Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO CONSTITUCIONAL 2 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701328709)
	13a sem.: ORGANIZAÇÃO DO ESTADO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Questão 40 - Exame 08 - OAB-RJ)- Aponte, em meio às questões abaixo, a alternativa formulada com INCORREÇÃO: 
		
	
	O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal;
	
	A União não intervirá nos Municípios localizados nos Estados, exceto quando o respectivo Tribunal de Justiça der provimento à representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.
	
	O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente;
	
	O deferimento de pedido de medida cautelar pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade, importa na suspensão da eficácia da norma impugnada até final decisão da Corte;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701488984)
	13a sem.: AULA 13
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	VII Exame de Ordem Unificado 
As Emendas Constitucionais possuem um peculiar sistema de iniciativa. Assim, revela‐se correto afirmar que poderá surgir projeto dessa espécie normativa por proposta de: 
		
	
	mais de um terço das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a unanimidade de votos.
	
	mais de um terço das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a maioria simples de votos.
	
	mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a maioria relativa de votos.
	
	mais de dois terços das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a unanimidade de votos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701369317)
	14a sem.: PROCESSO LEGISLATIVO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Questão 35 Exame 05 - OAB-RJ) - Assegura-se, em tema de Poder Constituinte e de alteração de texto constitucional, que é procedente a assertiva: 
		
	
	É de ordem circunstancial a limitação que proíbe emenda à Constituição na vigência de intervenção federal, de estado de defesa e de estado de sítio; 
	
	O Poder Constituinte originário, responsável, nos Estados Federais, pela organização dos Estado Federados, é inicial e limitado, apenas, às cláusulas pétreas; 
	
	O Poder Constituinte derivado é exercido pelo Municípios para a promulgação das leis orgânicas, com a contribuição dos Prefeitos Municipais. 
	
	A proposta de emenda à Constituição, aprovada pelas Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos, em ambos, dos votos dos respectivos membros, será encaminhada ao Presidente da República que, aquiescendo, a sancionará; 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701369310)
	14a sem.: PROCESSO LEGISLATIVO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(IV Exame de Ordem Unificado) - Em 2010, o Congresso Nacional aprovou por Decreto Legislativo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Essa convenção já foi aprovada na forma do artigo 5º, § 3º, da Constituição, sendo sua hierarquia normativa de: 
		
	
	status supralegal. 
	
	lei complementar. 
	
	emenda constitucional. 
	
	lei federal ordinária. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701369333)
	14a sem.: PROCESSO LEGISLATIVO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Questão 07 Exame 124 Tipo 1 - OAB-SP) - O projeto de lei ordinária:
		
	
	não deve dispor sobre matéria de competência exclusiva do Congresso Nacional. 
	
	uma vez vetado pelo Presidente da República, retornará ao Congresso Nacional para arquivamento. 
	
	deve ser aprovado pelo Congresso Nacional, por quorum de maioria absoluta, e remetido ao Presidente da República, para sanção ou veto. 
	
	pode ser apresentado por qualquer parlamentar, independentemente da matéria que disponha.

Continue navegando