Buscar

Razão de dependência e o bônus demográfico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Razão de dependência e o bônus demográfico 
	
É um momento em que a demografia ajuda a economia – estrutura etária fornece um estímulo ao crescimento econômico, ocorre quando a razão de dependência diminui.
Razão entre o segmento etário da população definido como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os maiores de 60 anos de idade) e o segmento etário potencialmente produtivo (entre 15 e 59 anos de idade), na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado
A razão de dependência pode ser calculada, separadamente, para as duas faixas etárias identificadas como população dependente, para calcular a Razão de Dependência Jovem e a Razão de Dependência de Idosos, deve se considerar no numerador, respectivamente, apenas os jovens (menores de 15 anos) ou os idosos (60 e mais anos). O denominador da razão mantém-se constante.
RDT * 100
Número de pessoas residentes de 0 a 14 anos e de 60 e mais anos de idade sobre o Número de pessoas residentes de 15 a 59 anos de idade x 100
No brasil, observa-se o gradativo declínio da razão de dependência, em todas as regiões brasileiras, o que está relacionado ao processo de transição demográfica. A redução dos níveis de fecundidade leva à diminuição das taxas de natalidade, implicando o decréscimo do contingente jovem da população. A população idosa, portanto, experimenta a elevação de sua participação relativa, combinada ao aumento absoluto do seu volume. O denominador, por sua vez, ainda vem aumentando, pela incorporação de coortes provenientes de épocas de alta fecundidade. As regiões Norte e Nordeste apresentam maiores valores da razão de dependência, associados às taxas de fecundidade mais altas do país.
Razão de dependencia 
O bônus demográfico é um fenômeno temporário que surge devida ao aumento da expectativa de vida juntamente com menores taxas de fecundidade levando a ampliação da razão da população em idade ativa, PIA/População total e à redução da razão de dependência de crianças e idosos.
A economia deve fazer a sua parte para realizar o bônus demográfico, através de políticas macroeconômicas de promoção do pleno emprego, investimento em formação de capital humano, acumulação de poupanças para financiamento às atividades produtivas, pois quanto maiores forem a geração de emprego e o grau de formalização da força de trabalho, maiores serão as chances de aproveitamento do bônus demográfico.
A PIA estará nos níveis mais elevados entre os anos de 2010 e 2030, depois, o processo de envelhecimento se afirmar com suas consequências sobre o mercado de trabalho e sobre a previdência social. O período 2030‐2050 é o de reversão da curva de razão de dependência e de aceleração do envelhecimento populacional. 
Embora a razão de dependência esteja em nível baixo, o ritmo de geração de emprego caiu - o bônus não está sendo aproveitado em decorrência do fraco desempenho econômico.
A questão demográfica e o aproveitamento do bônus reforça o argumento em prol de mudanças no atual modelo econômico por uma estratégia de crescimento em consonância com as demandas da maioria da população

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando