Buscar

AVALIANDOS DE DIREITO INTERNACIONAL ESTÁCIO 2019 1

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO INTERNACIONAL   
	Acertos: 0,5 de 0,5
	30/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201509443697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Prova: CESPE - 2012 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª Etapa ) Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, assinale a opção correta.
		
	
	d) Em face do caráter difuso da sociedade internacional, bem como da proliferação de tribunais internacionais, verifica-se no direito internacional crescente invocação de decisões judiciais antecedentes, arroladas como opinio juris, ainda que não previstas no Estatuto da CIJ.
	
	a) De acordo com o Estatuto da Corte de Haia, a equidade constitui, apesar de seu caráter impreciso, fonte recorrente e prevista como obrigatória na resolução judicial de contenciosos internacionais.
	
	e) Ainda que não prevista em tratado ou no Estatuto da CIJ, a invocação crescente de normas imperativas confere ao jus cogens manifesta qualidade de fonte da disciplina, a par de atos de organizações internacionais, como resoluções da ONU.
	 
	b) A expressão não escrita do direito das gentes conforma o costume internacional como prática reiterada e uniforme de conduta, que, incorporada com convicção jurídica, distingue-se de meros usos ou mesmo de práticas de cortesia internacional.
	
	c) As convenções internacionais, que podem ser registradas ou não pela escrita, são consideradas, independentemente de sua denominação, fontes por excelência, previstas originariamente no Estatuto da CIJ.
	
	
	2a Questão (Ref.:201509443842)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUMARC - 2011 - BDMG - Advogado)- Leia as assertivas abaixo e coloque à frente de cada um dos parênteses (F) se FALSA e (V) se for VERDADEIRA:
		
	 
	( ) Uma ordem jurídica internacional e uma ordem jurídica interna ¿ Monismo.
	 
	( ) Impossibilidade de conflito entre Direito Internacional e o Interno ¿ Monismo.
	 
	( ) Dois ordenamentos jurídicos distintos e totalmente independentes entre si ¿ Dualismo.
	 
	( ) O Direito Internacional é que dirige a convivência entre os Estados, ao passo que o Direito interno disciplina as relações entre os indivíduos e entre estes e o ente estatal ¿ Dualismo.
	
	3a Questão (Ref.:201509441134)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a resposta abaixo que não corresponde a uma fonte do Direito Internacional Público prevista pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça:
		
	
	O Costume Internacional
	
	Tratados e Convenções Internacionais
	 
	Os atos unilaterais
	
	Os Princípios Gerais do Direito
	
	A Doutrina e Jurisprudência
	
	
	4a Questão (Ref.:201509443643)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ AGU/ NOV/ 2002) Acerca das fontes do direito internacional público (DIP), julgue os seguintes itens.
		
	 
	Os precedentes judiciais são vinculativos tão-somente para as partes em um litígio e em relação ao caso concreto, não tendo, assim, obrigatoriedade em DIP.
	 
	O Estatuto da Corte Internacional de Justiça, ao indicar as fontes do DIP que um tribunal irá aplicar para resolver um caso concreto, concede posição mais elevada para as normas convencionais, que devem prevalecer sempre sobre todas as outras.
	 
	A parte que invoca um costume tem de demonstrar que ele está de acordo com a prática constante e uniforme seguida pelos Estados em questão.
	 
	Ainda hoje, o rol das fontes indicado no Estatuto da Corte Internacional de Justiça é taxativo.
	 
	Constituem funções da doutrina o fornecimento da prova do conteúdo do direito e a influência no seu desenvolvimento.
	
	
	5a Questão (Ref.:201509332757)
	Pontos: 1,0  / 0,1  
	32 Exame da OAB/RJ Segundo o Art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do direito internacional as convenções internacionais
		
	  o costume internacional, os princípios gerais de direito, os atos unilaterais e as resoluções das organizações internacionais 
	
	 o costume, os atos unilaterais e a doutrina e a jurisprudência, de forma auxiliar. 
	
	  o costume internacional, os princípios gerais de direito, as decisões judiciárias e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem 
	
	 o costume, princípios gerais de direito, atos unilaterais, resoluções das organizações internacionais, decisões judiciárias e a doutrina 
	
		Disc.: DIREITO INTERNACIONAL   
	Acertos: 0,5 de 0,5
	04/06/2019 (Finaliz.)
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201512172531)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Especialista em Regulação de Aviação Civil ¿ ESAF/2016) Considerando o regramento dos tratados internacionais na Convenção de Viena, assinale a opção correta.
		
	
	Denúncia é a expressão de objeção de um Estado a certo dispositivo de um tratado internacional.
	 
	Reserva é a declaração unilateral do Estado para excluir ou modificar o efeito jurídico, em relação a esse mesmo Estado, de certas disposições de um tratado internacional.
	
	Denúncia é um dos tipos de vício do consentimento estatal capaz de gerar a anulação da expressão de sua vontade.
	
	Denúncia é a expressão de consentimento de um Estado a um tratado internacional.
	
	Reserva é um ato bilateral ou multilateral pelo qual se expressa a objeção em relação a certo dispositivo de um tratado internacional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509443734)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(33º Exame de Ordem) Plenos poderes significam um documento expedido pela autoridade competente de um Estado e pelo qual são designadas uma ou várias pessoas para representar o Estado na negociação, adoção ou autenticação do texto de um tratado, para manifestar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado ou para praticar qualquer outro ato relativo a um tratado¿. Convenção de Viena sobre direito dos tratados, de 1969, art. 2.º, § 1º, alínea C. Algumas pessoas, em virtude de suas funções, estão dispensadas do documento acima referido para a realização de todos os atos relativos à conclusão de um tratado. São elas:
		
	 
	D) Os chefes de Estado, de governo e os ministros das Relações Exteriores.
	
	C) Os representantes dos Estados perante uma organização internacional.
	
	B) Os chefes de missão diplomática e os cônsules.
	
	A) Os presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201509833013)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	DIANTE DAS AFIRMATIVAS ABAIXO, MARQUE O GABARITO CORRETO. I - O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, o que implica maior dificuldade na aplicação das regras jurídicas. Ao contrário do que ocorre no ordenamento interno dos países, nos quais os indivíduos estão subordinados a regras constitucionais e ao poder de jurisdição do Estado, na ordem internacional não há força superior, capaz de determinar condutas. Podemos dizer que os Estados soberanos se encontramno mesmo nível hierárquico e que as relações entre eles se manifestam mediante coordenação, oriunda de acordos de vontade. II - Não existe um poder supranacional dotado de poder para definir regras ou aplicar sanções sem a concordância dos envolvidos. Essa característica do direito internacional tem sido, ao longo dos anos, objeto de diversas críticas, no sentido de que a ausência de normas abrangentes e coercitivas poderia invalidar ou até mesmo tornar desnecessário o estudo da matéria. O grande desafio do direito internacional diz respeito à eficácia das regras jurídicas. Os Estados soberanos submetem-se apenas às obrigações que tiverem assumido, dentro de parâmetros que considerem razoáveis. A ausência de uma força externa e superior exige que o direito internacional tenha algum elemento de vinculação entre as partes, capaz de atribuir obrigações e conferir direitos recíprocos. O princípio que garante a coerência do tecido normativo internacional é conhecido como pacta sunt servanda, que pode ser traduzido como "o que foi pactuado deve ser obedecido". III - O pacta sunt servanda está diretamente relacionado à boa-fé, mediante a qual uma parte se compromete a cumprir as regras que aceitou, ante a expectativa de que a outra parte proceda da mesma forma. O vínculo formado entre os Estados normalmente se consolida com a celebração de um tratado, documento que representa o acordo de vontades soberanas destinado a estabelecer normas recíprocas e obrigatórias para os signatários. Existe, ainda, a possibilidade de comprometimento mediante a aceitação de costumes, práticas reiteradas e dotadas de validade jurídica, que possuem grande relevância, em razão do baixo nível de codificação do direito internacional. IV - As organizações internacionais são criadas pelos Estados, nos termos do seu tratado de constituição, e possuem personalidade jurídica própria, distinta da dos seus membros. Em razão disso, possuem capacidade para celebrar tratados, participar de conferências internacionais e postular, em nome próprio, perante tribunais internacionais.
		
	 
	Se apenas as proposições II e III estiverem corretas.
	 
	Se apenas a proposição I estiver correta.
	 
	Se apenas as proposições I e III estiverem corretas.
	 
	Se todas proposições estiverem corretas.
	 
	Se todas proposições estiverem incorretas.
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201509443839)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase) -Tratados são, por excelência, normas de direito internacional público. No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, após a verificação de seu iter de incorporação. A respeito dessa temática, assinale a opção correta, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro:
		
	
	Uma vez firmados, os tratados relativos ao MERCOSUL, ainda que criem compromissos gravosos à União, são automaticamente incorporados visto que são aprovados por parlamento comunitário
	 
	Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo presidente da República
	
	Após firmados, os tratados passam a gerar obrigações imediatas, não podendo os Estados se eximir de suas responsabilidades por razões de direito interno.
	
	Uma vez ratificados pelo Congresso Nacional, os tratados passam, de imediato, a compor o direito brasileiro.
	
	
	5a Questão (Ref.:201510001779)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito ao MERCOSUL, assinale a opção correta.
		
	
	O MERCOSUL ainda não possui um tratado sobre defesa da concorrência, não obstante os esforços brasileiros para a criação de um instrumento sobre tal matéria.
	
	Os idiomas oficiais do MERCOSUL são o espanhol e o português, com prevalência do espanhol em caso de dúvida sobre a aplicação ou interpretação dos tratados constitutivos.
	 
	O MERCOSUL possui personalidade jurídica de direito internacional.
	
	É vedado ao MERCOSUL celebrar acordos de sede.
		Disc.: DIREITO INTERNACIONAL   
	Acertos: 0,5 de 0,5
	04/06/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201512172527)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Lei n° 13.445/2017, conhecida como Lei de Migração, não se procederá a expulsão quando o expulsando:
		
	
	tiver cônjuge brasileiro há mais de 5 (cinco) anos.
	
	for pessoa com mais de 70 (setenta) anos que resida no país há mais de 12 (doze) anos, considerados a gravidade e o fundamento da expulsão.
	
	tiver filho brasileiro, mesmo não estando este sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva.
	 
	tiver pessoa brasileira sob sua tutela.
	
	tiver ingressado no Brasil até os 10 (dez) anos de idade, residindo desde então no país.
	
	
	2a Questão (Ref.:201509990457)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à Organização das Nações Unidas, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Sua lei básica é a Carta das Nações Unidas, assinada em São Francisco a 26 de junho de 1945.
	 
	É composta, atualmente, por 193 países.
	 
	O Conselho de Segurança é composto por cinco membros permanentes, sendo eles: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Rússia.
	 
	A sede da Corte Internacional de Justiça se localiza no território holandês.
	
	
	3a Questão (Ref.:201509441807)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da Teoria das Organizações Internacionais, assinale a resposta correta:
		
	
	A personalidade da Organização criada não aceita qualquer limitação imposta pelo Tratado de criação.
	
	Em geral são regionais, não existindo ainda, consoante a Doutrina, uma Organização de caráter universal ou parauniversais.
	
	Consoante a doutrina majoritária, seu Tratado de criação só pode ser assinado por Estados.
	 
	Em geral, são classificadas como políticas (busca essencial da manutenção da paz e segurança dos Estados) ou técnico-científicas. (com finalidades culturais, econômica, social, humanitária ou outras).
	
	Sempre estará aberta a novos participantes, independente de seu Tratado de criação.
	
	
	4a Questão (Ref.:201510001785)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB-MG) Nos termos da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados (1969), em virtude de suas funções e independentemente da apresentação de plenos poderes, são considerados representantes do seu Estado para a realização de todos os atos relativos à conclusão de um tratado, EXCETO os:
		
	
	Ministros das Relações Exteriores.
	 
	Chefes de missão diplomática.
	
	Chefes de Estado.
	
	Chefes de Governo.
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509442597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"(...) O poder para celebrar tratados é, portanto, dividido entre o Executivo e o Legislativo do governo dos EUA. A função do Senado é aconselhar e consentir sobre a assinatura de um tratado; as funções do presidente são celebrar, ratificar ou concordar com a assinatura de um tratado. O Senado pode incluir uma ou mais condições para o seu consentimento, requerendo que o tratado seja emendado pelo presidente, ou que o presidente imponha certas reservas. O presidente somente poderá ratificar o aceder ao tratado com as alterações propostas pelo Senado." ("Lei dos EUA em face do regionalismo e do multilateralismo" - Durval de Noronha Goyos Jr). Com relação ao texto acima, é correto afirmar que os Estados Unidos da América - EUA: 
		
	
	são dualistas com primazia do Direito Internacional, e assim, para este país os tratados são self-executing
	 
	adotam o dualismo;
	
	adotam o monismo;
	
	são monistas com primazia das decisões do Senado;
		Disc.: DIREITO INTERNACIONAL   
	Acertos: 0,5 de 0,5
	04/06/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201509443744)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O asilo diplomático é um instituto latino-americano de direito internacionale tem por objetivo a proteção de pessoas perseguidas por motivos ou delitos políticos. São locais de asilo, segundo a Convenção de Caracas, de 1954:
		
	
	C) Acampamentos militares, consulados e veículos de embaixadas.
	
	B) Legações, consulados e sedes de organizações internacionais.
	 
	A) Legações, navios de guerra e acampamentos ou aeronaves militares.
	
	D) Navios e aeronaves militares e sedes de organizações internacionais.
	
	
	2a Questão (Ref.:201509443723)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(34º Exame de Ordem)- No que se refere aos direitos de nacionalidade previstos na Constituição, julgue os seguintes itens marcando com V ou F:
		
	 
	III) É privativo de brasileiro nato o cargo de ministro da Justiça.
	 
	II) É proibida a distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo os casos previstos na própria Constituição.
	 
	I) A Constituição admite a perda de nacionalidade do brasileiro nato.
	 
	IV) A Constituição prevê que são brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
	
	3a Questão (Ref.:201510001254)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(IX EXAME UNIFICADO OAB) José, de nacionalidade brasileira, era casado com Maria, de nacionalidade sueca, encontrando-se o casal domiciliado no Brasil. Durante a viagem de ¿lua de mel¿, na França, Maria, após o jantar, veio a falecer, em razão de uma intoxicação alimentar. Maria, quando ainda era noiva de José, havia realizado testamento em Londres, dispondo sobre os seus bens, entre eles dois imóveis situados no Rio de Janeiro. À luz das regras de Direito Internacional Privado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Se houver discussão acerca da validade do testamento, no que diz respeito à observância das formalidades, deverá ser aplicada a legislação inglesa, local em que foi realizado o ato de disposição de última vontade de Maria.
	
	Se houver discussão acerca da validade do testamento, no que diz respeito à observância das formalidades, deverá ser aplicada a legislação brasileira, pois Maria encontravase domiciliada no Brasil.
	
	Se houver discussão acerca do regime sucessório, deverá ser aplicada a legislação sueca, em razão da nacionalidade do de cujus.
	
	A autoridade judiciária brasileira não é competente para proceder ao inventário e à partilha de bens, porquanto Maria faleceu na França, e não no Brasil.
	
	
	4a Questão (Ref.:201509853446)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Camille, francesa, casou-se com Paul, inglês. O casal fixou residência na Bélgica onde nasceu a filha Amanda. Supondo que a França e a Inglaterra adotem o ius sanguinis e a Bélgica o misto, diga qual(is) a(s) nacionalidade(s) que a criança possui:
		
	
	Belga e Inglesa;
	 
	Inglesa, Francesa e Belga.
	
	Francesa e Belga.
	
	Inglesa e Francesa;
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509919273)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sistema global de Direitos Humanos foi pensado para proteger as vítimas de violações ou ameaças de violações dos direitos humanos. Daí os variados mecanismos que buscam proteção ou reparações em face de diferentes violências. Contudo, dentro do sistema global há um tratado internacional que instituiu um órgão de caráter permanente e independente voltado especificamente para o julgamento e a punição de indivíduos agressores e não diretamente para a proteção das vítimas. Assinale a opção que indica esse órgão.
		
	
	Conselho de Segurança da ONU, instituído pela Carta das Nações Unidas.
	 
	Tribunal Penal Internacional, instituído pelo Estatuto de Roma.
	
	Corte Internacional de Justiça ¿ Corte de Haia ¿ instituída pela Carta das Nações Unidas.
	
	Corte Europeia dos Direitos dos Homens, instituída pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Continue navegando