Buscar

Administração da Produção Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota da Prova:
	8,25
Parte superior do formulário
	1.
	Demanda é a procura por um determinado produto, ou é o que os clientes solicitam por um produto ou serviço. Por exemplo: conhecendo a programação de produção de um cliente, no caso, uma indústria automobilística, um fabricante de pneus pode saber quantos pneus seu cliente demandará. Se o fabricante de automóveis produzir 1000 veículos por dia, logo, a demanda por pneus será de 5000 por dia. Cada veículo utiliza 5 pneus. Portanto, a demanda dependente está atrelada a alguns fatores conhecidos e, conhecendo esses fatores, deduzimos a demanda. Outro exemplo: um supermercado baseia suas decisões de planejamento e controle de estoque com base na experiência e no conhecimento sobre o comportamento do mercado, sem qualquer garantia de que suas expectativas sejam concretizadas. Desta forma, o risco de obsolescência e de perdas de estoques é maior quando a demanda real não corresponde com as decisões de planejamento e controle tomadas. Diante dos fatos, existem duas tipologias de demanda: demanda independente e demanda dependente. Disserte sobre essas tipologias.
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/53271/tipos-de-demanda-planejamento-de-estoque#ixzz40v7qe3F8>. Acesso em: 20 fev. 2016.
	Resposta Esperada:
* Demanda independente: o supermercado é um modelo de demanda independente, pois não sabem o que o cliente comprará, apenas estimam uma quantidade conforme é feito um relatório anual de entradas e saídas de produtos no determinado tempo, outro exemplo é na época de natal, páscoa, dias dos namorados etc. Não tem como prever o que será vendido.
* Demanda dependente: esse é o exemplo dos automóveis. A fábrica saberá quanto é necessário produzir de pneus, motores etc., pelo motivo que já está estimado quantos veículos serão produzidos, mesmo que não sejam vendidos, é uma forma diferente de controlar a produção, estando associada a pedidos fechados.
	2.
	Existem vários componentes diferentes que contribuem para que o processo de transformação aconteça. Conforme Slack, Chambers e Johnston (2009), recursos transformados e recursos transformadores são elementos para que aconteça a transformação em um determinado produto. Cada recurso possui uma finalidade. Os recursos transformados são subdivididos em três categorias: materiais, informações e consumidores. Os recursos transformadores são subdivididos em duas categorias: instalações e pessoas. Disserte sobre e exemplifique as categorias materiais, informações e instalações.
FONTE: SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
	Resposta Esperada:
Materiais: para que um produto seja fabricado, são necessárias as matérias-primas, independentemente do tipo de produto que será fabricado. Ex.: petróleo ? combustíveis (gasolina) e derivados (plástico). Os materiais fazem parte dos recursos transformados.
Informações: são as informações que os clientes irão receber quando o produto for entregue para ser usado. Ex.: manual de ajuda e especificações. As informações fazem parte dos recursos transformados.
Instalações: faz parte dos recursos transformadores, ou seja, são os equipamentos (maquinário) e instalações (parque fabril) para que o produto seja transformado.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando