Buscar

avs- fundamentos de ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AVS_201502481596 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201502481596 - PRISCILA SANTOS MAGALHÃES
	Professor:
	EDUARDO ALVES MENDONCA
	Turma: 9045/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 06/07/2015 18:09:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201502770860)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Analise a seguinte afirmativa: Tomando-se como referência os tipos puros de poder especificados por Weber, o poder carismático se confunde com o poder tradicional já que em ambos os modelos a legitimidade se constrói a partir da crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre". A afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique:
		
	
Resposta: Errada. O poder tradicional não aceita mudanças nas suas crenças, assim como o carismático aceita um novo modelo famíliar .
	
Gabarito: A afirmativa está ERRADA. O PODER TRADICIONAL se funda na crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre" - neste caso, a fonte do PODER é a que impõe vínculos aos próprios conteúdos das ordens que o senhor comunica aos súditos. Já no caso do PODER CARISMÁTICO, ele se caracteriza pela dedicação afetiva à pessoa do chefe e ao caráter sacro, à força heróica, ao valor exemplar ou ao poder do espírito e da palavra que o distinguem de maneira especial - neste caso a fonte do PODER diz respeito a TUDO O QUE É NOVO, AO QUE NUNCA EXISTIU, NÃO SUPORTANDO, PORTANTO, VÍNCULOS PREDETERMINADOS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502572207)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Para Durkheim, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos que o autor denominou de solidariedade. A solidariedade social exige formas de controle e constrangimento aplicáveis aos indivíduos que ameaçam a coesão social.
Isso posto, identifique e explique: (I) O fato social apresentado no texto; ( II) O tipo de sociedade descrita e a forma de solidariedade social existente.
Rei escolhe entre 50 mil virgens (JB, 30/08/05) Suazilândia
Mais de 50 mil jovens virgens se reuniram ontem numa competição para se tornar a 13ª esposa do rei da Suazilândia, país africano de um milhão de habitantes com a maior taxa de infecção de aids do mundo. O rei Mswati III, o último monarca absoluto da África subsaariana, chegou vestido com uma manta de pele de leopardo para assistir à cerimônia de dança, que desde 1999 vem servindo para a escolha de noivas. As candidatas têm de vestir apenas minissaias. Cantando tributos ao rei e à rainha-mãe, também conhecida como a Grande Elefante, candidatas dançaram no estádio real com a esperança de se destacar à visão do monarca de 37 anos. A cerimônia, que tradicionalmente celebrava a feminilidade e a virgindade, se transformou hoje num show para o rei. - A cerimônia tem sido usada de forma errada para a satisfação de um homem - disse o líder do partido de oposição, banido pelo rei, Mario Masuku. - O rei tem paixão por jovens e pela opulência - completou. Muitos suazis, no entanto, acreditam que o monarca tem o direito de fazer o que lhe agrada, e que a cerimônia, que neste ano atraiu um número recorde, reforça a identidade nacional. - Essa é a nossa cultura e não vamos mudar - diz a jovem Tsandzile Ndluva, de 21 anos. Na semana passada, o rei suspendeu um decreto de 2001 que proibia o sexo com adolescentes a fim de frear a contaminação por HIV. Dias antes, casou-se com uma virgem. Segundo funcionários do palácio real, mesmo se o monarca tiver escolhido uma esposa ontem, ela só será conhecida daqui a alguns dias.
		
	
Resposta: O fato apresentado é a princípio cultural e histórico vista por uma visão diferenciada é considerado errado, pois o Rei está infligindo as leis para o seu próprio bem estar. Existe uma sociedade absolutista,todos servem ao rei sem questionar seus atos.
	
Gabarito: I- O fato social apresentado é o processo de escolha de mais uma esposa do rei da Suazilândia. II - Trata-se de uma sociedade simples, com grande força da consciência coletiva e pouca autonomia do indivíduo, caracterizando o que Durkheim denominou solidariedade mecânica
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503102536)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda as instituições políticas, privilegiando conceitos como poder, autoridade e dominação?
		
	
	Psicologia.
	
	Sociologia.
	 
	Ciência Política.
	
	Filosofia.
	
	Antropologia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502703565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
		
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	 
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503137643)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atitude de interpretar uma cultura a partir do ponto de vista de uma outra cultura dominante, configura-se como :
		
	
	Atitude compreensiva
	
	Atitude cooperativa
	 
	Atitude etnocêntrica
	
	Atitude passiva
	
	Atitude relativa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502544226)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de dominação é central na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?
		
	 
	A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
	
	A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.
	
	O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.
	
	A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.
	
	Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na confiança no chefe.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503155077)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Auguste Comte o Positivismo deveria compreender um conhecimento:
		
	
	Subjetivo.
	 
	Filosófico.
	
	Relativo.
	 
	Científico.
	
	Contestável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502604814)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento.As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	 
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502798461)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a perspectiva teórica de Max weber, o Jongo, típica dança de origem africana, muito presente em quilombos da região do Vale do Paraíba e do Sul do Estado fluminense e as técnicas de utilização do bambu pelas crianças da comunidade desde os seus primórdios, podem ser classificadas como:
		
	
	ação racional relativa a fins
	
	ação solidária
	 
	ação tradicional
	
	ação afetiva
	
	ação racional relativa a valores
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503204703)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Isso é coisa de veado; Fulano parece uma bicha. Essas expressões, recorrentemente utilizadas, expressam que tipo de preconceito?
		
	
	Preconceito de gênero
	
	Preconceito de classe
	
	Preconceito de nacionalidade
	
	Preconceito de raça
	 
	Preconceito de orientação sexual

Outros materiais