Buscar

Sem título 2 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

a Questão
	
	
	
	
	Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
	
	
	 Certo
	a especulação do senso comum
	
	a experimentação
	
	a indagação racional
	
	a observação
	
	a método científico
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.2a Questão
	
	
	
	
	Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
	
	
	
	Teocentrismo
	
	Imperialismo
	
	Feudalismo
	 Errado
	Iluminismo
	 Certo
	Renascimento
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.3a Questão
	
	
	
	
	Na sociedade ocidental, a ciência é a principal forma de construção da realidade, considerada por muitos críticos como um novo mito por pretender ser a única promotora e critério de verdade. A Sociologia é considerada uma ciência nova e foi criada no século XIX, na França, por:
	
	
	
	Renè Descartes.
	
	Max Weber.
	
	Èmilie Durkheim.
	
	Karl Marx.
	 Certo
	Auguste Comte
	
Explicação:
Augusto Comte considerava que a sociedade  funciona como um organismo, cujas partes tem funções específicas para o funcioamento do todo e, com sua  doutrina positivista, foi o criador da expressão sociologia para designar a ciência que estuda a sociedade e é considerado o pai da Sociologia. Comte, também, definia a Sociologia como Física Social
	
	 
	
	 Código de referência da questão.4a Questão
	
	
	
	
	Para Auguste Comte, seria natural que a sociedade, em toda parte, evoluísse da mesma maneira e no mesmo sentido, resultando daí que a humanidade em geral caminha para um mesmo tipo de sociedade, mais avançada. De tais ideias surgiu a classificação das sociedades, denominada a Lei dos Três Estados, na qual as sociedades passariam por estágios de evolução. Esses estágios  partiriam de concepções místicas, construções teóricas de natureza filosófica e deliberações pautadas na ciência, que seriam respectivamente:
	
	
	
	Positivo, Metafísico e Teológico.
	 Certo
	Teológico, Metafísico e Positivo.
	
	Teológico, Positivo e Metafísico.
	
	Positivo , Teológico  e  Metafísico.
	
	Metafísico, Positivo e  Teológico.
	
Explicação:
A teoria positivista de Augusto Comte propunha a Lei dos Três Estados e , segundo Japiassu e Marcondes (1996), considerava três etapas: a teológica, a  metafísica e a positiva. As  chamadas ciências positivas  surgem apenas quando a humanidade atinge a terceira etapa que é pautada nas verdades deliberadas pela ciência.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.5a Questão
	
	
	
	
	Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
	
	
	
	Fatos Sociais
	 Certo
	Socialização
	
	Positivismo
	
	Sistematização
	
	Educação exclusivamente formal
	
Explicação: Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social. Para entender o que é Sociologia, precisamos compreender quem é o ser humano e por que é necessária uma ciência para estudá-lo em sociedade. O homem não é apenas um conjunto de componentes físicos e orgânicos, ele é também um ser que pensa, sente, relaciona-se com outros homens, modifica a natureza à sua volta e cria coisas novas. Para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. O homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. A este processo chamamos de socialização.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.6a Questão
	
	
	
	
	CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil)   Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços.
Qual a  ÚNICA  opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
	
	
	 Certo
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	
	Tomou para si as explicações de mundo rompendo com o mito
	
	Fundamenta-se no estudo sistemático e racional não permitindo "achismos"
	
	Pela pesquisa busca critérios de verdades rompendo com o senso comum
	
	Suas conclusões são obtidas e testadas através do método científico
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.7a Questão
	
	
	
	
	A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho. Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. Nº 170(9), 1 ago. 2004. A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado:
	
	
	
	pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.
	 Certo
	O trabalho atual baseia-se na qualificação do trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de mão de qualificada.
	
	pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
	
	pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
	
Explicação:
O trabalho atual baseia-se na qualificação do trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de mão de qualificada.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.8a Questão
	
	
	
	
	A interpretação de Comte era um conjunto consensual, fundamental para a sociedade, que estava se desagregando frente ao movimento conflituoso de desaparecimento e nascimento de uma nova ordem social. Esse era o cerne da crise que precisava ser superada através da constituição de uma nova unidade de pensamento capaz de recompor a ordem, acelerando sua marcha natural no sentido da modernização industrial e científica. A linha seguida por Comte foi de buscar a criação de uma nova ciência para restaurar a ordem social. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Sobre a Sociologia é correto dizer, EXCETO:
	
	
	 Certo
	É uma ciência que estuda o indivíduo em sua singularidade
	
	É uma ciência que estuda os fenômenos sociais
	
	O pensador Auguste Comte foi seu criador
	
	É considerada uma ciência nova
	 Errado
	Ficou conhecida como Física Social

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais