Buscar

Av2 fundamentos das ciencias sociais

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV2_201002080312 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201002080312 - STEFANIE FRANCINE RODRIGUES GOMES
	Professor:
	ARTUR NUNES GOMES
	Turma: 9004/BM
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 09/06/2015 17:18:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201002665091)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Recentemente têm provocado reações algumas declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, como a conduta do ex-secretário de direitos humanos pode ser definida?
		
	
Resposta: Neste caso, ele expos a sua opinião, e demonstrou emcima de quê estava fundamentada a mesma. Na visão da antropologia será considerado que este povo só vive desta forma devido a sua cultura. Quanto a conduta do ex-secretário ele expos algo que segundo ele é verdadeiro.
	
Gabarito: A conduta do ex-secretário de direitos humanos assumiu um caráter etnocêntrico, do ponto de vista antropológico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002163356)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
		
	 
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	Estão corretas as proposições III e IV.
	 
	Estão corretas as proposições I, II e IV.
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002730589)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002317063)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo.
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002673758)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002749800)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O que o sociólogo francês Emile Durkheim colocou como condição para objetividade do método cientifico:
I. A necessidade que se mantenha certa distância do fenômeno a ser estudado.
II. É necessário que o pesquisador trate os fatos coais como "coisa".
III. O envolvimento com o objeto a ser pesquisado.
IV. A neutralidade em relação aos fatos sociais.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e IV estão corretas;
	 
	As alternativas II, III e IV estão corretas;
	
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	As alternativas III e IV estão corretas;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002106287)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Chicotadas antes do casamento - Bariya Magazu, uma adolescente nigeriana de 17 anos, deu à luz seu primeiro filho em dezembro e há duas semanas se apresentou a um tribunal para o castigo: 100 chibatadas. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada e mentiu ao apontar três homens como os possíveis pais da criança. Diante dos protestos de defensores dos direitos humanos, o juiz que aplicou a sentença se justificou: "Fisicamente ela está bem, pois voltou para casa caminhando". E do ponto de vista moral também está reabilitada, "porque um homem de sua aldeia se propôs a casar com ela e lhe devolveu a honra perdida", sentenciou. (Folha de S. Paulo, novembro de 2005) 1- Qual o fato social apresentado no texto? É anômico, patológico ou normal? Justifique. 2- Explique o conceito de consciência coletiva na concepção teórica de Durkheim e como ela pode ser observada no caso apresentado.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: 1. Proposta sugestiva de resposta: Fato social: o direito, fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciênciacoletiva. Analisar o que é normal ou patológico varia de sociedade para sociedade. 2. Proposta sugestiva de resposta: consciência coletiva fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002324058)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Darwinismo Social, numa analogia a teoria de Darwin, foi utilizado para explicar a evolução dos grupos sociais. Conforme esta teoria podemos afirmar:
		
	
	Os grupos sociais demonstram-se não adaptados, lutando para sobreviver;
	
	Os grupos sociais se modificam independentemente do caráter biológico;
	
	os grupos sociais mostram-se evoluídos e sem aspectos a desenvolver.
	
	Os grupos sociais mantêm-se os mesmos desde a Antiguidade;
	 
	Os grupos sociais se modificam e se desenvolvem, saindo do estado inferior para alcançar o superior.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002736024)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	BAGDÁ - "Integrantes do grupo extremista Estado Islâmico queimaram até a morte 45 pessoas em uma cidade iraquiana próxima a uma base área usada pelos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira um chefe de polícia local. O coronel Qasim al-Obeidi não tem certeza da identidade das vítimas, mas suspeita serem membros das forças de segurança que atuavam em al-Baghdadi. Ele pediu ajuda internacional contra os ataques do grupo. A notícia de que 45 pessoas teriam sido queimadas surge semanas depois de o EI divulgar um vídeo em que executa da mesma forma um piloto jordaniano capturado na Síria. O avião de Muath al-Kasaesbeh caiu no país em dezembro e foi capturado por militantes. Até a semana passada, al-Baghdadi era uma das poucas cidades na província de Anbar ainda sob controle do governo iraquiano". (http://oglobo.globo.com/mundo/estado-islamico-queima-45-pessoas-ate-morte-em-cidade-iraquiana-denuncia-chefe-de-policia)
Leia atentamente a notícia e assinale a alternativa correta, considerando que para a sociologia compreensiva de Weber, ação racional visando aos valores significa o comportamento a que o agente se entrega em função de:
I. um fim que se quer alcançar. 
II. um forte sentimento de amor, raiva, ódio ou vingança. 
III. um costume enraizado em sua cultura. 
IV. uma causa política ou religiosa.
		
	 
	somente o item IV está correto.
	
	todas as alternativas estão corretas.
	 
	somente o item III está correto.
	
	somente o item II está correto.
	
	somente o item I está correto.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002098366)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O BICHO (de Manuel Bandeira): Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./ Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem.
Com base no texto, assinale a única opção correta:
		
	
	A miséria gerada pela má distribuição de renda resulta num consumo excessivo, levando o lixo a ser uma fonte de alimento viável àqueles que desejam comer aquilo que não conseguem comprar.
	 
	A exclusão social no Brasil é tão intensa e violenta a ponto de levar pessoas a se rebaixarem à condição de "bichos", que, não possuindo alternativas, retiram do lixo sua alimentação.
	
	A situação de miséria na qual se encontram inúmeras pessoas no Brasil é resultado da má utilização de alimentos, que poderiam ser consumidos, se fossem doados a tempo a comunidades carentes.
	
	A falta de consciência social das camadas mais ricas da população brasileira resulta na falta de medidas assistenciais que possam fornecer alimentos àqueles que não possuem alimentação adequada.
	
	A exclusão social no Brasil leva cidadãos a condição de "abutres", desenvolvendo atividades ecologicamente sustentáveis em relação ao lixo, exercendo um papel não desenvolvido pelas camadas mais ricas da população.

Continue navegando