Buscar

rt 3

Prévia do material em texto

: Manuseio do microscópio óptico.
: Observação de células da mucosa da boca e de epiderme de cebola.
3- AULA: Transporte da membrana: efeito da exposição de células (Mucosa da boca e cebola) a solução concentrado NaCl.
: Observação de célula nervosa (Lámina histológico de cerebelo)
: Observação de ciclose em células vegetais de elodea e alternanthera.
6- AULA: Observação de células ciliadas e flageladas (Lâmina histológica de testículo e traquéia).
: Observação de células com microvilosidade (Lâmina histológica de intestino delgado).
: Observação de células epiteliais de tecido conjuntivo propriamente dito (Lâmina histológica de pele).
MATERIAIS
Microscópio
Álcool
Éter
Lâmina
Metileno
Lamínula
NaCl
Cebola
Sangue
Mucosas da boca
Glicose
Água
Folha de elodea
Pinça
Palito
Papel
MÉTODOS
1
FINALIDADE
Estudo do microscópio
PROCEDIMENTO
Primeiro vimos como o microscópio funciona e suas principais peças da estrutura que são componentes ópticos e componentes mecânicos .
Componentes ópticos que são : Lente ocular, Lente objetiva , condensador.
Componentes mecânicos que são : Revólver, Mesa ou Platina, Diafragma ( controle do condensador ), Presilha, Parafuso de charriot.
Foi ajustado grosseiro o parafuso macrómetrico (objetiva 4x), e também foi ajustado fino o parafuso micrómetrico (demais objetiva).
E depois vimos a manutenção e a limpeza da máquina.
Se material biológico for o sangue é utilizado a lente objetiva em 100x = imersão.
Os materias necessários para a limpeza do microscópio são o alcoól e éter, e não podem ser apenas um elemento químico como o alcoól, pois não retiraria totalmente os fluídos da objetiva.
 2
FINALIDADE
Estudo das células da mucosa da boca e da célula da boca
PROCEDIMENTO
Fizemos a coleta pegamos um palito raspamos dentro da boca, entre as bochechas e retiramos o material biólogico e depois com uma pinça retiramos com cuidado um pedaço de cebola.
Ajeitamos a lâmina no microscópio nesses seguintes passos:
O 1º passo é ter lâmina limpa sem contaminanteO 2º passo é fazer um esfregaço, pegando uma amostra de mucosa da boca e cebola, esfregando (para espalhar) sobre a lâmina.O 3º passo é colocar o metileno na lâmina junto com a lamínula.
O 4º passo é colocar no microscópio e na objetiva de 40x.
O 5º passo é a observação da célula.
Vimos como funciona as estruturas da células da mucosa da boca e das células de cebola, deu para ver o núcleo e cada estrutura da células estudadas. A Partir do núcleo da célula em aumentativa e diminutiva. Vimos também pequenas formas da organização de cada componente celular.
FINALIDADE
Estudo do transporte da membrana
PROCEDIMENTOS
Aplicamos o mesmo procedimento da coleta anterior
Primeiro depositamos o material biológico sobre a lâmina do microscópio, depois gotejamos corante azul metileno sobre a lâmina e aguardamos 5 minutos, e depois retiramos o excesso de corante da lâmina com papel absorvente. E gotejamos a solução de NaCl 3%, quando observamos no microscópio e desenhamos o material observado em aumentativo total de 400x (As células da mucosa da boca) e a 100x (As células da cébola), e discutimos na aula o que foi observado e fizemos uma pequena comparação com uns sequintes aspecto das células analizadas na forma anterior.
Eu observei que a célula da mucosa da boca ocorreu uma pequena alteração quando eu gotejei uma pequena gota de NaCl, ela se retraiu ou seja, a célula diminui de tamanho.
A célula da cebola foi comparada com a aula passada e ocorreram muitas mudanças na célula, a sua diminuição e a parede da célula ficou mais espessa. A célula desapareceu e membrana se deslocou porque houve uma separação em comparação com a aula anterior, que foi adicionada a NaCl.
FINALIDADE
Estudo da célula nervosa
PROCEDIMENTO
Identificamos atráves na objetiva de 4x o pia-mater, camada molecular, camada de purkinje e camada granular.
Depois ao na objetiva de 40x as principais células da camada molecular ( em cesto e estreladas ) células de purkinje, células de golgi, celulas granulares, glomérulos celebelares.
FINALIDADE
Estudo da ciclose em células vegetais
PROCEDIMENTO
Coletamos uma folha de elodea e depositamos sobre a extremidade da lâmina do microscópio, e depois sobre um material gotejamos uma gota de água em seguida colocamos uma lamínula.
Fizemos um corte transversal com um furo no caule alternanthera e depositamos em uma outra extremidade da lâmina gotejamos uma gota de água em seguida colocamos uma lamínula, está deve aderir completamente a lâmina, caso possuam uma rampa significa que corte ficou muito espesso e será necessário obter um novo corte.
A glicose é um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo organismo como principal fonte de energia. Também é um dos principais produtos da fotossíntese que ocorre nos vegetais. 
Na aula observamos e ilustramos, utilizando a lente objetiva de 40
6
FINALIDADE
Estudo das células ciliadas e flageladas
PROCEDIMENTO
Observamos e desenhamos os epitélios respiratório da traquéia e germinativos em lente objetiva de 40x, O primeiro foi o epitélio respiratório, pseudo estra ciliado com células caliciformes, células cilindrica ciliadra (Varredura de partículas) pelo batimento dos cílios, célula caliciformes (Produzem muco para a lubrificação da superfície do epitelio, células basas (Mitose contínuadas ).
Testículo células de sertole, espermatócito, espermagônias, espermátide, espermatózoides e túbulo semiferos.
7
FINALIDADE
Estudo de células com microvilosidade
PROCEDIMENTO
Primeiro vimos o intestino delgado em lente objetiva de 4x, vimos a vilosidade (vilos), criptos intertinais (librkuhn), glândulas de Lieberkuhn (Apenas no duodeno), e vimos a borda em escova (micro vilosidades), enterócitos (células observítelios), células califormes (produção de muco), linfócitos (califorma) em lente objetiva de 40x.
 8
FINALIDADE
Estudo de células epiteliais de tecido conjuntivo
PROCEDIMENTO
Vimos que a célula da pele pode ser : espessa ou grossa possuindo pele, epiderme, osso, unha e derme.Em lente objetiva de 40x a célula ou fina possui: Epiderme, derme, pelos e glândulas sebáceas.E desenhamos estás células.
RESULTADO E DISCUSSÕES
Na 1 obtivemos um pouco de conhecimento sobre o microscópio óptico, como funciona e suas peças principais, e como se faz uma manuntenção preventiva, assim realizando limpezas após seu uso.
Não conseguimos conhecer totalmente aparelho com suas mínusculas estruturas.
Na 2 tivemos conhecimento sobre a célula da mucose da boca e célula da cebola, e vimos suas principais estruturas organizadas de forma bem estruturadas de cada célula, daí partimos para estuda-las e obter informações sobre as células e desenhamos suas estruturas.
É que atráves do microscópio não conseguimos identifica- las de forma natural então partimos para invertiga-las com maior precisão e a visão de um especialista.
Na 3 aplicamos na prática como devemos reagir quando uma célula de membrana plásmatica ela tem sua forma reduzida drasticamente, por meio do reagente NaCl.
Discutimos mais não obtivemos um resultado preciso e certo, o porque de ter acontecido isso.
Na 4 descobrimos como funciona e se comportam as células nervosas no cerebro, e é importante desvendar este mistério importante para a ciência moderna.
Nem todas as células foram estudadas com precisão.
Na 5 coletamos o material vegetal encontrado no caule da folha elodea e alternanthera e obtivemos um grande êxito em descobrir a essa forma tão especial para a natureza e para a ciência.
Nem toda a forma é como parece.
Na 6 a observação da células tranquéia e do testículo, vimos que cada forma tem suas estruturas mínusculas e bem detalhadas.
O ruim é que não obtive êxito em defini-la.
Na 7 vimos as células do intestino delgado com suas pequenas estruturas para encaixa-las em processo natural que ocorre no intestino.
Não deu para esquematiza-la com exatidão.
Na aula 8 vimos que seja a pele no seu processo de espessura ou de modo grosseiro, conseguimos realizar um profundo estudo.
O primeiroexperimento não foi bem sucedido e tivemos que realizar outro, para poder visualizar.
CONCLUSÃO
Este trabalho aprendi que os estudos das células é importante para o funcionamento de um ser vivo, sem a célula a vida não existiria.
Membranas mucosas são estruturas que formam superfícies úmidas de cavidades do corpo, que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio mais tecido conjuntivo. 
O que reveste toda a cavidade bucal é a membrana mucosa bucal ou simplesmente, mucosa bucal. Esta mucosa  apresenta  características estruturais diferentes, dependendo da região considerada.
Membrana plasmática=como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.

Continue navegando