-orientado de utilização, documentações técnico-científicas, como a Farmacopéia Brasileira, ou outras publicações
	
	Ensaios pré-clínicos e clínicos de segurança e eficácia utilizando o "Guia para a realização de estudos de toxicidade pré-clínica de fitoterápicos" encontrado na RE 90/2004 da ANVISA.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201603543945)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O método de extração mostrado na figura abaixo é conhecido como
	
	
	
	Turbo-extração.
	
	Extração com aparelho de sohxlet.
	
	Percolação.
	 Certo
	Extração sob refluxo.
	
	Enfleurage.
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201603543710)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A RDC 14/2010 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos. Na sua seção II é apresentada a seguinte definição: "produto da extração da planta medicinal in natura ou da droga vegetal, podendo ocorrer na forma de extrato, tintura, alcoolatura, óleo fixo e volátil, cera, exsudato e outros".
Das alternativas abaixo marque a que se enquadra ao conceito apresentado na definição:
	
	
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	Fitocomplexo.
	 Certo
	Derivado de droga vegetal.
	
	Droga vegetal.
	
	Planta medicinal.
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201603543866)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dos fatores apresentados abaixo qual NÃO irá afetar a extração de uma droga?
	
	
	
	pH.
	
	Temperatura
	
	Estado de divisão da droga.
	 Certo
	Tamanho do recipiente onde ocorrerá a extração.
	
	Natureza do solvente.
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201603543763)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Das alternativas abaixo qual é considerada como principal vantagem do método etnofarmacológico no descobrimento de novos medicamentos?
	
	
	
	É um excelente método para descoberta de doenças de alta complexidade como leucemias e outras neoplasias.
	
	Independe do contato de uma população com um agente patológico para produzir bons resultados.
	
	Útil na descoberta de moléculas para doenças ditas "novas" como o HIV ou contra bactérias resistentes a antibióticos.
	
	Devido à infinidade do conhecimento tradicional é um método que ainda vai ser explorado por muito tempo.
	 Certo
	Trata-se de um estudo direcionado pela indicação de qual planta coletar, como preparar e como se administrar.
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:201603543715)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A RDC 14/2010 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos. Na sua seção II é apresentada a seguinte definição: "espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos". 
Das alternativas abaixo marque a que se enquadra ao conceito apresentado na definição:
	
	
	 Certo
	Planta medicinal.
	
	Fitocomplexo.
	
	Derivado de droga vegetal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	Droga vegetal.
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:201603543931)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O método de extração mostrado na figura abaixo é conhecido como:
 
 
	
	
	
	Digestão.
	
	Decocção.
	
	Percolação.
	
	Infusão.
	 Certo
	Maceração.
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201603566399)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Leia atentamente os tópicos: I- Quando dois líquidos imiscíveis são agitados mecanicamente, no início ambas as fases tendem a formar gotículas. Quando se pára a agitação, as gotículas coalescem lentamente e os dois líquidos separam-se. II- O tempo de vida das gotículas que compõem uma emulsão, aumenta quando se adiciona um emulgente aos dois líquidos imiscíveis, embora só uma fase continue a formar gotículas por algum tempo. Esta fase é chamada de fase interna e encontra-se rodeada pela fase externa. III- Um emulgente atua, e é definido, como um estabilizante da forma da gotícula (glóbulos) da fase externa. Tendo por base a sua estrutura, os emulgentes podem ser descritos como moléculas que possuem duas partes distintas: uma parte hidrofílica ( ou oleofóbica) e uma hidrófoba (ou oleofílica). IV- No que diz respeito ao tipo de emulsão, as emulsões O/A são mais úteis como bases de fármacos laváveis e para os propósitos gerais dos cosméticos. As emulsões do tipo A/O são usadas mais largamente no tratamento de pele seca e como emolientes. V- O conhecimento do EHL necessário permite a seleção de um emulgente ou, a combinação de emulgentes, que irão dar origem ao valor de EHL necessário para preparar devidamente a emulsão. Está (ão) incorreta (s) a (s) afirmação (ões):
	
	
	
	II e V.
	
	I e IV.
	
	III e V.
	 Certo
	III, apenas.
	
	I e III.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201603565567)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A inclusão de agentes floculantes na preparação de uma suspensão é importante para evitar
	
	
	
	a sedimentação lenta das partículas.
	
	a redispersão lenta das partículas.
	 Certo
	a formação de sedimento compacto.
	
	a formação de sedimento frouxo.
	
	a redispersão rápida das partículas.
	
	Código de referência
da questão.
	3a Questão (Ref.:201604597775)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São sistemas dispersos constituídas de duas fases líquidas imiscíveis (oleosa e aquosa), onde a fase dispersa ou interna é finamente dividida em outra fase dita fase contínua ou externa. Devido à incompatibilidade, a dispersão só é conseguida com o uso de:
	
	
	
	agentes umectantes
	
	agentes desagregantes
	
	agentes floculantes
	 Certo
	agentes emulsificantes
	
	agentes suspensores
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201604259974)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As formas farmacêuticas foram desenvolvidas para facilitar a administração de medicamentos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. Com relação às formas farmacêuticas emulsões e suspensões assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A emulsão é uma forma farmacêutica pouco versátil; por isso, não existem muitas formulações que a utilizem.
	
	A velocidade de sedimentação das partículas de uma suspensão deve ser rápida e a agitação deve ser vigorosa para que ocorra redispersão das partículas.
	
	A emulsão é uma dispersão na qual a fase dispersa é líquida, e o meio de dispersão é sólido.
	
	No tipo mais comum de emulsão, a emulsão óleo em água (O/A), a fase dispersante, ou externa, é o óleo; enquanto a fase dispersa, ou interna, é a água.
	 Certo
	Um efeito não desejado, que interfere com a estabilidade de uma suspensão, é o caking, fenômeno que ocorre quando as partículas estão agregadas de modo bastante próximo, o que dificulta a sua redispersão.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201604325038)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Como os dois componentes básicos de uma emulsão estão representados pela água e pelo óleo ou outra substância lipossolúvel, pode-se classificar tais sistemas em dois tipos distintos, de acordo com a natureza da respectiva fase dispersa. Pode-se afirmar que:
	
	
	
	Assim, se água constitui a fase dispersante, estaremos em face de uma emulsão A/O.
	
	Assim, se o óleo constitui a fase dispersa, estaremos em face de uma emulsão O/A.
	
	Assim, se o óleo constitui a fase dispersante, estaremos em face de uma emulsão O/A.
	 Certo
	Assim, se o óleo constitui a fase dispersa, estaremos em face de uma emulsão A/O.
	
	Assim, se a água constitui a fase externa, estaremos em face de uma emulsão A/O.
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201603565442)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Durante a formulação de pomadas deve-se considerar alguns fatores. Pode-se afirmar que entre os fatores que aumentam a penetração do ativo estão, exceto:
	
	
	 Certo
	Desidratação do tecido cutâneo
	
	Nenhuma das respostas acima
	
	Maior área de aplicação
	
	Maior lipossolubilidade
	
	Excipiente queratolíticos
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201604497201)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na formulação de um creme rinse cada componente possui uma função específica, de acordo com suas propriedades químicas. Sendo assim, indique qual das substâncias representa um tensoativo catiônico.
	
	
	
	Metilparabeno
	
	Álcool cetoestearílico
	
	Água destilada
	 Certo
	Cloreto de cetiltrimetilamônio
	
	Propilparabeno
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201603565463)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na fabricação da forma farmacêutica suspensão, é necessário garantir que o fármaco a ser suspenso tenha um tamanho de partícula bastante reduzido, assegurando que tais partículas fiquem suspensas com baixa velocidade de sedimentação.
	
	
	
	O estado da suspensão floculada ou defloculada não depende da magnitude das forças de repulsão e atração entre as partículas.
	
	A formulação ideal de uma suspensão seria um sistema floculado, com uma viscosidade suficientemente elevada para prevenir a sedimentação.
	
	A formulação ideal de uma suspensão seria um sistema floculado, com uma viscosidade baixa para acelerar a sedimentação.
	 Certo
	A ocorrência do ¿Caking¿ se deve a partículas dispersas com elevado potencial zeta e o tipo de sedimento está relacionado com a carga das partículas em suspensão.
	
	Para garantir uma molhabilidade adequada, a tensão interfacial entre o sólido e o líquido deve ser aumentada de maneira a facilitar a dispersão das partículas no liquido.
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:201604609819)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na fabricação da forma farmacêutica suspensão, é necessário garantir que o fármaco a ser suspenso tenha um tamanho de partícula bastante reduzido, assegurando que tais partículas fiquem suspensas por mais tempo e com baixa velocidade de sedimentação. Analise as afirmativas abaixo e marque a sequencia correta de respostas verdadeiras (V) e falsas (F).
(    ) O estado da suspensão floculada e defloculada não depende da magnitude das forças de repulsão e atração entre as partículas.
(    ) Para garantir uma molhabilidade adequada, a tensão interfacial entre sólido e líquido deve ser reduzida de maneira a facilitar a dispersão das partículas no líquido.
(    ) O fenômeno de "caking" é caracterizado pela baixa velocidade de sedimentação das partículas evitando que o líquido fique preso ao sedimento, ficando mais compacto e dificultando a sua redispersibilidade.
(    ) Para uma baixa velocidade de sedimentação é necessário a redução do potencial zeta, de acordo com as forças de atração e repulsão das partículas.
(    ) A formulação ideal de uma suspensão seria um sistema floculado, com uma viscosidade suficientemente elevada para prevenir a sedimentação.
	
	
	
	F-F-V-V-V
	
	V-V-V-F-F
	 Certo
	F-V-F-F-V
	
	V-F-V-F-V
	
	F-V-F-V-V
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:201604243671)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As emulsões são sistemas bifásicos nos quais um líquido está disperso em outro líquido na forma de pequenas gotículas. A emulsificação de duas fases imiscíveis pode ser obtida quando se aplica energia a um sistema para criar uma barreira física e/ou eletrostática em torno das gotículas formadas. O agente empregado para possibilitar emulsificação a partir da redução da tensão superficial é:
	
	
	
	Edulcorante
	
	Estabilizante
	
	Antioxidante
	 Certo
	Tensoativo
	
	Quelante

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais