Buscar

EXER 7 ÉTICA PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

ÉTICA PROFISSIONAL
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE0651_EX_A7_201804126861_V1 
	16/05/2019
	Aluno(a): NATALY MENDES SANTANA 
	2019.1 EAD 
	Disciplina: SDE0651 - ÉTICA PROFISSIONAL  
	201804126861
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	O assistente social, ao elaborar o seu plano de trabalho profissional, tendo como base o atual Código de Ética Profissional, enfatizará o desenvolvimento de ações pautadas:
		
	
	Na base filosófica tradicional, que contém elementos importantes na definição de sua função precípua ligada ao ajustamento das condutas humanas.
	
	Na base filosófica que tem na justiça social e na democracia um processo de construção de uma nova ordem societária.
	
	Nas perspectivas a-histórica e acrítica, nas quais o fenômeno deve ser considerado no seu presente e da forma como se manifesta.
	
	Na base humanista que fundamenta o trabalho com foco no objeto do Serviço Social que é o ser humano.
	
	No empirismo e no burocratismo, que são traços marcantes nas instituições que possibilitam o controle social necessário na esfera pública.
	Respondido em 16/05/2019 14:33:43
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com o artigo 2º do Código de Ética (1993), o assistente social tem liberdade na realização de seus estudos e pesquisas: I - Em qualquer circunstância. II - Desde que tenha a aprovação das instâncias superiores. III - Se o objeto de estudo trouxer subsídios para a formulação de programas sociais. IV - Desde que que resguarde os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos. V - Quando autorizado pela Comissão de Ética da instituição onde desenvolverá a pesquisa. Assinale a resposta correta: 
		
	
	Somente a assertiva IV está correta. 
	
	Somente as assertiva II, IV e V estão corretas. 
	
	Somente a assertiva I está incorreta. 
	
	Somente as assertivas IV e V estão corretas.
	
	Somente as assertivas I, II e III estão incorretas. 
	Respondido em 16/05/2019 14:35:38
	
Explicação: 
O CE/93 indica princípios fundamentais a serem apreendidos pelos profissionais, e, destacam-se como princípios fundamentais: o reconhecimento da liberdade, a defesa aos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, a democracia, favorecimento da equidade e justiça social, a eliminação de todos os tipos de preconceitos, a garantia do pluralismo, a opção por um projeto profissional que vise à construção de outra forma de sociedade (sem exploração). Como também a articulação com movimentos sociais, compromisso com a qualidade de serviços e a negação da discriminação (de classes sociais, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física e mental) (CFESS, 2011).
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	As alterações e as mudanças que o correram nos códigos de ética desde o seu surgimento até os dias atuais devem ser explicadas a partir das mudanças da sociedade. Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) sobre os fatos históricos que contribu-iram para o surgimento do Código de Ética de 1986. A seguir, assinale a alternativa correta. ( ) Abertura política. ( ) Criação das grandes instituições assistenciais na Era Vargas. ( ) Mobilização de grupos políticos, populares e sociais para a criação de uma nova Constituinte. ( ) Ênfase no modelo de desenvolvimento do capital nacional associado e dependente: a modernização conservadora e a entrada na crise do ¿milagre brasileiro¿. 
		
	
	V - F - V - F
	
	F - V- F - F 
	
	F - F - V - V 
	
	V - F - F - V 
	
	V - V - F - F 
	Respondido em 16/05/2019 14:40:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	São deveres do Assistente Social nas suas relações com os usuários: I - Devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses. II - Aproveitar as situações decorrentes da relação Assistente Social-usuário, para obter vantagens pessoais ou para terceiros. III - Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões. IV - Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados. V - Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, quando solicitado. Assinale a sequência corretamente: 
		
	
	Certo - Errado - Errado - Certo - Errado
	
	Certo - Errado - Errado - Certo - Certo
	
	Errado - Errado - Certo - Certo - Certo
	
	Certo - Errado - Certo - Certo - Errado
	
	Errado - Errado - Certo - Errado - Errado
	Respondido em 16/05/2019 14:43:11
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O 9º. Princípio do Código de Ética propões a ¿Articulação do Serviço Social com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores¿.Este princípio reforça a exigência de um novo perfil para o assistente social que deve ser:
		
	
	Um profissional que deve atuar nas Organizações Não Governamentais. 
	
	Um profissional cuja atuação de se basear nos princípios do Humanismo Cristão. 
	
	Um profissional voltado para a prática investigativa .
	
	Um profissional propositivo e engajado nos movimentos em defesa da cidadania.
	
	Um profissional que atuar nos política partidária. 
	Respondido em 16/05/2019 14:48:58
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Cada profissão é orientada por um conjunto de valores morais relativos a moral profissional e a moral do trabalho. Como é chamado o documento que contém as diretrizes que norteiam a atuação profissional do assistente social: 
		
	
	Estatuto profissional. 
	
	Código de Ética Profissional. 
	
	Legislação trabalhista. 
	
	Regulamento Funcional. 
	
	Regimento profissional. 
	Respondido em 16/05/2019 14:50:55
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	.¿Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se. Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que: 
		
	
	O Código de Ética Profissional de 1946 teve, como um de seus procedimentos, a negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a ¿ética da neutralidade¿. 
	
	A necessidade da revisão do Código de 1986 começou a ser sentida nos organismos profissionais, desde fins dos anos noventa. 
	
	A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social. 
	
	A garantia do ecletismo pela exclusão de práticas e expressões teóricas que sejam contrárias à direção majoritária adotada pela categoria representa um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993. 
	
	A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária não é um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993. 
	Respondido em 16/05/2019 14:54:46
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Conforme o Código de Ética dos Assistentes Sociais (1993), é direito do assistente social:
		
	
	Utilizar seu número de registro no Conselho regional no exercício da profissão.
	
	Assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado pessoal e tecnicamente.
 
	
	Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade,observando a legislação em vigor.
	
	Pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou função que estejam sendo exercidos por colega.
 
	
	Desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional.
	Respondido em 16/05/2019 14:55:35
	
Explicação: 
Segundo Silva (2007), para explicitar a ética (que está implícita na prática profissional) será necessário refletir sobre os valores pelos quais os assistentes
sociais desenvolvem suas ações, perceber qual o significado desses valores para si, bem como as finalidades e repercussões de sua intervenção, ou seja, analisar a adequação dos atos às consequências que os mesmos podem produzir.

Continue navegando