Buscar

Automedicação: Riscos e Prevenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AUTOMEDICAÇÃO
O QUE É?
A automedicação se caracteriza pela prática de tomar remédios, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde. Nessas situações, a pessoa tende a medicar-se por conta própria ou por indicação de amigos, familiares e conhecidos. Tal hábito geralmente está relacionado à intenção do paciente em aliviar algum sintoma.
A automedicação é um fenômeno bastante discutido na cultura médica-farmacêutica e especialmente preocupante no Brasil.
BANNER 
“PREVENÇÃO DE RISCO E SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE” – subtema 
A campanha tem por objetivo alertar a população sobre os riscos da automedicação e todos os aspectos envolvidos nessa prática, por vezes comum, mas que pode trazer grandes prejuízos a saúde.
Por meio de uma pequena palestra explicativa e informativa, onde os conhecimentos acadêmicos dos alunos foram repassados de maneira bastante dinâmica e acessível aos ouvintes, a ação esclareceu várias dúvidas levantadas pelo público e ocorreu de maneira integrativa, sempre com a participação e escuta de todos os presentes. Logo após, panfletos educativos da secretária de saúde de São Luís, com informações relativas ao tema da automedicação e uso correto de medicamentos foram distribuídos aos ouvintes. Esta ação contou com a participação dos discentes acadêmicos em Farmácia, vinculados ao projeto de extensão, sob a supervisão e apoio da Educação continuada representada pela professora Andréia. 
CONTEXTO
No Brasil pelo menos 35% dos medicamentos adquiridos são feitos através de automedicação.
Entende-se como automedicação o uso de medicamentos sem nenhuma intervenção por parte de um médico, ou outro profissional habilitado, nem no diagnóstico, nem na prescrição, nem no acompanhamento do tratamento. Pode-se apontar com uma das causas a facilidade de acesso a medicamentos devido ao número elevado de farmácias e drogarias, além de práticas comerciais éticas e legalmente questionáveis cometidas por diversos estabelecimentos.
PROBLEMAS E RISCOS DE AUTOMEDICAÇÃO
Esta é uma prática comum e vivenciada por diversas civilizações nos diferentes períodos históricos e regiões e atualmente, nos países pobres, a insuficiência dos serviços de saúde torna a automedicação praticamente necessária, uma vez que conseguir assistência em saúde é muitas vezes extremamente difícil. O problema também se faz presente nas nações desenvolvidas, mas com causas diferentes, que são principalmente a oferta de muitos medicamentos e sua disponibilização em diversos tipos de estabelecimentos comerciais e farmacêuticos.
A automedicação é definida como “um procedimento caracterizado fundamentalmente pela iniciativa de um doente, ou de seu responsável, em obter ou produzir e utilizar um produto que acredita lhe trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio de sintomas”.
Vê-se então que a prática da automedicação tem problemas e riscos, alguns deles fatais, abrangendo desde o perigo da administração incorreta, até as intoxicações acidentais. 
CONCLUSÃO
Na proposta do nosso projeto de extensão, alertamos além dos fatores já mencionados em relação a medicamentos já utilizados e portados em casa, que NÃO TOME REMÉDIO ALGUM SEM CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO e evite comprá-los sem receita, ainda que não seja obrigatória.
REFERENCIA 
Minutos Saudável. Automedicação. Disponível em: https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-automedicacao-causas-e-quais-sao-as-consequencias/#o-que-e-automedicacao . Acessado 04/04/2019
 Guia Infantil. Medicamentos essenciais na gravidez. Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/gravidez/remedioskit-de-remedios-para-gestantes/ . Acesso 04/04/2019
Dr. Dauzio. Medicação e Prescrição. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/automedicacao-e-autoprescricao/ .Acessado dia 04/04/2019

Continue navegando