Buscar

Ecologia e Interdependência dos Seres Vivos

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS DO AMBIENTE
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CCE1797_EX_A5_201902382471_V1 
	20/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ALEXANDRE MACHADO DUQUE
	2019.1 EAD
	Disciplina: CCE1797 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE 
	201902382471
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A queima de combustíveis fósseis, como o Petróleo e o carvão, está diretamente relacionada ao ciclo de qual elemento química?
		
	
	Água
	
	Oxigênio
	
	Enxofre
	 
	Carbono
	
	Nitrogênio
	
Explicação:
 A poluição gerada nos grandes centros urbanos tem origem, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, basicamente gasolina e diesel, que são substâncias de origem mineral formadas pelos compostos de carbono, provenientes da decomposição de materiais orgânicos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Entendemos que as interações bióticas garante a diversidade de espécies associadas a variabilidade genica depende das interações dos organismos com o meio físico e entre si. Partindo desse princípio, qual alternativa que MAIS representa essas interações:
		
	
	Comensalismo, simbiose, carnivorismo e tanatose.
	
	Comensalismo,mimetismo, predação e canibalismo.
	
	Comensalismo, mimetismo, carnivorismo e predação
	 
	Comensalismo, simbiose, carnivorismo e predação
	 
	Comensalismo, mimetismo, carnivorismo e tanatose.
	
Explicação: Comensalismo ¿ vida em comum para obtenção de alimentos, sem prejuízos para o que cede; Simbiose ¿ vida em comum com benefícios mútuos, também chamada de mutualismo, onde a simbiose passa a ser considerada vida em comum; Carnivorismo ¿ nutrição vegetal a custa de animais; Predação ¿ obtenção de alimentos mediante sacrifício do que cede.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O equilíbrio ecológico depende diretamente da interação e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o ambiente. Uma cadeia alimentar é composta por produtores, consumidores e decompositores. É correto afirmar que:
		
	 
	O desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais da atualidade e influência no ciclo das cadeias alimentares
	
	O ciclo é finito e não recomeça após a degradação após a reciclagem da matéria orgânica pelos decompositores.
	 
	São exemplos de produtores os fungos e as bactérias.
	
	A energia e os nutrientes utilizados por todos os organismos, através da cadeia alimentar, vai aumentando no momento de cada transferência
	
	O fluxo da cadeia alimentar se inicia com os decompositores que são diretamente responsáveis pela alimentação dos consumidores primários.
	
Explicação:
Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, estão ocorrendo cada vez mais problemas em cadeias alimentares e por consequência, prejuízos para o ecossistema. Isto porque, quando retira-se um elo de uma cadeia alimentar, a função desepenhada por aquele organismo deixa de ser desempenhada e isto gera consequências para toda a cadeia alimentar.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando nos referimos ao ecossistema de um lago, dois conceitos são muito importantes: o ciclo dos nutrientes e o fluxo de energia. A energia necessária aos processos vitais de todos os elementos desde lago é reintroduzida neste ecossistema:
		
	
	Pela respiração dos produtores.
	
	Pela predação de níveis tróficos inferiores.
	 
	Pelo armazenamento da energia nas cadeias tróficas.
	
	Pela captura direta por parte dos consumidores.
	 
	Pelo processo fotossintético
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Organismos, principalmente bactérias e fundos, que obtém energia degradando tecidos mortos ou absorvendo matéria orgânica dissolvida, extraída de plantas ou outros organismos. Se alimentam de matéria orgânica morta.
Disponível em: Revista Geografia (Londrina) v. 20, n. 3, p. 191-216. 2011.
Em relação a estrutura de um ecossistema, que tipo de estrutura trófica o texto aborda.
		
	
	Halófitos.
	 
	Autótrofos.
	
	Heterótrofos.
	 
	Saprótofos.
	
	Hidrófitos.
	
Explicação:
microconsumidores, saprótrofos (sapro = para decompor) ou osmótrofos (osmo = para passar através da membrana), organismos heterotróficos, sobretudo bactérias e fungos, que fazem a demolição dos compostos complexos dos protoplasrnas mortos, absorvem alguns dos produtos da decomposição e libertam nutrientes inorgânicos susceptíveis de utilização pelos produtores, bem corno subs tâncias orgânicas que podem proporcionar fontes de energia ou podem ser inibidoras ou estimulantes para outros componentes bióticos do sistema.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A transferência de energia, a partir da captação realizada pelos organismos que fazem fotossíntese, percorre de forma unidirecional uma cadeia formada por diversos níveis (compostas de seres vivos), mantida por essa energia - cadeia alimentar, constituindo UMA:
		
	 
	Estrutura trófica.
	
	Ingestão alimentar.
	
	Interação abiótica.
	
	Regressão de cadeia.
	 
	Produção.
	
Explicação:
Os níveis tróficos ou níveis alimentares representam a hierarquia dos graus alimentares, os quais, por sua vez, indicam a ordem em que a energia flui numa determinada cadeia alimentar (ou cadeia trófica), por meio de processos que comportam o transporte de energia e matéria no ecossistema. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Considere a teia alimentar abaixo.
Nessa teia, o organismo que ocupa maior número de níveis tróficos é:
		
	
	o sapo
	
	a cobra
	
	a aranha
	 
	o gavião
	
	o sabiá
	
Explicação:
O gavião ocupa 4 níveis como mostram as 4 setas apontadas para ele.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O nitrogênio é um dos sais minerais indispensáveis para as plantas, mas não está disponível no solo, e sim na atmosfera, e só algumas plantas têm a capacidade de fazer essa absorção, como as leguminosas. Além disso, o nitrogênio melhora a qualidade do solo tornando-o favorável ao cultivo, e é elemento importante para as plantas por formarem as proteínas, ou seja, melhorar a qualidade do alimento. A função de transformar o nitrogênio existente no ar atmosférico em formas assimiláveis para plantas e animais é realizada por bactérias fixadoras de nitrogênio e algumas algas azuis (cianobactérias), sendo a enzima universal conhecida como nitrogenase. Em relação ao texto, que tipo de fixação de nitrogênio está sendo descrita.
		
	
	Fixação pseudomonas.
	 
	Fixação biológica.
	
	Fixação industrial.
	
	Fixação química.
	
	Fixação por descargas elétricas.
	
Explicação:
A fixação biológica do nitrogênio (FBN) é um processo realizado por alguns grupos de microrganismos, que apresentam a enzima nitrogenase funcional, a qual será posteriormente utilizado como fonte de nitrogênio (N) para a nutrição das plantas. A FBN se constitui na principal via de incorporação do nitrogênio à biosfera e depois da fotossíntese é o processo biológico mais importante para as plantas e fundamental para a vida na Terra.

Continue navegando

Outros materiais