A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Test conh 16

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão
	
	
	
	(IDECAN ¿ 2016 ¿ PREFEITURA DE NATAL ¿ RN ¿ CONTADOR) A análise das demonstrações financeiras visa fundamentalmente ao estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar, em consequência, sua posição atual e produzir resultados que sirvam de base para a previsão de tendências futuras. A análise que permite que se avalie a evolução dos vários itens de cada demonstração financeira em intervalos sequenciais de tempo denomina-se análise:
		
	
	Vertical.
	 
	Do Índice de Liquidez Imediata.
	
	Do Índice de Liquidez Geral
	
	Do Índice de Liquidez Corrente
	 
	Horizontal.
	
Explicação:
A questão aborda a definição da análise horizontal
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No que se refere aos quocientes de endividamento, considerando a seguinte situação, Ativo 202.500,00 Passivo Circulante 18.000,00 Passivo Não Circulante 72.000,00 Patrimônio Líquido 112.500,00 assinale a alternativa correta:
		
	
	O índice de endividamento, em relação ao ativo total, é de 0,44. Isso significa que 44% do investimento total do ativo está financiado por capitais próprios.
	
	O índice de endividamento, em relação ao ativo total, é de 0,56. isso significa que 56% do investimento total do ativo está financiado por capitais de terceiros.
	 
	Na composição do endividamento, 80% do capital são dívidas de curto prazo e 20% são dívidas de longo prazo.
	
	O índice de endividamento em relação ao capital próprio é de 0,80. Isso representa um elevado grau de endividamento, isto é, os ativos da empresa estão muito mais vinculados a capitais de terceiros do que a capitais próprios.
	 
	Na composição do endividamento, 20% do capital são dívidas de curto prazo e 80% são dívidas de longo prazo.
	
Explicação: índice de endividamento em relação ao capital próprio: Passivo/PL = 18+32/112,5 = 0,8 índice de endividamento, em relação ao ativo total: Passivo/Ativo = 18+72/202,5 = 0,44 composição do endividamento: PC/PC+PNC = 18/18+72 = 0,2 Analisando: O índice de endividamento em relação ao capital próprio é de 0,80. Isso representa um baixo grau de endividamento, isto é, os ativos da empresa não estão muito vinculados a capitais de terceiros do que a capitais próprios O índice de endividamento, em relação ao ativo total, é de 0,44. Isso significa que 44% do investimento total do ativo está financiado por capitais de terceiros Na composição do endividamento, 20% do capital são dívidas de curto prazo e 80% são dívidas de longo prazo
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na análise do desempenho empresarial, os indicadores de lucratividade das vendas são utilizados para medir a eficiência de uma empresa para produzir lucros por meio de suas vendas. Por exemplo, uma margem operacional de 20% revela que 80% das receitas de vendas foram utilizadas para cobrir os custos e despesas operacionais. (ASSAF NETO, A. LIMA, F.G. Fundamentos de administração financeira. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2014 (adaptado)
Considerando o exposto, analise os seguintes dados do resultado operacional da empresa comercial WB.
	Receita Líquida de vendas
	50.000,00
	(-) CMV
	17.000,00
	= Lucro Bruto
	33.000,00
	(-) Despesas de Vendas
	7.000,00
	(-) Despesas Financeiras
	1.000,00
	(-) Despesas Administrativas
	10.000,00
	= Lucro Operacional
	15.000,00
 
A margem operacional obtida pela empresa WB ao final do X1 é de:
		
	
	40%
	 
	20%
	
	25%
	
	15%
	 
	30%
	
Explicação: MARGEM OPERACIONAL = 15.000/50.000 = 30%
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O índice de composição do endividamento, segundo Matarazzo (2010), demonstra a relação entre o capital de terceiros de curto prazo e o capital de terceiros total. É recomendável que as dívidas de uma empresa fiquem mais concentradas no longo prazo, pois, dessa forma, ela terá mais tempo para realizar suas atividades e gerar uma folga financeira para pagar suas obrigações. Calcule o índice de composição do endividamento da Cia MRDS que apresentou no seu ultimo balanço patrimonial Passivo Circulante de R$ 150.000 e Passivo Não Circulante de R$ 250.000.
		
	 
	37,5%
	 
	62,50%
	
	166,67%
	
	60,00%
	
	266,67%
	
Explicação: Composição do Endividamento = PC / (PC + PNC)
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Análise de Balanços é composta basicamente por 3 técnicas . Quais são elas 
		
	
	Análise Horizontal, Análise Patrimonial e Análise Vertical.
	
	Análise de Riscos , Análise por Quocientes e Análise Vertical.
 
 
 
	 
	 
Análise Vertical , Análise Horizontal e Análise por Quocientes. 
	
	Análise da Liquidez , Análise do Endividamento e Análise do Lucro.
	
	Análise  por Indicadores , Análise  por Rentabilidade , Análise por Desempenho.
	
Explicação:
Por meio das análises horizontal e vertical, pode-se avaliar cada conta isoladamente ou grupo de contas das demonstrações financeiras com comparações entre as contas ou grupos, como também entre diferentes períodos. Desta maneira, é possível identificar, de modo específico, a importância da conta no contexto do grupo, como também, sua evolução/involução (crescimento ou redução) ao longo dos anos
Para o exame da situação econômico-financeira de uma companhia a fim de avaliar a sua capacidade e qualidade em relação à liquidez, ao endividamento, à lucratividade e à rentabilidade, o analista de balaços utiliza-se da Análise por Índices (Quocientes).
A Análise por Índices estabelece relações entre contas das demonstrações financeiras que permitem elaborar uma visão macro da empresa.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Indica quanto da dívida total da empresa deverá ser pago a Curto Prazo, isto é, as Obrigações a Curto Prazo comparadas com as obrigações totais.
		
	
	Composição da liquidez
	 
	Composição da rentabilidade
	
	Composição da amortização
	 
	Composição do endividamento
	
	Composição do rentabilidade do patrimônio liquido
	
Explicação: Composição do endividamento
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao processo comparativo entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais dá-se o nome de
		
	
	ciclo operacional.
	 
	liquidez corrente.
	
	análise vertical
	
	alavancagem operacional.
	 
	análise horizontal.
	
Explicação:
A questão aborda a característica principal da análise horizontal.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Cia Modelo possui um ciclo operacional igual a 88 dias e PMPC igual a 90 dias. Neste caso temos que:
		
	
	A empresa terá que se financiar em 2 dias
	
	A empresa apresenta um PMRV de 15 dias
	 
	O Ciclo Financeiro da empresa será de 178 dias
	 
	A Cia tem uma folga financeira de 2 dias
	
	Nenhuma das alternativas
	
Explicação:
Logo a folga financeira é de 2 dias

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.