Logo Passei Direto
Buscar

[unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na configuração de microcomputadores versão desktop, são inseridos diversos dispositivos de entrada e saída de dados, cada um com uma função específica. Nesse sentido, dependendo do momento em que são utilizados, podem realizar a função de entrada em um instante e de saída de dados, em outro. São exemplos de dispositivos que se enquadram nessa categoria:
Qual das opções a seguir contém apenas dispositivos que se enquadram na categoria mencionada?
a. monitor e mouse
b. pendrive e impressora multifuncional.
c. teclado e impressora laserjet.
d. mouse e impressora deskjet.
e. blu-ray e impressora térmica.

Os sistemas de disco rígido modernos utilizam um mecanismo de leitura que exige uma cabeça de leitura separada, posicionada perto da cabeça de gravação. A cabeça de leitura consiste em um sensor magneto resistivo (MR) parcialmente blindado. O material MR tem uma resistência elétrica que depende da direção da magnetização do meio que se move por baixo dele. Passando uma corrente pelo sensor MR, as mudanças de resistência são detectadas como sinais de voltagem.
A afirmação acima é:
Verdadeiro
Falso

Durante qualquer período, o processador pode se comunicar com um ou mais dispositivos externos em padrões imprevisíveis, dependendo da necessidade de E/S do programa. Os recursos internos, como a memória principal e o barramento do sistema precisam ser compartilhados entre uma série de atividades, incluindo E/S de dados. Assim, a função de E/S inclui um requisito de controle e temporização, para coordenar o fluxo de tráfego entre os recursos internos e dispositivos externos. O controle da transferência de dados de um dispositivo externo ao processador poderia envolver a seguinte sequência de etapas, respectivamente:
a. 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits. 5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
b. 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 4. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador. 5. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
c. 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 2. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 3. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits. 5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
d. 1. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 3. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits. 5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.

O teclado é o dispositivo de entrada de dados mais utilizado nos computadores. Ele é muito semelhante aos teclados das máquinas de escrever. Entretanto, seu conjunto de teclas é mais vasto, pois contém, além dos caracteres de pontuação, acentuação, alfabéticos, numéricos e símbolos. Antes do teclado existia o ABCDE, ou seja, a ordem era a do alfabeto. Mas as máquinas mecânicas da época tinham um problema: os tipos, após gravarem o papel, demoravam em voltar ao seu lugar.
Esta informação é:
Verdadeiro
Falso

Sobre o barramento é correto afirmar:
Qual das opções a seguir é verdadeira?
a. Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar apenas n localizações de memória diferentes.
b. Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser utilizado para ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
c. Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar diretamente.
d. É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados de e para os periféricos.
e. Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja frequência está entre 5 MHz e 100 MHz.

A sua estrutura física é constituída por uma resina, como o policarbonato onde as informações são registradas digitalmente, de maneira impressa no disco, como uma série de sulcos microscópicos nessa superfície de policarbonato. Essa gravação é feita a partir de um laser de precisão e alta intensidade.
A frase acima refere-se a qual dispositivo?
a. CD-ROM
b. Disquete
c. HD
d. Pen-drive

O tipo de memória que apresenta menor capacidade de armazenamento é:
Qual é a opção correta?
a. HD
b. EPROM
c. Cache
d. Registrador
e. RAM

Em termos de sistemas operacionais para multiprocessadores, considere: I. Uma das possibilidades de se organizar um sistema operacional de multiprocessador é dividir estaticamente a memória em muitas partições de acordo com o número de CPUs e dar a cada CPU sua própria memória e sua própria cópia privada do sistema operacional. II. Uma forma ainda melhor para otimizar um sistema operacional de multiprocessador é permitir que todas as CPUs compartilhem o código do sistema operacional e façam cópias privadas somente dos dados. III. Se duas CPUs num multiprocessador baseado em barramento, sem a utilização de cache, tentam acessar a mesma posição de memória exatamente no mesmo instante, as duas conseguirão o barramento, com acesso a posições distintas de memória. IV. No modelo de multiprocessadores mestre-escravo, uma cópia do sistema operacional e suas tabelas estão presentes na CPU 1 e em nenhuma outra mais, sendo que todas as chamadas ao sistema são redirecionadas para a CPU 1 para processamento nela. Em contrapartida, a CPU 1 não pode executar processos do usuário.
Está correto o que consta APENAS em
a. III e IV.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. II, III e IV

Em uma visão de alto nível da função e interconexão do computador é correto afirmar que:
Qual das opções a seguir é verdadeira?
a. No início de cada ciclo de instrução o processador busca uma instrução na memória.
b. Os principais componentes do sistema de computação precisam ser interconectados a fim de trocar dados e sinais de controle.
c. As linhas de endereço do barramento oferecem um caminho para movimentação de dados entre os módulos do sistema.
d. A função básica executada por um computador é a execução de um programa que consiste em um conjunto de instruções armazenadas no processador.
e. Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais buscas de operandos.

Sobre o computador e seus periféricos, é correto afirmar que:
Qual das opções a seguir é verdadeira?
a. O Universal Serial Bus é o novo barramento interno para comunicação CPU – Memória RAM.
b. A CPU é o único dispositivo com acesso direto à memória.
c. Um monitor touchscreen é um periférico de saída apenas.
d. O padrão Serial ATA para HDs está sendo substituído pelo Parallel ATA.
e. O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.

Sobre os principais elementos de projeto para os barramentos, considere: I. A permissão para enviar sinais nas linhas do barramento pode ser controlada de forma central ou distribuída. II. Os sinais no barramento podem ser sincronizados com um clock central ou enviados de forma assíncrona com base na transmissão mais recente. III. Refere-se ao número de linhas de endereço e número de linhas de dados. As descrições contidas nos itens I, II e III referem-se correta e respectivamente a:
a. controle geral, sincronismo e medida.
b. permissão, controle e intensidade.
c. arbitração, temporização e largura.
d. política de permissões, sincronismo e intensidade.
e. tipo de controle, tipo de sincronismo e tipo de medida.

A afirmação é verdadeira ou falsa?
O byte SYNCH é um padrão de bits especial, que delimita o início do campo. O número da trilha identifica uma trilha em uma superfície. O número da cabeça identifica uma cabeça, pois esse disco tem múltiplas superfícies e cada um dos campos de ID e de dados contém um código de detecção de erro.
Verdadeiro
Falso

Dispositivos de comunicação permitem que um computador troque dados com um dispositivo remoto, que pode ser um dispositivo legível ao ser humano, como um terminal, um dispositivo legível à máquina, ou até mesmo outro computador, ligado em uma rede por exemplo.
Assinale a alternativa que contempla todas as principais funções ou requisitos para um módulo de E/S:
a. Controle e temporização. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Detecção de erro.
b. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Armazenamento temporário de dados (buffering). Detecção de erro.
c. Controle e temporização. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Armazenamento temporário de dados (buffering). Detecção de erro.
d. Controle e temporização. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Armazenamento temporário de dados (buffering).

Sobre o barramento é correto afirmar:
a) Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar diretamente.
b) Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar apenas n localizações de memória diferentes.
c) É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados de e para os periféricos.
d) Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser utilizado para ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
e) Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja frequência está entre 5 MHz e 100 MHz. As atividades desse tipo de barramento tomam um número inteiro de ciclos do barramento.

A capacidade de memória é normalmente expressa em bytes, mas também podemos expressá-la em outras medidas, MENOS:
a. Setores
b. Palavras
c. Diretórios

O tipo de memória que apresenta menor capacidade de armazenamento é:
a. RAM
b. HD
c. Cache
d. Registrador
e. EPROM

A capacidade de memória é normalmente expressa em bytes, mas também podemos expressá-la em outras medidas, MENOS:
Assinale a alternativa que corresponde a sequência assinalada.
a. bits
b. Setores
c. Células
d. Diretórios
e. Palavras

Para aumentar o desempenho do meu computador e devo colocar (custo e desempenho):
a. Mais circuitos integrados
b. Cache
c. HD
d. RAM
e. Registrador

Uma das características do modelo RISC é o fato de seu conjunto de instruções contemplar instruções mais simples (reduzidas). Para que a concepção do processador RISC fosse idealizada, alguns levantamentos foram feitos para que a ISA (Instruction Set Architecture, em português, Arquitetura de Conjunto de Instruções) fosse projetada.
Após a análise do texto acima podemos afirmar:
I. frequência de uso das operações: o índice permitiu consolidar quais operações necessitariam mais otimizações e como ficaria o relacionamento do processador com o sistema de memória.
II. frequência de uso dos operandos: essa métrica permitiu que o sistema de memória fosse projetado, incluindo a estimativa de tamanho e os mecanismos associados ao banco de registradores e memória cache.
III. sequência de execução das instruções: a análise da sequência permitiu um estudo mais aprofundado da estrutura do pipeline.
a. Todos os itens estão corretos.
b. Apenas os itens I e II estão corretos.
c. Apenas os itens I e III estão corretos.

Em máquinas superescalares, há a possibilidade da execução de duas ou mais instruções serem executadas paralelamente. Porém, a execução paralela pode ocasionar conflitos de dados (hazards de dados), onde uma linha de instrução impacta sobre alguma outra.
( ) Renomeamento de registradores é um procedimento realizado exclusivamente por hardware, que consiste em renomear um registrador a partir de uma linha para eliminar conflitos quanto à utilização de um mesmo registrador como destino.
( ) No renomeamento de registradores deve ser implementado, no processador, uma tabela que tem, como entradas, a referência do registrador original e a referência para o novo registrador.
( ) O renomeamento de registradores também permite a expansão do número de registradores sem alterar a interface do processador, que apresenta ao usuário um número bem inferior de registradores.
( ) Para o renomeamento de registradores, as instruções deverão ser executadas na ordem correta, pois se deve analisar, antecipadamente, os registradores utilizados na janela de instruções para determinar como o renomeamento será realizado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na configuração de microcomputadores versão desktop, são inseridos diversos dispositivos de entrada e saída de dados, cada um com uma função específica. Nesse sentido, dependendo do momento em que são utilizados, podem realizar a função de entrada em um instante e de saída de dados, em outro. São exemplos de dispositivos que se enquadram nessa categoria:
Qual das opções a seguir contém apenas dispositivos que se enquadram na categoria mencionada?
a. monitor e mouse
b. pendrive e impressora multifuncional.
c. teclado e impressora laserjet.
d. mouse e impressora deskjet.
e. blu-ray e impressora térmica.

Os sistemas de disco rígido modernos utilizam um mecanismo de leitura que exige uma cabeça de leitura separada, posicionada perto da cabeça de gravação. A cabeça de leitura consiste em um sensor magneto resistivo (MR) parcialmente blindado. O material MR tem uma resistência elétrica que depende da direção da magnetização do meio que se move por baixo dele. Passando uma corrente pelo sensor MR, as mudanças de resistência são detectadas como sinais de voltagem.
A afirmação acima é:
Verdadeiro
Falso

Durante qualquer período, o processador pode se comunicar com um ou mais dispositivos externos em padrões imprevisíveis, dependendo da necessidade de E/S do programa. Os recursos internos, como a memória principal e o barramento do sistema precisam ser compartilhados entre uma série de atividades, incluindo E/S de dados. Assim, a função de E/S inclui um requisito de controle e temporização, para coordenar o fluxo de tráfego entre os recursos internos e dispositivos externos. O controle da transferência de dados de um dispositivo externo ao processador poderia envolver a seguinte sequência de etapas, respectivamente:
a. 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits. 5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
b. 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 4. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador. 5. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
c. 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 2. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 3. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits. 5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
d. 1. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S. 2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo. 3. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado. 4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits. 5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.

O teclado é o dispositivo de entrada de dados mais utilizado nos computadores. Ele é muito semelhante aos teclados das máquinas de escrever. Entretanto, seu conjunto de teclas é mais vasto, pois contém, além dos caracteres de pontuação, acentuação, alfabéticos, numéricos e símbolos. Antes do teclado existia o ABCDE, ou seja, a ordem era a do alfabeto. Mas as máquinas mecânicas da época tinham um problema: os tipos, após gravarem o papel, demoravam em voltar ao seu lugar.
Esta informação é:
Verdadeiro
Falso

Sobre o barramento é correto afirmar:
Qual das opções a seguir é verdadeira?
a. Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar apenas n localizações de memória diferentes.
b. Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser utilizado para ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
c. Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar diretamente.
d. É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados de e para os periféricos.
e. Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja frequência está entre 5 MHz e 100 MHz.

A sua estrutura física é constituída por uma resina, como o policarbonato onde as informações são registradas digitalmente, de maneira impressa no disco, como uma série de sulcos microscópicos nessa superfície de policarbonato. Essa gravação é feita a partir de um laser de precisão e alta intensidade.
A frase acima refere-se a qual dispositivo?
a. CD-ROM
b. Disquete
c. HD
d. Pen-drive

O tipo de memória que apresenta menor capacidade de armazenamento é:
Qual é a opção correta?
a. HD
b. EPROM
c. Cache
d. Registrador
e. RAM

Em termos de sistemas operacionais para multiprocessadores, considere: I. Uma das possibilidades de se organizar um sistema operacional de multiprocessador é dividir estaticamente a memória em muitas partições de acordo com o número de CPUs e dar a cada CPU sua própria memória e sua própria cópia privada do sistema operacional. II. Uma forma ainda melhor para otimizar um sistema operacional de multiprocessador é permitir que todas as CPUs compartilhem o código do sistema operacional e façam cópias privadas somente dos dados. III. Se duas CPUs num multiprocessador baseado em barramento, sem a utilização de cache, tentam acessar a mesma posição de memória exatamente no mesmo instante, as duas conseguirão o barramento, com acesso a posições distintas de memória. IV. No modelo de multiprocessadores mestre-escravo, uma cópia do sistema operacional e suas tabelas estão presentes na CPU 1 e em nenhuma outra mais, sendo que todas as chamadas ao sistema são redirecionadas para a CPU 1 para processamento nela. Em contrapartida, a CPU 1 não pode executar processos do usuário.
Está correto o que consta APENAS em
a. III e IV.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. II, III e IV

Em uma visão de alto nível da função e interconexão do computador é correto afirmar que:
Qual das opções a seguir é verdadeira?
a. No início de cada ciclo de instrução o processador busca uma instrução na memória.
b. Os principais componentes do sistema de computação precisam ser interconectados a fim de trocar dados e sinais de controle.
c. As linhas de endereço do barramento oferecem um caminho para movimentação de dados entre os módulos do sistema.
d. A função básica executada por um computador é a execução de um programa que consiste em um conjunto de instruções armazenadas no processador.
e. Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais buscas de operandos.

Sobre o computador e seus periféricos, é correto afirmar que:
Qual das opções a seguir é verdadeira?
a. O Universal Serial Bus é o novo barramento interno para comunicação CPU – Memória RAM.
b. A CPU é o único dispositivo com acesso direto à memória.
c. Um monitor touchscreen é um periférico de saída apenas.
d. O padrão Serial ATA para HDs está sendo substituído pelo Parallel ATA.
e. O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.

Sobre os principais elementos de projeto para os barramentos, considere: I. A permissão para enviar sinais nas linhas do barramento pode ser controlada de forma central ou distribuída. II. Os sinais no barramento podem ser sincronizados com um clock central ou enviados de forma assíncrona com base na transmissão mais recente. III. Refere-se ao número de linhas de endereço e número de linhas de dados. As descrições contidas nos itens I, II e III referem-se correta e respectivamente a:
a. controle geral, sincronismo e medida.
b. permissão, controle e intensidade.
c. arbitração, temporização e largura.
d. política de permissões, sincronismo e intensidade.
e. tipo de controle, tipo de sincronismo e tipo de medida.

A afirmação é verdadeira ou falsa?
O byte SYNCH é um padrão de bits especial, que delimita o início do campo. O número da trilha identifica uma trilha em uma superfície. O número da cabeça identifica uma cabeça, pois esse disco tem múltiplas superfícies e cada um dos campos de ID e de dados contém um código de detecção de erro.
Verdadeiro
Falso

Dispositivos de comunicação permitem que um computador troque dados com um dispositivo remoto, que pode ser um dispositivo legível ao ser humano, como um terminal, um dispositivo legível à máquina, ou até mesmo outro computador, ligado em uma rede por exemplo.
Assinale a alternativa que contempla todas as principais funções ou requisitos para um módulo de E/S:
a. Controle e temporização. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Detecção de erro.
b. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Armazenamento temporário de dados (buffering). Detecção de erro.
c. Controle e temporização. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Armazenamento temporário de dados (buffering). Detecção de erro.
d. Controle e temporização. Comunicação com o processador. Comunicação com o dispositivo. Armazenamento temporário de dados (buffering).

Sobre o barramento é correto afirmar:
a) Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar diretamente.
b) Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar apenas n localizações de memória diferentes.
c) É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados de e para os periféricos.
d) Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser utilizado para ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
e) Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja frequência está entre 5 MHz e 100 MHz. As atividades desse tipo de barramento tomam um número inteiro de ciclos do barramento.

A capacidade de memória é normalmente expressa em bytes, mas também podemos expressá-la em outras medidas, MENOS:
a. Setores
b. Palavras
c. Diretórios

O tipo de memória que apresenta menor capacidade de armazenamento é:
a. RAM
b. HD
c. Cache
d. Registrador
e. EPROM

A capacidade de memória é normalmente expressa em bytes, mas também podemos expressá-la em outras medidas, MENOS:
Assinale a alternativa que corresponde a sequência assinalada.
a. bits
b. Setores
c. Células
d. Diretórios
e. Palavras

Para aumentar o desempenho do meu computador e devo colocar (custo e desempenho):
a. Mais circuitos integrados
b. Cache
c. HD
d. RAM
e. Registrador

Uma das características do modelo RISC é o fato de seu conjunto de instruções contemplar instruções mais simples (reduzidas). Para que a concepção do processador RISC fosse idealizada, alguns levantamentos foram feitos para que a ISA (Instruction Set Architecture, em português, Arquitetura de Conjunto de Instruções) fosse projetada.
Após a análise do texto acima podemos afirmar:
I. frequência de uso das operações: o índice permitiu consolidar quais operações necessitariam mais otimizações e como ficaria o relacionamento do processador com o sistema de memória.
II. frequência de uso dos operandos: essa métrica permitiu que o sistema de memória fosse projetado, incluindo a estimativa de tamanho e os mecanismos associados ao banco de registradores e memória cache.
III. sequência de execução das instruções: a análise da sequência permitiu um estudo mais aprofundado da estrutura do pipeline.
a. Todos os itens estão corretos.
b. Apenas os itens I e II estão corretos.
c. Apenas os itens I e III estão corretos.

Em máquinas superescalares, há a possibilidade da execução de duas ou mais instruções serem executadas paralelamente. Porém, a execução paralela pode ocasionar conflitos de dados (hazards de dados), onde uma linha de instrução impacta sobre alguma outra.
( ) Renomeamento de registradores é um procedimento realizado exclusivamente por hardware, que consiste em renomear um registrador a partir de uma linha para eliminar conflitos quanto à utilização de um mesmo registrador como destino.
( ) No renomeamento de registradores deve ser implementado, no processador, uma tabela que tem, como entradas, a referência do registrador original e a referência para o novo registrador.
( ) O renomeamento de registradores também permite a expansão do número de registradores sem alterar a interface do processador, que apresenta ao usuário um número bem inferior de registradores.
( ) Para o renomeamento de registradores, as instruções deverão ser executadas na ordem correta, pois se deve analisar, antecipadamente, os registradores utilizados na janela de instruções para determinar como o renomeamento será realizado.

Prévia do material em texto

14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 1/55
Amb Fácil   Criar  WELLINGTON  
ResponderNovo Tópico
 Conteúdo não lido  Marcar como lido Home  Material de estudo  Atividades  Arquitetura e Organização de Computadores
Servidor
Para manter o site no ar é necessário alugar um servidor. Precisamos de doações para manter o site no ar, caso não seja cumprida nossa meta o site será desativado.
 
Quero doar!
Mais detalhes
METAS DE DOAÇÃO
 unidade 4 Arquitetura e Organização de Computadores
Por Boss, Agosto 29, 2016 em Atividades 
Seguir 0
Boss
Membro avançado

Postado Agosto 29, 2016 Denunciar post
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
Pesquisar... Navegação Atividades Doações
Fóruns Equipe de Moderação Usuários Online
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 2/55
Administradores
 32
56 posts
Pergunta 2
Pergunta 3
 
Na configuração de microcomputadores versão desktop, são inseridos diversos dispositivos de entrada e saída de
dados, cada um com uma função específica. Nesse sentido, dependendo do momento em que são utilizados, podem
realizar a função de entrada em um instante e de saída de dados, em outro. São exemplos de dispositivos que se
enquadram nessa categoria:
Resposta Selecionada: b. 
pendrive e impressora multifuncional.
Respostas: a. 
monitor e mouse
 b. pendrive e impressora multifuncional.
 c. teclado e impressora laserjet.
 d. mouse e impressora deskjet.
 e. blu-ray e impressora térmica.
0,25 em 0,25 pontos
 
 Os sistemas de disco rígido modernos utilizam um mecanismo de leitura que exige uma cabeça de leitura separada,
posicionada perto da cabeça de gravação. A cabeça de leitura consiste em um sensor magneto resistivo (MR)
parcialmente blindado. O material MR tem uma resistência elétrica que depende da direção da magnetização do meio
que se move por baixo dele. Passando uma corrente pelo sensor MR, as mudanças de resistência são detectadas como
sinais de voltagem.
Resposta Selecionada: Verdadeiro
Respostas: Verdadeiro
 Falso
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 3/55
0,25 em 0,25 pontos
 
 Durante qualquer período, o processador pode se comunicar com um ou mais dispositivos externos em padrões
imprevisíveis, dependendo da necessidade de E/S do programa. Os recursos internos, como a memória principal e o
barramento do sistema precisam ser compartilhados entre uma série de atividades, incluindo E/S de dados. Assim, a
função de E/S inclui um requisito de controle e temporização, para coordenar o fluxo de tráfego entre os recursos
internos e dispositivos externos. O controle da transferência de dados de um dispositivo externo ao processador poderia
envolver a seguinte sequência de etapas, respectivamente:
Resposta
Selecionada:
b. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
Respostas: a. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
5. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
 
b. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 c. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
3. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 4/55
Pergunta 4
Pergunta 5
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 
d. 
 1. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
0,25 em 0,25 pontos
 
 O teclado é o dispositivo de entrada de dados mais utilizado nos computadores. Ele é muito semelhante aos teclados
das máquinas de escrever. Entretanto, seu conjunto de teclas é mais vasto, pois contém, além dos caracteres de
pontuação, acentuação, alfabéticos, numéricos e símbolos.Antes do teclado existia o ABCDE, ou seja, a ordem era a do
alfabeto. Mas 
as máquinas mecânicas da época tinham um problema: os tipos, após gravarem o papel, demoravam em voltar ao seu
lugar.
Esta informação é:
Resposta Selecionada: Verdadeiro
Respostas: Verdadeiro
 Falso
0,25 em 0,25 pontos
 
Sobre o barramento é correto afirmar:
Resposta
Selecionada:
c. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 5/55
Pergunta 6
Respostas: a. 
Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar
apenas n localizações de memória diferentes.
 
b. 
Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser
utilizado para ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
 
c. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
 
d. 
É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados
de e para os periféricos.
 
e. 
Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja
frequência está entre 5 MHz e 100 MHz. As atividades desse tipo de barramento tomam um
número inteiro de ciclos do barramento.
0,25 em 0,25 pontos
 
 "A sua estrutura física é constituída por uma resina, como o policarbonato onde as informações são registradas
digitalmente, de maneira impressa no disco, como uma série de sulcos microscópicos nessa superfície de policarbonato.
Essa gravação é feita a partir de um laser de precisão e alta intensidade."
A frase acima refere-se a qual dispositivo?
Resposta Selecionada: a.CD-ROM
Respostas: a. 
 CD-ROM
 b. Disquete
 c. HD
 d. Pen-drive
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 6/55
Pergunta 7
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
 
O tipo de memória que apresenta menor capacidade de armazenamento é:
Resposta Selecionada: c. 
Cache
Respostas: a. 
HD
 b. EPROM
 c. Cache
 d. Registrador
 e. RAM
0,25 em 0,25 pontos
 
Em termos de sistemas operacionais para multiprocessadores, considere:
 
I. Uma das possibilidades de se organizar um sistema operacional de multiprocessador é dividir estaticamente a
memória em muitas partições de acordo com o número de CPUs e dar a cada CPU sua própria memória e sua própria
cópia privada do sistema operacional.
 
II. Uma forma ainda melhor para otimizar um sistema operacional de multiprocessador é permitir que todas as CPUs
compartilhem o código do sistema operacional e façam cópias privadas somente dos dados.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 7/55
Pergunta 9
 
III. Se duas CPUs num multiprocessador baseado em barramento, sem a utilização de cache, tentam acessar a mesma
posição de memória exatamente no mesmo instante, as duas conseguirão o barramento, com acesso a posições
distintas de memória.
 
IV. No modelo de multiprocessadores mestre-escravo, uma cópia do sistema operacional e suas tabelas estão presentes
na CPU 1 e em nenhuma outra mais, sendo que todas as chamadas ao sistema são redirecionadas para a CPU 1 para
processamento nela. Em contrapartida, a CPU 1 não pode executar processos do usuário. 
 
Está correto o que consta APENAS em
Resposta Selecionada: d. 
I e II.
Respostas: a. 
II, III e IV
 b. III e IV.
 c. I, II e III.
 d. I e II.
 e. II e III.
0,25 em 0,25 pontos
 
Em uma visão de alto nível da função e interconexão do computador é correto afirmar que:
Resposta
Selecionada:
e. 
Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais
buscas de operandos, seguidas por zero ou mais armazenamentos de operandos, seguidos
por uma verificação de interrupção (se as interrupções estiverem habilitadas).
Respostas: a. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 8/55
Pergunta 10
No início de cada ciclo de instrução o processador busca uma instrução na memória. Em um
processador típico, um registrador chamado de Registrador de Instrução (IR) mantém o
endereço da instrução a ser buscada em seguida.
 
b. 
Os principais componentes do sistema de computação (processador, memória principal,
módulos de E/S) precisam ser interconectados a fim de trocar dados e sinais de controle. O
meio de interconexão mais popular é o uso de um barramento do sistema compartilhado,
consistindo de uma única linha.
 
c. 
As linhas de endereço do barramento oferecem um caminho para movimentação de dados
entre os módulos do sistema. Essas linhas, coletivamente, são chamadas de barramento de
endereço e podem consistir em 32, 64, 128 ou ainda mais linhas separadas. Cada linha
pode transportar diversos bits de cada vez.
 
d. 
A função básica executada por um computador é a execução de um programa que consiste
em um conjunto de instruções armazenadas no processador. A memória faz o trabalho real
executando instruções especificadas no programa.
 
e. 
Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais
buscas de operandos, seguidas por zero ou mais armazenamentos de operandos, seguidos
por uma verificação de interrupção (se as interrupções estiverem habilitadas).
0,25 em 0,25 pontos
 
Sobre o computador e seus periféricos, é correto afirmar que:
Resposta
Selecionada:
e. 
O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.
Respostas: a. 
O Universal Serial Bus é o novo barramento interno para comunicação CPU – Memória
RAM.
 
b. 
A CPU é o único dispositivo com acesso direto à memória. Todos os periféricos
dependem da CPU para leitura e escrita na RAM.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 9/55
 c. 
Um monitor touchscreen é um periférico de saída apenas.
 
d. 
O padrão Serial ATA para HDs está sendo substituído pelo Parallel ATA, pois este tem
maior largura de banda.
 e. O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.
 Citar
raf050
Jovem membro

Membros
 1
2 posts
Postado Outubro 11, 2016 (editado) Denunciar post
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
 
 Durante qualquer período, o processador pode se comunicar com um ou mais dispositivos externos em padrões
imprevisíveis, dependendo da necessidade de E/S do programa. Os recursos internos, como a memória principal e o
barramento do sistema precisam ser compartilhados entre uma série de atividades, incluindo E/S de dados. Assim, a
função de E/S inclui um requisito de controle e temporização, para coordenar o fluxo de tráfego entre os recursos
internos e dispositivos externos. O controle da transferência de dados de um dispositivo externo ao processador poderia
envolver a seguinte sequência de etapas, respectivamente:
Resposta
Selecionada:
c. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 10/55
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
Respostas: a. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
5. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
 
b. 
 1. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 
c. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 11/55
Pergunta 2
 d. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivoconectado.
2. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
3. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
0,25 em 0,25 pontos
 
Para aumentar o desempenho do meu computador e devo colocar (custo e desempenho):
Resposta Selecionada: d. 
RAM
Respostas: a. 
Mais circuitos integrados
 
b. 
Registrador
 
c. 
HD
 
d. 
RAM
 e. 
Cache
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 12/55
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
 
 
Sobre os principais elementos de projeto para os barramentos, considere:
I. A permissão para enviar sinais nas linhas do barramento pode ser controlada de forma central ou distribuída. 
II. Os sinais no barramento podem ser sincronizados com um clock central ou enviados de forma assíncrona com base
na transmissão mais recente. 
III. Refere-se ao número de linhas de endereço e número de linhas de dados.
As descrições contidas nos itens I, II e III referem-se correta e respectivamente a:
 
 
Resposta Selecionada: c. 
arbitração, temporização e largura.
Respostas: a. 
controle geral, sincronismo e medida.
 
b. 
permissão, controle e intensidade.
 
c. 
arbitração, temporização e largura.
 
d. 
política de permissões, sincronismo e intensidade.
 
e. 
tipo de controle, tipo de sincronismo e tipo de medida.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 13/55
Pergunta 4
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
 
Memória interna refere-se a todos os dispositivos de armazenamento que estão “externos” a placa mãe, como, por
exemplo, os Discos Rígidos (HD – Hard Disk); memórias ópticas, como os drivers de CDROM, DVD-ROM, Blu-Ray, HD-
DVD; além dos dispositivos de alto desempenho, como a memória flash, onde citam-se os pen drives, memórias de
máquinas fotográficas, memórias de celulares, etc.
Resposta Selecionada: Falso
Respostas: Verdadeiro
 Falso
0,25 em 0,25 pontos
 
Sobre o barramento é correto afirmar:
Resposta
Selecionada:
d. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
Respostas: a. 
É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados
de e para os periféricos.
 b. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 14/55
Pergunta 6
Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja
frequência está entre 5 MHz e 100 MHz. As atividades desse tipo de barramento tomam um
número inteiro de ciclos do barramento.
 
c. 
Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar
apenas n localizações de memória diferentes.
 
d. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
 
e. 
Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser
utilizado para ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
0,25 em 0,25 pontos
 
Na configuração de microcomputadores versão desktop, são inseridos diversos dispositivos de entrada e saída de
dados, cada um com uma função específica. Nesse sentido, dependendo do momento em que são utilizados, podem
realizar a função de entrada em um instante e de saída de dados, em outro. São exemplos de dispositivos que se
enquadram nessa categoria:
Resposta Selecionada: a. 
teclado e impressora laserjet.
Respostas: a. 
teclado e impressora laserjet.
 b. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 15/55
Pergunta 7
pendrive e impressora multifuncional.
 
c. 
mouse e impressora deskjet.
 
d. 
monitor e mouse
 
e. 
blu-ray e impressora térmica.
0,25 em 0,25 pontos
 
A capacidade de memória é normalmente expressa em bytes, mas também podemos expressá-la em outras medidas,
MENOS:
Resposta Selecionada: e. 
Diretórios
Respostas: a. 
Setores
 
b. 
bits
 
c. 
Palavras
 
d. 
Células
 e. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 16/55
Pergunta 8
Diretórios
0,25 em 0,25 pontos
 
Em termos de sistemas operacionais para multiprocessadores, considere:
 
I. Uma das possibilidades de se organizar um sistema operacional de multiprocessador é dividir estaticamente a
memória em muitas partições de acordo com o número de CPUs e dar a cada CPU sua própria memória e sua própria
cópia privada do sistema operacional.
 
II. Uma forma ainda melhor para otimizar um sistema operacional de multiprocessador é permitir que todas as CPUs
compartilhem o código do sistema operacional e façam cópias privadas somente dos dados.
 
III. Se duas CPUs num multiprocessador baseado em barramento, sem a utilização de cache, tentam acessar a mesma
posição de memória exatamente no mesmo instante, as duas conseguirão o barramento, com acesso a posições
distintas de memória.
 
IV. No modelo de multiprocessadores mestre-escravo, uma cópia do sistema operacional e suas tabelas estão presentes
na CPU 1 e em nenhuma outra mais, sendo que todas as chamadas ao sistema são redirecionadas para a CPU 1 para
processamento nela. Em contrapartida, a CPU 1 não pode executar processos do usuário. 
 
Está correto o que consta APENAS em
Resposta Selecionada: c. 
I e II.
Respostas: a. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 17/55
Pergunta 9
II, III e IV
 
b. 
I, II e III.
 
c. 
I e II.
 
d. 
III e IV.
 
e. 
II e III.
0,25 em 0,25 pontos
 
Uma instrução de comparação de valores em uma linguagem de programação, como por exemplo, a comparação do
valor booleano verdadeiro ou falso, exige que seja avaliado um ou mais bits presentes em uma célula de memória. O
componente do computador responsável por avaliar o conteúdo desta célula de memória para esta operação é chamado
de:
Resposta Selecionada: d. 
CPU.
Respostas: a. 
registrador.
 
b. 
memória secundária.
 c. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 18/55
Pergunta 10
barramento de memória.
 
d. 
CPU.
 
e. 
 memória principal.
0,25 em 0,25 pontos
 
 "A sua estrutura física é constituída por uma resina, como o policarbonato onde as informações são registradas
digitalmente, de maneira impressa no disco, como uma série de sulcos microscópicos nessa superfície de policarbonato.
Essa gravação é feita a partir de um laser de precisão e alta intensidade."
A frase acima refere-se a qual dispositivo?
Resposta Selecionada: a. 
 CD-ROM
Respostas: a. 
 CD-ROM
 
b. 
 Disquete
 
c. 
 Pen-drive
 
d. 
 HD
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 19/55
Editado Outubro 11, 2016 por raf050
 Citar
lezxn
Jovem membro

Membros
 0
2 posts
Postado Outubro 15, 2016 Denunciarpost
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
 
Em uma visão de alto nível da função e interconexão do computador é correto afirmar que:
Resposta
Selecionada:
d.
Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais
buscas de operandos, seguidas por zero ou mais armazenamentos de operandos, seguidos
por uma verificação de interrupção (se as interrupções estiverem habilitadas).
Respostas: a.
No início de cada ciclo de instrução o processador busca uma instrução na memória. Em um
processador típico, um registrador chamado de Registrador de Instrução (IR) mantém o
endereço da instrução a ser buscada em seguida.
 
b.
As linhas de endereço do barramento oferecem um caminho para movimentação de dados
entre os módulos do sistema. Essas linhas, coletivamente, são chamadas de barramento de
endereço e podem consistir em 32, 64, 128 ou ainda mais linhas separadas. Cada linha
pode transportar diversos bits de cada vez.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 20/55
Pergunta 2
 c.
Os principais componentes do sistema de computação (processador, memória principal,
módulos de E/S) precisam ser interconectados a fim de trocar dados e sinais de controle. O
meio de interconexão mais popular é o uso de um barramento do sistema compartilhado,
consistindo de uma única linha.
 
d.
Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais
buscas de operandos, seguidas por zero ou mais armazenamentos de operandos, seguidos
por uma verificação de interrupção (se as interrupções estiverem habilitadas).
 
e.
A função básica executada por um computador é a execução de um programa que consiste
em um conjunto de instruções armazenadas no processador. A memória faz o trabalho real
executando instruções especificadas no programa.
0,25 em 0,25 pontos
 
Para aumentar o desempenho do meu computador e devo colocar (custo e desempenho):
Resposta Selecionada: e. 
RAM
Respostas: a. 
HD
 
b. 
Registrador
 c. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 21/55
Pergunta 3
Cache
 
d. 
Mais circuitos integrados
 
e. 
RAM
0,25 em 0,25 pontos
 
 
Sobre os principais elementos de projeto para os barramentos, considere:
I. A permissão para enviar sinais nas linhas do barramento pode ser controlada de forma central ou distribuída. 
II. Os sinais no barramento podem ser sincronizados com um clock central ou enviados de forma assíncrona com base
na transmissão mais recente. 
III. Refere-se ao número de linhas de endereço e número de linhas de dados.
As descrições contidas nos itens I, II e III referem-se correta e respectivamente a:
 
 
Resposta Selecionada: b. 
arbitração, temporização e largura.
Respostas: a. 
política de permissões, sincronismo e intensidade.
 
b. 
arbitração, temporização e largura.
 c. 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 22/55
Pergunta 4
Pergunta 5
tipo de controle, tipo de sincronismo e tipo de medida.
 
d. 
controle geral, sincronismo e medida.
 
e. 
permissão, controle e intensidade.
0,25 em 0,25 pontos
 
 O byte SYNCH é um padrão de bits especial, que delimita o início do campo. O número da trilha identifica uma trilha em
uma superfície. O número da cabeça identifica uma cabeça, pois esse disco tem múltiplas superfícies e cada um dos
campos de ID e de dados contém um código de detecção de erro.
A afirmação é verdadeira ou falsa?
Resposta Selecionada: Verdadeiro
Respostas: Verdadeiro
 Falso
0,25 em 0,25 pontos
 
 Dispositivos de comunicação permitem que um computador troque dados com um dispositivo remoto, que pode ser um
dispositivo legível ao ser humano, como um terminal, um dispositivo legível à máquina, ou até mesmo outro computador,
ligado em uma rede por exemplo. Assinale a alternativa que contempla todas as principais funções ou requisitos para
um módulo de E/S:
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 23/55
Resposta Selecionada: c. 
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
� Detecção de erro.
Respostas: a. 
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Detecção de erro.
 
b. 
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
� Detecção de erro.
 
c. 
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
� Detecção de erro.
 
d. 
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
 
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 24/55
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
 
Sobre o barramento é correto afirmar:
Resposta
Selecionada:
e. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
Respostas: a. 
Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar
apenas n localizações de memória diferentes.
 
b.
Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja
frequência está entre 5 MHz e 100 MHz. As atividades desse tipo de barramento tomam um
número inteiro de ciclos do barramento.
 
c. 
Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser
utilizado para ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
 
d. 
É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados
de e para os periféricos.
 
e. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 25/55
Pergunta 7
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
 
 O teclado é o dispositivo de entrada de dados mais utilizado nos computadores. Ele é muito semelhante aos teclados
das máquinas de escrever. Entretanto, seu conjunto de teclas é mais vasto, pois contém, além dos caracteres de
pontuação, acentuação, alfabéticos, numéricos e símbolos.Antes do teclado existia o ABCDE, ou seja, a ordem era a do
alfabeto. Mas 
as máquinas mecânicas da época tinham um problema: os tipos, após gravarem o papel, demoravam em voltar ao seu
lugar.
Esta informação é:
Resposta Selecionada: Verdadeiro
Respostas: Verdadeiro
 Falso
0,25 em 0,25 pontos
 
A capacidade de memória é normalmente expressa em bytes, mas também podemos expressá-la em outras medidas,
MENOS:
Resposta Selecionada: c. 
Diretórios
Respostas: a. 
Setores
 
b. 
Palavras
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 26/55
Pergunta 9
 c. 
Diretórios
 
d. 
bits
 
e. 
Células
0,25 em 0,25 pontos
 
 Durante qualquer período, o processador pode se comunicar com um ou mais dispositivos externos em padrões
imprevisíveis, dependendo da necessidade de E/S do programa.Os recursos internos, como a memória principal e o
barramento do sistema precisam ser compartilhados entre uma série de atividades, incluindo E/S de dados. Assim, a
função de E/S inclui um requisito de controle e temporização, para coordenar o fluxo de tráfego entre os recursos
internos e dispositivos externos. O controle da transferência de dados de um dispositivo externo ao processador poderia
envolver a seguinte sequência de etapas, respectivamente:
Resposta
Selecionada:
a. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
Respostas: a. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 27/55
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 
b. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
5. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
 
c. 
 1. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
2. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
3. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 
d. 
 1. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a
transferência de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo conectado.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou
16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 28/55
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
 
O tipo de memória que apresenta menor capacidade de armazenamento é:
Resposta Selecionada: d. 
Registrador
Respostas: a. 
RAM
 
b. 
HD
 
c. 
Cache
 
d. 
Registrador
 
e. 
EPROM
 Citar
rafmizob
Membro
Postado Novembro 16, 2016 Denunciar post
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 29/55

Membros
 2
26 posts
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
   
Em termos de sistemas operacionais para multiprocessadores, considere:
 
I. Uma das possibilidades de se organizar um sistema operacional de multiprocessador é dividir estaticamente a
memória em muitas partições de acordo com o número de CPUs e dar a cada CPU sua própria memória e sua própria
cópia privada do sistema operacional.
 
II. Uma forma ainda melhor para otimizar um sistema operacional de multiprocessador é permitir que todas as CPUs
compartilhem o código do sistema operacional e façam cópias privadas somente dos dados.
 
III. Se duas CPUs num multiprocessador baseado em barramento, sem a utilização de cache, tentam acessar a mesma
posição de memória exatamente no mesmo instante, as duas conseguirão o barramento, com acesso a posições
distintas de memória.
 
IV. No modelo de multiprocessadores mestre-escravo, uma cópia do sistema operacional e suas tabelas estão
presentes na CPU 1 e em nenhuma outra mais, sendo que todas as chamadas ao sistema são redirecionadas para a
CPU 1 para processamento nela. Em contrapartida, a CPU 1 não pode executar processos do usuário. 
 
Está correto o que consta APENAS em
Resposta Selecionada: b.
I e II.
Respostas: a.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 30/55
III e IV.
 
b.
I e II.
 
c.
I, II e III.
 
d.
II e III.
 
e.
II, III e IV
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
   
 Os dados na �ta são estruturados como uma série de trilhas paralelas no sentido do comprimento da mesma. Os
sistemas de �ta mais antigos normalmente usavam nove trilhas. Isso possibilitava o armazenamento de dados um byte
de cada vez, com um bit de paridade adicional sendo a nona trilha. Esse sistema foi substituído por sistemas de �ta
usando 18 ou 36 
trilhas, correspondendo a uma palavra ou dupla palavra digital.A gravação de dados dessa forma é conhecida como
gravação paralela.
Resposta Selecionada: Verdadeiro
Respostas: Verdadeiro
  Falso
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 31/55
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
   
Sobre o computador e seus periféricos, é correto a�rmar que:
Resposta
Selecionada:
a.
O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.
Respostas: a.
O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.
 
b.
O Universal Serial Bus é o novo barramento interno para comunicação CPU – Memória RAM.
 
c.
Um monitor touchscreen é um periférico de saída apenas.
 
d.
A CPU é o único dispositivo com acesso direto à memória. Todos os periféricos dependem da CPU
para leitura e escrita na RAM.
 
e.
O padrão Serial ATA para HDs está sendo substituído pelo Parallel ATA, pois este tem maior largura
de banda.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 32/55
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
   
 
Sobre os principais elementos de projeto para os barramentos, considere:
I. A permissão para enviar sinais nas linhas do barramento pode ser controlada de forma central ou distribuída. 
II. Os sinais no barramento podem ser sincronizados com um clock central ou enviados de forma assíncrona com base
na transmissão mais recente. 
III. Refere-se ao número de linhas de endereço e número de linhas de dados.
As descrições contidas nos itens I, II e III referem-se correta e respectivamente a:
 
 
Resposta Selecionada: c.
arbitração, temporização e largura.
Respostas: a.
permissão, controle e intensidade.
 
b.
política de permissões, sincronismo e intensidade.
 
c.
arbitração, temporização e largura.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 33/55
  d.
controle geral, sincronismoe medida.
 
e.
tipo de controle, tipo de sincronismo e tipo de medida.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
   
 Durante qualquer período, o processador pode se comunicar com um ou mais dispositivos externos em padrões
imprevisíveis, dependendo da necessidade de E/S do programa. Os recursos internos, como a memória principal e o
barramento do sistema precisam ser compartilhados entre uma série de atividades, incluindo E/S de dados. Assim, a
função de E/S inclui um requisito de controle e temporização, para coordenar o �uxo de tráfego entre os recursos
internos e dispositivos externos. O controle da transferência de dados de um dispositivo externo ao processador
poderia envolver a seguinte sequência de etapas, respectivamente:
Resposta
Selecionada:
d.
 1. processador interroga o módulo de E/S para veri�car o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência
de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
Respostas: a.
  1. processador interroga o módulo de E/S para veri�car o estado do dispositivo conectado.
2. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência
de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
3. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 34/55
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 
b.
  1. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência
de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. processador interroga o módulo de E/S para veri�car o estado do dispositivo conectado.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 
c.
  1. processador interroga o módulo de E/S para veri�car o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência
de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
5. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
 
d.
 1. processador interroga o módulo de E/S para veri�car o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência
de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
   
 Dispositivos de comunicação permitem que um computador troque dados com um dispositivo remoto, que pode ser
um dispositivo legível ao ser humano, como um terminal, um dispositivo legível à máquina, ou até mesmo outro
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 35/55
computador, ligado em uma rede por exemplo. Assinale a alternativa que contempla todas as principais funções ou
requisitos para um módulo de E/S:
Resposta Selecionada: a.
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
� Detecção de erro.
Respostas: a.
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
� Detecção de erro.
 
b.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
� Detecção de erro.
 
c.
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Armazenamento temporário de dados (buffering).
 
 
d.
 � Controle e temporização.
� Comunicação com o processador.
� Comunicação com o dispositivo.
� Detecção de erro.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 36/55
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
   
A capacidade de memória é normalmente expressa em bytes, mas também podemos expressá-la em outras medidas,
MENOS:
Resposta Selecionada: d.
Diretórios
Respostas: a.
bits
 
b.
Setores
 
c.
Células
 
d.
Diretórios
 
e.
Palavras
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 37/55
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
   
Para aumentar o desempenho do meu computador e devo colocar (custo e desempenho):
Resposta Selecionada: d.
RAM
Respostas: a.
Mais circuitos integrados
 
b.
Cache
 
c.
HD
 
d.
RAM
 
e.
Registrador
Pergunta 9
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 38/55
0,25 em 0,25 pontos
   
 "A sua estrutura física é constituída por uma resina, como o policarbonato onde as informações são registradas
digitalmente, de maneira impressa no disco, como uma série de sulcos microscópicos nessa superfície de
policarbonato. Essa gravação é feita a partir de um laser de precisão e alta intensidade."
A frase acima refere-se a qual dispositivo?
Resposta Selecionada: d.
 CD-ROM
Respostas: a.
 Disquete
 
b.
 Pen-drive
 
c.
 HD
 
d.
 CD-ROM
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
   
Sobre o barramento é correto a�rmar:
Resposta
Selecionada:
a.
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 39/55
Respostas: a.
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
 
b.
É um circuito integrado contido exclusivamente no interior da CPU para transportar dados de e para os
periféricos.
 
c.
Se um barramento tiver n linhas de endereço, então uma CPU pode usá-las para endereçar apenas n
localizações de memória diferentes.
 
d.
Todos os computadores pessoais modernos possuem um único barramento que pode ser utilizado para
ligar a CPU com a memória e com os dispositivos de E/S.
 
e.
Um barramento assíncrono tem uma linha comandada por um oscilador de cristal cuja frequência está
entre 5 MHz e 100 MHz. As atividades desse tipo de barramento tomam um número inteiro de ciclos do
barramento.
 Citar
Jefferson
Jovem membro
Postado Setembro 19, 2018 Denunciar post
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 40/55

Membros
 0
2 posts
 
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
   
 
Uma das características do modelo RISC é o fato de seu conjunto de instruçõescontemplar instruções mais simples
(reduzidas). Para que a concepção do processador RISC fosse idealizada, alguns levantamentos foram feitos para que a
ISA (Instruction Set Architecture, em português, Arquitetura de Conjunto de Instruções ) fosse projetada. Tais
levantamentos referiram-se a:
I. frequência de uso das operações: o índice permitiu consolidar quais operações necessitariam mais otimizações
e como �caria o relacionamento do processador com o sistema de memória. O referido índice permitiu, também,
estudos sobre o emprego de superescalaridade nos processadores RISC;
II. frequência de uso dos operandos: essa métrica permitiu que o sistema de memória fosse projetado, incluindo a
estimativa de tamanho e os mecanismos associados ao banco de registradores e memória cache;
III. sequência de execução das instruções: a análise da sequência permitiu um estudo mais aprofundado da
estrutura do pipeline.
Após a análise do texto acima podemos a�rmar:
Resposta Selecionada: a.
Todos os  itens estão corretos.
Resposta Correta: a.
Todos os  itens estão corretos.
 
Pergunta 2
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 41/55
0 em 0,25 pontos
   
 
Sabe-se que há três modos de operação para a utilização dos módulos de E/S: E/S programada, E/S controlada por
interrupções e, por fim, o DMA (Acesso Direto à Memória – Direct Memory Access). Dentre as opções abaixo,
assinale-as com (V) “verdadeiro” ou (F) “falsa”.
 
(_) A E/S programada é a mais eficiente pois, como o programador a manipula diretamente, consegue-se
implementar um código mais otimizado;
(_) O controlador de DMA está localizado no northbridge para facilitar o seu acesso à memória;
(_) O DMA tem a funcionalidade de assumir o gerenciamento da transferência das informações para a memória
liberando o processador desta incumbência;
(_) Os processos que estão no aguardo da operação de E/S em uma estrutura controlada por interrupções, estará em
seu estado bloqueado, em standby (sleeping), não concorrendo, assim, ao acesso ao processador com os processos
aptos para a execução.
 
Assinale a alternativa que corresponda a sequência assinalada.
Resposta Selecionada: e.
F; V; F; V.
Resposta Correta: a.
F; F; V; V.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 42/55
Feedback da
resposta:
Sua resposta está incorreta. Reveja o conteúdo do capítulo sobre o funcionamento dos modelos de
E/S, assim como os conceitos associados.
Para essa questão, reflita sobre o impacto da “espera ocupada”, em termos de consumo
computacional e, também, nas funcionalidades dos barramentos da placa-mãe.
 
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
   
 
Em máquinas superescalares, há a possibilidade da execução de duas ou mais instruções serem executadas
paralelamente. Porém, a execução paralela pode ocasionar conflitos de dados (hazards de dados), onde uma linha de
instrução impacta sobre alguma outra.
 
Dentre as afirmações abaixo, assinale com V aquela(s) que você julgar ser verdadeira e com F a(s) falsa(s):
 
( ) Renomeamento de registradores é um procedimento realizado exclusivamente por hardware, que consiste em
renomear um registrador a partir de uma linha para eliminar conflitos quanto à utilização de um mesmo registrador
como destino.
( ) No renomeamento de registradores deve ser implementado, no processador, uma tabela que tem, como entradas,
a referência do registrador original e a referência para o novo registrador. Essa tabela, no caso, exerce a função de
tradução.
( ) O renomeamento de registradores também permite a expansão do número de registradores sem alterar a interface
do processador, que apresenta ao usuário um número bem inferior de registradores.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 43/55
( ) Para o renomeamento de registradores, as instruções deverão ser executadas na ordem correta, pois se deve
analisar, antecipadamente, os registradores utilizados na janela de instruções para determinar como o renomeamento
será realizado.
 
Assinale a opção que representa a sequência correta.
Resposta Selecionada: d.
V; V; V; F.
Resposta Correta: b.
F; V; V; F.
Feedback
da
resposta:
Infelizmente, a sua resposta não corresponde à opção correta. Para essa questão, analise o motivo de se
ter o renomeamento de registradores e todas as suas consequências em relação à estrutura de suporte do
processador. Lembre-se de que renomear registradores acarreta na necessidade de mapeamento de todas
as ocorrências futuras do registrador renomeado. È conveniente salientar, também, que o
renomeamento favorece a manutenção da compatibilidade da interface do processador perante os novos
projetos de sua organização, parte não visível do processador diante do programador ou do sistema
operacional.
 
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
   
 
São caracterísicas de computadores que utilizam arquitetura RISC:
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 44/55
I. banco de registradores envolvendo um número maior de GPRs (General Purpose Registers, em português,
Registradores de Propósito Geral). A quantidade maior de registradores permite uma maior otimização de seu
uso – seja pela maior probabilidade de reaproveitamento de valores previamente carregados, ou seja, pela
possibilidade de usar o renomeamento de registradores em caso de hazards de dados;
II. conjunto de instruções complexas: as instruções de uma máquina RISC são complexas. Sendo complexas, não
pode-se aproveitar melhor os conceitos inerentes ao sistema de pipeline;
III. otimização de pipeline: devido às próprias características das instruções, o pipeline pode ter sua otimização feita
de forma mais agressiva;
Podemos a�rmar que estão corretos os itens:
Resposta Selecionada: b.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Resposta Correta: a.
Apenas os itens I e III estão corretos.
 
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
   
   Durante qualquer período, o processador pode se comunicar com um ou mais dispositivos externos em padrões
imprevisíveis, dependendo da necessidade de E/S do programa. Os recursos internos, como a memória principal e o
barramento do sistema precisam ser compartilhados entre uma série de atividades, incluindo E/S de dados. Assim, a
função de E/S inclui um requisito de controle e temporização, para coordenar o �uxo de tráfego entre os recursos
internos e dispositivos externos. O controle da transferência de dados de um dispositivo externo ao processador
poderia envolver a seguinte sequência de etapas, respectivamente:
Resposta c.
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 45/55
Selecionada:   1. processador interroga o módulo de E/S para veri�car o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir, o processador solicita a transferência
de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
5. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
Resposta
Correta:
d.
 1. processador interroga o módulo de E/S para veri�car o estado do dispositivo conectado.
2. módulo de E/S retorna o estado do dispositivo.
3. Se o dispositivo estiver operacional e pronto para transmitir,o processador solicita a transferência
de dados por meio de um comando ao módulo de E/S.
4. módulo de E/S obtém uma unidade de dados do dispositivo externo, que pode ser de 8 ou 16 bits.
5. Os dados são transferidos do módulo de E/S ao processador.
 
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
   
 
Em uma visão de alto nível da função e interconexão do computador é correto a�rmar que:
Resposta
Selecionada:
e.
Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais buscas de
operandos, seguidas por zero ou mais armazenamentos de operandos, seguidos por uma veri�cação de
interrupção (se as interrupções estiverem habilitadas).
Resposta
Correta:
e.
Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais buscas de
operandos, seguidas por zero ou mais armazenamentos de operandos, seguidos por uma veri�cação de
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 46/55
interrupção (se as interrupções estiverem habilitadas).
 
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
   
 
O tipo de memória que apresenta menor capacidade de armazenamento é:
Resposta Selecionada: a.
Registrador
Resposta Correta: a.
Registrador
 
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
   
 
Para a manipulação dos módulos de E/S três modelos podem ser encontrados nos computadores: E/S programada,
E/S controlada por interrupção e, por fim, o DMA (Direct Memory Access – Acesso Direto à Memória). 
 
Dentre as afirmações abaixo, classifique-as como “P” (E/S programada); “I” (E/S controlada por interrupção) e “D”
(DMA):
 Citar
Girl_boss
Jovem membro

Membros
 0
2 posts
Denunciar post Postado Março 30
· Pergunta 1
   
 
Em máquinas superescalares, duas ou mais instruções poderão ser executadas paralelamente, caso não sejam
detectados conflitos estruturais (disponibilidade de módulo funcional), ou conflitos de dados (por exemplo,
disponibilidade das informações que serão manipuladas). No trecho de código abaixo, existem alguns conflitos de
dados e estruturais. Para permitir um aumento de performance pode-se alterar a ordem de execução das instruções para
que esses conflitos não impactem muito no tempo de processamento. Para resolver essa questão, suponha o trecho de
código a seguir.
 
(i) load Reg2, A //registrador Reg2 recebe a variável A
(ii) add Reg4, Reg2, Reg3 // Reg4 = Reg2 + Reg3
(iii) sto D, Reg4 //armazena na variável D, o valor de Reg4
(iv) load Reg3, B //registrador Reg3 recebe a variável B
(v) add Reg6, Reg3, Reg5 // Reg6 = Reg3 + Reg5
(vi) sto E, Reg6 //armazena na variável E, o valor de Reg6
(vii) sub Reg8, Reg4, Reg6 // Reg8 = Reg4 + Reg6
     
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 47/55
 
( ) Possibilita, com um único comando de configuração, a transferência de um conjunto de itens de dispositivo de
E/S para a memória.
( ) Necessita um controle direto sobre o módulo, inferindo, a todo o momento do uso, se o módulo está ou não
disponível. Esse tipo de verificação é chamado de “espera ocupada”, degradando a performance computacional.
( ) Neste tipo de manipulação é gerado um sinal para o acesso ao módulo de E/S. Enquanto a requisição não for
atendida, o processo entra em um estado de espera (processo bloqueado ou “dormindo”). Sendo assim, o processo
somente voltará à ativa quando o dispositivo atender à demanda.
( ) Para este tipo de manipulação do módulo de E/S, exige-se que o processador tenha, em seu ISA (Instrução Set
Architecture – Arquitetura do conjunto de instruções), instruções do tipo inport e outport.
 
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
Resposta Selecionada: e.
I; P; P; D.
Resposta Correta: a.
D; P; I; P.
Feedback
da
resposta:
Infelizmente, a sua resposta está incorreta. Reflita um pouco sobre como os módulos de E/S podem ser
acessados. Nessa reflexão, pense, por exemplo, como manipular um módulo de E/S programado, onde
o controle de acesso deve ser feito totalmente via codificação do programa. Nesta sua reflexão, pense,
também, qual a vantagem do DMA sobre o E/S controlado por interrupção.
 
(viii) load Reg7, C //registrador Reg7 recebe a variável C
(ix) add Reg7,Reg7, 3 // Reg7 = Reg7 + 3
 
As instruções tipo “load”, fazem acesso à memória para coletar o valor da variável e atribuir a algum registrador, e a
instrução “sto” (store) acessa a memória para o armazenamento do valor contido no registrador passado como
parâmetro. As instruções aritméticas poderão ser realizadas simultaneamente desde que os dados estejam disponíveis.
Para essa questão, suponha que todas as operações gastem exatamente o mesmo tempo para que sejam executadas e os
valores dos registradores não vinculados às operações “load” já foram todos previamente carregados.
 
Qual a nova ordem das instruções que melhor representa a sua otimização?
Resposta Selecionada: b. 
(i), (ii), (iii), (iv), (v), (vii), (viii), (ix), (vi).
Resposta Correta: b. 
(i), (ii), (iii), (iv), (v), (vii), (viii), (ix), (vi).
 
Feedback
da
resposta:
Resposta correta. Você ordenou as instruções de forma mais eficiente. O “load” da linha (viii) estava sendo
impedido de iniciar antes, devido ao “sto” da linha (vi). Ao deslocar a linha (vi) para depois da linha (viii),
fazemos com que estas duas linhas sejam executadas simultaneamente, antecipando-se à carga do
registrador Reg7 e, consequentemente, ganhando-se um ciclo na execução do trecho de código.
     
· Pergunta 2
   
 
Quando se fala em ILP (Paralelismo em Nível de Instruções – Instruction Level Parallelism), temos algumas
consequências, como por exemplo, a execução fora de ordem. Relacione os métodos a seguir, para tratar a execução
fora de ordem, às métricas: (N) não se aplica; (C) mais complexa a implementação, porém mais eficiente; (S) mais
simples a solução, porém menos eficiente.
     
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 48/55
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
   
   "A sua estrutura física é constituída por uma resina, como o policarbonato onde as informações são registradas
digitalmente, de maneira impressa no disco, como uma série de sulcos microscópicos nessa superfície de
policarbonato. Essa gravação é feita a partir de um laser de precisão e alta intensidade."
A frase acima refere-se a qual dispositivo?
Resposta Selecionada: d.
 CD-ROM
Resposta Correta: d.
 CD-ROM
 
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
   
 
Um dos pontos-chave para garantir uma boa performance do processador é representado pela memória principal.
Atualmente, temos alguns tipos de memória RAM que podem equipar o computador. Assinale com P a(s)
afirmativa(s) relacionada(s) à memória principal do computador e com C aquela(s) relacionada(s) com a memória
cache.
 
( ) Memória baseada na utilização de efeito capacitivo para armazenar a informação. Diante deste fato, torna-se
lenta, pois requer um evento de refresh. Durante esse evento, a memória fica inacessível para que as informações
armazenadas sejam realimentadas de modo a reenergizar os capacitores.
 
(_) introduzir paradas no Pipeline (stall), de forma que possam ser resolvidas as pendências das instruções
subsequentes;
(_) ao final do processamento, gravar os resultados em um buffer de reordenação (reorder buffer), para que sejam
efetivados (commited) apenas no momento apropriado, para restabelecer a ordem de execução;
(_) as instruções são ordenadas em buffers, denominados como “estações de reserva” para que, depois,possam ser
despachados para as unidades funcionais, a fim de que sejam executados.
 
Marque a alternativa que traz a resposta correta.
Resposta Selecionada: d. 
S; C; N.
Resposta Correta: d. 
S; C; N.
 
Feedback
da
resposta:
Sua resposta está correta. A execução fora de ordem pode ser tratada (quando necessário) de duas formas:
(1) evitando-se que ela apareça, interrompendo, momentaneamente as novas entradas no pipeline (método
simples, porém degrada a eficiência dopipeline com a introdução desse stall); (2) reordenando após o
processamento, com a utilização dos reorder buffers (solução mais complexa, pois hardware adicional é
necessário). Quanto às estações de reserva, seriam usadas no despacho das instruções, para que sejam
executadas pelas unidades funcionais – não se preocupando, nessa fase, com a ordenação dos eventos.
     
· Pergunta 3
   
 
Em máquinas superescalares, há a possibilidade da execução de duas ou mais instruções serem executadas
paralelamente. Porém, a execução paralela pode ocasionar conflitos de dados (hazards de dados), onde uma linha de
instrução impacta sobre alguma outra.
     
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 49/55
( ) Memória baseada em semicondutores, sendo assim, torna-se mais rápida em relação àquelas baseadas em
capacitores.
( ) Memória que pode estar localizada dentro do núcleo de processador, operando, desta forma, com a mesma
frequência de clock do núcleo.
( ) Memória com combinação de memória dinâmica e memória estática, a SDRAM permite a operação no modo
rajadas (burst).
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
Resposta Selecionada: e.
C; P; C; P.
Resposta Correta: b.
P; C; C; P.
Feedback
da
resposta:
Infelizmente, a sua escolha não foi a correta. Para essa questão, lembre-se do tamanho ocupado por um
simples capacitor frente a um circuito formado por vários transistores (semicondutores). Lembre-se,
ainda, do funcionamento de um capacitor e associe com o funcionamento da memória. Tente
novamente!
 
Dentre as afirmações abaixo, assinale com V aquela(s) que você julgar ser verdadeira e com F a(s) falsa(s):
 
( ) Renomeamento de registradores é um procedimento realizado exclusivamente por hardware, que consiste em
renomear um registrador a partir de uma linha para eliminar conflitos quanto à utilização de um mesmo registrador
como destino.
( ) No renomeamento de registradores deve ser implementado, no processador, uma tabela que tem, como entradas, a
referência do registrador original e a referência para o novo registrador. Essa tabela, no caso, exerce a função de
tradução.
( ) O renomeamento de registradores também permite a expansão do número de registradores sem alterar a interface do
processador, que apresenta ao usuário um número bem inferior de registradores.
( ) Para o renomeamento de registradores, as instruções deverão ser executadas na ordem correta, pois se deve analisar,
antecipadamente, os registradores utilizados na janela de instruções para determinar como o renomeamento será
realizado.
 
Assinale a opção que representa a sequência correta.
Resposta Selecionada: b. 
F; V; V; F.
Resposta Correta: b. 
F; V; V; F.
 
Feedback
da
resposta:
Parabéns! Sua escolha foi a certa! Realmente, o renomeamento de registradores é uma técnica não restrita
ao hardware(podemos encontrar essa técnica nos compiladores), que favorece a execução fora de ordem.
Para tanto, com o auxílio de uma tabela, faz-se a correspondência do registrador original com o novo
registrador a ser utilizado em todas as ocorrências subsequentes. Usa-se essa técnica para expandir o
     
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 50/55
número de registradores sem alterar a interface do processador, como é o caso dos processadores da família
x86 para manter a compatibilidade com o 8086 original.
· Pergunta 4
   
 
Sobre o computador e seus periféricos, é correto a�rmar que:      
Resposta Selecionada: b. 
O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.
Resposta Correta: b. 
O teclado é um periférico que permite comunicação bidirecional.
     
· Pergunta 5
   
 
Sobre o barramento é correto a�rmar:      
Resposta
Selecionada:
b. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
Resposta Correta: b. 
Quanto mais linhas de endereço tiver um barramento, mais memória a CPU pode endereçar
diretamente.
     
· Pergunta 6
   
 
A unidade de lógica de E/S desempenha a função de gerenciamento dos dispositivos de E/S além de ser o módulo responsável
pelo recebimento das requisições (pelas linhas de controle e de endereço) e instanciações ou recebimento das informações por
meio dos registradores de dados e de estado/controle.
Como funcionalidades dos módulos de E/S podemos citar (STALLINGS, 2010):
     
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 51/55
I. controle e temporização: o controle e temporização são funcionalidades fundamentais para permitir a sincronização de
acesso e uso dos dispositivos sob a coordenação do módulo de E/S;
II. interação com o processador e com os dispositivos de E/S: a interação com o processador permite o recebimento das
demandas (representadas por sinais e de palavras de controle) e, também, permite o envio ou o recebimento das informações a
serem manipuladas. Essa demanda é completada pela ativação dos dispositivos de E/S para a coleta ou envio dos dados
perante o mundo externo;
III. clock: por �m, esse pino entrega o pulso declockpara a sincronização das ações realizadas pela memória para proceder a
ação de leitura ou gravação das informações.
IV. detecção de erros: já que os dispositivos de E/S envolvem armazenamento e transmissão, como mencionado
anteriormente, necessitam, na maior parte dos casos, de mecanismos para detecção de erros;
V. bufferização das informações sob manipulação: a técnica de armazenar temporariamente (bufferizar) uma informação,
permite compatibilizar as taxas de transferência entre os dispositivos e os barramentos envolvidos, uma vez que os dispositivos
de E/S tendem a ser mais lentos em relação ao barramento e ao processador.
Após a análise dos itens acima podemos a�rmar:
Resposta Selecionada: a. 
Apenas I, II, IV e V estão corretas.
Resposta Correta: a. 
Apenas I, II, IV e V estão corretas.
     
· Pergunta 7
   
 
Um dos pontos-chave para garantir uma boa performance do processador é representado pela memória principal.
Atualmente, temos alguns tipos de memória RAM que podem equipar o computador. Assinale com P a(s) afirmativa(s)
relacionada(s) à memória principal do computador e com C aquela(s) relacionada(s) com a memória cache.
 
( ) Memória baseada na utilização de efeito capacitivo para armazenar a informação. Diante deste fato, torna-se lenta,
pois requer um evento de refresh. Durante esse evento, a memória fica inacessível para que as informações
armazenadas sejam realimentadas de modo a reenergizar os capacitores.
( ) Memória baseada em semicondutores, sendo assim, torna-se mais rápida em relação àquelas baseadas em
capacitores.
     
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 52/55
( ) Memória que pode estar localizada dentro do núcleo deprocessador, operando, desta forma, com a mesma
frequência de clock do núcleo.
( ) Memória com combinação de memória dinâmica e memória estática, a SDRAM permite a operação no modo
rajadas (burst).
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
Resposta Selecionada: e. 
P; C; C; P.
Resposta Correta: e. 
P; C; C; P.
 
Feedback
da
resposta:
Parabéns! Você acertou! Realmente, a memória principal, equipada pela memória dinâmica (DRAM), é
construída com capacitores para permitir uma maior capacidade de armazenamento. Por outro lado, isso
faz com que ela se torna lenta em função da necessidade de refresh. Para melhorar a sua atuação,
encontram-se disponíveis as memórias do tipo SDRAM, que utiliza uma memória SRAM como buffer de
interfaceamento de seu núcleo DRAM com o barramento do sistema. Temos, ainda, a memóriacachê,
constituída por semicondutores e que pode apresentar três níveis (L1, L2 e L3), sendo que o L1 encontra-se
no núcleo do processador operando na mesma frequência de clock do próprio núcleo.
     
· Pergunta 8
   
 
 "A sua estrutura física é constituída por uma resina, como o policarbonato onde as informações são
registradas digitalmente, de maneira impressa no disco, como uma série de sulcos microscópicos nessa
superfície de policarbonato. Essa gravação é feita a partir de um laser de precisão e alta intensidade."
A frase acima refere-se a qual dispositivo?
     
Resposta Selecionada: c. 
 CD-ROM
     
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 53/55
Resposta Correta: c. 
 CD-ROM
· Pergunta 9
   
 
Um  tipo de memória interna que encontramos nos computadores, é a memória tipo ROM. Esse tipo de memória, não volátil, é
utilizada em ocasiões nas quais requer apenas operações de leitura, como por exemplo: bibliotecas de funções, para que sejam
usadas frequentemente (tal como BIOS – Basic Input/Output System), tabelas de funções ou informações �xas a serem
demandadas pelo sistema computacional.
Nesse ponto, você pode estar perguntando: mas, se é apenas de leitura e pode conter código (instruções), como foi feita a
gravação das instruções na ROM? A memória ROM pode ser classi�cada em relação ao momento no qual poderá ser realizada a
gravação, da seguinte forma (STALLINGS, 2010):
I. ROM – no tipo ROM original, as instruções eram gravadas no momento da fabricação do chip;
II. PROM (ROM programável – Programmable ROM) – a escrita, neste caso, poderá ser realizada uma única vez. Para tanto,
será necessário um ambiente de programação que possua uma interface física (por exemplo, usando um cabo serial) para que
seja realizada a programação do dispositivo;
III. EPROM (PROM apagável – Erasable PROM) – semelhante à PROM, porém permite várias gravações. Para se gravar um
novo conjunto de informações (dados ou código), é necessário realizar a etapa de apagamento, submetendo o dispositivo a um
banho de luz ultravioleta. Neste tipo de componente, existe, no invólucro, uma região translúcida para permitir que a luz
ultravioleta atinja a região interna do componente;
IV. EEPROM (PROM apagável eletricamente – Electrically Erasable PROM) – igualmente à EPROM, permite o apagamento
das informações para que seja feita uma nova gravação. Porém, em vez de se utilizar luz ultravioleta, o processo de apagamento
se faz mediante sinais elétricos.
Após a leitura do texto acima podemos a�rmar:
     
Resposta Selecionada: a. 
Todos os itens estão corretos.
Resposta Correta: a. 
Todos os itens estão corretos.
     
· Pergunta 10
   
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 54/55
 
Máquinas RISC tem como principal característica, o fato de possuírem, em sua implementação, instruções reduzidas. Instrução
reduzida signi�ca instrução simples, otimizada. Temos quatro características básicas de uma instrução reduzida (STALLINGS,
2010):
I. o tempo de execução de uma instrução corresponde a um ciclo de máquina. Ciclo de máquina representa o tempo
necessário para o acesso e coleta de informações, junto aos registradores, executar uma operação e escrever o resultado junto
ao banco de registradores;
II. as operações não são do tipo registrador-registrador, ou seja,  existem instruções que misturam o registrador-memória, 
aquelas de carga e escritas na memória;
III. os modos de endereçamento são simples, não possuindo, por exemplo, endereçamento indireto;
IV. utilização de formatos simples de instruções é essencial para se projetar unidades de controle mais simples, nas quais o
processo de decodi�cação e busca dos operandos, torna-se mais ágil, em função da menor complexidade do hardware.  
Após a análise dos itens acima podemos a�rmar:
     
Resposta Selecionada: a. 
Apenas I, III e IV estão corretas.
Resposta Correta: a. 
Apenas I, III e IV estão corretas.
     
 
 Citar
 Responder
14/04/2019 [unidade 4] Arquitetura e Organização de Computadores - Atividades - Amb Fácil
https://ambfacil.com/topic/18-arquitetura-e-organização-de-computadores/ 55/55
    
IR PARA A LISTA DE TÓPICOS
Atividades PRÓXIMO TÓPICO NÃO LIDOAtividade avaliativa 4 - comunicação e expressão 
Por favor doe para ajudar a comunidade. 
Todas doações são bem-vindas
Doar
CAIXA DE DOAÇÃO
 Conteúdo não lido  Marcar como lido Home  Material de estudo  Atividades  Arquitetura e Organização de Computadores

Mais conteúdos dessa disciplina