Buscar

Redes de Computadores e Internet - BW, TX e Atraso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Wellington Rena Gonçalves RA: 148232
TT310A Redes de Comunicação I
Capítulo 1 Redes de Computadores e Internet
Atividade
Fazer um resumo BW, TX e ATRASO
O termo largura de banda é definido na comunicação de dados como sendo a quantidade máxima de transmissão de diferentes sinais num meio físico (como um cabo coaxial/óptico).
A largura de banda de um cabo pode ser dividida em canais. As duas formas de utilizar a capacidade de transmissão de um meio físico são: banda base e banda larga.
Banda base: neste tipo de transmissão toda a largura da banda é usada por um único canal.
Esta tecnologia é frequentemente usada para transmissão digital. Por esta razão, a maioria das redes de computadores adotam esta técnica.
Banda larga: este modelo de transmissão é caracterizado pela divisão da largura de banda em múltiplos canais.
Podendo cada canal transmitir diferentes sinais analógicos. Por esta razão, redes de banda larga podem transmitir múltiplos sinais simultaneamente.
A taxa de transmissão de um canal ou meio físico é a quantidade de bits que esse consegue transmitir por segundo. Esta taxa pode ser expressa em bits por segundo (bps), Kbps, Mbps ou Gbps. As taxas de transmissão entre dois computadores dependem de vários fatores, tais como: as características dos cabos utilizados, a quantidade de tráfego de mensagens provenientes dos vários nós da rede, a utilização de largura de banda para transmissão de um só ou vários fluxos de mensagens ao mesmo tempo, as taxas máximas de transmissão dos modens ou outros dispositivos de comunicação, etc.
Qual a diferença entre: largura de banda e taxa de transmissão?
A largura de banda é medida em Hz e a taxa de transmissão em Mbps.
Atraso é o tempo necessário para que uma unidade de informação deixe a origem e chegue ao destino.
O atraso pode ser decomposto em vários tipos, dependo da localização do trajeto que está sendo analisado. Basicamente, existem 4 tipos de atraso nas redes de dados: Propagação, Transmissão, Enfileiramento e Processamento. Quando somamos todos esses atrasos, obtemos o Atraso Total fim a fim, que é o tempo dispendido pela informação entre dois nós da rede.

Continue navegando