Buscar

Cartilha Felinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cartilha Felinos
Sociabilização de FILHOTES: Deve-se apresentar ao filhote, de sua segunda até a sua oitava semana de vida, brinquedos, brincadeiras, medicamentos e acostumá-los ao toque, como abertura de boca, manipulação em região abdominal, nas orelhas, nas patas, para que facilite o exame clínico do seu gato em futuras consultas ao Médico Veterinário.
Dicas de Manejo:
Físico e Cognitivo: Os felinos são animais caçadores, portanto deve-se estimular esse instinto no seu gato. É importante fazer um ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL para o seu felino! Eles gostam de lugares altos, portanto, é ideal a colocação de prateleiras para que eles fiquem mais a vontade em seu ambiente. Para que o seu dia-a-dia não se torne tedioso, podem ser utilizados brinquedos e brincadeiras. Como opção de esconderijos e até torres, pode ser oferecido a eles caixas, com buracos, empilhadas e adaptadas para uma boa brincadeira. Brinquedos como ratinhos, bolinhas e arranhadores também são bem vindos. Brincadeiras com laser também são indicadas, porém, devem ser associadas com prêmios, podendo ser petiscos ou grãos da própria ração, para que o estimulo de caça não seja frustrante ao seu gato, ele deve sempre ganhar uma recompensa.
Social: Os felinos são animais SOLITÁRIOS, não possuem o hábito de viverem em conjunto, sendo assim, eles devem e precisam ter momentos de privacidade. Quando há dois ou mais gatos na casa, mesmo que eles se sociabilizem bem, devem ter sempre espaços reservados para que eles possam ter momentos sozinhos durante o dia, com uma distância de aproximadamente 4 metros do outro.
Sensorial: Para cada gato em sua casa, deve ter sempre uma quantidade a mais por animal de:
• Liteiras (Caixa de Areia);
• Comedouros;
• Bebedouros.
Por exemplo, se possui dois gatos, devem se ter três liteiras, três comedouros, três bebedouros, assim progressivamente.
Manejo e Manutenção da Liteira: Os felinos são animais extremamente sistemáticos. Se sua liteira estiver suja, eles podem não utiliza-las, ocasionando um possível estresse, que tem consequências negativas nos gatos.
Localização: Coloca-las em ambientes privados, calmos e sem movimentações, longe de portas, barulhos e de seus utensílios de alimentação.
Escolha do tipo de Granulado: É bom se atentar ao granulado de preferência do seu gato, qual eles se adaptam melhor. Evitar a escolha de granulados perfumados e de sílica, pois eles não se adaptam muito bem a esses tipos.
Regime de Troca do Granulado: Preferivelmente após o gato utilizar a liteira. Evitar que acumule muitas fezes, e não deixa-las sujas por muito tempo.
Profundidade: A liteira deve ter o comprimento que caiba um gato e meio deitado, e sempre se atentar em colocar uma quantidade boa de granulado.
Manejo e Manutenção de Bebedouros: Os felinos geralmente tem preferência em usar pratinhos de louça, cerâmica e de inox, procure evitar o uso de utensílios de plástico. Como não costumam ter hábito de ingerirem muita água, podem ser utilizadas algumas técnicas para que eles aumentem esse consumo:
• Utilizar bebedouros com reflexo no fundo;
• Saborizar a água, com caldo de carne, caldo de frango, ou até mesmo “caldo Knorr” (½ tablete para 1 litro de água);
• Utilizar pedras de gelo.
É importante não incentivar seu gato a beber água em torneiras, pois em uma eventual ausência de seu dono, ele pode ficar sem ingerir água se tiver esse hábito. Se possível, colocar fontes de água como outra alternativa para aumentar o consumo de água.

Outros materiais