Buscar

Direito Constitucional aplicado 2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Constitucional aplicado 2019
Aula 1
	1.Quanto à forma, a Constituição em que as normas não constam de um documento único e solene, denomina-se:
R- COSTUMEIRA
	2. Entre os chamados sentidos doutrinariamente atribuídos à Constituição, existe um que realiza a distinção entre Constituição e lei constitucional. Assinale a alternativa que o contempla.
R=SENTIDO POLÍTICO
	3. (Fumarc - Defensor Público - MG/ 2009) Consti- tuiu-se no cerne do constitucionalismo social:
R=  O INTERVENCIONISMO DIVERSIFICADO.
	4. Analise as afirmações no que se refere ao Constitucionalismo: I. Surge como forma de garantir os direitos da burguesia; II. Seria um sistema que objetiva a garantia meramente formal dos direitos fundamentais; III. Busca limitar o poder democrático; IV. Em termos jurídicos seria um sistema normativo, sociologicamente seria um movimento social que dá sustentação à limitação do poder; V. Representa técnica de limitação do poder com fins garantísticos. Assinale a alternativa que aponta as proposições corretas.
R= IV E V
	5. Uma série de fatores contribuiu para a crise do Estado Liberal no final do século XIX e início do século XX. Na Europa Ocidental, a industrialização acentuara dramaticamente o quadro de exploração humana, que o Estado absenteísta não tinha como equacionar. A pressão social dos trabalhadores e de outros grupos excluídos, aliada ao temor da burguesia diante dos riscos e ameaças de rupturas revolucionárias inspiradas nos ideários de esquerda, levaram a uma progressiva mudança nos papéis do Estado, que ensejou, por sua vez, a cristalização de um novo modelo de constitucionalismo.¿ (NETO, Cláudio Pereira de Souza e SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional. Teoria, história e métodos de trabalho. Belo Horizonte:: Editora Fórum. 2ª edição, 2014, p. 80.). A partir do texto acima, sobre o Estado Social é correto afirmar como sua característica:
R=ESTABELECIMENTO DE IGUALDADE MATERIAL.
	6. (FCC - Defensor Público - PR/2012) O constitu- cionalismo fez surgir as Constituições modernas que se caracterizam pela adoção de
R= PRINCÍPIO DO GOVERNO LIMITADO PELAS LEIS, SEPARAÇÃO DE PODERES E PROTEÇÃO DE DIREITOS E GARANTIAS FUN- DAMENTAIS.
Aula 2
	1.(MPF - Procurador da República/2012) Assinale a alternativa incorreta:
R= A VISÃO SUBSTANCIALISTA DA CONSTITUIÇÃO CONDUZ, NO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE, A UMA POSTURA MAIS DEFERENTE ACERCA DAS DECISÕES DOS PODERES PÚBLICOS.
	2. Segundo Hans Kelsen, toda Constituição tem como característica:
R= SUPREMACIA FORMAL
	3. É característica do jusnaturalismo:
R= O USO DE PRINCÍPIOS JURÍDICOS ABERTOS
	4. "Chega de ação. Queremos promessas". Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades. Vivemos a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias. O Direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era. Na aflição dessa hora, imerso nos acontecimentos, não pode o intérprete beneficiar-se do distanciamento crítico em relação ao fenômeno que lhe cabe analisar. Ao contrário, precisa operar em meio à fumaça e à espuma. Talvez esta seja uma boa explicação para o recurso recorrente aos prefixos pós e neo: pós-modernidade, pós-positivismo, neoliberalismo, neoconstitucionalismo. Sabe-se que veio depois e que tem a pretensão de ser novo. Mas ainda não se sabe bem o que é. Tudo é ainda incerto. Pode ser avanço. Pode ser uma volta ao passado. Pode ser apenas um movimento circular, uma dessas guinadas de 360 graus. (L. R. Barroso. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do direito. O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil). TENDO O TEXTO ACIMA COMO MOTIVAÇÃO, APONTE A ALTERNATIVA CORRETA.
R= O NEOCONSTITUCIONALISMO PODE SER DEFINIDO COMO UMA TEORIA (OU IDEOLOGIA) QUE VEM SENDO EMPREGADA PARA SE REFERIR ÀS TENTATIVAS DE EXPLICAR AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO CAMPO DO DIREITO A PARTIR DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL APONTANDO PARA UMA NOVA PRÁTICA JURÍDICA, VOLTADA À CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS.
	5. A participação mais ampla e intensa do Judiciário na concretização dos valores e fins constitucionais, com maior interferência no espaço de atuação dos outros dois Poderes Legislativo e Judiciário constituem fenômeno que vem ganhando força no cenário jurídico brasileiro. A transferência das expectativas frustradas do cidadão no plano político para o Judiciário, com a finalidade de resgate dos ideais de Justiça, transforma o juiz no principal garantidor dos direitos fundamentais, como também o responsável pela recuperação da democracia, servindo-se como último guardião da Constituição Federal, especialmente das prerrogativas constitucionais, liberdades, direitos e garantias fundamentais. Nesse especial sentido, a resolução de conflitos de ordem política, moral, científica e social realizada pelo Poder Judiciário, em face da omissão qualificada dos Poderes Executivo e Legislativo, gradativamente exigem maior empenho e dedicação do Poder Judiciário, especialmente, quando o Poder Legislativo deixa de exercer sua função típica, criando um cenário propício a síndrome da ineficácia das normas constitucionais. Quando o Poder Legislativo, nessa perspectiva, apresenta-se omisso e, por consequência, cria obstáculos ao pleno exercício de direitos fundamentais, o Judiciário, muitas vezes, necessita garantir a efetiva fruição dos direitos previstos constitucionalmente, que, em tese, só poderiam ser exercidos com a criação de uma norma infraconstitucional pelo legislador. A concessão de efeitos concretos ao mandado de injunção, por exemplo, representa esse novo cenário do Estado Brasileiro, pois Juízes e Tribunais deverão se pronunciar onde o funcionamento do Legislativo se mostra falho, insuficiente e insatisfatório. Com base no texto acima discriminado, observa-se a emergência do fenômeno consistente:
R= NO ATIVISMO JUDICIAL, CUJO APOIO ENCONTRA SUBSTRATO TEÓRICO E IDEOLÓGICO NO PRÓPRIO NEOCONSTITUCIONALISMO.
	6. Com a ascensão científica e institucional do direito constitucional, vimos o surgimento do chamado "Neoconstitucionalismo", que possui alguns traços marcantes, com exceção de:
R=COMO MARCO FILOSÓFICO HÁ O PÓS-POSITIVISMO, OU SEJA, O ROMPIMENTO COMPLETO COM O POSITIVISMO JURÍDICO E O RETORNO AO JUSNATURALISMO.
Aula 3
	1.Segundo o abade Emnmanuel Sieyès, um dos precursores da doutrina sobre o poder constituinte o titular do Poder Constituinte é a nação, entretanto, modernamente, é predominante que a titularidade do poder constituinte pertence ao (à): 
R=POVO;
	Sobre o poder constituinte originário é correto afirmar que:
R=É AUTÔNOMO
	O poder constituinte como expressão maior do poder de um Estado será materializado em uma constituição capaz de, caso democrática, representar todos os asseios do povo. Sendo certo que o poder constituinte (especialmente o originário) é dotado de determinadas características, qual das alternativas abaixo apresenta SOMENTE características desse poder:
R=INICIAL, ILIMITADO E INCONDICIONADO;
	A norma que possui limitações dentro de seu próprio texto constitucional é chamada de:
R=NORMA DE EFICÁCIA LIMITADA
	Sou o fenômeno que verifica quando a norma constitucional existe e está em pleno acordo com a estrutura constitucional vigente, quem eu sou?
R=VALIDADE
	(TJ-PA - Titular de Serviços de Notas e Registros - 2016) Sabe-se que o poder constituinte se refere à manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. Referido poder teria seu marco histórico através das Constituições escritas,visando à limitação do poder estatal e a preservação dos direitos e das garantias individuais. O Poder Constituinte originário estabelece a Constituição de um novo Estado,organizando-o e criando os poderes destinados a reger os interesses de uma comunidade. São características do Poder Constituinte Originário:
R=INICIAL, ILIMITADO, AUTÔNOMO E INCONDICIONADO.
Aula 4
	A Lei no 8.906/1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil ¿ OAB, estabelece, em seu art. 8o , inciso IV e § 1o , que, ¿para inscrição como advogado é necessário¿ haver ¿aprovação em Exame de Ordem¿, ¿regulamentado em provimento do Conselho Federal da OAB¿. A exigência em questão é
R= CONSTITUCIONAL, POR SER COMPATÍVEL TANTO COM A EXIGÊNCIA DE LEI PARA O ESTABELECIMENTO DE CONDIÇÕES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL, COMO COM A FINALIDADE INSTITUCIONAL DO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA COMO FUNÇÃO ESSENCIAL À JUSTIÇA.
	Sobre os direitos fundamentais, é correto afirmar que:
R=OS DIREITOS FUNDAMENTAIS SÃO RELATIVOS
	Dentre os desdobramentos do direito à liberdade consagrado em nossa carta constitucional, encontramos o direito de liberdade de expressão. Esse direito nos garante?
R= É O DIREITO DE EXPRIMIR, POR QUALQUER FORMA, O QUE SE PENSE EM CIÊNCIA, RELIGIÃO, ARTE, OU O QUE FOR; TRATA-SE DE LIBERDADE DE CONTEÚDO INTELECTUAL E SUPÕE CONTATO COM SEUS SEMELHANTES
	As políticas afirmativas de fixação de cotas para negros, melhor acessibilidade física às pessoas portadoras de necessidades especiais, atendimento prioritário à criança e ao adolescente na saúde pública e a prioridade de tramitação do processo para pessoas idosas condizem com o conteúdo informativo referente ao princípio:
R= PRINCÍPIO DA IGUALDADE EM ASPECTO MATERIAL, TAMBÉM DENOMINADO DE ISONOMIA.
	¿Não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados. Nem mesmo o direito à vida é absoluto quando confrontado com a pena de morte em caso de guerra declarada (art.5º, inciso XLVII, alínea a da CRFB/88). A presente afirmação nos leva a concluir que uma das características dos direitos fundamentais, é?
R= RELATIVOS
	A respeito direito fundamental à liberdade de associação assinale a alternativa correta:
R= ALÉM DO DIREITO DE ASSOCIAR-SE E PERMANECER ASSOCIADO, INCLUI TAMBÉM O DIREITO DE NÃO ASSOCIAR-SE.
Aula 5
	São direitos sociais, exceto:
R= VIDA
	Dentre os direitos individuais do trabalhador destacam-se:
R= NÃO REDUÇÃO DE SALÁRIO
	¿Os direitos Sociais não são absolutos na medida que o Estado deverá atuar no sentido de garantir o seu cumprimento¿. Quais seriam os principais óbices para a prestação dos direitos sociais?
R=A RESERVA DO POSSÍVEL FÁTICA E JURÍDICA
	Correspondem a contra-prestações do Estado, em uma relação jurídica de direito fundamental:
R=OS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS.
	Assinale a opção correta:
R=OS VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA PODEM SER APONTADOS COMO UM DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
	Quanto aos direitos de segunda dimensão, na visão prestacional, sob a análise quanto ao atendimento, dentro da disponibilidade orçamentária, também considerada reserva do possível, é correto afirmar que:
R=(C) OS DIREITOS SOCIAIS IMPÕEM UMA ATUAÇÃO POSITIVA DO LEGISLADOR, EVITANDO ATUAÇÃO ARBITRARIAS, BEM COMO NORMAS DE RETROCESSO, CUJO DESRESPEITO PODE ENSEJAR UM DIREITO SUBJETIVO, SENDO, CONTUDO, NECESSÁRIA A ANALISE DO CASO CONCRETO, INCIDINDO O PRINCIPIO DA PONDERAÇÃO ANTE O CONFLITO DE PRINCÍPIOS.
Aula 6
	FGV / XIX Exame de Ordem ¿ 2016 (adaptada) - André, jovem de 25 anos, é Vereador pelo Município M, do Estado E. Portanto, com domicílio eleitoral nesse Estado. Suas perspectivas políticas se alteram quando, ao liderar um grande movimento de combate à corrupção, o seu nome ganha notoriedade em âmbito nacional. A partir de então, passa a receber inúmeras propostas para concorrer a diversos cargos eletivos, advindas, inclusive, de outros Estados da Federação, a exemplo do Estado X. Nessas condições, seduzido pelas propostas, analisa algumas possibilidades. De acordo com a Constituição Federal, assinale a opção que indica o cargo eletivo ao qual André pode concorrer:
R=DEPUTADO FEDERAL PELO ESTADO E
	A CR/1988 considera brasileiro nato, exceto:
R=os nascidos em países de língua portuguesa, de pai ou mão brasileira, e que venham a residir no Brasil;
	os nascidos em países de língua portuguesa, de pai ou mão brasileira, e que venham a residir no Brasil;
R=O VOTO É DIRETO
	São cargos privativos de Brasileiros natos, exceto:
R=SENADOR
	Um cidadão brasileiro terá os seus direitos políticos suspensos quando:
R=Condenado, com transito em julgado por crime.
	Um homem nascido na França, filho de pais brasileiros a serviço do Brasil, em relação ao Brasil terá nacionalidade:
R=BRASILEIRA
Aula 7
	Sobre a tríplice capacidade é correto afirmar que:
R= É A CAPACIDADE DOS ENTES DE TER SEU AUTOGOVERNO, AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOADMINISTRAÇÃO
	Sobre o pacto federativo, é correto afirmar que:
R= OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, APESAR DE FAZEREM PARTE DA REPÚBLICA, CONSERVAM SUA AUTONOMIA
	Marque a alternativa CORRETA:
R=OS BENS DA UNIÃO, ESTADO, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS PODEM SER DE USO COMUM, DE USO ESPECIAL OU DOMINICAIS.
	Acerca da repartição de competências, é correto afirmar que:
R= AS MATÉRIAS DE INTERESSE NACIONAL SÃO DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO, AS DE INTERESSE REGIONAL PERTENCEM AO ESTADO E AS DE INTERESSE LOCAL PERTENCEM AO MUNICÍPIO.
	Sobre o entes federativos é incorreto afirmar que
R= OS DISTRITO FEDERAL, TAL COMO OS ESTADOS, PODERÁ SE SUBDIVIDIR EM MUNICÍPIOS.
	Sobre a distribuição de competências e correto afirma que
R= AS COMPETÊNCIAS EXCLUSIVAS SÃO INDELEGÁVEIS
Aula 8
	Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil:
R= PARA FINS DE NACIONALIDADE BRASILEIRA, A CRFB ADOTA OS CRITÉRIOS JUS SOLI E JUS SANGUINI
	Sobre o mandato legislativo é correto afirmar que
R=UMA LEGISLATURA TEM A DURAÇÃO DE 4(QUATRO) ANOS
	O Congresso Nacional aprova tratados internacionais por meio de:
R= DECRETO LEGISLATIVO.
	Sobre o poder legislativo é correto afirmar que:
R= OS DEPUTADOS FEDERAIS SÃO REPRESENTANTES DO POVO
	O Congresso Nacional é composto de:
R= DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES
	Qual é o número total de Senadores que compõem o Congresso Nacional ?
R= 81
	O que é uma legislatura?
R= É O PERÍODO DE 4 ANOS EM QUE SE EXERCE UM MANDATO LEGISLATIVO
	Uma comissão temática é um conjunto de legisladores que:
R= VÃO LIDAR DIRETAMENTE COM CONTEÚDO ESPECÍFICO
Aula 9
	Qual dos três poderes da República se caracteriza pelo exercício de poder?
R= PODER EXECUTIVO
	Quem será o substituto imediado do Presidente da República?
R= O VICE PRESIDENTE
	A quem compete o controle externo do Poder Judiciário?
R= CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
	Dentre os órgãos do poder judiciário que exercem função comum federal, destacamos:
R= A JUSTIÇA FEDERAL.
	DE ACORDO COM AS NORMAS RELATIVAS ÀS IMUNIDADES PARLAMENTARES, PREVISTAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:
R= NÃO PODEM SER PRESOS DEPUTADOS OU SENADORES, SALVO EM FLAGRANTE DE CRIME INAFIANÇÁVEL, NEM PROCESSADOS CRIMINALMENTE SEM PRÉVIA LICENÇA DA RESPECTIVA CASA DO CONGRESSO NACIONAL;
	As formas de investidura nos cargos da magistratura poderam ocorrer através:
R=DO 5º CONSTITUCIONAL E DE CONCURSO PÚBLICO
	(OAB - ADAPTADA) O Prefeito do Município ¿X¿ criou, por decreto, uma parcela denominada ¿verba indenizatória¿, correspondente a 100% da remuneração, e a concedeu, indiscriminadamente, a todos os servidores lotados em seu gabinete. A medida, divulgada na imprensa local, causou enorme revolta na população, porque diversos servidores passaram a receber acima do teto constitucional. Passados dois anos, o Ministério Público estadual ajuizou uma Representação de Inconstitucionalidade junto ao Tribunal de Justiça. A respeito desse caso, assinale a afirmativa correta.R= A EVENTUAL DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA NORMA MUNICIPAL AUTORIZARÁ, COMO CONSEQUÊNCIA, A INTERRUPÇÃO DO PAGAMENTO DA PARCELA.
	Sou o órgão do poder judiciário cuja competência é a de fiscalização financeira e funcional dos membros e órgãos do próprio poder judiciário. Quem sou eu?
R= CNJ
Aula 10
	A recusa à execução de lei federal, no âmbito do Estado Membro, pode ensejar
R= INTERVENÇÃO DA UNIÃO, MEDIANTE PROVIMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
	Em Estado constituído sob a forma de República presidencialista e regime democrático, grupos guerrilheiros nacionais promovem atentado na posse do novo Presidente da República, deixando centenas de mortos e feridos. Com vistas a combater a atuação de referidos grupos, o Presidente da República decreta estado de exceção, com prazo de vigência de 90 dias, prorrogável por mais dois períodos de até 90 dias cada. Por meio do Decreto que instaura o estado de exceção, suspendem-se temporariamente algumas garantias constitucionais, permitindo-se a detenção de pessoas ou a realização de buscas sem mandados judiciais, a requisição de bens e a interceptação de conversas telefônicas. Imaginando que situação semelhante ocorresse no Brasil, o Presidente da República poderia:
R= SOLICITAR AUTORIZAÇÃO AO CONGRESSO NACIONAL PARA DECRETAR ESTADO DE SÍTIO, PODENDO DETERMINAR QUE FOSSEM TOMADAS AS MESMAS MEDIDAS RESTRITIVAS DE GARANTIAS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS.
	De acordo com o exposto na Constituição Federal de 1988, o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Diante disso, na vigência do estado de defesa, a Constituição determina que
R=pode haver restrições ao sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
	Assinale a alternativa correta em relação ao estado de defesa e o estado de sítio dispostos na Constituição Federal
R= SÃO LIMITAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS ÀS EMENDAS CONSTITUCIONAIS, COM VIGÊNCIA DE UMA LEGALIDADE EXTRAORDINÁRIA TEMPORÁRIA, EM QUE DIREITOS FUNDAMENTAIS SÃO RESTRINGIDOS
	A partir de que momento um indivíduo passa a ser considerado cidadão?
R= A PARTIR DO ALISTAMENTO ELEITORAL
	Na vigência do estado de sítio, decretado em virtude de comoção nacional com grave repercussão nacional, poderão ser tomadas as seguintes medidas contra as pessoas, EXCETO:
R= RESTRIÇÕES RELATIVAS À DIFUSÃO AUTORIZADA PELA CASA DO PRONUNCIAMENTO DE PARLAMENTARES.

Outros materiais