Buscar

Articulação e cartilagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Articulação e cartilagem 
Tecido cartilaginoso: 
 tecido cartilaginoso é um dos tecidos conjuntivos especiais de consistência rígida contudo maleável no qual as células são denominadas condrócitos e a matriz extracelular é altamente especializada. 
O tecido é avascular e, por isso, ocorre, na matriz extracelular, difusão de substâncias entre os condrócitos e os vasos sanguíneos do tecido conjuntivo circundante, denominado de pericôndrio. A ausência de capilares limita a espessura das cartilagens. Essa característica dificulta a regeneração desse tecido 
A matriz extracelular é flexível devido às suas propriedades elásticas, porém é sólida e firme. As características da matriz extracelular possibilitam que a cartilagem se adapte bem à sustentação de peso, particularmente, em articulações sinoviais. 
As cartilagens também são essenciais para formação e crescimento de ossos longos, dão suporte às estruturas moles e revestem superfícies articulares para absorver choques e facilitar o deslizamento de ossos nas articulações. Estas funções dependem da estrutura da matriz extracelular, constituída por colágeno (ou colágeno e elastina) e proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.
As cartilagens são classificadas em hialina, fibrocartilagem e elástica, de acordo com as características da matriz extracelular.
Possuem superfície lisa 
Desprovido de vasos linfáticos,por isso que quando tem inflamação na cartilagem quase não tem atividade imune, difícil combater 
Não tem fibras nervosas, o que gera a dor é o osso 
Componentes 
Condroblasto: mais em cartilagem em tecido ativo em crescimento, formam a matriz cartilaginea 
Os condroblastos produzem as fibras colágenas e a matriz, com consistência de borracha. Após a formação da cartilagem, a atividade dos condroblastos diminui e eles sofrem uma pequena retração de volume, quando passam a ser chamados de condrócitos 
Condrócito: célula principal, manutenção da matriz a partir da produção de proteínas,colágeno proteoglicanos é glicoproteínas 
O citoplasma dos condrócitos ativos na produção de matriz tem áreas de basofilia (indicam síntese de proteínas) e áreas claras (indicam presença de aparelho de Golgi). Os condrócitos secretam colágeno (colágeno II, principalmente), proteoglicanos e glicoproteínas. Células menos ativas e mais antigas têm redução na área ocupada pelo aparelho de Golgi mas as gotículas lipídicas e o glicogênio, do citoplasma, também podem ser observados como áreas claras. Além do aparelho de Golgi bem desenvolvido, outras organelas dos condrócitos são: retículo endoplasmático rugoso, grânulos de secreção, vesículas, filamentos intermediários, microtúbulos e microfilamentos de actina.
Os condrócitos periféricos são mais alongados enquanto que os localizados mais profundamente na cartilagem são arredondados e organizados em grupos de até 8 células, denominados grupos isógenos, nos quais as células são originadas do mesmo condroblasto.
Os condrócitos em adultos estão situados em grupos compactos ou podem estar alinhados em fileiras. Os grupos são formados devido às várias divisões sucessivas durante a última fase de desenvolvimento. Tais grupos são chamados isógenos – o que indica que têm origem da mesma célula precursora.
Matriz
material extracelular, onde tem as lacunas 
Tem as fibras e a substância amorfa ( proteoglicanos, colágeno, queratan e ácido hialuronico) 
Aggrecan faz a aderência entre as fibras colágenas 
Pode ser de três tipos
Pericelular: a bem próxima a membrana celular, bem fina 
Territorial: um pouco mais grossa ainda ao redor de uma célula 
Interterritorial: entre as células 
FIBRAS
Colágenas: principal tipo de fibra são flexíveis e adaptadas ao tecido, alta força tenso principalmente no seu eixo longitudinal, baixa força separamento, capacidade de aumentar até 5% do seu tamanho 
Tipo 1  presente em 90% de todos os tipos de cartilagem osso tendao Pele... 
Tipo 2 ouvido 
Tipo 3 formadora do tipo 1 
Tipo 5 
Tipo 11 
Tipo 25 
Microfraturas ou fissuras é o rompimento dessas fibras 
Condroitina é um tipo de polissacarídeo glicosaminoglicano, constituinte da condrina, que constitui a cartilagem e outros tecidos conjutivos em animais, fornecendo muito da sua resistência à compressão.Também serve como condroprotetor, ou seja, protege as cartilagens do desgaste, por meio da inibição da ação de enzimas que degradariam esta.
Rugas perda de agrecan 
Elásticas: está em tecidos onde é necessário maior força elástica
capacidade de aumentar 1 a 2/3 do tamanho original 
Orelhas epiglote derme cordas vocais  pulmões nariz artérias  ... 
Elastina tem a capacidade de retorno a origem de adaptar o tecido vai sendo perdida com o tempo por isso que orelha aumenta e nariz com a velhice 
Tipos de cartilagem 
Depende da porcentagem, disposição e constituição da matriz do tecido cartilaginoso cão diferenciar os tipos de cartilagem 
Hialina :
formada basicamente por colágeno tipo 2 
Forma o disco epfisario 
Condronectina : vai dar forma a cartilagem, formada dos condrocitos 
Condrocitos perifericos menores e profundos são maiores 
Mais fixa e resistente 
Encontrada com maior frequencia
Pericondrio, superfície marginal está ausente nas superfícies articulares, tem função de suprir as necessidades da cartilagem por osmose, camada externa mais fibrosa formada por fibras colágenas e fibroblastos, interna possui os vasos 
O pericôndrio, tecido conjuntivo que serve como fonte para novas células cartilagíneas, geralmente, circunda a cartilagem hialina, porém não ocorre na superfície de cartilagens articulares e no contato da cartilagem com superfície óssea. O pericôndrio também é importante para que ocorram nutrição, oxigenação e eliminação de restos metabólicos já que ele é vascularizado e a cartilagem, não.
Tecido conjuntivo denso e células semelhantes a fibroblastos formam o pericôndrio que é dividido em uma camada celular interna, chamada condrogênica – a qual dá origem às células cartilagíneas – e uma externa, mais fibrosa.
Esta cartilagem forma o esqueleto inicial (molde) do feto, como precursora dos ossos cujo desenvolvimento é por ossificação endocondral para formação do esqueleto ósseo. Enquanto ocorre o desenvolvimento endocondral, a cartilagem hialina também funciona como placa de crescimento epifisário, localizada entre a diáfise (corpo do osso) e a epífise (extremidade) de um osso longo, que é funcional durante o crescimento em comprimento.
A cartilagem hialina, em adultos, está presente na cartilagem articular dos ossos, no esqueleto cartilaginoso das cavidades nasais, na traqueia, na laringe, nos brônquios e nas cartilagens costais. A cartilagem forma um arcabouço estrutural que mantém as vias aéreas abertas na traqueia, brônquios e laringe. As cartilagens hialinas, especialmente as costais e da laringe, tendem a tornar-se ossificadas após a adolescência.
Elástica: pavilhão e conflitos auditivos,epiglote, cartilagem cuneiforme e curriculares ou curniculadas 
Mais móveis 
Formada pro fibras colágenas tipo 2 e fibra elásticas em abundância 
A característica da cartilagem elástica é a matriz rica em fibras elásticas e lâminas de material elástico, além de fibrilas de colágeno e da substância fundamental. Os componentes elásticos conferem maior elasticidade à cartilagem. A maior parte das estruturas que têm cartilagem elástica têm funções de vibração, como é o caso da laringe para a formação de som ou da orelha externa que capta as ondas sonoras.
A cartilagem elástica é resistente à degeneração, porém seu grau de regeneração é limitado após sofrer lesões.  Este tipo de cartilagem ocorre na laringe (cartilagens corniculada, epiglote e parte das aritenoides), tuba auditiva e na orelha externa.
Fibrosa: ocorre menos frequentemente 
Tem nos discos intervertebrais que estão nos corpos das vértebras 
Tem nas inserções de tendões  e ligamentos nos ossos 
Presente na sinfise pélvica 
Esqueleto cardíaco dos cães 
Fibras colágenas tipo 1 
mais rígida e mais dura
Não possui pericondrio característico
pois não tem uma camada de células e vasos 
A fibrocartilagem é um tecido fibroso, branco, denso, fasciculado e opaco que contém fibroblastos e pequenos grupos interfasciculares de condrócitos. Suas células são ovoides e rodeadas por matriz concêntrica estriada. A matriz da fibrocartilagem contém feixes grandes de fibras colágenas espessas (principalmente colágeno tipo I) que podem ser observados em secções coradas com hematoxilina/eosina.
A fibrocartilagem ocorre nos discos intervertebrais, sínfise púbica, discos articulares (articulações temporomandibular e esternoclavicular), meniscos da articulação do joelho e em certos lugares onde tendões se ligam aos ossos. A fibrocartilagem ocorre, geralmente, em locais nos quais o tecido precisa resistir à compressão e ao desgaste. Em estruturas como os discos intervertebrais, nos quais está em grande quantidade, a fibrocartilagem tem grande resistência à tração e considerável elasticidade. Quando ocorre em quantidades menores como no lábio glenoidal (na articulação do ombro) e acetábulo (na articulação do quadril), a fibrocartilagem proporciona elasticidade e resistência à pressão e atrito repetitivos. É um tipo de cartilagem resistente à alteração degenerativa
Crescimento da cartilagem 
Aposicional: a partir dos condroblasto da camada interna do pericondrio que voa produzir condrocitos e matriz 
Ficam dormentes a partir de certo momento, aumenta o tamanho 
células externas são fusionadas em uma camada fibrosa, formando o pericôndrio
células mais internas –camada condrogênica- se diferencia em condroblastos que sintetizam e secretam precursores do colágeno tipo II + MEC (ácido hialurônico e GAGs, principalmente condroitinsulfato e queratansulfato) até que os condroblastos estejam separados e presos dentro de espaços na matriz chamados de lacunas. As células são então chamadas de condrócitos.
assim novas camadas de células são adicionadas por crescimento aposicional, aumentando a cartilagem
Depois to crescimento aposicional a cartilagem vira osso 
Interticial: crescimento entre os condrocitos,geralmente ocorre no início da formação da cartilagem, primeiro ocorre esse que é a ocupação da cartilagem por todo o espaço, aumenta a grossura 
Na embriogênese, células mesenquimais se diferenciam em condroblastos que formam os centros de condrogênese (condroblastos circundados por matriz extracelular).
Os condroblastos se dividem por mitose e as células filhas permanecem na mesma lacuna, formando um grupo isogênico, que é circundado por uma matriz territorial e externamente por uma matriz interterritorial.
Articulações 
União de dois ou mais osso ou entre cartilagens 
podem ser definidas como o local de conexão entre dois ou mais ossos com as cartilagens. As principais funções desses locais são permitir a movimentação dos segmentos do corpo e manter todos os ossos do esqueleto juntos e estáveis.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Classificação 
Fibrosa: seguimentos uniformes por cartilagem fibrosa 
Impede a mobilidade 
Articulações fixas ou imóveis 
Geralmente temporarias o osso toma de conta 
também chamadas de sinartroses ou imóveis, possuem uma pequena separação com tecido conjuntivo fibroso e não apresentam cavidade articular (espaço entre as superfícies articulares). A mobilidade dessa articulação é bastante reduzida ou inexistente, porém apresenta certa elasticidade.
Existem dois tipos principais de articulação fibrosa: as suturas e a sindesmoses. O primeiro grupo está relacionado com as articulações do crânio. Já as sindesmoses referem-se à articulação entre tíbia e fíbula e entre o rádio e a ulna.
Tipo: sindesmose ou sinovial ( fibroso e elastico) 
Entre os metacarpianos dos cavalos no 2 e 4 com o 3 
Na costelas firmando o arco costal e unindo as costelas 
Vira a sinostose quando o osso toma conta 
Suturas: entre os ossos do crânio 
As linhas do crânio 
gonfoses: alvéolo dentário
Cartilaginosa: 
presença de fibrocartilosa , fibrosa e hialina 
Pode ser fixas 
Varia a mobilidade 
também chamadas de anfiartroses ou levemente móveis, possuem uma separação cartilaginosa e não apresentam cavidade articular. A mobilidade dessas articulações é reduzida.
Existem dois tipos de articulações cartilaginosas: as sincondroses e as sínfises. Essas últimas possuem entre os ossos cartilagem fibrosa. Como exemplo, podemos citar as articulações presentes entre as vértebras, que possuem entre elas o disco intervertebral. Já as sincondroses possuem entre os ossos cartilagem hialina. A articulação esternocostal, entre o esterno e a cartilagem costal da primeira costela, é um exemplo desse tipo de articulação.
Anfiatrosa: 
basicamente formada por hialina , geralmente  temporária 
entre o corpo e a épifise 
Forma a junção costocondral 
Intermandibular 
Simples : cartilagem fibrocartilaginosa 
Disco intervertebrais 
Sinoviais:
presença da orifício articular 
Bastante móvel 
Separação das duas extremidades 
Artroses 
 também chamadas de diartroses ou móveis, possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo.
De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial.
Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna.
Biaxial – Permite dois eixos de rotação. Exemplo: Articulação do punho.
Poliaxial – Permite três eixos de rotação. Exemplo: Articulação do ombro.
São complexas, formadas por várias estruturas: 
Superfície articular lisa sobre osso subcondral, geralmente osso esponjoso. 
Cartilagem articular para facilitar o deslizamento das duas extremidades 
Cápsula articular formada por duas camadas a fibrosa mais externa e a interna membrana sinovial, reveste emitem vilosidades  , que vai produzir o líquido sinovial (lubrificar a articulação e serve para nutrir a articulação) que vai preencher essa cápsula. 
Ligamentos tem.ligamentos fora tem.os que estão.em contato com as cápsula( perioarticular) e tem os dentro que dão sustentação, inelasticos 
Meniscos: vão diminuir as contusões,evitar o impacto entre as estruturas ósseas 
Discos: articulações das vértebras 
Movimento
Plana (carpo)
Gínglimo ou dobradiça (articulações interfalangicas)
Pivo ou trocóide
Celar ou em sela
Condilar 
Plano deslizante 
Multiaxial 
Esferoide ou bola-cavidade (ombro e quadril)
Forma 
Esferoidal 
Elipse 
Condilar
Efusão articular = líquido acumulado na articulação, excesso de líquido sinovial 
o líquido sinovial, suas propriedades gelatinosas e viscoelásticas possuem uma função lubrificante da cartilagem e do osso. O líquido sinovial é sintetizado pela membrana sinovial. A membrana sinovial é uma camada que cobre todo o interior da cápsula articular, exceto a superfície da cartilagem. A sua particularidade é o fato de não possuir células epiteliais nem membrana basal. É formada por uma camada de 1 a 3 células distribuídas livremente sobre uma matriz de mucopolissacarídeos.  
  A síntese do líquido sinovial é produzida quando a membrana sinovial atravessa o plasma. O líquido ultra-filtrado resultante do processo apresenta um conteúdo muito baixo em proteínas e células. A este líquido junta-se o ácido hialurónico sintetizado pelos sinoviócitos de tipo B da membrana sinovial.  O ácido hialurónico é o responsável pela alta viscosidade do líquido sinovial, e é indispensável para todas as funções do mesmo. Entre as principais funções do líquido sinovial, destacam-se:
É o responsável pela nutrição da cartilagem articular.
Elimina os desperdícios que surgem devido ao uso da articulação.
Função protetora: Devido à sua viscosidade, diminui o atrito entre as cartilagens, lubrificando a articulação e amortecendo-a durante os movimentos.
O líquido sinovial é facilmente acessível e a sua análise pode ajudar-nos a diagnosticar patologias locais e sistémicas. A análise do líquido sinovial deveria estar mais presente na prática clínica veterinária habitual. As indicações que motivam a sua análise são:
Inflamação de uma ou mais articulações
Sinais radiológicos que sugiram doença articular degenerativa
Possível poliartrite (dificuldade ao andar, claudicação intermitente, dor não localizada), associada principalmente a sintomas sistémicos como a febre, a leucocitose, a anorexia ou a neutrofilia.
Febres cíclicas de origem desconhecida.
É importante sublinhar que a saúde da articulação se baseia na saúde de cada um dos seus componentes. Não é uma doença que depende unicamente da degeneração da cartilagem. O estado do osso e do líquido sinovial são igualmente importantes. Outros componentes da referida dieta igualmente importantes para a saúde articular são:
Glucosamina e sulfato de condroitina, que inibem a degradação e a calcificação da cartilagem, melhorando assim a sua capacidade de absorver as forças de compressão.
O colagénio hidrolisado, que contém os aminoácidos necessários para a síntese do colagénio na matriz da cartilagem.
aggrecan
Agrecano (ACAN) , também conhecida como proteína específica de cartilagem de núcleo proteoglicano ou sulfato de condroitina proteoglicano 1 , é uma proteína que, em seres humanos é codificada pelo ACAN gene  . A proteína codificada é uma parte integrante da matriz extracelular no tecido cartilaginoso e suporta a compressão na cartilagem.
O agrecan é um proteoglicano , ou uma proteína modificada com grandes carboidratos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais