Buscar

ÁGUA NO SOLO, SUBSOLO E POÇOS - Ingrid 1° R Edi, n°17 - falas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÁGUA NO SOLO
Todos os solos são materiais permeáveis, ou seja, a passagem da água e ar é livre para fluir através dos poros interligados existentes entre as partículas sólidas. 
 	 Conforme a origem, as águas subterrâneas podem ser classificadas como: 
- infiltração;
- fóssil;
- juvenil;
- de condensação.
A água de infiltração é produzida pela infiltração das águas meteóricas, águas da chuva.
A água fóssil é resultante de tempos geológicos passados, quando se deu a deposição dos sedimentos que detêm esta água.
A água juvenil tem origem magmática, onde origina-se do interior da Terra e é consequência da fase final da consolidação de magmas.
A água de condensação é a que condensa nos poros a partir do vapor de água.
Zonas da água:
Zona vadosa ou zona de aeração é a região localizada entre o lençol freático e a superfície do terreno. Está preenchida por ar atmosférico e possui pouca água, na forma de umidade. Esta camada do solo é essencial na purificação das águas que se infiltram, exercendo papel de filtro, como zona de oxidação de matéria orgânica e de retenção de inúmeros materiais pesados. 
 A água ocorre em formato de películas aderidas aos grãos do solo. Solos muito finos visam ter mais umidade do que os mais grosseiros, pois há mais superfícies de grãos onde a água pode ficar presa por adesão.
 Na zona de aeração podemos distinguir três regiões: 
 Zona de umidade do solo: é a parte mais superficial, onde a perda de água de adesão para a atmosfera é intensa. 
 Franja de capilaridade: é a região mais próxima ao nível d’água do lençol freático, onde a umidade é maior devido à presença da zona saturada logo abaixo. 
 Zona intermediária: região envolvida entre as duas anteriores e com umidade menor do que na franja capilar e maior do que na zona superficial do solo.
 Zona de Saturação É a região abaixo do lençol freático, onde os poros ou fraturas da rocha estão totalmente preenchidos por água. Em aquíferos freáticos o nível da água varia segundo a quantidade de chuva. Em épocas com mais chuva o nível freático sobe e em épocas em que chove pouco o nível freático desce.
A água no solo pode se apresentar de diferentes maneiras: 
- Água Livre ou gravitacional; 
- Capilar; 
- Água de Constituição;
- Higroscópica/Adsorvida. 
Água Livre ou gravitacional é aquela que não consegue mais ser retida pelos grãos sólidos e percorre os solos. 
Água Capilar é a água que se encontra retida as partículas do solo por meio de forças capilares. 
Água de Constituição é a água presente na própria composição química das partículas sólidas. 
 Água higroscópica/adsorvida é a quantidade máxima de água, em percentagem, que o solo é capaz de absorver da atmosfera, em forma de vapor, e manter em equilíbrio com o ambiente. 
ÁGUA NO SUBSOLO
Conhecidas como Águas Subterrâneas, são localizadas no subsolo do planeta Terra, principalmente, em espaços vazios entre as rochas. Estas águas equivalem uma importante porção da água doce do planeta e estão presentes, principalmente, nos aquíferos.
Principais características:
Quase todas as águas subterrâneas são doces, onde são próprias para o consumo humano.
Em muitos locais a extração das águas subterrâneas é complexa, em função da profundidade do aquífero ou da presença de rochas muito duras.
Em muitos locais podem possuir grandes quantidades de minerais.
Importância:
Em função da falta de água doce em muitas regiões, as águas subterrâneas tornam-se uma excelente opção para o uso em diversas atividades (residencial, industrial, agricultura e etc.).
 	São de extrema importância na manutenção da umidade do solo e na alimentação de muitos lagos e rios existentes no mundo todo.
 	Em muitas regiões afastadas dos grandes centros urbanos, em que não há presença de água encanada, são extraídas do subsolo através de poços artesianos, tornando-se assim uma boa opção para o consumo.
Poluição das águas subterrâneas:
As águas subterrâneas podem enfrentar problemas relacionados à poluição. Esta deriva, principalmente, da contaminação do solo por produtos químicos de origem agrícola (pesticidas), industrial (chumbo e outros metais pesados) e residencial (esgoto doméstico).
 	Estes poluentes podem penetrar na terra e contaminar as águas subterrâneas, deixando-as impróprias para o consumo. Uma vez poluídas, estas águas subterrâneas podem conduzir estes poluentes para os rios e lagos com os quais possuem contato.
Aquíferos Brasileiros:
As águas subterrâneas estão presentes em grande volume no Brasil. Sendo que a maior quantidade deste tipo de água está presente no Aquífero Guarani, localizado no subsolo dos estados de SP, MS, GO, PR, SC, RS, noroeste do Uruguai e faixa leste da Argentina. Este aquífero possui, aproximadamente, 35 trilhões de metros cúbicos de água doce.
Os mais  importantes aquíferos brasileiros são: Barreiras (costa nordeste e norte do Brasil); Solimões e Alter do Chão (Amazônia); Cabeças, Serra Grande e Poti-Piauí (estados do Piauí e Maranhão); Açu (no Rio Grande do Norte) e São Sebastião (na Bahia).
Curiosidades:
De acordo com estudos hidrológicos recentes, as águas subterrâneas possuem volume cem vezes maior do que as águas doces superficiais (presentes nos rios, lagos, córregos e etc.).
 	Em algumas localidades, as águas subterrâneas afloram das rochas com temperaturas elevadas.
ÁGUA NO POÇO
O poço é uma escavação ou perfuração através da qual podemos captar água subterrânea.
Poço artesiano: É aquele perfurado em aquíferos artesianos ou confinados. O fenômeno do artesianismo é uma característica do aquífero e da geologia local e não do poço. Chamamos de poço artesiano aquele no qual a água jorra por si só na boca do poço.
Poço semi-artesiano: A maioria dos poços são semi-artesianos e utilizam bomba submersa, que apresenta grande eficiência e é instalada dentro da lâmina de água do poço. 
Mini poço: É um poço tubular porém não muito profundo. Normalmente é perfurado com máquinas rudimentares e até manuais que na maioria das vezes não conseguem perfurar rochas do tipo " Sã " mais compactas, ocasionando com isso a captação exclusivamente da parte superior do solo, o que pode ter como consequências problemas com a qualidade da água e redução da vazão na época da estiagem.
Algumas dúvidas:
É garantido encontrar água? Não, a única maneira atualmente de se ter certeza absoluta que um determinado local tem realmente água é fazendo uma sondagem prévia no local pretendido. Porém como o custo desta sondagem é quase o mesmo da perfuração, todas as pessoas preferem por fazer a perfuração sem a sondagem, pois o risco financeiro é menor. Existem varias técnicas para se amenizar esse risco, uma delas é o estudo geológico do local.
Etapas que devem seguir para perfurar um poço:
1 - Primeiro lugar, procurar uma empresa idônea, competente e registrada no CREA.
2 - Segundo: Fazer o estudo geofísico do local.
3 - Providenciar a autorização de perfuração nos órgãos competentes.
4 - Executar a obra.
5- Providenciar a Outorga (direito de uso) junto aos órgãos competentes.
Tempo médio gasto para ser perfurado um posto:
Se for perfurado com máquina do tipo percussão é de 10 dias. 
Se for perfurado com máquina tipo rotativa é de 1 a 2 dias.
Normalmente combina as duas máquinas que resulta no prazo de 5 a 10 dias.

Outros materiais