Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
ALUNA: ANA CAROLINA NOIA VITA
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Tema: A importância do apoio da família na formação escolar das crianças.
A diretora de uma escola da rede pública de ensino, Judith Gonçalves estava sentada em sua sala, analisando as informações dos resultados obtidos pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I. Verificando os relatórios de notas, ela constatou um nível muito abaixo do objetivo desejado na apreensão dos conteúdos. Judith também identificou um baixo crescimento no desenvolvimento do conhecimento. Os relatórios dos professores abordaram queixas quanto à falta de apoio das famílias desses alunos na formação escolar das crianças. Quando falamos de falta de apoio da família na formação escolar das crianças, inclui cuidados com o acompanhamento nas atividades para casa, como: a tarefa de casa, a valorização dos responsáveis no trabalho realizado pelo aluno nas atividades escolares, o apoio da família em valorizar a figura do profissional da educação, em especial o (a) “professor (a)”. Nesse contexto é muito importante, salientar os valores, a ética, a cultura do grupo social a qual faz parte. Pois, nesse processo de apoio da família à criança na escola é fundamental à formação do conhecimento e à conduta dos indivíduos em sociedade. Sabemos que a sociedade moderna enfrenta problemas políticos, devido ao modo de produção capitalista, o qual leva a comunidade global a desafios econômicos. Muito embora, essas questões não apresentem as causas imediatas, elas são consequências, e desencadeiam uma série de problemas no cotidiano dos indivíduos em coletividade. O desejo de “ter” mais e mais, pregado pelo discurso do consumismo leva as pessoas a se preocupar em conquistar “coisas”, trabalhar mais, ou mesmo, a necessidade de honrar com os compromissos econômicos assumidos pela família, enquanto que responsabilidades com a formação escolar das crianças são repassadas para a escola. Diante do exposto, pensemos como poderia modificar essa situação se utilizássemos como ferramenta a tendência pedagógica da Escola Nova, da Liberal, o que essas tendências podem contribuir para uma interação entre a família e a escola? Pois, o apoio da família à boa formação escolar envolvem muitos fatores, aqui podemos citar alguns fatores para reflexão: o afeto junto à criança na valorização das atividades escolares, o cuidado com o tipo de cobranças pelos resultados máximos das provas, compreender as dificuldades de aprendizado dos conteúdos, apoio nas atividades esportivas e culturais.
Vamos então ao nosso propósito:
· A partir dos fatos abordados acima, o que vocês fariam ao deparar com uma situação como essa?
· Façam uma análise do contexto do caso acima descrito e apresentem um relatório com as seguintes recomendações:
1. Elabore uma ação pedagógica com base teórica em uma das tendências pedagógicas abordada pelo curso.
2. Analise a seguinte condição, imagine: se as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental I, da escola pública em que Judith Gonçalves é a diretora tivessem o apoio, atenção, cuidados e acompanhamento dos responsáveis da família, quais seriam os resultados obtidos por essas crianças no processo ensino aprendizagem? Como essa situação deveria ser abordada na escola? Como essas famílias deveriam encarar os resultados? Com cobranças ou apoio?
A IMPORTÂNCIA DA PARCIPAÇÃO FAMILIAR NA VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS
A sociedade tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas, mudanças estas que tem afetado de forma fundamental a estrutura e equilíbrio das famílias. A escola também, ainda que de forma mais lenta e compassada, tem procurado se adaptar a essas mudanças, mas o que urge nos nossos dias é a interação entre ambas, promovendo uma maior eficiência na educação e ensino das crianças.
A escola e a família têm, ou pelo menos deveriam ter o objetivo comum de educar e ensinar, preparando esse aluno pra a vida em sociedade. Se uma dessas instituições falhar e não cumprir o seu papel corretamente, o futuro do aluno pode estar ameaçado. 
“Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, à família cabe oferecer à criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e a escola instruí-lo, para que possam fazer frente às exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência.” (OSORIO, 1996, P. 82).
A primeira ação a ser feita com a família que ainda não sabe da sua responsabilidade para com o aluno é explicar qual o papel da escola e qual é o papel dos pais ou responsáveis no processo de aprendizagem e formação do aluno. A escola deve ajudar expondo de forma clara e objetiva que a participação da família no desenvolvimento educacional do aluno é de extrema importância e incentivar a família em suas ações com mudanças de comportamento, como por exemplo, mostrar interesse nas atividades feitas pelo aluno, valorizar essas atividades, valorizar o Professor, disciplinar em sua rotina um momento para o estudo sem cometer exageros, cultivar na rotina familiar a importância do saber.
Apesar de a escola ser insubstituível na educação, formação profissional e socialização da criança, por toda sua variedade de ideias e suas diferenças de crenças, culturas e de condições sociais, se torna um espaço de muitos conflitos. É por isso que o diálogo, a compreensão, o compromisso são elementos indispensáveis para que se consiga terra fértil. 
A participação da família na vida escolar do filho é muito importante para uma melhor aprendizagem, é papel da escola buscar uma prática pedagógica, na qual o aluno possa atribuir significado à seus conteúdos ensinados, “pois são os professores os especialistas em educação” (JARDIM, 2006, p.80).

Continue navegando