Buscar

2594955_142096_TCC LETRAS 1 PRONTINHO sobre artigo

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS
OLIVEIRA, Eliane Rufino Bezerra¹	Comment by Lucília: Prezada aluna,Trechos do texto enviado foram encontrados em sites da internet, sem a indicação de autoria, o que se caracteriza como plágio, fato que impossibilita a avaliação do trabalho.A falta de indicação de autoria pode ser enquadrada como violação de direito autoral, podendo o autor do fato arcar com as consequências previstas em lei (lei nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998). As orientações abaixo foram feitas na versão anterior:De acordo com a orientação que consta no Manual, na página 10 o item 3.2, o artigo deve ter 15 a 20 páginas de conteúdo. Nos itens do artigo está indicado o número de página que deve conter, sendo: 1 para o RESUMO, até 2 para a INTRODUÇÃO e até 2 para as CONSIDERAÇÕES FINAIS. As páginas das REFERÊNCIAS não são contadas, pois este é um requisito pós textual, bem como Anexo e Apêndice.O item METODOLOGIA: normalmente recomenda-se apenas 01 página, mas ele se modifica quando é realizado o relato da experiência de estágio. O seu artigo contém com 7 páginas.Peço que reformule o conteúdo de seu artigo, amplie sua pesquisa, veja as indicações das frentes temáticas que constam no Manual, também indiquei para você ver. Bons estudos e até mais, profa. Lucília Bonfim.
RU2594955
²
RESUMO
O campo do conhecimento de Estágio Curricular Supervisionado é visto como fator relevante na ação educativa e no desenvolvimento dos saberes docentes indissociáveis da prática pedagógica. Desse modo, esse Estágio se concretiza no âmbito da teoria-prática como um paradigma inerente ao futuro profissional docente e se dá nas práxis. Entretanto, vem sendo frustrado por dificuldades no campo do Estágio Supervisionado. Nessa perspectiva, esse artigo objetivou identificar a importância do estágio e as dificuldades enfrentadas pelos docentes do Curso de graduação em letras, no que diz respeito à relação teoria/prática pedagógica e seus enfretamentos nas ações diárias de um professor. Para isso, a presente pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem quantitativa, onde a observação trouxe os resultados. Assim, em primeira instância, foi feito um levantamento bibliográfico do tema que serviu de objeto de estudo para pesquisa. De posse dessas informações, foram visitadas duas escolas estaduais na cidade de Campo Belo MG, nas quais foram usados instrumentos metodológicos como o questionário para coletas de dados com professores de português. 	Comment by Lucília: Trecho encontrado no site:https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/85Trecho encontrado no site: https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/download/85/33	Comment by Lucília: Trecho adicionado	Comment by Lucília: Trecho adicionado	Comment by Lucília: Trecho adicionado	Comment by Lucília: Trecho adicionado
PALAVRAS-CHAVE: Estágio Curricular. Professores. Alunos. Teoria/Prática.
	
__________________
¹ Graduada em Letras, cursando Segunda Licenciatura em Letras – Uninter
²
1.INTRODUÇÃO	Comment by Lucília: O foco deste item é o artigo e não o Relatório de Estágio. O conteúdo é praticamente o mesmo da outra versão.Veja o que foi indicado na versão anterior:Este item deve indicar como o artigo está construído, o problema e a justificativa devem ser ressaltados, os objetivos também.Veja o que consta no Manual:Na introdução, o aluno deve [...] apontar o tema de estudo situando o contexto/assunto em que está inserido o objetivo geral [...] e os objetivos específicos [...], o problema [...] e a justificativa do seu trabalho, finalizando com a apresentação de forma sucinta sobre o modo como o artigo está estruturado. Deve ter, no máximo, 2 (duas) páginas e texto deve ser construído de forma discursiva (não sob a forma de tópicos, por exemplo). A fonte deve ser Arial, tamanho 12 com espaçamento 1,5.
O estágio supervisionado na educação fundamental II tem como objetivo proporciona ao acadêmico uma introdução ao mercado de trabalho e como e na pratica o dia a dia escolar.	Comment by Lucília: É necessário corrigir
O acadêmico tem a oportunidade de refletir e de ter uma visão mais ampla de como é a realidade presenciada dentro de uma escola. Com isso passa a compreender a complexa relação entre a teoria e a pratica dos docentes.
O estágio supervisionado prepara o acadêmico para ter uma autonomia e capacidade para o trabalho, construindo sabedoria pedagógica para tomar decisão e adquirir conhecimento essencial para exercer a profissão.
Através dessa observação o que as práticas utilizadas pelos professores estabelecem vínculos de aprendizado do diferenciado.
O estágio supervisionado na educação fundamental II foi realizado em uma escola estadual de campo belo onde deu início. O estágio foi realizado período de 28 de setembro de 2018 a 09 de outubro de 2018, das 13:00 ás 17:00 horas.
Este relatório traz em sua composição e da descrição das atividades realizadas pelo acadêmico, a relação entre docente e acadêmico e suas observações 
 Sobre a estrutura física e administrativa da instituição e sua impressão de forma global acerca da instituição educacional em questão. 
A educação infantil vem recebendo o devido valor os últimos décadas onde estudiosos renomados como Piaget, Vygostsky e Wallom entre outros, vem comprovando que, é nessa fase do desenvolvimento que o indivíduo aprende habilidades básicas, para a formação de outras mais complexas.
Como, por exemplo a coordenação motora grossa e fina, percebe-se que a educação fundamental II passa a ter novas dimensões e por esse motivo é necessário que tenhamos uma maior reflexão.
2. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL	Comment by Lucília: O corpo de texto continua pautado na sua experiência de estágio.No Manual consta essa indicação:Os temas nos quais você poderá pesquisar em seu TCC são:a) Gestão Educacional b) Docência no Ensino Fundamental II (Anos finais) c) Docência Ensino Médio d) Tecnologias Educacionais
A realização do estágio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de confrontar a teoria estudada com a realidade da sala de aula além de observar o trabalho e o diálogo com os profissionais da modalidade que aqui em questão é educação fundamental II. Um dos objetivos do estágios é de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica enredando-se com a realidade educacional, organizando o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para sua profissão profissional.	Comment by Lucília: o mesmo conteúdo 	Comment by Lucília: específica
A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011)
 Esse momento do estágio deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada das práticas utilizadas pelos docentes que já atuam na área, para que podemos ter uma reflexão por parte do aluno.
2.1 Observação e interação	Comment by Lucília: A fundamentação teórica assemelha-se a um diálogo, que você estabelece com os autores e com as pessoas que leem seu artigo. A narrativa deve trazer suas reflexões e contribuições, demonstrando o entendimento que você tem do conteúdo que está abordando, juntamente com o dos autores.
Nas aulas observadas, o professor sempre muito gentil e educado, apresentou a turma, dessa forma o estágio aconteceu de maneira bem participativa, exploratória e rica em conhecimento sobre a didática utilizada pelo educador. Em sua rotina de aula pode-se perceber que existe variações, pois há atividades em várias categorias, o planejamento de aula está sempre presente, o próprio salienta este de maneiramuito essencial.
De forma muito criativa, dinâmica e desafiadora o professor elabora o conteúdo a ser trabalhado, proporcionando uma aprendizagem interdisciplinar, dando ênfase na interação social e responsabilidade para com os alunos, no referido período de observação , as aulas observadas falam sobre escritores consagrados como Paulo freire, Carlos Drummond de Andrade, ao decorrer das aulas observadas o professor realiza conversas informais sobre o deferido tema sobre os escritores .Durante a realização do estágio em sala de aula ,o mesmo me exigiu prontidão durante as aulas observadas ,pois não sabia ao certo o momento em que o professor iria solicitar minha participação. 
O estágio em sala de aula me ajudou a compreender melhor De como ser um bom professor em sala de aula e a valorizar cada vez mais essa formação.
2.2 Concepção pedagógica da escola	Comment by Lucília: Quando reelaborar o artigo, lembre que as citações com os autores, diretas, longas e curtas, são imprescindíveis.Normas da ABNT para Citação Longa (mais de 3 linhas no livro ou texto lido)Recuo de 4 cm à esquerda; texto justificado; Arial 10; espaço simples; sem recuo de parágrafo na primeira linha; sem aspas; sem itálico; sem separação de parágrafo, mesmo que tenha no texto lido. O espaço que antecede e o que fica após a citação longa deve ser de 1,5.O autor deve ser citado pelo SOBRENOME, indicado ao final da citação, seguido do ano de publicação e página do livro. (SOBRENOME, ano, p. X)Se for indicação de site, o procedimento é o mesmo, indicando apenas o ano da publicação da matéria na internet.Se o autor estiver citado no parágrafo que antecede a citação, não é necessário que a indicação seja repetida ao final do trecho. Indica-se o Sobrenome cursivamente, e o ano de publicação e página entre parêntese. Exemplo:De acordo com Silva, (2015, p.123)Normas da ABNT para Citação Curta (até 3 linhas no livro ou texto lido):Deve ser feita dentro do parágrafo, com destaque apenas de aspas, sem uso de itálico no trecho. O SOBRENOME do autor deve ser indicado entre parênteses ao final da citação, indicando também o ano da publicação e a página do livro ou texto. Se for publicação na internet, indique o ano. (SOBRENOME, ano, p. X)
 Sendo por meio de consulta ao Projeto Político Pedagógico da instituição estagiada que a concepção e os princípios norteadores mais amplos da instituição e adotar um trabalho com orientações e práticas de acordo com as normas contidas no PPP, no Regimento da instituição e nas leis contidas no processo educativos, integrando assim, todas as modalidades da Educação Básica, esta flexibilidade estabelece novas formas de ensino aprendizagem. Pois para a escola, o importante e o aproveitamento do conhecimento como um todo mediante uma pratica pedagógica que dispõe de formas próprias de educação que correspondem as demandas do Planejamento escola de cada etapa da escola.
 Pois a proposta pedagógica da escola, portanto ,e a formação do educando para que o mesmo desenvolva novas habilidades e competências ao inserir-se na sociedade e para isso ,e necessário educar de forma que a vida escolar proporcione um desenvolvimento amplo com conhecimento capaz de dialogar e questionar .Concepção essa que se encontra no Art.1 da LDB , onde diz que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar ,na convivência humana ,no trabalho ,nas instituições de ensino e pesquisa ,nos movimentos sociais e organização da sociedade civil e na manifestações culturais”. Reforçado pelo s 2 onde cita que “A educação escolar devera vincular-se ao mundo do trabalho e pratica social.”	Comment by Lucília: corrigir
O direito a educação e uma construção que se edifica por meios de aprendizagens e conhecimentos contínuos, dentro ou fora da escola, resultando este que são adquiridos durante toda uma vida. Portanto, o ensino entre a teoria e a prática não podem ser mediados como algo definitivos; pois são passiveis de atualizações a cada instante, porque o ato de ensinar/aprender deve ser gradativo. 
Portanto sendo assim, e importante enfatizar que o Projeto Político Pedagógico não e da instituição e sim da comunidade que busca um modelo de instituição que venha transmiti conhecimento para a formação geral do educando que o levará a inserir-se futuramente na sociedade ,ou seja, a escola está, sempre embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Resoluções vigentes ,onde procura sempre reconhecer a participação construtiva e a intervenção do professor para mediarem a aprendizagem que favoreça o desenvolvimento das capacidades necessárias a formação do indivíduo. 
A primeira concepção no processo educativo acentua-se na aprendizagem gradativa de forma a ser estabelecida na vida social, religiosa, profissional e econômica, pela simples aceitação dos hábitos , costumes e crenças praticadas por cada indivíduo na comunidade .Todo tem direito a educação e são responsáveis por sua construção .O direito de cada cidadão e a construção que se alicerça por meio da aprendizagem e conhecimento gradativo ,dentro e fora da instituição, ou seja, e o PPP que se deve evidenciar uma educação ampla , diversificada e de qualidade para a comunidade.
A escola trabalha de forma que inclui várias correntes, como evidencias ao movimento da escola renovada .Nela o centro das atividades escolar não e apropriadamente o docente ,nem a metodologia ,mas sim o aluno, como ser ativo e crítico, onde o mais importante e o processo de aprendizagem ,sendo assim, o professor e visto como mediador na busca de conhecimento .A escola reconhece aa importância da participação construtiva de cada educando ,que de uma forma ou de outra favorece o desenvolvimento e capacidade e habilidades necessárias a sua formação continua. 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 	Comment by Lucília: Neste item você deve retomar o conteúdo apresentado, tecer comentários sobre o que foi abordado, ressaltando os pontos principais e ensejando novas pesquisas diante de dificuldades encontradas. Algumas reflexões feitas no corpo de texto podem ser repetidas no item final e, retomar um aspecto da Introdução é interessante também, indicando o fechamento ao artigo.Veja o que consta no Manual do TCC:O texto de Considerações Finais deve apresentar uma retrospectiva dos principais elementos da pesquisa, desde a problematização (apresentação do problema) até a escolha dos procedimentos metodológicos, apresentando e discutindo os resultados e demonstrando que os objetivos da pesquisa foram alcançados.As Considerações Finais terminam o artigo com a apresentação de inferências/resultados, conclusões, indicações de pesquisas futuras ou até mesmo de novas indagações. Pontos significativos da trajetória da pesquisa, indicando dificuldades, surpresas, devem ser descritos, assim como a indicação da necessidade de novos estudos científicos sobre o tema abordado. 	Comment by Lucília: Leia abaixo um aviso que somos orientados a fazer ao acadêmico:Aviso importante! Não reproduza integral ou parcialmente textos publicados, mesmo que de autoria própria, sem observar as regras pertinentes às citações diretas ou indiretas e de referências, de acordo com as normas da ABNT. A falta de citação de autoria pode ser enquadrada como violação de direito autoral, podendo o autor do fato arcar com as consequências previstas em lei (lei nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998).
O Estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes. Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino.	Comment by Lucília: Trecho encontrado no site:https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/importanciado estagio supervisionado para a formacao de professores.pdf 
A sala de aula é o local mais importante da escola. É o espaço de comunhão. Um lugar sagrado. Tudo mais existe em função da sala de aula. A biblioteca, o refeitório, a cantina, as áreas de recreação, as quadras de esporte, as salas de multimídias, a secretaria, a direção, tudo está a serviço do sucesso na sala de aula.	Comment by Lucília: Trecho encontrado no site:http://info.geekie.com.br/sala-de-aula/
As crianças e suas famílias colocam todas as esperanças na sala de aula. É ali que tudo acontece. Uma criança pode ter na sala de aula o começo de seu sucesso. Mas, lamentavelmente, pode ter ali um local para decepções consigo mesma, com os professores, com os colegas, com a vida.
Todos nós adultos, que tivemos chance de estudar, acumulamos histórias e mais histórias a contar de nossas salas de aula. Se um aluno é valorizado na sala de aula, isto elevará a sua auto estima e ele aprenderá qualquer disciplina.
E no âmbito da sala de aula, o mais importante é como acontecem as relações entre professores e os alunos, e dos unos entre si. É o prazer da convivência que vai motivar os alunos a retornarem à escola. É importante o ambiente da sala de aula: que seja limpo, que seja bem decorado, que seja bem claro, que seja atraente. Mas os alunos voltarão à sala de aula pela certeza de que serão valorizados.
A escola não pode estar desvinculada da vida, do mundo que a rodeia, mas tem de estar em sintonia com a comunidade e com o tempo em que vivemos. Logo, a escola responsável não ensina a memorizar, mas a refletir, fazer relações entre dados, informações e ideias, desafiar o senso comum, aprender a pesquisar saber trocar ideias, ou seja, aprender a aprender.	Comment by Lucília: Trecho encontrado no site:https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/download/85/33
REFERENCIAS 	Comment by Lucília: Normas da ABNT para REFERÊNCIASTodos os autores citados no trabalho, obrigatoriamente, deverão constar na lista de Referências. Autores não citados no texto não deverão ser incluídos.A palavra REFERÊNCIAS deve ser indicada em negrito e com letras maiúsculas.**********************************************Os SOBRENOMES dos autores devem ser indicados em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Os nomes devem seguir a forma cursiva de indicação. As indicações deverão ser feitas no formato texto justificado, em espaço simples, em arial 12, sem itálico, sem aspas, sem recuo de parágrafo; o título deve ser indicado em negrito. Inserir um espaço de 1,5 separando cada indicação. Não inserir numeração ou qualquer sinal de destaque antes do sobrenome do autor.Os títulos das obras devem ser indicados em negrito e sem itálico ou aspas.O título principal deve ser indicado em negrito, e não o secundário. Por exemplo:SILVA, José. A História da Brasil. In: História Geral. Vol. 4, p.45-190. São Paulo: Cortez. 2005.Isto altera a forma anterior: A História do Brasil. In: História Geral.**************************************************Normas da ABNT para livros e sites são as mesmas. As publicações não devem ser indicadas separadamente, e sim, seguindo a ordem alfabética.SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito. Edição. Editora: Local. Ano de publicação.SOBRENOME, Nome do autor. Título da matéria em negrito. Disponível em: www.link do site. Data do acesso = dia, mês, ano.Obs.: Retire o hiperlink do endereço. Em alguns sites os nomes dos autores constam ao final da matéria.Em outros, a autoria não é indicada. Quando isto ocorrer, no local do nome do autor, indica-se o nome do site. Dê preferência aos que indicam autores.Quando for órgão público ou assemelhados, indica-se o nome por extenso, seguido da sigla. Por exemplo: Ministério da Educação e Cultura – MEC. Disponível em: endereço do site. Acesso em:__/__/____Quando ocorre a indicação de segunda obra de um mesmo autor, substitui-se o sobrenome e nome por 6 caracteres ______ em seguida indica-se o título em negrito. Local: Editora. Ano de Publicação.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação douniversitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 12 jan.de 2019
OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia. Ano V, n. 14, 2006. Disponível em http://www.um.es/ead/red/14/. Acesso em:14 jan. 2019.

Continue navegando