Buscar

Discursiva Etica

Prévia do material em texto

As bases do pensamento liberal que deram origem ao capitalismo estão em John Locke. Este pensador inglês, propôs que o Estado deveria ter seu poder limitado em nome da proteção do cidadão.
Na sua perspectiva, apenas aspectos de âmbito mais generalizado poderiam continuar nas mãos do governo, como a segurança, por exemplo, principalmente a que envolve defesa contra ameaças externas.
Para ele, o mundo deve ser entendido a partir de um trinômio básico: O Estado Natural, o Contrato Social e o Estado Civil. O primeiro garantia direitos inatos ao homem, o segundo possibilitava que esse convivesse em sociedade sem maiores problemas e o último garantia direitos por meio de legislações que efetivavam, por exemplo, a garantia da propriedade.
Como resultado, suas teorias foram apropriadas pelas classes burguesas que passaram a incentivar o livre mercado pela não interferência do Estado na economia. Foi a partir desta premissa que o capitalismo ganhou mais espaço no mundo, expandindo-se para o além-mar.

Continue navegando