Buscar

Discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Defina o que são padrões de desenvolvimento e exemplifique dois padrões presentes na arquitetura JEE. → São padrões criados a partir de algumas melhores práticas pré­definidas. Dois exemplos interessantes de padrões presentes na arquitetura JEE são o FlyWeight e o Proxy.
Quais as características do JPA e o que muda em relação ao JDBC puro? → JPA trabalha com anotações para efetuar o mapeamento objeto-relacional de forma simples, recuperando os dados e tratando de toda a interface com o JDBC. Com o uso do JDBC puro é necessário escrever todo o código SQL em meio ao código JAVA. Além disso, embora o JDBC puro seja mais rápido em situações mais simples, o JPA ganha vantagem em ambientes de alta concorrência devido ao cache de objetos.
Um objeto JavaBean, dentro de uma JSP pode ter uma definição de escopo (tempo de vida de objeto - contexto do objeto) em até 4 escopos distintos. Quais são eles? e qual o tempo de vida - contexto do objeto em cada escopo? → 1.page - disponível apenas no contexto da página. 2.request - disponível para a requisição HTTP no contexo do objeto request. 3.session - duração da sessão do cliente no contexto do objeto session. 4.application - pode ser usado no contexto da aplicação por qualquer outro componente no aplicativo Web.
 Dentro de uma arquitetura MVC, deseja-se que todas as requisições passem por um ponto central, sendo delegadas aos responsáveis pelo processamento e, ao final, direcionando os resultados para as visualizações corretas. Qual o padrão de desenvolvimento mais adequado para a tarefa e como deve ser implementado em um sistema Web Java? → Front Control, implementado através de servlet.
Num projeto Java web, que utilize JSP / SERVLET, que objeto é utilizado na SERVLET para recuperar/obter dentro da SERVLET, os valores dos campos do formulário submetidos ao servidor e quem é responsável por instanciar esse objeto? → O objeto é o REQUEST. A instanciação e envio desse objeto à SERVLET como parâmetro é Container Web Java.			getParameter() => recupera informações do formulário HttpServletRequest => instancia o objeto
Qual a importância do arquivo "web.xml" para um aplicativo Web feito em Java? → O arquivo web.xml guarda todas as configurações globais do aplicativo web, incluindo o mapeamento de Servlets, time-out de sessão, página inicial, página de erro, e parâmetros a serem lidos pelos Servlets.
A arquitetura de Web Services caracteriza-se por utilizar XML em todos os níveis e funcionalidades providas. Identifique os três componentes XML principais da arquitetura, explicando resumidamente a função de cada um deles. → SOAP, que é o protocolo de comunicação.; WSDL, que provê a assinatura dos serviços oferecidos.; UDDI, que trata do registro de serviços.
As páginas JSP são uma tecnologia Java similar ao ASP, da Microsoft, que permitem a inclusão de trechos dinâmicos feitos em Java em meio a código HTML, viabilizando uma forma mais simples de resposta às solicitações HTTP. Cite vantagens e desvantagens do JSP, e expresse qual a relação destas páginas com a tecnologia de Servlets. → A principal vantagem do JSP é a facilidade para desenhar as páginas de resposta, com a possibilidade de utilizar editores gráficos, aproveitando todo o potencial criativo dos designers. Como desvantagem, o estilo de programação dificulta o reuso, além de estimular o corte e colagem, o que acaba por dificultar as tarefas de manutenção. De qualquer forma, JSP serve como base para a criação de muitos frameworks, como JSF e PrimeFaces, e ao contrário de outras linguagens baseadas em páginas, que são sempre interpretadas, o JSP é transformado em Servlet pelo container, funcionando de forma compilada.
Em uma página JSP, podemos ter três tipos de elementos na página. Apresente estes três tipos e uma breve explicação sobre as suas funções. → Elementos de Script que são inseridos diretamente no servlet; Diretivas que permitem a manipulação do código gerado como servlet; Ações que possibilitam o uso de outros componentes, como Java Beans.
Dada a definição da classe a seguir, quais problemas poderiam ocorrer, se ela fosse herdada? Como vocêevitaria esses problemas?					public class Point { 										public Point (int x, int y){ 									this.x = x;											this.y = y; 
} 
public Point getLocation( ) { return new Point (x, y); } 
	public void move (int x, int y) { 
	this.x = x; 
this.y = y; 
	} 
	public void setLocation (int x, int y){ 
	this.x = x; 
	this.y = y; 
	} 
	public void setLocation(Point p){ 
	this.x = p.x; 
	this.y = p.y; 
	} 
	public int x; 
	public int y; 
	}
→ Toda classe terá acesso direto à representação interna de Point. Tal acesso irrestrito destrói o encapsulamento. Tornar x e y privados resolveria a situação.
 11. Existem um conjunto de variáveis que representam os objetos dos servlets. Apresente estas quatro variáveis apresentando suas funcionalidades. → out - Representa a saída para a página HTML; request - Representa a comunicação do cliente com o servidor; response - Representa a comunicação do cliente com o servidor; session - efetua o controle de seção.
 12.

Outros materiais