Buscar

resumo economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ECO0311 – ECONOMIA PARA ENGENHARIA
DOCENTE: LUCIA HELENA
DISCENTE: MATHEUS NATAN
Resumo Texto 01 – Noções Gerais
	A economia seria o conjunto de pessoas interagindo e tomando decisões em sociedade e não no individual. Assim, ela pode ser definida também como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo. Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos. A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas (infinitas) e à restrição física de recursos (escassos). 
As sociedades são obrigadas a fazer escolhas sobre o que e quanto produzir, deve decidir se produzem mais bens de consumo ou bens de capital. Em economias de mercado, isso é sinalizado pelos consumidores (soberania do consumidor). Como produzir, serão utilizados métodos de produção capital intensivos, de mão-de-obra intensivos, de terra intensivos. Isso depende da disponibilidade de recursos de cada país. E para quem produzir, deve decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda.
Sistema econômico modo de organização da sociedade, através do qual os homens buscam satisfazer suas necessidades de bens escassos e serviços. Atividade econômica é a aplicação do esforço humano, visando obter, por meio de bens ou serviços, a satisfação das necessidades. Ato econômico atividade que se faz para receber ou aplacar as necessidades materiais e serviços.
Fenômenos econômicos acontecimentos oriundos do esforço humano para a obtenção dos meios necessários à satisfação de suas necessidades. Fatos econômicos são fatos sociais relacionados com a economia A Economia Social reúne as atividades econômicas que não visam ao lucro e, embora sejam de caráter privado, compartilham seus objetivos com o setor público, constitui a esfera do chamado terceiro setor.
Como a análise dos fenômenos decorrentes do comportamento humano é complexa, a economia utiliza hipóteses simplificadoras para explicar os fenômenos que estuda. A ciência econômica preferencialmente relaciona duas variáveis para explicar um fato econômico. Busca relacionar as variáveis segundo o seu incremento (crescimento, aumento) relacionado a um aumento unitário de outra variável.

Continue navegando