Buscar

APS 2-16 Aliança Metaúrgica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA ALIANÇA METALÚRGICA
SÃO PAULO
2016
ALAN RIBEIRO MACHADO R.A. N797AE-6
LAIANE HENRIQUE DE LIMA – R.A. C78988-7
MARIANA DIAS LOURENÇO R.A. C99066-3
MURILO DA SILVA RAMOS SILVEIRA – R.A. C8598H-4
THAINA MARTINS GOMES R.A. N798CD-9
YAGO CHEMISCOK V. DA SILVA – R.A. C9904I-2
UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA ALIANÇA METALÚRGICA
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação do professor do semestre; Márcio Moreno.
SÃO PAULO
2016
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
BNDS 		Banco nacional de desenvolvimento social
CLT 		Consolidação de leis de trabalho
ISO 		International Organization for Standardization
S.A 		Sociedade anônima
	
INTRODUÇÃO
As organizações estão incorporadas à realidade mundial, e estão diretamente relacionadas as atividades humanas que desenvolvem cada vez mais os conceitos de administração. No entanto, essa relação conceitual advém da história do pensamento em administração, que trata muitas vezes da análise dos processos de formação, exame e progresso nos conceitos e limites desse pensamento.
As escolas que fizeram parte desse pensamento administrativo, contribuem efetivamente para a teoria administrativa e organizacional, e consequentemente com as melhorias da prática dessa disciplina. Com isso essa administração cientifica ainda tem por objetivo validar as formas eficientes dos processos operacionais de trabalho, e os princípios gerenciais e organizacionais.
É importante ressaltar que a administração está entre as funções da empresa e é diferenciada das demais pela responsabilidade de estabelecer e organizar o plano de ação da empresa, e também tem como atribuição prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
O que é percebido, é que anteriormente da estruturação do pensamento administrativo, a ausência da ciência administrativa estava de certa forma baseada na sistematização do conhecimento, sendo validado principalmente pela prática gerencial. E com a evolução do pensamento em administração houve em geral a orientação para aprimoramento da prática gerencial.
Entretanto, a teoria administrativa também trabalhava com críticas, relacionadas a questão social do sistema produtivo, dando-se como exemplo a teoria de Taylor, que focava apenas na eficiência de produção, onde para ele, o trabalhador era apenas uma peça para a linha de montagem e esquecia o lado social por trás do ser humano, e o conflito entre os objetivos individuais e gerenciais. Sendo assim, mesmo que esse movimento gerencial traga grandes benefícios para as organizações fica limitado por não ser universalmente aplicável em todos os contextos administrativos.
Dessa forma, o trabalho a seguir está baseado na disciplina âncora deste semestre, Evolução do Pensamento Administrativo – EPA, com finalidade de explorar as características organizacionais da administração na empresa Aliança Metalúrgica S.A, demonstrando e analisando as diversas fases da organização. Também está apresentado no trabalho os problemas frequentes da empresa, a partir de uma breve apresentação de melhoria de gestão. As partes funcionais estão relacionadas a fim de demonstrar a fundamentação teórica com foco principal a escola clássica, em administração cientifica e gestão administrativa, e como podem ser aplicadas no dia a dia da organização.
1.REVISÃO CONCEITUAL
O que é uma organização
Segundo os autores PECI, Alketa e SOBRAL, Filipe (2013, p.5)
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas mais ambiciosas, impossíveis de serem atingidas individualmente, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar. Podem ser formais, [...] ou informais, [...]. No entanto, independente de sua forma e atividade, as organizações compartilham algumas características.
Ainda de acordo com estes, todas as organizações têm um propósito ou finalidade. Os objetivos são inúmeros, desde criar um produto ou serviço, ou até defender um país. Entretanto, são esses objetivos que dão razão para a existência dessas organizações.
1.2 O que é administrar
Se valendo de Mary Parket Follet, em Administração: teoria e prática no contexto brasileiro (2013, p.5) administrar é a arte de produzir bens ou serviços por intermédio de pessoas. Mesmo esta tenha realçado que o termo significa que os objetivos da organização devem ser alcançados por meio de outros que executam tarefas específicas, a administração é muito mais do que isso. 
Segundo os autores do mesmo, Alketa Peci e Filipe Sobral (2013, p.6), pode-se também definir administração, como o processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficiente e eficaz.
1.3 Como se realiza o processo de administração
De acordo com Fayol (1989, p.26): “A administração foi definida [...] como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções interligadas como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.” 
E apesar de serem funções distintas, elas se relacionam entre si e são interdependentes. De tal modo, administradores e gestores devem considerar os efeitos que cada função tem sobre a outra. Sendo assim, os administradores participam deste processo executando cada uma dessas funções para alcançar os objetivos definidos pela organização, definindo “administrar”, como o processo de tomada de decisões eficiente e eficazes, sabendo utilizar os recursos disponíveis, e gerindo pessoas que serão responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.
1.4 A escola clássica de administração
Com base em SOBRAL, Felipe e PECI, Alketa (2013, p.53) a escola clássica de administração, em suma, é um conjunto de contribuições teóricas que buscam apontar princípios racionais e universais de gestão para tornar uma empresa mais eficiente.
Sendo assim, de acordo com estes (2013, p.56) é possível, através de um conjunto de preceitos, conduzir ao chamado homem "comum", por meio de um treinamento rápido e adequado, executar uma tarefa "Taylorista" no tempo exato concebido para a execução.
Ainda de acordo com SOBRAL, Felipe e PECI, Alketa: “Gestão administrativa é a escola de pensamento administrativo que conceituou a administração como um processo de cinco funções e que buscou identificar os princípios gerais de uma administração eficiente.”
1.5 As áreas funcionais da administração
Segundo Felipe e Alketa (2013, p.10)
Normalmente, as organizações estão divididas em áreas funcionais que representam atividades e tarefas especializadas, pelo processo de divisão de trabalho. Dependendo da atividade ou dos objetivos da organização, as áreas podem variar. As mais comuns, são as de produção, comercial, marketing, finanças e recursos humanos. Existem também outras menos comuns, como, área de pesquisa ou de compras, pois, apenas as grandes empresas possuem recursos para ter uma área de pesquisa e apenas as organizações industriais necessitam de um setor de compras. Além de que coordenar e integrar essas áreas são algumas das responsabilidades da administração geral.
2. ESTUDO DE CASO
2.1 Perfil da Organização
Fundada em São Paulo em 26 de junho de 1927, a Aliança Metalúrgica S.A. iniciou suas atividades com a produção de lustres artísticos, passando por diversas fases de crescimento. Chegou a fornecer ferragens às Forças Armadas do país. Em 1949, construiu uma fábrica arrojada para a época, no bairro do Jaçanã, São Paulo, onde passou a fabricar novas linhas de ferragens (fechaduras,guarnições, fechos etc.).
Hoje, com uma área de 116.000 metros quadrados a Aliança Metalúrgica S.A. é reconhecida como um dos maiores fabricantes de reguladores para gás, fechaduras, ferragens, rodízios e deslizadores, sendo uma empresa de médio porte segundo os critérios do BNDS.
Sua linha de produtos, com mais de 900 itens, destina-se à construção civil em seus mais diversos segmentos. Buscando o aperfeiçoamento contínuo de sua qualidade e continuamente procurando superar as expectativas de seus diversos públicos, a Aliança metalúrgica S.A.. Obteve em fevereiro de 2001 a certificação em sistema de gestão da qualidade ISO 9001 referente aos reguladores para gás.
2.1.1 Força de Trabalho
A empresa conta com cerca de 800 funcionários na linha de produção, todos com carteira assinada de acordo com a CLT, sendo que 20% destes estão na parte administrativa, comercial e financeira e 10% cargo de diretoria e gerência.
2.1.2 Produtos e Clientes
A Aliança Metalúrgica está no mercado há 89 anos e tem em vista atender as necessidades dos seus consumidores, criando e aprimorando seus produtos a fim de satisfazer as exigências de seu publico alvo. Em sua linha de produção, tem como principais produtos: reguladores de gás para uso doméstico e industrial, fechaduras e ferragens.
A empresa atua principalmente no setor de atacado, oferecendo seus produtos por meio de representantes comerciais que revendem seus produtos em diversas regiões, atingindo, por este intermédio, o setor varejista onde o cliente final tem contato direto com sua linha de produtos e serviços, pois também oferece assistência técnica aos seus consumidores.
Além do mercado nacional, a Aliança Metalúrgica exporta seus produtos para 20 países como África do Sul, Argentina e Austrália, expandindo seu mercado de atuação, onde fortalece suas relações entre empresa e clientes e alcança um maior destaque no setor fixando sua marca mundialmente.
2.2 Descrição e Identificação de Práticas na Empresa Aliança Metalúrgica
2.2.1 Descrição de como a organização estrutura-se em níveis organizacionais e áreas funcionais; (Vide organograma anexo A).
A empresa Aliança Metalúrgica S/A dispõe dos seguintes níveis:
Estratégico - Composto pela proprietária, que é responsável por dirigir e opinar em todas as decisões da empresa; Diretor financeiro, responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras da empresa; Diretor de produção, responsável por planejar, organizar e controlar as atividades de fabricação dos produtos da empresa, formulando e recomendando políticas e programas de produção; Diretor de Marketing, responsável pela elaboração do planejamento estratégico mercadológico da empresa, desenvolvimento de novos mercados, visando avaliar o desempenho dos produtos existentes coordenando estudos sobre lançamento de novos produtos; Diretor de RH, responsável por conferir o desempenho do quadro de funcionários aplicando palestras, pequeno cursos e treinamentos para os empregados, com o objetivo de buscar sempre pelo melhor rendimento dos trabalhadores.
Tático – Gerente financeiro, responsável pela gestão de tributos, formação do preço de venda, auditoria, controle das contas a pagar, controle das aplicações financeiras, controle dos saldos bancários, administração do fluxo de caixa e análise das demonstrações financeiras; Gerente de produção responsável por assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos e prazo estabelecidos pela empresa; Gerente de vendas, responsável por gerenciar diretrizes e definir estratégias para comercialização de produtos e serviços; Gerente de pessoal, responsável por gerenciar as rotinas da administração de pessoal, assegurando os prazos previstos por lei e procedimentos internos, através da elaboração do cronograma mensal, acompanhar a elaboração da folha de pagamento, rescisões, férias e recolhimentos de tributos.
Operacional – Supervisor financeiro, responsável por supervisionar as atividades de contas a pagar e a receber, assegurando o cumprimento das obrigações financeiras; Supervisor de produção, responsável por acompanhar a execução dos programas de produção, analisando e recomendando o desenvolvimento de técnicas, equipamentos e dispositivos que visam melhor desempenho, qualidade e custos dos produtos fabricados; Supervisor de vendas, profissional que supervisiona as atividades comerciais, orientando e controlando a execução, para assegurar a realização dessas atividades de acordo com a política estabelecida; Supervisor de pessoal, responsável pela administração das relações entre empregador e colaborador de acordo com a legislação vigente.
Por fim, a organização dispõe do nível de execução, onde os trabalhadores ficam responsáveis pela fabricação dos produtos da empresa.
2.2.2 Descrição de como a Organização racionaliza seu trabalho no processo produtivo
A empresa Aliança Metalúrgica S/A utiliza o “estudo dos tempos de movimento” de Frank Gilbreth para diminuir o tempo gasto pelos funcionários de produção com movimentos desnecessários, fazendo assim com que consigam produzir mais em menos tempo.
A organização oferece treinamentos especializados para que estes funcionários saibam como desempenhar suas funções na produção, com movimentos objetivos e precisos, que consequentemente vão diminuir o tempo de produção e aumentar a possibilidade de renda da empresa.
Outra teoria que a organização utiliza para ter o melhor desempenho de seus funcionários, é a “Teoria Motivacional de Maslow”. Focando em ajudar o funcionário a satisfazer todas as suas necessidades, com benefícios e remuneração correspondentes ao que cada um realmente merece, fazendo assim, com que os membros da organização se mantenham motivados e utilizem o máximo de sua capacidade.
2.2.3 Identificação de desafios em relação à implantação das áreas funcionais
A adequação tecnológica com algum sistema que ofereça suporte em todas as áreas, foi o maior desafio identificado, tanto para funcionários (interno) como clientes (externo) adequando-se a estratégia da Aliança. Com o programa haveria maior facilidade para acesso os internos com as informações dos setores, constatação de desempenho tornando possível o suporte na decisão de estratégias. E o acesso das pessoas externas seria indicado como suporte para os clientes, com informação sobre produtos e suporte online do mesmo tendo abertura para sugestões e reclamações.
2.2.4 Identificação de desafios em relação à racionalização do trabalho
O modo como a Aliança se inspira na Administração Científica é o modo de realização de produção. O processo de fabricação dos produtos é realizado apenas por eles, mantendo de uma forma contínua e exclusiva.
Para que isso seja possível há treinamentos para os funcionários com finalidade de auxílio para desenvolvimento de habilidades em sua função, consequentemente ocorre aumento da eficiência e da produtividade da empresa nos seus produtos, além de diminuir o período de produção e aluguel de outros espaços, como para fabricação de determinadas peça ou mesmo para montagem da mesma.
2.3 Análise e interpretação dos dados.
A Aliança Metalúrgica tem todo o controle das tomadas de decisão focado no nível estratégico da mesma. Ou seja, nada acontece se não for aprovado pela proprietária. Sendo que esta está distante dos reais problemas de seus funcionários e produção. 
Esta se baseia no “estudo dos tempos de movimento” obtendo funcionários especializados somente na sua área/função não abrindo o leque de atividades possíveis no mesmo cargo. Do ponto de vista administrativo, esta visa o lucro da empresa. 
A organização é muito guiada pela realização da produção, dentro da Administração Científica, buscando uma administração da empresa mais eficiente não só nos seus setores, mas também na concepção geral da mesma. 
2.4 Interpretação dos dados
A Aliança Metalúrgica ainda possui uma administração centralizada, se tornando um pouco antiquada nos processos administrativos. Vistoisto, percebemos que tem vindo a atrapalhar o crescimento da mesma.
Isso ocorre, pois, as decisões são tomadas na cúpula que está longe dos fatos e das circunstancias que ocorrem nos patamares mais abaixo na pirâmide organizacional da empresa, ou seja, a verdadeira dona da empresa tem pouco contato com os funcionários e seus problemas apresentados onde a mesma não vê. De tal modo que, pode gerar uma certa demora e até um alto custo para solucionar questões simples. Além de que, do ponto de vista pessoal, poderá acarretar distorções e erros não hora de decidir qual a melhor solução.
 Fazendo-se necessário uma descentralização do nível estratégico, de pouco em pouco, para que se possa administrar de uma forma mais coesa e democrática cada departamento da empresa. Isto é,os administradores locais como gerentes e supervisores teriam autoridade suficiente para decidir e solucionar as questões no momento que surgem. Evitando assim, grandes delongas no caso.
 Seria um grande passo para a Aliança Metalúrgica, já que Tomadores de decisão seriam os que têm mais informações sobre a situação problema. E estes, ainda teriam um ótimo treinamento com visão total de como administrar suas equipes e também a respeito de processos decisórios. Trazendo para a empresa funcionários especializados na sua função e abrindo um leque de atividades a serem exercidas contando como experiência.
 Esta poderia crescer, conquistando seus colaboradores e também mercado, já que quanto maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevados aos administradores médios aumentando o desempenho e produção de suas equipes. Aprimorando não só estes do nível tático como operacional. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este trabalho realizado em grupo, foram reunidas informações do histórico da empresa Aliança Metalúrgica, aqui apresentada, bem como suas fases de crescimento. Foi possível abordar questões como o processo administrativo e funcional da organização, seus principais produtos, a força de trabalho, considerada grande quando relacionada as empresas em geral, e também os pontos a desenvolver.
Foram desenvolvidas as propostas de identificação, análise e sugestões de melhorias com as práticas de gestão, apresentadas como os pontos fracos da organização. Com isso, o trabalho foi considerado de grande importância para desenvolvimento dos conhecimentos da teoria e prática da Evolução do Pensamento Administrativo, já que, houve o aprofundamento e o desenvolvimento do tema, como pode ser observado no trabalho com a apresentação das informações e atividades da empresa.
Além disso, o empenho de cada um para a realização deste trabalho, não serviu apenas para a conclusão do mesmo, mas também trouxe grande conhecimento para todos sobre a importância do pensamento administrativo para as organizações, podendo até se observar o lado administrador de cada um no momento de elaborar formas de melhoria para o setor administrativo da empresa.
REFERÊNCIAS
SOBRAL Felipe, PECI Alketa; Administração: teoria e prática no contexto Brasileiro. 2º ed – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
FAYOL Henri, Administração industrial e geral: previsão, organização, comando, coordenação, controle. – 10.ed. – São Paulo: Atlas, 1989.
APÊNDICES
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO PARA ENTREVISTA À EMPRESA
Como foram divididos os níveis organizacionais?
De qual forma foi desenvolvido a cultura organizacional?
Quais os pontos fortes e fracos da Segmentação?
Quem são os clientes que compram no atacado e varejo?
Quais os produtos com maior concorrência e quais seus diferenciais?
Quais mídias e recursos são utilizados para se destacar na concorrência?
A empresa possui algum certificado?
São realizados treinamentos de capacitação para atendimento ao cliente?
Qual o percentual de funcionários do setor administrativo?
APÊNDICE B – VISITA À ALIANÇA METALÚRGICA
APÊNDICE C – ENTREVISTA À GERENTE DE MARKETING KATE MESSIAS
APÊNDICE D – PRODUTOS DO SHOW ROOM
ANEXOS
ANEXO A - ORGANOGRAMA DA EMPRESA
ANEXO B – CERTIFICADO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE
ANEXO C – MATERIAL GRÁFICO DISPONIBILIZADO PELA EMPRESA
 
Accredited Body: Av. Adolfo Pinheiro, 1001 - 3° andar - 04733-100 - São Paulo - SP - Brazil 
 
 
CERTIFICADO 
Certifica que a empresa 
 
ALIANÇA METALÚRGICA S/A 
 
Rua Freire Bastos, 89 
02261-900 São Paulo - SP 
Brasil 
implementou e mantém um 
Sistema de Gestão da Qualidade. 
Escopo: 
Desenvolvimento, produção e comercialização de reguladores de pressão para 
gás doméstico, semi-industrial, industrial e rodízios 
Através de uma auditoria, documentada em um relatório, foi comprovado 
que o sistema de gestão cumpre os requisitos da seguinte norma: 
 
 
ISO 9001 : 2008 
 
Número do certificado 
Válido a partir de 
Válido até 
Data da certificação 
200611 QM08 
09-04-2015 
08-04-2018 
09-04-2015 
 
DQS do Brasil Ltda. 
 
 
Michael Drechsel 
Membro do Conselho 
Dezée Mineiro 
Diretora Executiva

Continue navegando