Buscar

Discursiva Revegetação e Fitorremediação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Antes de realizar a recuperação de uma determinada área, é necessário levar em consideração as particularidades da degradação existente. Tomando como exemplo um aterro sanitário, qual particularidade deve ser considerada ao se pensar em um novo uso para a área? Quais atividades são sugeridas para este tipo de área?
	Resposta Esperada:
Quando se pensa em um novo uso para uma área degradada, como aterro sanitário, é necessário considerar que, mesmo após o encerramento desta atividade, os resíduos acumulados continuarão em processo de decomposição por um longo período. Portanto, devem-se manter sistemas de drenagem superficial de águas pluviais e de tratamento de gases e líquidos. Estima-se que o lixo demora cerca de 30 anos para alcançar certa estabilidade. Assim, sugere-se que estas áreas sejam convertidas em áreas verdes, levando em consideração as necessidades da comunidade local.
	2.
	A agricultura é uma atividade primordial à sobrevivência humana, pois é a partir dela que os alimentos são produzidos. No entanto, a forma atual como essa atividade vem sendo realizada tem ocasionado vários prejuízos aos solos utilizados para o cultivo. Nesse contexto, disserte sobre duas alternativas que podem evitar ou diminuir a degradação do solo ocasionada pela atividade agrícola, descrevendo-as sucintamente.
	Resposta Esperada:
Entre as alternativas a serem utilizadas para evitar ou mesmo diminuir a degradação do solo, pode-se citar: 1) a incorporação de matéria orgânica ao solo oriunda de restos da lavoura deixados sobre ele após a colheita, de dejetos de animais, de resíduos alimentares, entre outras fontes; 2) realizar o cultivo em anos alternados, intercalando-o com épocas para pousio do solo, permitindo que haja tempo suficiente para que este incorpore nutrientes e ocorra o estabelecimento da microfauna do solo; 3) estabelecer o rodízio e a diversificação de culturas, o qual evita o risco de pragas e gera renda extra ao agricultor.

Continue navegando