Buscar

Por que podemos afirmar que o Brasil é um país muito populoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Por que podemos afirmar que o Brasil é um país muito populoso, mas pouco povoado? 
O Brasil é um país populoso, pois possui a quinta maior população absoluta do mundo; entretanto, é pouco povoado, pois tem baixo índice de densidade demográfica (quantidade de habitantes por km2).
Como o Brasil conhece a sua população? Para que serve um censo demográfico? E de quanto em quanto tempo isso ocorre?
O Censo é um estudo realizado para o levantamento de informações sobre a população do país e sua condição de vida. Com esse estudo é possível dar respostas às seguintes questões: Quantos somos?  Como somos? Onde vivemos? Como vivemos? No Brasil, o Censo é realizado a cada 10 anos.
Qual é o órgão governamental responsável pelo censo demográfico brasileiro?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável por realizar o censo demográfico brasileiro.
De acordo com o mapa da página 08 em qual porção do território se concentra a população brasileira? Quais Regiões e Estados essa concentração é maior?
R: A maior porção se concentra no leste. Nas regiões nordeste, sudeste e sul a concentração da população é maior. A maior parte da população brasileira se concentra no litoral do País, em especial no entorno de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Quais são as densidades demográficas das regiões brasileiras?
Densidade demográfica de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.
Atualmente ocorre uma queda da taxa de natalidade brasileira. Explique como isso ocorre?
Os fatores responsáveis pela diminuição das taxas de natalidade são:
Urbanização;
Queda na fecundidade;
Planejamento familiar;
Utilização de métodos contraceptivos;
Melhoria nas condições de educação;
Inserção da mulher no mercado de trabalho;
Casamentos tardios;
Custo de criação dos filhos.
Demonstre a partir das décadas a queda de fertilidade da população brasileira.
Pular 22 linhas aqui. (tem que desenhar)
De acordo com o gráfico 6 (Brasil: Evolução da população total, segundo os censos demográficos e a projeção (1950 – 2050)). Como se comportará o crescimento natural da população até 2050?
O IBGE estima que a população do Brasil atinja o chamado crescimento zero possivelmente em 2039, apresentando, a partir daí, taxas de crescimento negativas, o que acarretaria declínios absolutos do volume da população. Segundo o instituto, esse índice calculado pela significativa queda dos níveis de fecundidade ao longo dos anos poderá ficar em -0,291%.
,
Explique a relação entre a queda da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida da população brasileira?
Como a taxa de mortalidade infantil diminuiu a expectativa de vida aumentou consequentemente o número de idosos também.
Como a população brasileira começa a relacionar a questão dos filhos quando estão no espaço rural e no espaço urbano?
Nas áreas rurais o maior número de filhos significava mais gente para ajudar nas atividades do campo. Além disso, havia pouca informação sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos. Nas áreas urbanas mais filhos significavam mais despesas além de ter um, acesso maior a informação.
O que foi responsável na década de 1940 pela queda na taxa de mortalidade da população brasileira?
Devido aos avanços na medicina, as melhorias nas condições de higiene pública como coleta de lixo e rede de esgoto, além de campanhas de saúde como a vacinação infantil.
Qual é a importância do Estatuto do Idoso para o aumento da expectativa de vida no Brasil?
Envelhecer é um direito social. O Estado tem a obrigação de permitir um envelhecimento saudável, em condições de dignidade e garantido por políticas públicas.
Quais são as características de uma Pirâmide Etária? O que ela pode revelar 
sobre as condições de vida e desenvolvimento de um país?
Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo. As barras inferiores representam a população mais jovem e as barras superiores representam a população mais velha. Do lado direito do eixo, sempre se quantifica a população feminina e, do lado esquerdo, a população masculina.
Observe as pirâmides etárias da página 11 e aponte as medidas tomadas pelo Governo para que ocorressem tais mudanças?
O governo investiu em melhorias nas condições de higiene e saúde da população o que resultou na queda da taxa de mortalidade infantil e maior expectativa de vida dos idosos.
Capítulo 2 – Diversidade da população brasileira
Por que a população brasileira é tão diversificada?
Porque o Brasil recebeu povos vindos de muitos lugares diferentes do mundo. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
O que ocorreu com as populações indígenas brasileiras? Quais características nós adotamos da sua cultura?
Após quase serem dizimados, os grupos indígenas do Brasil, que vivem em sua maioria em terras demarcadas pela União, lutam para preservar sua cultura. Eles enfrentam problemas com invasores que tentam roubar suas terras. Outros grupos indígenas vivem nas cidades em péssimas condições de vida, sem recursos para saúde, alimentação e educação. Nós adotamos as características de tomar banho todos os dias, usar redes e consumir mandioca.
Como os africanos chegaram ao Brasil? Em quais condições?
Eles vieram escravizados para o Brasil.
Quais foram as contribuições dos africanos para a cultura brasileira? Dê exemplos.
Os africanos influenciaram muitos aspectos da cultura nacional, como a música, a religiosidade, a dança e a comida, como por exemplo, a capoeira e o acarajé.
Explique a importância dos Quilombos no Brasil.
Com o fim da escravidão, cerca de dois milhões de descendentes de povos escravizados vivem nas comunidades onde se localizavam os quilombos e ganharam com a constituição o direito de propriedade de terra e tentando, dessa forma, manter viva a história da resistência à escravidão no Brasil.
Quais foram as nações europeias que se estabeleceram no Brasil? Quando essa imigração parou no Brasil?
Portugueses, espanhóis, italianos e alemães. ( não sei quando a imigração parou – procurar saber amanha na escola e dar um espaço de duas linhas).
Quais foram as contribuições dos europeus para a cultura brasileira? Dê exemplos.
O nosso idioma, a língua portuguesa, literatura e a religião católica herança de Portugal, e a tradicional pizza dos italianos, dentre outros.
Por que a região Sul se difere das demais regiões brasileiras?
Porque a influencia alemã é percebida na arquitetura de muitas pequenas cidades.
As cotas para negros e pardos nas universidades brasileiras são um ponto constante de debates atualmente. Explique a necessidade dessas cotas?
As cotas raciais são ações que têm como principal função a reparação de desigualdades econômicas, sociais e educacionais no Brasil sofrido pela escravidão. Em uma sociedade que historicamente privilegia um grupo racial e onde outros foram oprimidos, as cotas surgem como um importante meio de atuação contra a desigualdade social e a favor da democracia e da cidadania.
O que foi o branqueamento da população?
A tentativa era disseminar os negros já existentes com a falta de assistencialismo e esbranquiçar os seus descendentes, pois eles acreditavam que os mesmo ficariam mais brancos, progressivamente dentro de várias gerações de miscigenação entre brancos e negros. 
Capítulo 3 – Os movimentos migratórios no Brasil
Por que as pessoas migram?
As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais.
Quais foram as migrações externas no Brasil (Imigrações)?O Brasil recebeu grande número de imigrantes europeus e asiáticos.
O que são pessoas deportadas?
A deportação acontece quando o estrangeiro entra ilegalmente no país, ou sua permanência torna-se ilegal sendo mandado de volta para o país de onde veio.
O que é o Êxodo Rural?
Êxodo rural é o fenômeno social que resulta na migração da população rural para os centros urbanos, com o objetivo de garantir melhores condições de vida.
Por que uma parcela da população brasileira emigra para países como o Brasil e países europeus?
Principalmente as populações de estados da região do nordeste migram para o sudeste fugindo da seca e péssimas condições de vida em busca de trabalho e melhores condições nas grandes metrópoles como São Paulo. Devido à crise econômica no Brasil, os emigrantes começaram a buscar oportunidade de trabalho fora do Brasil.

Continue navegando