Buscar

exercicio Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade
Questão 1
Texto da questão
Até o século XVII a sociedade não dava muita importância para as crianças. Devido às más condições de higiene e saúde, a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes nessa época, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor destaca o entendimento da infância pela sociedade na época a que se refere:
Escolha uma:
a. A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional. 
Na época a higiene não era prioridade principalmente para as crianças ficando estas mais vulneráveis a doenças sendo assim a mortalidade infantil era muito grande, por esse motivo os adultos não se apegavam muito as crianças, visto que corriam o risco de perdê-las, no caso de serem acometidas por alguma das doenças características da época. O entendimento da infância/ criança nesta época era considerado uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional.
b. A criança é um ser imperfeito e incompleto que necessita de “moralização” e da educação feita pelo adulto. 
c. Alternativas C e D estão corretas. 
d. Entendia a criança como um ser ingênuo, inocente e gracioso e é reduzido pela paparicação dos adultos. 
e. Tem a preocupação de conhecer a mentalidade das crianças, são encaradas pela perspectiva de um anjo. 
A resposta correta é: A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional..
Questão 2
Texto da questão
Com o surgimento de novas fábricas houve uma necessidade maior de trabalhadores, sendo eles pais e mães (elas em um segundo momento e em escala menor) abandonavam seus filhos para poder trabalhar, deixando-os sob o cuidado de terceiros ou à própria sorte. É nesse momento em especial que surge a necessidade de repensar qual destino se daria às crianças, filhos dos operários, pois estavam sofrendo maus tratos e abandono, enquanto os filhos de pais burgueses frequentavam a escola. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta qual foi a solução criada para melhor atender as crianças filhos dos operários: 
I.( )As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse. 
II.( )A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias. 
III.( ) Eram deixadas nas “rodas” construídas em muros de igrejas ou hospitais de caridade, onde as crianças deixadas eram recolhidas. 
IV.( )Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos eram voltadas para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV; 
A solução para as crianças filhos dos operários foi o surgimento de instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos eram voltadas para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos. Com a Revolução Industrial a vida em sociedade foi transformada ao inserir a manufatura criando assim um conflito onde foram atingidas as crianças de 0 a 6 anos, pois com o crescimento das fabricas as quais necessitavam a mão de obra de pais e mães os quais não tinham outra opção a não ser deixar seu filhos em casa para poder ganhar seu sustendo.
b. II e III; 
c. I e II; 
d. II; 
e. IV; 
Feedback
A resposta correta é: I e IV;.
Questão 3
Texto da questão
Pestalozzi pregou que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolverem habilidades naturais e inatas. Considerou que o ato de educar “deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possível, num clima de disciplina estrita, mas amorosa, e pôr em ação o que a criança já possui dentro de si, contribuindo para o desenvolvimento do caráter infantil”.(OLIVEIRA, 2007, p. 66) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. Sobre as várias influências de Pestalozzi na educação, assinale a alternativa que corresponde aos benefícios dos professores: 
I.A necessidade da formação do professor das crianças pequenas, uma vez que considerava a infância como um período bom para se ensinar boas maneiras do desenvolvimento humano. 
II.O professor é o sábio que repassa o conhecimento organizado. 
III.Formalizou procedimentos de treinamento para os mestres, levando em conta suas preocupações: a educação pelos sentidos e as atividades diversificadas, como artes, música, soletração, geografia, aritmética, linguagem oral e contato com a natureza. 
IV.Preocupou-se com a educação terapêutica, partiu para as fases de desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, preocupando-se com o corpo e o espírito do aluno e o seu processo de adaptação à vida social.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa IV está correta. 
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Pestalozzi, as sua influências de alcançaram, também, a formação dos professores, pois ele formalizou procedimentos de treinamento para os mestres, levando em conta suas preocupações: a educação pelos sentidos e as atividades diversificadas, como artes, música, soletração, geografia, aritmética, linguagem oral e contato com a natureza.
b. Todas as alternativas estão corretas. . 
c. Todas a alternativas estão erradas. . 
d. Somente a alternativa III está correta. . 
e. Somente as alternativas II e III estão corretas. 
A resposta correta é: Somente a alternativa III está correta. ..
Questão 4
Texto da questão
Considerado autor da racionalidade pedagógica moderna, Rousseau contrário à ideia de que a educação de crianças deveria ter como referência os interesses dos adultos, propôs que, em uma educação apropriada à faixa etária, as crianças deveriam ser incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação. Dessa forma, chamou a atenção para as necessidades da criança em seus diferentes estágios de desenvolvimento. As propostas de Rousseau eram muitas e diferentes das praticadas pelas sociedades da época. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os elementos que ele propôs trabalhar com as crianças:
Escolha uma:
a. Desenvolveu o método para trabalhar com crianças excepcionais. 
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Rousseau, as propostas de Rousseau eram muitas e diferentes das praticadas pelas sociedades da época, propôs trabalhar com as crianças alguns elementos como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria.
b. O uso de cópias e desenhos prontos. 
c. O uso da memória e a rígida disciplina. 
d. A criança era considerada uma miniatura de adulto. 
e. Brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria. 
A resposta correta é: Brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria..
Questão 5
Texto da questão
Em 26 de novembro de 1947, sob o número 17.698, surgiu o primeiro decreto relativo à Educação Infantil, chamado de Consolidação das Leis de Ensino e que tratava especificamente das escolas maternais e dos jardins de infância. Esse decreto orientou o ensino pré-escolar até 1961, quando surgiram as Leis de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional. Sobre a terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9.394/96, assinale a alternativa correta que aponta a função creche:
Escolha uma:
a. Ministério da Educação criou uma coordenação para tratar dos assuntos relacionados à educação das crianças em idade pré-escolar. 
É na terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n. 9.394/96 que a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”. Em outros momentos a creche tinha função especifica de assistencialismo, bem diferente de hoje onde segue um planejamento e um currículo de acordo com a sua faixa etária.
b. Os sistemas de ensino velarão para que as crianças de idade superior a sete anos recebam conveniente educação em escolas. 
c. A Creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”. 
d. Instituição que guarda e abriga crianças pequenas consideradas desnecessárias para a sociedade atual. 
e. O governo tem a função de compensar e superar o déficit cultural apresentado pelas crianças menos favorecidas. 
Feedback
A resposta correta é: A Creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”..
Questão 6
Texto da questão
Com a Constituição promulgada em 1988 surgiu uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”.Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas. Assinale a alternativa que corresponde a essa nova concepção da creche para a educação brasileira.
Escolha uma:
a. Instituição que guarda e abriga crianças pequenas rebeldes consideradas desnecessárias para a sociedade atual. 
b. Escola voltada para meninos que tinha como objetivo ensinamentos militares. 
c. Sua função era organizar seu espaço e seu cotidiano em função de alimentar, higienizar e dar segurança física às crianças. 
d. Ambientes que tinham por função cuidar dos problemas dos pobres e existiam na medida da necessidade da economia agrária. 
e. Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados. 
Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas, graças a ela a creche passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados. Por essa e por tantas outras literaturas, nesse sentido, e pelas práticas educativas que estão se modificando em direção a ações educativas, percebe-se que está nascendo uma nova concepção acerca da Educação Infantil, que altera fundamentalmente a visão que se tinha antes sobre o atendimento a crianças pequenas. a atual lei reconhece-as por meio de suas necessidades e especificidades, destacando, ainda, a importância de práticas pedagógicas adequadas à faixa etária.
Feedback
A resposta correta é: Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados..
Questão 7
Texto da questão
A história da educação infantil é recente no país, pois foi nas últimas décadas que o atendimento à criança menor de sete anos de idade em creches e pré-escolas nasceu mais significativo e produtivo. Esse crescimento é consequência do aumento da demanda por instituições de educação infantil decorrente da inserção, cada vez maior, da mulher no mercado de trabalho. Sobre a história da educação infantil no Brasil e a forma de como o atendimento a criança era ofertado, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
( ) A primeira função da pré-escola foi a de “guardar crianças”, e só no século XIX nasceu uma proposta mais voltada à ideia de educação do que à ideia de assistência. 
( ) O atendimento das crianças era como parte exclusiva da família, em uma concepção que as via como semelhantes a um adulto. 
( ) A educação destinada a crianças pequenas teve um caráter de compensação, como se a escola devesse (e pudesse) superar as carências e deficiências culturais, linguísticas e afetivas que haviam sido criadas pelas situações da Segunda Guerra Mundial. 
( ) Pré-escola foi utilizada exatamente como preparação para as séries posteriores, especialmente para a primeira série e, também, para tentar reverter o fracasso escolar, sendo reconhecida facilmente por um caráter assistencialista. 
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – F – V - F. 
b. V - F – V – V. 
c. V – V – F – V. 
d. F – F – F – V. 
e. V – V – V - V. 
A primeira função da pré-escola foi a de “guardar crianças”, e só no século XIX nasceu uma proposta mais voltada à ideia de educação do que à ideia de assistência. O atendimento das crianças era como parte exclusiva da família, em uma concepção que as via como semelhantes a um adulto. A educação destinada a crianças pequenas teve um caráter de compensação, como se a escola devesse (e pudesse) superar as carências e deficiências culturais, linguísticas e afetivas que haviam sido criadas pelas situações da Segunda Guerra Mundial. Pré-escola foi utilizada exatamente como preparação para as séries posteriores, especialmente para a primeira série, e também para tentar reverter o fracasso escolar, sendo reconhecida facilmente por um caráter assistencialista. O tratamento dado a essas crianças, com caráter assistencial ou não, foi reflexo das ideias correntes que existiam sobre os direitos e deveres das crianças pequenas, sobre o desenvolvimento infantil, sobre o pensamento e as capacidades de aprendizagens, bem como sobre as necessidades específicas desse grupo etário.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V - V..
Questão 8
Texto da questão
Maria Montessori, médica psiquiatra, iniciou seus estudos e trabalho com crianças deficientes mentais em uma clínica psiquiatra de Roma. Para essas crianças, criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. O sucesso foi imediato e é graças a ela até hoje, na Educação Infantil: a percepção de que as crianças, com materiais adequados e interessantes, respondem aos estímulos com rapidez e entusiasmo. A teoria de educação de Maria Montessori possui três princípios base, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Individualidade, atividade e liberdade do aluno. 
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Maria Montessori sua teoria de educação possui três princípios base: Individualidade, atividade e liberdade do aluno.A prioridade dos estudos dessa autora foram os anos iniciais do desenvolvimento infantil, o que a torna fundamental para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para colocar em prática sua teoria, Montessori fundou sua primeira escola, na periferia de Roma, chamada Casa dei Bambini(Casa das Crianças).
b. Repetição, memorização e trabalho em conjunto. 
c. Linguagem oral, coordenação motora e canto. 
d. Individualidade, memorização e repetição. 
e. Jogos coletivos, memorização e individualidade. 
Feedback
A resposta correta é: Individualidade, atividade e liberdade do aluno..
Questão 9
Texto da questão
Observando a obra Las meninas, de Diego Velázquez, a seguir, percebese nitidamente que as crianças aparecem como pequenos adultos, e suas vestimentas anunciavam que elas deveriam se comportar como tal, não havendo
lugar para a infância nesse contexto. Diante do exposto e da análise da imagem, avalie as alternativas que seguem destacando aquela que melhor apresenta o outro fator que considerava a criança como adulto.
Escolha uma:
a. desenvolvimento socioemocional. 
Através da obra representada por Diego Velázquez, observa-se nitidamente que era deixado de lado o desenvolvimento socioemocional dessas crianças, pois as mesmas além de estarem vestidas como adultos tinham que apresentar ações iguais a de adultos, não havendo, portanto lugar para a infância nesse contexto.
b. desenvolvimento para a sexualidade. 
c. desenvolvimento psicológico. 
d. desenvolvimento físico. 
e. desenvolvimento para a fase adulta. 
Feedback
A resposta correta é: desenvolvimento socioemocional..
Questão 10
Texto da questão
De acordo com a etapa do desenvolvimento psicomotor “Estágio impulsivo” (recém-nascido),observe as seguintes asserções: 
I.Os movimentos e os reflexos dos recém-nascidos são simples descargas de energia muscular. 
II.A característica psíquica do comportamento do bebê é a fusão tônico-corporal com os outros, especialmente a mãe. 
III.O bebê é incapaz de expressar seu bem-estar ou mal-estar. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente as asserções I e III estão corretas. 
b. Todas as asserções estão corretas. 
No Estágio impulsivo (recém-nascido),os movimentos e os reflexos nesse estágio são simples descargas de energia muscular, em que as reações tônicas e clônicas se apresentam sob a forma de espasmos descoordenados sem significado ou intenção, como as pedaladas e as braçadas nos primeiros meses. A característica psíquica do comportamento do bebê nesse estágio é a fusão tônico-corporal com os outros, especialmente a mãe, e, progressivamente, as outras figuras familiares, das quais a criança depende totalmente.O bebê é concebido por Wallon (1984) como um ser social, por ser incapaz de sobreviver sem a ajuda de alguém mais experiente, interligando assim o biológico com o social. Não dispondo de outros recursos se não o seu corpo e a sua sensibilidade interoceptiva, visceral e íntima, o bebê expressa seu bem-estar ou seu mal-estar pela sua tonicidade e gestualidade.
c. Somente as asserções II e III estão corretas. 
d. Somente a asserção I está correta. 
e. Somente as asserções I e II estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Somente as asserções I e II estão corretas..
Parte superior do formulário
estão 1
Texto da questão
Até o século XVII a sociedade não dava muita importância para as crianças. Devido às más condições de higiene e saúde, a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes nessa época, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor destaca o entendimento da infância pela sociedade na época a que se refere:
Escolha uma:
a. A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional. 
Na época a higiene não era prioridade principalmente para as crianças ficando estas mais vulneráveis a doenças sendo assim a mortalidade infantil era muito grande, por esse motivo os adultos não se apegavam muito as crianças, visto que corriam o risco de perdê-las, no caso de serem acometidas por alguma das doenças características da época. O entendimento da infância/ criança nesta época era considerado uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional.
b. A criança é um ser imperfeito e incompleto que necessita de “moralização” e da educação feita pelo adulto. 
c. Tem a preocupação de conhecer a mentalidade das crianças, são encaradas pela perspectiva de um anjo. 
d. Alternativas C e D estão corretas. 
e. Entendia a criança como um ser ingênuo, inocente e gracioso e é reduzido pela paparicação dos adultos. 
Feedback
A resposta correta é: A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional..
Questão 2
Texto da questão
Pestalozzi pregou que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolverem habilidades naturais e inatas. Considerou que o ato de educar “deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possível, num clima de disciplina estrita, mas amorosa, e pôr em ação o que a criança já possui dentro de si, contribuindo para o desenvolvimento do caráter infantil”.(OLIVEIRA, 2007, p. 66) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. Sobre as várias influências de Pestalozzi na educação, assinale a alternativa que corresponde aos benefícios dos professores: 
I.A necessidade da formação do professor das crianças pequenas, uma vez que considerava a infância como um período bom para se ensinar boas maneiras do desenvolvimento humano. 
II.O professor é o sábio que repassa o conhecimento organizado. 
III.Formalizou procedimentos de treinamento para os mestres, levando em conta suas preocupações: a educação pelos sentidos e as atividades diversificadas, como artes, música, soletração, geografia, aritmética, linguagem oral e contato com a natureza. 
IV.Preocupou-se com a educação terapêutica, partiu para as fases de desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, preocupando-se com o corpo e o espírito do aluno e o seu processo de adaptação à vida social.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa IV está correta. 
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Pestalozzi, as sua influências de alcançaram, também, a formação dos professores, pois ele formalizou procedimentos de treinamento para os mestres, levando em conta suas preocupações: a educação pelos sentidos e as atividades diversificadas, como artes, música, soletração, geografia, aritmética, linguagem oral e contato com a natureza.
b. Todas a alternativas estão erradas. . 
c. Somente as alternativas II e III estão corretas. 
d. Somente a alternativa III está correta. . 
e. Todas as alternativas estão corretas. . 
Feedback
A resposta correta é: Somente a alternativa III está correta. ..
Questão 3
Texto da questão
Observe a descrição a seguir: Combateu os métodos educacionais usados na época medieval, sendo o primeiro filósofo do qual se tem notícia que considerou os sentimentos das crianças. Costumava reagir à ideia de que a educação deveria ser autoritária usando a expressão: “Por que não se pode aprender brincando?” e é criador do conceito de que podemos e devemos ensinar tudo a todos, considerando, dessa forma, que todos os homens têm direito de conhecer e aprender sobre o mundo em que vivem. Tais considerações se referem a um dos principais pensadores que questionou como deveria acontecer a educação para as crianças. Marque a alternativa correta que informa a que autor se refere:
Escolha uma:
a. Jean Jacques Rousseau (1712-1778). 
A descrição apresentada na questão, tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos do pioneiro, Jan Amos Komenský conhecido como Comênius ou Comênio, combateu os métodos educacionais usados na época medieval, sendo o primeiro filósofo do qual se tem notícia que considerou os sentimentos das crianças.
b. Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827). 
c. Maria Montessori (1870- 1952). 
d. Jan Amos Komenský (1592-1670) –em português conhecido como Comênius ou Comênio. 
e. Fröbel (1782-1852). 
Feedback
A resposta correta é: Jan Amos Komenský (1592-1670) –em português conhecido como Comênius ou Comênio..
Questão 4
Texto da questão
Considerado autor da racionalidade pedagógica moderna, Rousseau contrário à ideia de que a educação de crianças deveria ter como referência os interesses dos adultos, propôs que, em uma educação apropriada à faixa etária, as crianças deveriam
ser incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação. Dessa forma, chamou a atenção para as necessidades da criança em seus diferentes estágios de desenvolvimento. As propostas de Rousseau eram muitas e diferentes das praticadas pelas sociedades da época. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os elementos que ele propôs trabalhar com as crianças:
Escolha uma:
a. A criança era considerada uma miniatura de adulto. 
b. O uso da memória e a rígida disciplina. 
c. Desenvolveu o método para trabalhar com crianças excepcionais. 
d. Brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria. 
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Rousseau, as propostas de Rousseau eram muitas e diferentes das praticadas pelas sociedades da época, propôs trabalhar com as crianças alguns elementos como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria.
e. O uso de cópias e desenhos prontos. 
Feedback
A resposta correta é: Brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria..
Questão 5
Texto da questão
Com a Constituição promulgada em 1988 surgiu uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”.Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas. Assinale a alternativa que corresponde a essa nova concepção da creche para a educação brasileira.
Escolha uma:
a. Ambientes que tinham por função cuidar dos problemas dos pobres e existiam na medida da necessidade da economia agrária. 
b. Instituição que guarda e abriga crianças pequenas rebeldes consideradas desnecessárias para a sociedade atual. 
c. Escola voltada para meninos que tinha como objetivo ensinamentos militares. 
d. Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados. 
Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas, graças a ela a creche passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados. Por essa e por tantas outras literaturas, nesse sentido, e pelas práticas educativas que estão se modificando em direção a ações educativas, percebe-se que está nascendo uma nova concepção acerca da Educação Infantil, que altera fundamentalmente a visão que se tinha antes sobre o atendimento a crianças pequenas. a atual lei reconhece-as por meio de suas necessidades e especificidades, destacando, ainda, a importância de práticas pedagógicas adequadas à faixa etária.
e. Sua função era organizar seu espaço e seu cotidiano em função de alimentar, higienizar e dar segurança física às crianças. 
Feedback
A resposta correta é: Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados..
Questão 6
Incorreto
Texto da questão
Em 26 de novembro de 1947, sob o número 17.698, surgiu o primeiro decreto relativo à Educação Infantil, chamado de Consolidação das Leis de Ensino e que tratava especificamente das escolas maternais e dos jardins de infância. Esse decreto orientou o ensino pré-escolar até 1961, quando surgiram as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sobre a terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9.394/96, assinale a alternativa correta que aponta a função creche:
Escolha uma:
a. Instituição que guarda e abriga crianças pequenas consideradas desnecessárias para a sociedade atual. 
b. O governo tem a função de compensar e superar o déficit cultural apresentado pelas crianças menos favorecidas. 
c. Ministério da Educação criou uma coordenação para tratar dos assuntos relacionados à educação das crianças em idade pré-escolar. 
É na terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n. 9.394/96 que a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”. Em outros momentos a creche tinha função especifica de assistencialismo, bem diferente de hoje onde segue um planejamento e um currículo de acordo com a sua faixa etária.
d. Os sistemas de ensino velarão para que as crianças de idade superior a sete anos recebam conveniente educação em escolas. 
e. A Creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”. 
Feedback
A resposta correta é: A Creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”..
Questão 7
Texto da questão
Através da sua teoria de desenvolvimento humano não propriamente relacionada ao ambiente escolar, Jean Piaget ajudou a formar várias linhas educacionais atuais, na psicologia e na pedagogia. Sua teoria revolucionou nossa compreensão do crescimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade. Sobre as etapas de desenvolvimento infantil, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Estágio sensório motor: mais ou menos de 0 a 2 anos – a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. 
( ) Estágio pré-operatório: mais ou menos de 2 a 6 anos – nessa etapa, a criança já não depende tanto de seu movimento e sensações, como no estágio anterior, e já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado. 
( ) Estágio operatório concreto: mais ou menos dos 7 aos 11 anos – é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos. 
( ) Estágio operatório formal: mais ou menos dos 12 anos em diante – ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. 
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – V – F – V. 
E sua teoria classificou o desenvolvimento infantil em 4 etapas sendo elas: Estágio sensório motor: mais ou menos de 0 a 2 anos – a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Estágio pré-operatório: mais ou menos de 2 a 6 anos – nessa etapa, a criança já não depende tanto de seu movimento e sensações, como no estágio anterior, e já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado. Estágio operatório concreto: mais ou menos dos 7 aos 11 anos – é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos. Estágio operatório formal: mais ou menos dos 12 anos em diante – ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. O que se deve ter em mente é que todas as pessoas passam por todas essas fases em uma sequência. Portanto, nenhuma criança vai “pular de fase”, mas pode demorar mais ou menos tempo em cada uma dela, dependendo dos estímulos e desafios a que for submetida.
b. V – V – V - V. 
c. V – F – V - F. 
d. V - F – V – V. 
e. F –F –V – F. 
Feedback
A resposta correta é: V – V – V - V..
Questão 8
Texto da questão
Muitos foram os pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca
de transformação social. Analise os fundamentos abaixo, e relacione cada um dos pensadores (Maria Montessori, Fröebel, Pestalozzi e Rousseau) com as principais contribuições dos mesmos na teoria educacional: 
I.Maria Montessori. 
II.Fröebel. 
III.Pestalozzi. 
IV.Rousseau 
( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten (jardim de infância, em alemão). 
( ) Propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria 
( ) Criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. 
( ) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. 
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. III, II, IV e I. 
b. I, II, III e IV. 
c. IV, I, III e II. 
d. II, IV, I e III. 
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de alguns dos principais pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Maria Montessori:criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. Fröebel: criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten(jardim de infância, em alemão). Pestalozzi: centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. Rousseau: propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria.
e. I, III, IV e II. 
Feedback
A resposta correta é: II, IV, I e III..
Questão 9
Texto da questão
Wallon valoriza alguns aspectos para o desenvolvimento da criança e afirma que é “sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais”. Segundo Wallon, quais aspectos estão relacionados na evolução da criança?
Escolha uma:
a. A motricidade, a afetividade e a inteligência. 
Wallon (1979, p. 17) afirma que é “sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais.” Na evolução da criança, portanto, a motricidade, a afetividade e a inteligência estão relacionadas.
b. O Desenvolvimento, o emocional e as habilidades. Wallon (1979, p. 17) afirma que é “sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais.” Na evolução da criança, portanto, a motricidade, a afetividade e a inteligência estão relacionadas. 
c. O intelecto, a razão e os experimentos. Wallon (1979, p. 17) afirma que é “sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais.” Na evolução da criança, portanto, a motricidade, a afetividade e a inteligência estão relacionadas. 
d. O cognitivo, o meio e as relações. Wallon (1979, p. 17) afirma que é “sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais.” Na evolução da criança, portanto, a motricidade, a afetividade e a inteligência estão relacionadas. 
e. O esquema motor, a coordenação motora fina e ampla. Wallon (1979, p. 17) afirma que é “sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais.” Na evolução da criança, portanto, a motricidade, a afetividade e a inteligência estão relacionadas. 
Feedback
A resposta correta é: A motricidade, a afetividade e a inteligência..
Questão 10
Texto da questão
Assinale a alternativa correta com relação à etapa do desenvolvimento psicomotor “Estágio tônico-emocional” (dos 6 aos 12 meses).
Escolha uma:
a. O bebê se comunica verbalmente, com frases completas. 
b. O bebê muda de direção, conforme necessidade tendo domínio do seu próprio corpo. 
No Estágio tônico-emocional (dos 6 aos 12 meses), comunicando-se por meio de gestos e de mímica, ainda não verbalmente, a criança utiliza o seu corpo e os seus gestos como realizações mentais, exatamente porque acabam por testemunhar o significado intrínseco da sua atividade interiorizada, antes que ela seja exteriorizada e expressa. Partindo de movimentos de equilíbrio e de reações de compensação gravitacional, integradas sensorialmente pela tonicidade, pelo sentido tátilcinestésico e pela pele, a criança evolui da postura deitada à postura sentada e à locomoções quadrúpedes (engatinhar). Aos seis meses de vida, o bebê será capaz de repetir intencionalmente alguns gestos, com o objetivo de explorar seus efeitos e, também, suas variações, o que recebe o nome de atividades circulares. Em outro aspecto, mais relacionado com a constituição do esquema corporal, a criança recorre também às atividades circulares quando experimenta e estimula zonas erógenas de seu corpo, desde a mão e os pés na boca até as explorações com os órgãos genitais.
c. O bebê não esboça reações como resposta ao meio. 
d. O bebê começa a engatinhar. 
e. O bebê se desenvolve de forma autônoma, mesmo sem a presença do outro. 
Feedback
A resposta correta é: O bebê começa a engatinhar..
Parte inferior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Com o surgimento de novas fábricas houve uma necessidade maior de trabalhadores, sendo eles pais e mães (elas em um segundo momento e em escala menor) abandonavam seus filhos para poder trabalhar, deixando-os sob o cuidado de terceiros ou à própria sorte. É nesse momento em especial que surge a necessidade de repensar qual destino se daria às crianças, filhos dos operários, pois estavam sofrendo maus tratos e abandono, enquanto os filhos de pais burgueses frequentavam a escola. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta qual foi a solução criada para melhor atender as crianças filhos dos operários: 
I.( )As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse. 
II.( )A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias. 
III.( ) Eram deixadas nas “rodas” construídas em muros de igrejas ou hospitais de caridade, onde as crianças deixadas eram recolhidas. 
IV.( )Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos eram voltadas para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV; 
b. II; 
A solução para as crianças filhos dos operários foi o surgimento de instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos eram voltadas para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos. Com a Revolução Industrial a vida em sociedade foi transformada ao inserir a manufatura criando assim um conflito onde foram atingidas as crianças de 0 a 6 anos, pois com o crescimento das fabricas as quais necessitavam a mão de obra de pais e mães os quais não tinham outra opção a não ser deixar seu filhos em casa para poder ganhar seu sustendo.
c. IV; 
d. I e II; 
e. II e III; 
Feedback
A resposta correta é: I e IV;.
Questão 2
Texto da questão
Do século V ao século XV, o continente europeu se encontrava em uma época agrária, na qual os donos da terra (feudos),os chamados senhores feudais, dominavam a riqueza, enquanto os vassalos trabalhavam para manter a hierárquica condição, em uma relação de servidão para com o senhor feudal. Foi também nessa época que a Igreja detinha um grande poder sobre as pessoas, influenciando as decisões. Ao longo dos séculos, as sociedades foram construindo formas de educar suas crianças. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta as características da Educação Infantil na Idade Média:
Escolha uma:
a. Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos era voltada para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos. 
b. As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse. 
c. Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família. 
d. Nenhuma das alternativas está correta. 
e. A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias. 
Como se pode observar na página indicada. A educação infantil na Idade Media sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família. Na época da idade média mesmo sendo a família a grande responsável pelas crianças, ou seja, pelo seu atendimento estas vindas da classe dos vassalos tinham atendimentos diferenciados ao longo do tempo, a criança nessa época era considerada um adulto em miniatura, também em seu desenvolvimento sócioemocional e na forma de vestir-se.
Feedback
A resposta correta é: Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família..
Questão 3
Texto da questão
Friedrich Fröebel, educador alemão, considerado o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica e o apreender do significado da família nas relações humanas. Sua teoria salientou a importância do desenho e das atividades que envolvessem movimentos e ritmos. Sobre a teoria educacional de Fröebel voltada às crianças, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) Priorizou o conhecimento sobre crianças como uma forma de detectar suas características e necessidades, para adequar seu modo de educação a essa realidade infantil. 
II. ( ) Proposta pedagógica desse autor apresenta dois pontos fortes: as atividades de cooperação e os jogos livres. 
III.( ) Elaborou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. 
IV. ( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten (jardim de infância, em alemão). 
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – V – F – V. 
Friedrich Fröebel priorizou o conhecimento sobre crianças como uma forma de detectar suas características e necessidades, para adequar seu modo de educação a essa realidade infantil. A proposta pedagógica desse autor apresenta dois pontos fortes: as atividades de cooperação e os jogos livres. Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten(jardim de infância, em alemão). Foi considerado o pai da pré-escola, por desenvolver uma teoria educacional própria dirigida as crianças pequenas sem considerar as ideias de seu mestre.
b. F – V – F - V. 
c. F – F – F – V. 
d. F – F – F - F. 
e. V - F – V – V. 
Feedback
A resposta correta é: V - F – V – V..
Questão 4
Texto da questão
Na Idade Moderna, começa a existir uma preocupação em como educar as crianças, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Nessa época, também, há uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista. Nesse período, ocorreram dois movimentos: o Renascimento e o Iluminismo, os quais tiveram extrema influência nesse cenário. Sobre o Renascimento, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
I.( ) Começou no século XIV, na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. 
II.( ) Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, fez parte de uma gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas. 
III.( )Foi um período na história do mundo Ocidental – com um movimento cultural marcante na Europa – considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna 
IV.( ) Foi um movimento intelectual, surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado “século das luzes”), que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo. 
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – F – V – V. 
b. V – V – V – V. 
c. F – F – V – V. 
d. V – F - V – F. 
e. V – V – V – F. 
O Renascimento começou no século XIV, na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, fez parte de uma gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas. Foi um período na história do mundo Ocidental – com um movimento cultural marcante na Europa – considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. De acordo com os estudos percebe-se que o Renascimento caracterizou a mudança do feudalismo para o capitalismo, trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o renascimento) do passado, considerado, agora, como fonte de inspiração e modelo de civilização.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – F..
Questão 5
Texto da questão
Maria Montessori, médica psiquiatra, iniciou seus estudos e trabalho com crianças deficientes mentais em uma clínica psiquiatra de Roma. Para essas crianças, criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. O sucesso foi imediato e é graças a ela até hoje, na Educação Infantil: a percepção de que as crianças, com materiais adequados e interessantes, respondem aos estímulos com rapidez e entusiasmo. A teoria de educação de Maria Montessori possui três princípios base, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Individualidade, memorização e repetição. 
b. Repetição, memorização e trabalho em conjunto. 
c. Linguagem oral, coordenação motora e canto. 
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Maria Montessori sua teoria de educação possui três princípios base: Individualidade, atividade e liberdade do aluno.A prioridade dos estudos dessa autora foram os anos iniciais do desenvolvimento infantil, o que a torna fundamental para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para colocar em prática sua teoria, Montessori fundou sua primeira escola, na periferia de Roma, chamada Casa dei Bambini(Casa das Crianças).
d. Jogos coletivos, memorização e individualidade. 
e. Individualidade, atividade e liberdade do aluno. 
Feedback
A resposta correta é: Individualidade, atividade e liberdade do aluno..
Questão 6
Texto da questão
Observe a descrição apresentada referente à Teoria do desenvolvimento
infantil de Jean Piaget , completando as lacunas com as palavras corretas. “O aspecto _______________ é fundamental em sua teoria, sendo situado como algo que é oferecido à criança com a função de aguçar sua _______________, de forçar suas justificativas e de impulsioná-la em direção ao conhecimento por meio de sua própria _______________.
A sequência correta das palavras é:
Escolha uma:
a. Educativo, mente e atividade; 
b. Cognitivo, aprendizagem e realidade. 
c. Cultural, mente e arte; 
d. Psicológico, criatividade e aprendizagem. 
e. Estímulo, curiosidade e descoberta. 
A Teoria do desenvolvimento infantil de Jean Piaget destaca que o aspecto “estímulo” é fundamental em sua teoria, sendo situado como algo que é oferecido à criança com a função de aguçar sua curiosidade, de forçar suas justificativas e de impulsioná-la em direção ao conhecimento por meio de sua própria descoberta. Dessa forma, não basta que sejam oferecidos às crianças da Educação Infantil objetos físicos para a interação, é preciso, ainda, que o adulto funcione como elemento de desafio, seja para propor variações nos estímulos, com graus de dificuldade, seja para, com sua linguagem, fazer com que o outro reflita.
Feedback
A resposta correta é: Estímulo, curiosidade e descoberta..
Questão 7
Texto da questão
Diferentemente dos países europeus, no Brasil, as primeiras tentativas de organização de creches, asilos e orfanatos eram de caráter assistencialista, com o intuito de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa e as viúvas desamparadas. Até o começo desse século, não havia distinção entre o atendimento à crianças realizado na creche e o feito em asilos e internatos. Sobre o atendimento para as crianças pequenas no Brasil, que foi dividido em duas partes, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
( ) As chamadas creches ou asilos da primeira infância, que se propunham a atender crianças de 0 a 2 anos. 
( ) Os Jardins de infância, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil. 
( ) Salas de asilo para a segunda infância, posteriormente denominadas de escolas maternais, que atendiam crianças de 3 a 6 anos. 
( ) Casa das Crianças, prioridade para os anos iniciais do desenvolvimento infantil, o que a torna fundamental para a faixa etária de 0 a 6 anos. 
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – V – F – V. 
b. V – F – V - F. 
O atendimento para as crianças pequenas no Brasil, que foi dividido em duas partes, sendo eles: As chamadas creches ou asilos da primeira infância, que se propunham a atender crianças de 0 a 2 anos; Salas de asilo para a segunda infância, posteriormente denominadas de escolas maternais, que atendiam crianças de 3 a 6 anos. Na realidade brasileira, as instituições pré-escolares foram chamadas de jardins de infância. As instituições privadas, que atendiam às crianças ricas, receberam o nome de asilo, e as que atendiam às crianças pobres receberam o nome de creche, reforçando a ideia de que creche é uma entidade assistencialista, destinada a combater a pobreza.
c. V - F – V – V. 
d. F – V – F - V. 
e. V – V – V – V. 
Feedback
A resposta correta é: V – F – V - F..
Questão 8
Texto da questão
A história da educação infantil é recente no país, pois foi nas últimas décadas que o atendimento à criança menor de sete anos de idade em creches e pré-escolas nasceu mais significativo e produtivo. Esse crescimento é consequência do aumento da demanda por instituições de educação infantil decorrente da inserção, cada vez maior, da mulher no mercado de trabalho. Sobre a história da educação infantil no Brasil e a forma de como o atendimento a criança era ofertado, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
( ) A primeira função da pré-escola foi a de “guardar crianças”, e só no século XIX nasceu uma proposta mais voltada à ideia de educação do que à ideia de assistência. 
( ) O atendimento das crianças era como parte exclusiva da família, em uma concepção que as via como semelhantes a um adulto. 
( ) A educação destinada a crianças pequenas teve um caráter de compensação, como se a escola devesse (e pudesse) superar as carências e deficiências culturais, linguísticas e afetivas que haviam sido criadas pelas situações da Segunda Guerra Mundial. 
( ) Pré-escola foi utilizada exatamente como preparação para as séries posteriores, especialmente para a primeira série e, também, para tentar reverter o fracasso escolar, sendo reconhecida facilmente por um caráter assistencialista. 
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. F – F – F – V. 
b. V – V – V - V. 
c. V - F – V – V. 
A primeira função da pré-escola foi a de “guardar crianças”, e só no século XIX nasceu uma proposta mais voltada à ideia de educação do que à ideia de assistência. O atendimento das crianças era como parte exclusiva da família, em uma concepção que as via como semelhantes a um adulto. A educação destinada a crianças pequenas teve um caráter de compensação, como se a escola devesse (e pudesse) superar as carências e deficiências culturais, linguísticas e afetivas que haviam sido criadas pelas situações da Segunda Guerra Mundial. Pré-escola foi utilizada exatamente como preparação para as séries posteriores, especialmente para a primeira série, e também para tentar reverter o fracasso escolar, sendo reconhecida facilmente por um caráter assistencialista. O tratamento dado a essas crianças, com caráter assistencial ou não, foi reflexo das ideias correntes que existiam sobre os direitos e deveres das crianças pequenas, sobre o desenvolvimento infantil, sobre o pensamento e as capacidades de aprendizagens, bem como sobre as necessidades específicas desse grupo etário.
d. V – F – V - F. 
e. V – V – F – V. 
Feedback
A resposta correta é: V – V – V - V..
Questão 9
Texto da questão
As diferentes combinações de manipulação e exploração dos objetos do meio favorecem a criança a formular situações não verbais, mas intuitivas, a partir das relações que descobre entre os objetos que explora. Qual inteligência é desenvolvida dessa forma?
Escolha uma:
a. Inteligência motora fina ou inteligência emotiva. 
b. Inteligência afetiva ou inteligência relacional. 
As diferentes combinações de manipulação e exploração dos objetos do meio estabelecem a inteligência prática ou a inteligência de situações, que vai favorecer a criança a formular soluções não verbais, mas intuitivas, a partir das relações que descobrir entre os objetos que tanto explora.
c. Inteligência corporal ou inteligência espacial. 
d. Inteligência prática ou inteligência de situações. 
e. Inteligência simbólica ou inteligência intuitiva. 
Feedback
A resposta correta é: Inteligência prática ou inteligência de situações..
Questão 10
Texto da questão
A educação das crianças pequenas teve muitos benefícios com os estudos e propostas realizadas por um pensador suíço nascido em Genebra. Era contrário à ideia de que a educação de crianças deveria ter como referência os interesses dos adultos; propôs uma educação apropriada à faixa etária, as crianças deveriam ser incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação. Dessa forma, chamou a atenção para as necessidades da criança em seus diferentes estágios de desenvolvimento. Seus estudos retiraram as crianças da posição de miniadultos, e trouxeram à tona a ideia de que elas tinham características próprias e que necessitavam de uma educação que respeitasse suas fases de desenvolvimento, com professores capacitados para tal entendimento. Essas propostas foram apresentadas por qual dos pensadores relacionados a seguir:
Escolha uma:
a. Johann Heinrich Pestalozzi. 
b. Jean Piaget. 
c. Jean Jacques Rousseau. 
d. Maria Montessori. 
e. Jan Amos Komenský. 
O pensador que apresentou tais propostas relativas à necessidade de se respeitar as características de cada criança; defendendo a ideia que as mesmas apresentam fases diferentes no transcorrer de seu desenvolvimento foi Jean Jacques Rousseau, para
esse pensador a educação deve ser apropriada a faixa etária de cada uma delas.
Feedback
A resposta correta é: Jean Jacques Rousseau..
Questão 1
Texto da questão
No ano de 1999, foram instituídas as primeiras Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O órgão responsável por isso foi o Conselho Nacional de Educação, que revisou essas diretrizes, em novembro de 2009. Dessa forma, dez anos depois de instituídas pela primeira vez, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ganharam uma nova versão, em maior consonância com o momento vivido nas escolas de Educação Infantil do país. As Diretrizes devem ser consideradas por todos os sistemas de ensino, o que torna obrigatório o segmento dessas ideias na elaboração das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil. Acompanhe a parte do Art. 2º, no qual está faltando um trecho que está colocado nas proposições a seguir. “As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para:
Escolha uma:
a. Direcionar as creches e jardins de infância no seu funcionamento, bem como em seus planejamentos de ações. (BRASIL, 2009, [s. p.]). 
b. Definir Diretrizes Operacionais Nacionais para o credenciamento institucional e a oferta de cursos e programas de Ensino Médio, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Educação a Distância, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino. Resolução CNE/CEB nº 1, de 2 de fevereiro de 2016. 
c. Orientar os planos de aulas dos professores que atuarão junto as crianças de 0 a 6 anos. (BRASIL, 2009, [s. p.]). 
d. Conceber como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos adquiridos na escola. (BRASIL, 2009, [s. p.]). 
O Art 2º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil traz a seguinte orientação: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares (BRASIL, 2009, [s. p.]).
e. Orientar as políticas públicas na área e a elaboração, de planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares (BRASIL,2009, [s. p.]). 
Feedback
A resposta correta é: Orientar as políticas públicas na área e a elaboração, de planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares (BRASIL,2009, [s. p.])..
Questão 2
Texto da questão
Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças é comum hoje em dia. No início do século passado, porém, essa ideia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon. Sua teoria pedagógica diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro; abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento. Foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. (trecho adaptado do site http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml).Wallon acredita que a origem do desenvolvimento das pessoas está na:
Escolha uma:
a. Leitura, que posteriormente evolui para uma aprendizagem cognitiva. 
b. Reação,que posteriormente evolui para a aprendizagem abstrata. 
c. Abstração, que posteriormente evolui para uma aprendizagem concreta. 
d. Na escrita, que posteriormente evolui para uma aprendizagem concreta. 
e. Emoção, que posteriormente evolui para uma aprendizagem cognitiva. 
Para Wallon a origem do desenvolvimento das pessoas está na emoção, que posteriormente evolui para uma aprendizagem cognitiva. A criança que chora compreende que quando realiza essa ação é atendida; então,não chora mais somente porque está desconfortável. Chora porque quer colo, quer atenção, quer comida, em suma: quer ser atendida. Dessa forma, o ser humano vai se desenvolvendo, aprendendo a administrar a emoção e as funções cognitivas (da própria aprendizagem).
Feedback
A resposta correta é: Emoção, que posteriormente evolui para uma aprendizagem cognitiva..
Questão 3
Texto da questão
Tradicionalmente, as construções escolares seguem um Programa de Necessidades previamente estabelecido pelas Secretarias de Educação. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos. Em consonância com essa necessidade de cuidados com as construções escolares o Ministério da Educação – MEC de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, a Secretaria de Educação Básica – SEB do MEC, por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil –COEDI do Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental –DPE apresentaram um documento no qual ressaltam a importância do espaço e da estrutura física das escolas de Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. Baseando-se no que foi descrito sobre a necessidade de construções escolares que seguem um programa previamente estabelecido, indique abaixo o documento que foi apresentado para esse fim.
Escolha uma:
a. Diretrizes Operacionais para a Educação Infantil. 
b. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 
Os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantilressaltam a importância do espaço e da estrutura física das escolas de Educação Infantil parao desenvolvimento da criança.Para isso,apresentam estudos e parâmetros nacionais relacionadosà qualidade dos ambientesdas instituições de Educação Infantil,de forma a assegurar que setornem promotores de aventuras,descobertas, desafios e aprendizagens bem como facilitar as interações.
c. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 
d. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. 
e. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. 
Feedback
A resposta correta é: Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil..
Questão 4
Texto da questão
No documento conhecido como (RCNEI), cujo significado é: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; no qual está inserido um conjunto de referenciais e orientações pedagógicas que visam contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania que devem estar embasadas em alguns pontos essenciais para o desenvolvimento dessas crianças. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, bem como o brincar, como sendo sua forma particular de expressão. Tendo como base o trecho apresentado, identifique nas proposições o objetivo desse documento, bem como a idade das crianças que deve ser contemplada com as referências e as orientações.
Escolha uma:
a. Tem como objetivo “servir de guia para a docência de profissionais que atuam para o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos.” 
b. Tem como objetivo de “servir
como guia para os profissionais que atuam diretamente com as crianças de 0 a 4 anos.” 
c. Tem como objetivo “orientar as crianças de 11 a 15 anos no desenvolvimento para a fase adulta”. 
d. Tem como objetivo orientar os cuidadores das crianças de creches, para que eles possam desenvolver o seu bem-estar. 
e. Tem como objetivo de “servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos.” 
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil(RCNEI) é um conjunto de documentos oficiais do MEC (1998).Segundoo Ministério da Educação, esta publicação foi desenvolvida como objetivo de “servir como um guia de reflexão para os profissionais queatuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilospedagógicos e a diversidade cultural brasileira”(MEC, 1998, p. 7).
Feedback
A resposta correta é: Tem como objetivo de “servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos.”.
Questão 5
Texto da questão
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) define a Educação Infantil como "primeira etapa da educação básica," (artigo 29) e delega a ela a finalidade de "desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade". Havendo, portanto a necessidade de que haja o compromisso da escola em cumprir a lei, oferecendo às crianças uma educação de qualidade (que também é composta de atendimento, mas, essencialmente, de educação). Sendo assim, segundo Kramer (1993), é possível perceber três tendências que fundamentam as ações dos profissionais e, inclusive, as atividades ofertadas às crianças, dentro da prática desenvolvida nas escolas brasileiras, na Educação Infantil. São elas: 
I.Tendência romântica: destaca principalmente os interesses da criança por meio das atividades lúdicas. Essa tendência compreende a criança como “semente do futuro”, cabendo ao professor a missão de ser o “jardineiro”, o guardião das crianças e de sua inocência. 
II.Tendência cognitiva: tendo como principal inspirador Jean Piaget, essa tendência se propõe investigar como a criança pensa e constrói sua noção sobre o mundo por meio da interação com os objetos. Defende a ideia de que a criança precisa de materiais concretos para interagir e construir seu conhecimento por meio das experiências. A criança é vista como exploradora, e o professor, como desencadeador e estimulador das etapas de desenvolvimento infantil. 
III.Tendência crítica: essa tendência destaca a importância de as experiências infantis serem contextualizadas com a realidade cultural, uma vez que não é possível separar cultura e meio ambiente da realidade infantil. É por meio desses elementos, cultura e contexto, que as crianças constroem seus valores. 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. II e III estão corretas. 
Na prática das escolas brasileiras de Educação Infantil, segundo Kramer (1993), é possível perceber três tendências que fundamentam as ações dos profissionais e, inclusive, as atividades ofertadas às crianças. Tendência romântica: destaca principalmente os interesses da criança por meio das atividades lúdicas. Essa tendência compreende a criança como “semente do futuro”, cabendo ao professor a missão de ser o “jardineiro”, o guardião das crianças e de sua inocência. A proposta da tendência romântica é a de construir um currículo que tenha por base as atividades. Seus principais representantes são Decroly, Maria Montessori, e Fröebel. Tendência cognitiva: tendo como principal inspirador Jean Piaget, essa tendência se propõe investigar como a criança pensa e constrói sua noção sobre o mundo por meio da interação com os objetos. Defende a ideia de que a criança precisa de materiais concretos para interagir e construir seu conhecimento por meio das experiências.A criança é vista como exploradora, e o professor, como desencadeador e estimulador das etapas de desenvolvimento infantil. Tendência crítica: essa tendência destaca a importância de as experiências infantis serem contextualizadas com a realidade cultural, uma vez que não é possível separar cultura e meio ambiente da realidade infantil. É por meio desses elementos, cultura e contexto, que as crianças constroem seus valores. A tendência crítica (assim chamada por se opor às práticas tradicionais e descontextualizadas) tem como seu principal pensador Celestine Freinet.
b. I e II estão corretas. 
c. Nenhuma das afirmativas. 
d. Todas as afirmativas estão corretas. 
e. I e III.estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 6
Texto da questão
Para que receba um enfoque participativo, uma aula não deve ser feita da mesma forma que outra, uma vez que o conteúdo será retomado com novos nuances ou novos ângulos. Alguns princípios são importantes para que as crianças tenham boas vivências com atividades lúdicas. Analisando as alternativas, assinale a qual princípio se refere o conceito apresentado:
Escolha uma:
a. Liberdade da criança se expressar livremente. 
b. Variação metodológica. 
c. Criatividade. 
d. Ações problematizadoras. 
Variação metodológica: para que receba um enfoque participativo, uma aula não deve ser feita da mesma forma que outra, uma vez que o conteúdo será retomado com novos nuances ou novos ângulos.
e. Ação comunicativa. 
Feedback
A resposta correta é: Variação metodológica..
Questão 7
Texto da questão
Alguns princípios são importantes para que as crianças tenham boas vivências com as atividades lúdicas. Com relação a esses princípios analise as seguintes afirmativas: 
I.Participação: é fundamental que o professor sempre esteja convidando e instigando a capacidade do aluno. 
II.Ação comunicativa: mesmo com jogos (e ainda com jogos que envolvam movimento), rotina e repetição podem levar a comodismo e falta de interesse. 
III.Criatividade: cabe ao professor uma ação pedagógica que não privilegie um ou outro aspecto no uso de jogos (por exemplo, jogos de raciocínio em detrimento de jogos de força ou habilidade esportiva). 
IV.Variação metodológica: para que receba um enfoque participativo, uma aula não deve ser feita da mesma forma que outra, uma vez que o conteúdo será retomado com novos nuances ou novos ângulos. 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas estão corretas. 
Participação: é fundamental que o professor sempre esteja convidando e instigando a capacidade do aluno. Ação comunicativa: mesmo com jogos (e ainda com jogos que envolvam movimento), rotina e repetição podem levar a comodismo e falta de interesse. A teoria e a prática de jogos precisam sempre estar acompanhadas de uma didática comunicativa. Criatividade: cabe ao professor uma ação pedagógica que não privilegie um ou outro aspecto no uso de jogos (por exemplo, jogos de raciocínio em detrimento de jogos de força ou habilidade esportiva). Propor atividades lúdicas com criatividade significa utilizar jogos variados. Variação metodológica: para que receba um enfoque participativo, uma aula não deve ser feita da mesma forma que outra, uma vez que o conteúdo será retomado com novos nuances ou novos ângulos.
b. Apenas afirmativa I está correta. 
c. Apenas afirmativa I e IV estão corretas. 
d. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. 
e. Todas as afirmativas estão erradas. 
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 8
Texto da questão
Nos estudos de Vygotsky, o brincar auxilia a criança a amadurecer. Sua teoria (1991) destaca que é preciso considerar dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial. Entende-se por nível de desenvolvimento real aquela aprendizagem que já se tornou conhecimento, aquilo que a pessoa já sabe. E a zona de desenvolvimento potencial refere-se:
Escolha uma:
a. Ao que a criança já sabe mais esqueceu, portanto, é necessário retomar o aprendizado. 
b. Ao que a criança ainda não consegue fazer sozinha, porém pode fazer com a mediação de outra pessoa (que pode ser
adulto ou não). 
c. Ao que a criança precisa fazer, sem ajuda do professor. 
d. Ao que a criança faz tudo sozinha, sem precisar de ajuda. 
e. Ao que a criança sabe fazer através da intervenção de um adulto, fazendo uma assimilação do mundo. 
A zona de desenvolvimento potencial é referente ao que a criança ainda não consegue fazer sozinha, porém pode fazer com a mediação de outra pessoa (que pode ser adulto ou não).
Feedback
A resposta correta é: Ao que a criança ainda não consegue fazer sozinha, porém pode fazer com a mediação de outra pessoa (que pode ser adulto ou não)..
Questão 9
Texto da questão
A escolha do jogo deve ser criteriosa. Há critérios que podem ser usados para uma adequada escolha de elementos lúdicos para o contexto escolar. Relacione os critérios de seleção de jogos com suas respectivas características: 
(1)Valor experimental. 
(2)Valor da estruturação. 
(3)Valor da relação. 
(4)Valor lúdico. 
( )Quando os elementos lúdicos escolhidos pelo professor possibilitam que as crianças entrem em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações. 
( )Aqueles elementos que possibilitam a exploração e a manipulação. 
( )Cabe ao professor avaliar se os elementos escolhidos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica. 
( )Elementos lúdicos que dão suporte à construção da personalidade infantil. 
A sequencia correta é:
Escolha uma:
a. 2 4 3 1. 
b. 3 2 4 1. 
c. 1 2 3 4. 
d. 3 1 4 2. 
e. 4 1 2 3. 
Valor experimental: aqueles elementos que possibilitam a exploração e a manipulação. Valor da estruturação: elementos lúdicos que dão suporte à construção da personalidade infantil. Valor da relação: quando os elementos lúdicos escolhidos pelo professor possibilitam que as crianças entrem em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações. Valor lúdico: cabe ao professor avaliar se os elementos escolhidos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica.
Feedback
A resposta correta é: 3 1 4 2..
Questão 10
Texto da questão
O aspecto “Capacidade de se constituir um fator de autoestima do aluno”, faz referência aos jogos e brincadeiras para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, assinale a alternativa que apresenta o conceito desse aspecto:
Escolha uma:
a. É preciso que os jogos não sejam extremamente fáceis e nem muito difíceis. Os jogos devem representar desafios intrigantes e estimulantes, que devem contar, com o reforço positivo expresso em gestos e palavras a cada encerramento, atitudes essas que se transformarão em “convite” para novos jogos. 
b. Não é preciso que os jogos sejam extremamente fáceis e tampouco difíceis. É necessário lembrar que, durante as propostas de ludicidade, os alunos se agitam, movimentam-se nos espaços e, nesse momento, boas condições para a realização das atividades são imprescindíveis. 
c. As crianças dessa faixa etária gostam de jogos com regras e é importante que elas sejam seguidas, para total harmonia do trabalho. Porém, em alguma ocasião, as crianças podem ser estimuladas a criar regras para seus próprios jogos, o que, além de tudo, é um exercício de autonomia. 
d. Um ambiente adequado é fundamental para o sucesso dos jogos. Há que se ter espaços e que estejam em condições de segurança e higiene. É necessário lembrar que, durante as propostas de ludicidade, os alunos se agitam, movimentam-se nos espaços e, nesse momento, boas condições para a realização das atividades são imprescindíveis. 
e. Jogos são um combate à apatia, é preciso que o adulto que os propõe esteja muito atento às condições de seus alunos no momento de sua realização. 
É preciso que os jogos não sejam extremamente fáceis (causando desestímulo) e nem muito difíceis, causando baixa autoestima. Os jogos devem representar desafios intrigantes e estimulantes, que devem contar, a todo instante, com o reforço positivo expresso em gestos e palavras a cada encerramento, atitudes essas que se transformarão em “convite” para novos jogos.
Feedback
A resposta correta é: É preciso que os jogos não sejam extremamente fáceis e nem muito difíceis. Os jogos devem representar desafios intrigantes e estimulantes, que devem contar, com o reforço positivo expresso em gestos e palavras a cada encerramento, atitudes essas que se transformarão em “convite” para novos jogos..
Questão 1
Texto da questão
O panorama geral de discriminação das crianças e a persistente negação de seus direitos, que tem como consequência o aprofundamento da exclusão social, precisam ser combatidos com uma política que promova inclusão, combata a miséria e coloque a educação de todos no campo dos direitos. O Preâmbulo da Declaração dos Direitos da Criança, das Nações Unidas, afirma que a humanidade deve às crianças o melhor dos seus esforços. A Constituição Federal, em seu art. 227, determina: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Trecho retirado do http://www.oei.es/quipu/brasil/pol_educ_infantil.pdf).Para tanto, o Ministério da Educação elaborou um Plano Nacional de Educação Infantil no qual apresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área da Educação Infantil. Esse documento foi criado especificamente para contribuir com:
Escolha uma:
a. O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos. 
O Ministério da Educação, a Política Nacional de Educação Infantilapresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a áreada Educação Infantil, com o intuito de contribuir para um processodemocrático de implementação das políticas públicas para as criançasde 0 a 6 anos.
b. O intuito de contribuir para um processo autoritário para as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 4 anos. 
c. O intuito de proporcionar as creches e jardins de infância uma infraestrutura apropriada que atenda aos alunos de 0 a 6 anos. 
d. O intuito de deixar de lado a preocupação que tanto se tem em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças de 0 a 6 anos. 
e. A formação das crianças desde o seu nascimento até a idade de 3 anos, proporcionando a todas as crianças atividades que desenvolvam as suas primeiras noções cognitivas. 
Feedback
A resposta correta é: O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos..
Questão 2
Texto da questão
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um conjunto de documentos oficiais do MEC (1998), sendo esse uma referência para estruturação curricular, de caráter nacional, para a Educação Infantil. O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil. É necessário ressaltar que todas as ideias e propostas contidas no Referencial são somente sugestões. Não há obrigação de segui-las. Já as Diretrizes são obrigatórias. O Referencial foi organizado em três volumes, sendo que o primeiro livro, de Introdução, apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, definindo:
Escolha uma:
a. Os eixos de trabalho: música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática. 
b. Os eixos de ações a serem trabalhadas com as crianças, de modo que suas habilidades sejam desenvolvidas. 
c. As garantias que à criança não necessita ter que são: acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens. 
d. A situação atual, com fundamentação sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando