Buscar

Resumo Propagação do som - Biofisica

Prévia do material em texto

Propagação do Som – Efeitos do Meio Transmissor
O som se propaga em função das propriedades do meio transmissor. De um modo aproximado, a velocidade é diretamente proporcional a temperatura, e inversamente proporcional ao módulo de elasticidade do meio. Os tecidos biológicos conferem ao som características semelhantes à da água, ou seja, movimentos ondulatórios. O som apresenta todas as propriedades comuns aos movimentos ondulatórios, entre as quais apresentam interesse biológico: 
REFLEXÃO DO SOM: Quando o trem de ondas encontra uma superfície que se opõe à propagação, ele muda de direção, com ângulo de incidência igual ao da reflexão. As conchas acústicas refletem o som a partir de um foco sonoro, reforçando a intensidade em determinada direção. A reflexão do som também é o principio do sonar e da exploração biológica através do ultra-som.
INTERFERÊNCIA: È o aumento ou diminuição da intensidade do som, devido ao somatório dos pulsos de onda: superposição de duas cristas há reforço; crista e vale, abafamento. A interferência é responsável pela perda da discriminação do ouvido. A interferência de sons e ruídos é notada especialmente no momento do seu desaparecimento.
DIFRAÇÃO: É o contornamento de obstáculos pela onda.
EFEITO DOPPLER: É a mudança aparente de freqüência, quando existe movimento relativo entre o emissor e o receptor. O Efeito Doppler é observado cotidianamente em buzina de veículos, sirenes de ambulâncias, apitos, que se aproximam ou se afastam. Esse efeito é usado para determinação de velocidade da circulação sanguínea, usando ondas refletidas pelo sangue que se afasta.
QUANTITAÇÃO DO SOM 
Usam-se unidades físicas (dimensionais) e unidades práticas (adimensionais).
Unidades Dimensionais – Pressão, Potência e Intensidade.
Pressão – A unidade oficial é do SI (Sistema Internacional), N.m-² (Pascal). O limite de audibilidade é cerca de 2,8 x 10-7 Pa, e o máximo tolerável é 28 Pa, onde começa a sensação dolorosa.
Potência – É a energia sonora transferida na unidade de tempo, medida em Watts (Joules/segundo). A potência é mais usada quando dividida pela área emissora ou receptora, e se denomina intensidade sonora.
Intensidade – É a potência dividida pela área emissora, ou receptora do som. O máximo tolerável é cerca de 1 watt.m-², e acima de 1 W.m-² começa a sensação dolorosa e aparecem lesões orgânicas no aparelho auditivo. 
A correspondência entre Pressão e Intensidade está na relação: 	
Onde I é a intensidade em W.m-², ∆P é a diferença de pressão e Pa, d é a intensidade do meio transmissor em kg.m-³ e v é a velocidade do som em m.s-².
Unidades Adimensionais - Decibel: É a intensidade relativa do som, não sendo linear. A escala decibélica de audibilidade é interessante. A maioria dos indivíduos normais que escuta o som padrão (1.000 Hz) de 40db com um ouvido, ouve a mesma intensidade quando usa os dois ouvidos. Do ponto de vista psicofísico, 40db é o dobro de 33db.

Continue navegando