A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ATIVIDADE 2 EMPREENDEDORISMO

Pré-visualização | Página 1 de 3

ATIVIDADE 2 EMPREENDEDORISMO
 
Pergunta 1
	
	
	
	"As características comportamentais apresentadas por Schmitz e Bernardes (2008), colocadas em ação pelos empreendedores, acabam por resultar valor econômico agregado em produtos, processos etc, ou seja, o resultado da aplicação dessas características resulta em desenvolvimento econômico para as nações."
SCHMITZ, A.L.F.; BERNARDES, J.F. Atitudes empreendedoras e desafios da gestão universitária. In: VIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária na América do Sul, 8, 2008, Assunção. Anais. Assunção, 2008. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61474>. Acesso em: 12/03/2018. 
A partir da afirmação, avalie as proposições a seguir:
      I. A criação e inovação de produtos e processos são resultado das ações comportamentais de empreendedores de sucesso.
     PORQUE
     II. No desenvolvimento da história da humanidade, o empreendedor tem agregado valor e desenvolvido a economia das sociedades mundiais.
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	c. 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Apesar de serem pontos diferentes ou de não haver semelhança entre comportamento humano e desenvolvimento econômico, o comportamento empreendedor em ação relaciona-se diretamente ao desenvolvimento econômico mundial.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Abaixo apresentamos o texto da Endeavor Brasil sobre empreendedorismo e a sua inegável importância em nosso cotidiano:
"Há apenas alguns anos o termo não fazia nem parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não havia empreendedores no milênio passado – na verdade, é por causa dos empreendedores que tudo que conhecemos é dessa forma, desde os primórdios da humanidade. Mas quando virou verbete, o conceito não só passou a existir no dicionário brasileiro, como trouxe consigo novas possibilidades. O crescimento econômico foi meteórico, a geração de empregos também. A tecnologia nos surpreendeu (e continua surpreendendo). A inovação social ampliou o acesso. Temos mais conforto, mais experiências, novas relações com coisas e pessoas e, em geral, mais qualidade de vida por causa de novos negócios e iniciativas."
(Disponível em <https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/, acesso em 23/04/2018 às 15:25h)
Considerando as informações apresentadas em relação ao tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
      I. O empreendedorismo tem despertado o interesse econômico e social de vários países e tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento econômico e social
      PORQUE
      II. A capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e encontrar soluções para as necessidades que surgem ao longo dos tempos
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As duas asserções estão corretas, pois temos textos que se completam na ideia e no conceito sobre o empreendedorismo, reforçando, inclusive, o que foi apontado no texto de referência sobre a questão econômica e, também, sobre a capacidade de inovação.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Leia o texto abaixo sobre as características do empreendedor:
"Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sábido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. Ou seja, dominar o ramo de atividade".
Disponível em <https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/principais-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-sucesso.html> acesso em 19/06/2018 às 14:40h.
Assinale com V, as alternativas verdadeiras, e com F, as alternativas falsas
(    ) O empreendedor é aquele que toma iniciativa dentro daquilo a que se propõe
(    ) Tem perseverança em seus objetivos, pois sabe que dificuldades irão acontecer
(    ) É planejador nato, pois sabe aonde quer chegar e o que é preciso ser feito para alcançar os objetivos
(    ) O perfil empreendedor geralmente prefere ser conservador e não correr riscos
Agora, assinale a alternativa que mostra a sequência correta de alternativas verdadeiras e falsas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, V, V, F
	Resposta Correta:
	d. 
V, V, V, F
	Feedback da resposta:
	A resposta correta é: V, V, V, F
1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;
2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário.
3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;
4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento.
5. Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;
6. Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos.
7. Liderança: O empreendedor deve ser o líder na sua empresa. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	O empreendedor é o tipo de pessoa que apresenta características que o distingue dos demais. Essas características o permitem realizar seus sonhos, atingir seus objetivos de vida e ser bem-sucedido. Também são essas características que têm sido estudadas desde o século passado, quando os governantes em nível mundial passaram a observar que o empreendedor agrega valor e é um diferencial no desenvolvimento de uma sociedade.
A partir dessas informações, relacione a coluna 1 com a coluna 2: 
1. Empreendedor
2. Não empreendedor
(     ) São movidos por desafios.
(     ) Não gostam de mudanças.
(     ) Tem medo de deixar seus empregos.
(     ) Criam valor em processos, produtos e para a sociedade.
(     ) São criativos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
1, 2, 2, 1, 1
	Resposta Correta:
	b. 
1, 2, 2, 1, 1
	Feedback da resposta:
	( 1 ) São movidos por desafios. As características especiais