Buscar

Equipamentos estéticos

Prévia do material em texto

M2 fundamentos
EQUIPAMENTOS USADOS NA ESTÉTICA:
ELETROTERÁPIA: O aparelho emite a energia eletromagnética que é então conduzida através de cabos condutores até os eletrodos que ficam aderidos à pele do paciente. Outras formas incluem a utilização de agulhas ao invés de eletrodos, sendo este emprego mais reservado ao uso para terapia estética ou para métodos diagnósticos.
ELETRODOS: Fixados à pele do paciente em duplas, para que a corrente emitida pelo aparelho passe de um eletrodo para o outro. A corrente atinge um eletrodo e passa pela pele/tecido até atingir o outro eletrodo par.
CORRENTE CONTÍNUA: Os elétrons fluem na mesma direção. Corrente POLARIZADA. Haverá sempre um predomínio de direção, que dependerá do posicionamento dos pólos dos cabos condutores, onde a maior parte das cargas elétricas irão ser conduzidas em um único sentido. Ex: Corrente Galvânico. POLARIZADA.
A ->B
A->B
A->B
CORRENTE ALTERNADA: A corrente flui alternadamente de um sentido para o outro. Inverte a direção. Elétrons fluem nos dois sentidos. Pode ser POLAR OU APOLAR. NÃO POLARIZADA.
A ->B -> A ->B->A
TIPOS DE ELETRODOS: 
Borracha: necessita de um gel para facilitar a passagem da corrente elétrica. A borracha dos eletrodos é feita com carbono que aumenta a condutividade. 
Adesivo ou Silicone: dispensa o uso de gel. É só colar. Tem um tempo de vida útil que varia de 10 a 15 utilizações, sendo que depois é descartado. Podem ser molhados para aumentar a condutividade. 
Esponja: molha, retira o excesso de água e coloca no paciente. Aumenta a condutividade. Utiliza-se principalmente para a corrente POLARIZADA/CONTÍNUA/GALVÂNICA. 
Frequência: é o número de ciclos por segundo. É expresso em Hz. Se tivermos uma frequência de 10Hz o estímulo está passando 10 vezes por segundo.
Período: é o tempo para que uma oscilação ocorra. Vai do início de um pulso até o início do seguinte.
Quanto maior a frequência maior o número de ciclos e maior a profundidade de ação da corrente.
CLASSIFICAÇÃO DAS FREQUÊNCIAS:
Baixa Frequência: 1 a 1.000 Hz, mas utilizada na prática clínica a faixa de 1 a 200 Hz. Galvânica, Eletrolipólise, Microcorrente.
Média Frequência: 1.000 a 10.000 Hz, sendo utilizado na eletroterapia de 2.000 a 4.000 Hz. Corrente Russa. 
Alta Frequência: Acima de 300.000 Hz. Radiofrequência.
CORRENTE CONTÍNUA/GALVÂNICA
A aplicação divide-se em: galvanização e iontoforese (ionização). 
GALVANIZAÇÃO: Uso terapêutico da corrente galvânica utilizando exclusivamente os efeitos polares por ela produzidos. A passagem da corrente elétrica pelo interior do organismo, provoca uma movimentação de seus íons.
Pólo Positivo (Ânodo)
 
Pólo Negativo (Cátodo)
Atrai íons negativos
Atrai íons positivos
Repele íons positivos
Repele íons negativos
Sedante
Estimulante
Analgésico
Irritante
Menor hiperemia (isquemia)
Maior hiperemia 
Vasoconstritor
Vasodilatador
Desidrata os tecidos
Hidratante
Atrai O2
Atrai H 
Coagulação
Liquefação
Membrana menos permeável
Membrana mais permeável
Corroi metais por oxidação
Não corroi metais
Ácido
Alcalino
Contra indicações: Pele irritada, com lesões, inflamações ou acne, sobre formações de varicoses, portadores de próteses metálicas ou marcapasso, alteração de sensibilidade do paciente, na região abdominal para mulheres com DIU.
IONTOFORESE: utiliza a corrente continua para aumentar a penetração de substâncias ionizáveis. Baseia-se na lei de DU FRAY que diz que polos opostos se atraem e polos homólogos/iguais se repelem. A transferência de íons irá acontecer principalmente nos ductos das glândulas sudoríparas, e em menor extensão nos folículos pilosos e glândulas sebáceas. Atinge cerca de 6 a 20 mm, mais concentrado em tecido subcutâneo e progressivamente em menor concentração nos tecidos mais profundos e periféricos. Utiliza-se polaridade igual da substância.
Técnica de aplicação: Definir os polos dos eletrodos/aplicar transversal. Utilizar soluções aquosas ionizadas. A intensidade não deve ultrapassar o limite doloroso do paciente. A penetração é maior nos seis primeiros minutos.
Pode dificultar a penetração do produto: Peles oleosas (deve-se fazer a desincrustração, esfoliação ou peeling na pele antes), resistência da pele, substancia anfóteras.
INDICAÇÕES DA IONTOFORESE:
Ação anestésica local
Ação anti-inflamatória
Redução de edema
Cicatrização de feridas crônicas
Aumento da extensibilidade das cicatrizes
Adiposidade localizada
Flacidez cutânea
Fibro edema gelóide
CONTRA INDICAÇÕES:
Cardiopatas e portadores de marcapasso
Neoplasias (câncer) 
Patologias renais crônicas
Dermatite na área a ser tratada
OUTRAS FORMAS DE APLICAÇÃO DA CORRENTE GALVÂNICA 
Eletrolifiting: Trata-se de um método invasivo, porém muito superficial, que reúne os efeitos de um eletrodo em forma de agulha, associados aos de uma corrente contínua. Utilizada nas sequelas de estiramentos da pele, caracterizadas como estrias. Desencadeia um processo de inflamação aguda, que é de grande interesse no nível de regeneração tecidual.
Eletrólise: Para a depilação. 
Desincrust: É um procedimento que tem como objetivo retirar o excesso de sebo das peles exageradamente seborreicas. (transforma a sebosidade da pele em sabão). A atuação da corrente é superficial proporcionando o destamponamento no pilo sebáceo, nesta técnica não existe penetração das substâncias empregadas nos desincrustadores, por isso utilizamos a polaridade inversa ao radical da substância. Para restabelecer o pH da pele após a desincrustação devemos utilizar o eletrodo ativo na polaridade positiva (ácido) embebido em água. Eletrodos tipo caneta gancho, envolvida em algodão embebido na solução, e o bastonete que deve ser segurado pelo paciente durante a aplicação. 
MICROCORRENTE
Baixa frequência pode ser de corrente contínua/galvânica ou alternada.
Proporciona homeostase nos tecidos.
A microcorrente trabalha com a menor quantidade da corrente elétrica mensurável, isto é, compatível com o campo eletromagnético do corpo.
Gmens=continua / Mens=alternada
Estimula a biossíntese de colágeno, efetividade no processo cicatricial, regeneração tecidual, corrige a atrofia e tonifica os músculos. 
Polo positivo: calmante, analgésico, reduz o processo inflamatório, aumenta a cicatrização.
Polo negativo: estimulante, hidratante, ação nas aderências, amaciamento, retarda o crescimento de bactérias.
Os equipamentos microcorrentes são especificamente projetados, para imitar e ampliar os sinais bioelétricos do corpo humano, isto aumenta a habilidade do corpo para transportar nutrientes e resíduos metabólicos das células nas áreas afetadas.
Aumento de ATP;
 Melhora o transporte de aminoácidos ;
Produção de colágeno;
Cicatrização;
Rejuvenescimento
ELETRODOS PARA MICROCORRENTE:
Borracha ou silicone
Placas metálicas, retangulares protegidas por esponjas.
Tipo caneta
 Auto-adesivos
Rolos lisos
INDIÇAÇÕES:
Pós-operatório
Recuperação de feridas
Cansaço muscular facial
Flacidez tissular
Cicatrização
Rejuvenescimento
CONTRA INDICAÇÕES:
Alergias ou irritações a corrente elétrica
Sobre útero gravídico
Marcapasso
Tumores 
ALTA FREQUENCIA
É utilizado em procedimentos de tratamento facial, capilar, podologia e após depilação.
Ativa o metabolismo local, melhorando oxigenação dos tecidos e produz efeitos bactericidas e anti-sépticos.
O método consiste em passar sobre a pele um eletrodo de vidro contendo gás neon, que ao entrar em contato com a pele produz micro faiscamentos gerando ozônio.
O ozônio tem propriedades germicidas e anti-sépticas.
Corrente continua 
Retirar adornos metais do paciente antes de utilizar
Não utilizar na pele com líquidos inflamáveis, pois queimar
TIPOS DE ELETRODOS:
Esférico maior e menor: mais utilizado na face
Forquilha: pescoço, braço, mamas, etc.
Saturador: vascularização da pele, normalmente aplicado cosméticos. Causa um massageamento indireto
Cauterizador ou fulgurador: acnes
Pente: courocabeludo
INDICAÇÕES:
Pós-limpeza de pele, complemento de hidratação e revitalização facial, desinfecção do couro cabeludo, pós-depilação, tratamento de foliculite, melhora da psoríase, para tratamento de frieiras e micoses na podologia, após fazer as unhas na manicure, tratamento de peticulose (piolho).
CONTRA INDICAÇÕES:
Cardíacos
Gestantes
Diabéticos
Neoplasias
Epilepsia
Pinos e placas
VAPOR DE OZÔNIO
É indicado para estética facial, no tratamento de peles desidratadas, acneicas, lipídicas e no preparo para outras técnicas.
Vapor de água: em contato com a pele auxilia a eliminação de toxinas e a vasodilatação dos poros facilita a penetração de cosméticos e a remoção de comedões e pústulas.
Ozônio: é o estado alotrópico (puro) do oxigênio.
Tem ação sobre a oxigenação da pele e efeitos bactericidas e germicidas.
Pele congestionada ou sensibilizada
Pele com poros dilatados (sempre proteger com camada de algodão)
ELETROLIPOLISE
Mobilização das gorduras através de uma corrente elétrica
Tratamento de gordura localizada e lipodistrofia ginóide/celulite
Utiliza uma forma de corrente elétrica que ainda não possui uma padronização, pois as empresas produzem este equipamentos com várias formas de ondas e com freqüências variadas normalmente de 5 a 50 Hz. 
Caracterizada por uma corrente de baixa freqüência pode ser polarizada ou despolarizada , monofásica ou bifásica, micro ou miliamperada. 
Aumento de calor local;
Melhora do sistema circulatório;
Eliminação de toxinas;
Degradação de gorduras e triglicerídeos;
Permeabilização da membrana celular pela corrente polarizada.
Aplicação subcutânea: Agulhas de 0,3 mm de diâmetro X 7,5cm de comprimento, estéreis e descartáveis. O tamanho da agulha irá depender da região a ser tratada. Assepsia com álcool 70% antes da inserção das agulhas. A colocação das agulhas não obedece necessariamente a planos musculares ou circulatórios, sendo de acordo com a distribuição do tecido celulítico e gorduroso. A introdução das agulhas deve ser indolor. Entre uma agulha e outra observar um espaço de 4 a 5 cm de distância. Conectar os cabos através das garras tipo jacaré nas agulhas alternado os pólos (positivo e negativo). Pode ser realizada uma sessão semanal. O paciente deve sentir sensação de formigamento. Aumentar a intensidade de acordo com o limite de dor do paciente.
Aplicação epicutânea: São utilizadas placas de silicone. 4 a 5 cm de distância. Conectar os cabos dos eletrodos alternando polos positivos e negativos. Pode ser feito até 3 sessões na semana. 
INDICAÇÕES:
Lipodistrofia Ginóide/Celulite
     Gordura Localizada;
     Flacidez Tissular;
     Hidratação e Nutrição Celular;
 Complemento Pós-Cirúrgico à Lipoaspiração. 
CONTRA INDICAÇÕES:
Cardíacos e portadores de Marcapasso;
Pinos ou placas metálicas na área a ser tratada;
Gestantes;
 Renais crônicos;
 Neoplasias;
Epilepsia;
Dermatites;
 Utilização de medicamentos tipo anticoagulantes, diuréticos;
Alergia a metal

Continue navegando