Buscar

Simulado AV Parcial Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201708895276)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), O conceito legal de meio ambiente é definido como:
		
	
	Esta norma não conceitua meio ambiente que apenas está definido no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
	 
	o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	É a soma dos fatores biológicos, químicos e econômicos que permite a vida e a manutenção da mesma ao ser humano.
	
	Apenas a Organização das Nações Unidas conceituou legalmente meio ambiente.
	
	o meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida.
	
	2a Questão (Ref.:201708984512)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
		
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	 
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
	
	3a Questão (Ref.:201708518870)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
		
	
	princípio do usuário-pagador;
	
	princípio da prevenção;
	
	princípio da participação
	 
	princípio do poluidor-pagador;
	
	princípio da precaução;
	
	4a Questão (Ref.:201708983333)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa Correta, sobre o princípio geral do Direito Ambiental, consolidado na Declaração Rio/92, referendado no Art.225, da CF, ... impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações, na CF, Art. 170, VI, da ordem econômica, e em diversos outros dispositivos previstos em nosso sistema jurídico ambiental
		
	
	princípio da prevenção ou da precaução
	
	princípio da prevenção
	
	princípio da responsabilidade ambiental
	 
	princípio do desenvolvimento sustentável
	
	princípio da cooperação
	
	5a Questão (Ref.:201708457316)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos constitucionais, previstos no Art. 225
		
	
	§ 2º - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a orientação expedida pelo órgão público competente, na forma de licenças.
	
	§ 5º - São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações reparatórias necessárias à proteção dos ecossistemas naturais
	
	§ 6º - As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei municipal, sem o que não poderão ser instaladas.
	 
	§ 4º - A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
	
	§ 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os poluidores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, sem a dependência da obrigação de reparar os danos causados.
	
	6a Questão (Ref.:201708895745)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A competênica material, também conhecida como executiva ou administrativa atribui ao Poder Público a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia. Que ente público possui competênica material (ou executiva ou administrativa) exclusiva?
		
	
	Os municípios.
	
	O Distrito Federal.
	 
	A União.
	
	Os territórios.
	
	Os Estados.
	
	7a Questão (Ref.:201708984333)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente. Diante do estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), marque a alternativa CORRETA, diante do conceito de poluição:
		
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:lancem matérias ou energiia em desacordo com os padrões ambientais não estabelecidos.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem a biota.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: lancem matérias ou energia em acordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	 
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem as áreas já degradadas.
	
	8a Questão (Ref.:201708975023)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base na lição do professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto o poder de polícia atua de quatro formas. Nesse sentido, podemos afirmar que as quatro formas são:
		
	
	fiscalização de polícia, sanção de polícia, ordem de polícia e poder vinculado.
	
	discricionariedade, ordem de polícia, poder vinculado e consentimento privado.
	
	ordem de polícia, consentimento de polícia, fiscalização de polícia e sanção do particular.
	
	consentimento de polícia, fiscalização do particular, discricionariedade e sanção de polícia.
	 
	ordem de polícia, consentimento de polícia, fiscalização de polícia e sanção de polícia.
	
	9a Questão (Ref.:201708447817)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
	
	 
	Poder de polícia
	
	Poder de execução.
	
	Poder de julgamento.
	
	Poder de legislar.
	
	Poder de arrecadação.
	
	10a Questão (Ref.:201708913928)
Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao licenciamento ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Impacto ambiental constitui qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
	
	O Licenciamento ambiental é o ato administrativo complexo, sucessivo e de caráter repressivo.
	
	A licença de instalação é concedida na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.
	
	A Licença de Operação é concedida no início da implantação do empreendimento, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado;
	
	Licenciamento ambiental corresponde ao procedimento judicial destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando