Buscar

Atividade contextualizada - teorias da administração

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNG GUARULHOS
NOME DO CURSO: ADMINISTRAÇÃO
NOME DA DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR EXECUTOR: ANA PAULA DA SILVA FARIAS
TUTOR: ELLIS LAKISS
ALUNO: BRUNO CESAR DA SILVA
ESTUDO DE CASO
 
1. Leia o texto:
 
A Tecno Plus é uma organização de grande porte, que fornece equipamentos e soluções de informática para diversos tipos de empresas brasileiras. Seus produtos e serviços têm qualidade reconhecida no mercado. No entanto, os preços praticados pela Tecno Plus são bastante elevados, quando comparados aos preços praticados pelos concorrentes. Além disso, a empresa tem tido dificuldade em cumprir seus prazos de entrega. Esses estão cada vez mais dilatados. Em função disso, os diretores da Tecno Plus foram alertados pelo departamento de marketing, que a empresa tem perdido clientes para os concorrentes, de forma gradativa, nos últimos 12 meses.
 
Realizou-se um estudo mais detalhado dos processos internos e identificou-se que o grande gargalo estava na área de projeto e montagem de equipamentos. Então, a diretoria decidiu contratar uma empresa de consultoria para resolver a situação. Um contrato de 12 meses foi fechado. Ficou acertado que, os primeiros seis meses de consultoria estariam dedicados aos estudos de todos os processos. Nos seis meses posteriores, ocorreria o processo de implementação de mudanças necessárias a melhoria dos processos.
 
E, para auxiliar a consultoria contratada, na condução desses trabalhos, a direção da empresa deveria indicar um grupo de empregados para compor uma equipe interna de consultores. Esses seriam os responsáveis por acompanhar o processo inicial de análise dos processos e implantar a mudança na Tecno Plus. A direção compôs a equipe com empregados que tinham cerca de um ano na empresa. A maioria dos empregados da equipe eram trainees e gerentes júnior.
Após alguns meses de trabalho, a equipe apresentou à direção suas propostas de mudança para a Tecno Plus e essas foram aprovadas. Mas, diferentemente do que aconteceu nas reuniões com a direção da empresa, a reação dos empregados às propostas foi negativa.
 
Marcos, um dos engenheiros mais antigos da empresa afirmava:
- A implantação dessas mudanças afetará a qualidade dos produtos e serviços.
O técnico Antônio completou:
- Do ponto de vista técnico, essas mudanças encurtarão etapas imprescindíveis ao processo. Vocês estão propondo uma solução sem ter conhecimento de sua prática.
Marinho, outro engenheiro experiente, ressaltou:
- Suas recomendações não trarão melhorias ao processo. Vocês estão negligenciando fatores operacionais importantes.
 
Com isso, gerou-se um impasse na Tecno Plus. As soluções apresentadas pela consultoria em conjunto com a equipe interna não haviam sido implantadas. Um ano se passou e os problemas internos aumentaram. A diretoria culpava a consultoria. Essa culpava a equipe interna por não ter conseguido implementar as soluções necessárias para a melhoria dos processos.
 
E, na última reunião da diretoria, Ramiro, o presidente da Tecno Plus perguntou:
- Por que não deu certo?
E, Rodrigo, o diretor de operações da empresa, disse o seguinte:
- Será que os engenheiros e técnicos resolveram sabotar o trabalho da equipe interna?
 
(Texto adaptado de MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006).
2. Elabore sua resposta conforme as instruções abaixo (QUESTÕES PARA REFLEXÃO):
 
a) Faça uma análise dos erros cometidos pela direção da Tecno Plus, levando em consideração as atividades de planejamento, organização, liderança e controle.
 
b) Que habilidades você teria levado em consideração para formar a equipe de consultores internos?
 
c) Como você resolveria o impasse instalado na Tecno Plus?
Opinião:
Por mais que a empresa Tecno Plus tivesse uma marca forte, seu planejamento foi deixado de lado claramente, pois há 12 meses a mesma já estava em crise, com seus preços altos e seu Fill Rate abaixo do esperado, isso explica a perda de clientes para os demais concorrentes.
Levando em consideração esses erros, percebe-se que a mesma (Tecno Plus), além de não ter um planejamento adequado, também abdicava de organização, liderança e controle, e o porquê destas abdicações? Abaixo algumas explicações no meu ponto de vista:
Planejamento: a empresa, não colocou um objetivo para sanar o problema do gargalo que havia na área de projetos e montagem de equipamentos, simplesmente contratou uma empresa de consultoria, e aceitou um contrato de 12 meses para solucionar o problema, minha opinião é que para uma empresa como a Tecno Plus, com uma marca forte, não pode aguardar 12 meses para que talvez dê certo o que iriam implementar. Se parar para pensar, serão 24 meses de prejuízos, pois a mesma já vinha de 12 meses em crise. 
Organização: Não foi definido o que deve ser feito e como deve ser feito, e apenas definiram quem deve fazer, mesmo com apenas essa definição, acabou sendo feita a escolha incorreta, não teve pessoas experientes no projeto, pessoas com bagagem que poderiam ter se juntado ao grupo e ter ajudo em um planejamento melhor. Outro ponto é que não foi definido um plano de ação para os altíssimos preços, além da área de projetos e montagem de equipamentos, deveria ter sido feito um plano de ação para redução de custo, para que pudessem voltar a serem competitivos em seus preços.
Liderança: A Tecno Plus, não definiu um líder para esse projeto, alguém que pudesse tomar a frente e montar um plano de trabalho para que os colaboradores e os consultores contratados pudessem ter um horizonte, por onde realmente começar e dar a eles motivações necessárias para que pudessem realizar um trabalho sem frustações e desentendimentos.
Controle: Como podemos ver ao final do texto a empresa não obteve resultados, mas apenas impasses, isso aconteceu porque não tiveram capacidade suficiente de monitorar o projeto, como estava o desempenho do mesmo, desta forma não garantiram que os objetivos fossem alcançados.
Depois destas análises, acredito que, a única maneira que a Tecno Plus tem de resolver esse impasse e conseguir voltar ao mercado novamente seria, traçar um objetivo, para que possam voltar novamente em um mercado competitivo, e para isso necessitariam de Gerentes em reuniões com o time de finanças e marketing. Finanças, para verificar a possibilidade sobre possíveis pontos para redução de custos e marketing para desenvolver uma forte arma de propaganda para conseguir reconquistar seus clientes. E claro, trabalhar forte com um time experiente de engenharia e técnicos para que possam também desenvolver projetos e planos de ações para extinguir os gargalos nas áreas de projeto e montagem de equipamentos.

Continue navegando

Outros materiais