Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/HIDRO-Cap2-CH.pdf
Ciclo Hidrológico
Segundo a UFRJ o ciclo hidrológico é um fenômeno onde mostra o ciclo da água fechado entre a superfície terrestre e a atmosfera associada a gravidade e a rotação terrestre.
A UFRJ afirma também que o ciclo hidrológico está associado ao movimento e a troca de água em seus diferentes estados físicos, entre os oceanos, calotes de gelos, água superficial e subterrânea da atmosfera. O maior contribuinte desse sistema seria o sol, pois fornece energia, que faz com que a água evapore e depois precipite causando assim o que podemos chamar de escoamento superficial, pode - se ocorrer a infiltração e assim o escoamento subterrâneo. Porém nem toda água que precipita chega na superfície, uma parcela dessa vazão fica retida na vegetação e volta a precipitar.
Ainda a UFRJ diz que, a água a parcela de água que se infiltra no solo pode evaporar diretamente para atmosfera e é absorvida pela vegetação, que através da transpiração, a devolve para atmosfera. Podemos chamar esse processo de evapotranspiração ocorre na zona onde os espaços entre as partículas de solo contem tanto ar como água. Agora, a parcela de água que infiltra e atinge a zona saturada do solo entra no escoamento subterrâneo, e assim formam-se os aquíferos. Devemos ressaltar que a água subterrânea pode ressurgir a superfície e alimentar as linhas de água ou ser descarregada nos oceanos.
De acordo com a UFRJ, devemos mencionar que, a quantidade de agua e a velocidade com que ela circulas nas fases do ciclo hidrológico, tem total influencia de alguns fatores como: vegetação, altitude, topografia, temperatura, tipos de solos e a geologia.
A UFRJ diz que embora possa parecer um mecanismo contínuo, com água se movendo em forma permanente e com uma taxa constante, é diferente, pois o movimento da água em cada uma das fases do ciclo é feito de um modo bastante aleatório, variando tanto no espaço como no tempo.
Figura 1 – Ciclo Hidrológico
http://forumirrigacao.blogspot.com/2012/07/agricultura-irrigada-sustentavel-e-o.html#.W5sGxM5KiUk

Mais conteúdos dessa disciplina