Buscar

provas publica (1) objetiva

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE PUBLICA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ato emanado de autoridade competente, que cria para o estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida.
A partir dessa definição, a alternativa correta é:
Escolha uma:
a. Projetos
b. Pagamento
c. Empenho
Ato emanado de autoridade competente, que cria para o estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Corresponde ao Empenho. Consistem na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito momento em que se verifica o recebimento de bens e serviços e em que surgem, para fornecedores, direitos a receber e, para os órgãos públicos, obrigações a pagar. Tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância para extinguir a obrigação. Corresponde a Liquidação. Consiste na entrega de numerário ao credor, por meio de crédito em conta corrente e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa. No sistema SIAFEM/SP é utilizado o documento ORDEM BANCÁRIA, para registro da movimentação do numerário entre contas bancárias. Sua validação junto à rede bancária implica em um crédito para o favorecido e comprova, para a administração estadual, a quitação de uma obrigação. Corresponde ao Pagamento. É o instrumento de programação utilizado para alcançar os objetivos de um determinado programa, sendo o desdobramento de um programa de governo. Têm início e fim, isto é, são limitados no tempo. Corresponde a Projetos. Entende-se como os instrumentos de programação utilizados para alcançar os objetivos de um determinado programa, sendo o desdobramento de um programa de governo. Diferencia-se do projeto por ser realizada de forma contínua. Corresponde a Atividades. Capítulo 4 - Estudo da Receita e da Despesa Pública. Execução. Página 113.
d. Atividades
e. Liquidação
Feedback
A resposta correta é: Empenho.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É o ingresso proveniente de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de intervenção nas respectivas áreas.
A partir dessa definição, a alternativa correta é:
Escolha uma:
a. Receita Industrial
b. Receita de Contribuições
Receita de Contribuições é o ingresso proveniente de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de intervenção nas respectivas áreas. Receita Industrial é o ingresso proveniente da atividade industrial de extração mineral, de transformação, de construção e outras, provenientes das atividades industriais definidas como tal pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Receita Agropecuária é o ingresso proveniente da atividade ou da exploração agropecuária de origem vegetal ou animal. Receitas de Capital são ingressos de recursos provenientes de atividades que não são corriqueiras nas entidades públicas como a venda de um bem de capital ou a obtenção de empréstimos de organismos financiadores. Receitas Correntes são os ingressos de recursos financeiros oriundos das atividades normais, operacionais da entidade e que vão, normalmente, fazer frente às despesas correntes, buscando o atingimento dos objetivos elencados no PPA, na LDO e na LOA. As receitas correntes vêm do poder do estado de tributar, bem como da prestação de serviços ou da venda de bens colocados à disposição da população, não se confundindo com a venda de bens de capital, já que os bens vendidos e registrados como receitas correntes são aqueles das atividades fundamentais das entidades públicas. Capítulo 4 – Estudo da Receita e da Despesa Pública. Receitas de Capital. Página 96.
c. Receitas de Capital
d. Receitas Correntes
e. Receita Agropecuária
Feedback
A resposta correta é: Receita de Contribuições.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conhecido por meio da expressão latina nullum crimen, nulla poena sine lege, que significa que 'não há crime, nem pena, sem lei anterior que os defina', é muito importante no estudo do Direito, sendo um norteador para leis e dispositivos. Esse princípio encontra-se em várias partes da Constituição Federal e também em códigos penais e outros documentos. Através da lei é possível criar deveres, direitos e impedimentos, estando os indivíduos dependentes da lei. Nesse princípio, aqueles que estão dentro dele devem respeitar e obedecer à lei. Pode-se ainda dizer que esse princípio representa uma garantia para todos os cidadãos, prevista pela Constituição, pois por meio dele, os indivíduos estarão protegidos pelos atos cometidos pelo Estado e por outros indivíduos. A partir dele, há uma limitação no poder estatal em interferir nas liberdades e garantias individuais do cidadão. Assim, de modo geral, é permitido a todos realizarem qualquer tipo de atividade, desde que esta não seja proibida ou esteja na lei.
A partir dessa definição, a alternativa correta é:
Escolha uma:
a. Princípio da Continuidade
b. Princípio da Competência
c. Princípio da Legalidade
O Princípio da Legalidade, conhecido por meio da expressão latina nullum crimen, nulla poena sine lege, que significa que 'não há crime, nem pena, sem lei anterior que os defina', é muito importante no estudo do Direito, sendo um norteador para leis e dispositivos. Esse princípio encontra-se em várias partes da Constituição Federal e também em códigos penais e outros documentos. Através da lei é possível criar deveres, direitos e impedimentos, estando os indivíduos dependentes da lei. Nesse princípio, aqueles que estão dentro dele devem respeitar e obedecer à lei. Pode-se ainda dizer que esse princípio representa uma garantia para todos os cidadãos, prevista pela Constituição, pois por meio dele, os indivíduos estarão protegidos pelos atos cometidos pelo Estado e por outros indivíduos. A partir dele, há uma limitação no poder estatal em interferir nas liberdades e garantias individuais do cidadão. Assim, de modo geral, é permitido a todos realizarem qualquer tipo de atividade, desde que esta não seja proibida ou esteja na lei. Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. Capítulo 3 - A Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Princípio da Entidade. Página 68.
d. Princípio da Oportunidade
e. Princípio da Prudência
Feedback
A resposta correta é: Princípio da Legalidade.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição Federal, de 1988, em seu artigo 165, §8.º dispõe que: “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.”
Esse dispositivo da Constituição Federal está relacionado ao Princípio:
Escolha uma:
a. Da universalidade .
b. Da exclusividade.
c. Do orçamento bruto.
Trata-se do princípio da exclusividade. De acordo com esse princípio, o orçamento deverá tratar somente de matéria orçamentária. As duas únicas exceções que a lei permite são as autorizações para a abertura de créditos suplementares e a autorização para contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita.Os temas que envolvem a questão mantêm relação com o seguinte conteúdo: Princípios orçamentários (videoaula 4; livro p. 34 – 36; CF art. 165).
d. Da Legitimidade
e. Do equilíbrio.
Feedback
A resposta correta é: Da exclusividade..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A fase do pagamento da despesa orçamentária consiste na transferência dos recursos ao credor, após a regular liquidação da despesa orçamentária. Com relação ao tema assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A ordem de pagamento pode ser exarada em documentos processados por quaisquer órgãos da administração pública, não sendo necessário tramitar pela Contabilidade.
b. O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e excepcionalmente pode ser efetuado antes da regular liquidação da despesa.
c. No âmbito Federal os pagamentos são sempre realizados por meio de cheque bancário.
d. Ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.
Segundo o artigo 64 da Lei 4.320/64: “A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.” Os temas que envolvem a questão mantêm relação com os seguintes conteúdos: Pagamento (videoaula 9) e Pagamento (Livro p.106).
e. Essa etapa da despesa consiste em todo controle exercido pela sociedade e pelos órgãos de controle externo, relativamente à boa aplicação dos recursos públicos.
Feedback
A resposta correta é: Ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As Agências Reguladoras são criadas através de Leis e integram a Administração Pública Indireta. Têm a função de regular a prestação de serviços públicos, organizar e fiscalizar esses serviços a serem prestados por concessionárias ou permissionárias, com o objetivo de garantir o direito do usuário ao serviço público de qualidade. Com relação à natureza jurídica das Agências Reguladoras, é correto afirmar que são:
Escolha uma:
a. Órgãos do Tribunal de Contas da União.
b. Entidades privadas.
c. Empresas públicas.
d. Autarquias sobregime especial.
Autarquias sobregime especial
e. Órgãos da Administração direta.
Feedback
A resposta correta é: Autarquias sobregime especial..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O endividamento público enfrenta limitações e a Contabilidade Pública é uma ferramenta de auxílio aos Gestores Públicos na gestão destas limitações. Analise as seguintes assertivas em relação ao endividamento público.
I.A verificação do cumprimento dos limites estabelecidos pelo Senado para o endividamento público deverá ser feita pelo Ente Público ao final de cada quadrimestre ou ao final de cada semestre para os Municípios com até cinquenta mil habitantes.
II.O Senado da República não fixou limites para a dívida consolidada líquida da União.
III.A competência para impor limites de endividamento dos Municípios é do Senado.
PORQUE
(Os limites estabelecidos pelo Senado para a dívida consolidada líquida foram fixados por Resolução e em percentual da receita corrente líquida para cada esfera de governo.
Escolha uma:
a. A afirmação II é verdadeira e a motivação também.
b. As afirmações I e II são verdadeiras, mas a motivação é falsa.
c. Todas as afirmações são falsas, mas a motivação é verdadeira.
Vale destacar que o Senado não fixou limite para a dívida consolidada líquida da União. A verificação do cumprimento dos limites estabelecidos pelo Senado deverá ser feita pelo Ente Público ao final de cada quadrimestre ou ao final de cada semestre para os Municípios com até cinquenta mil habitantes.Os temas que envolvem a questão mantém relação com os seguintes conteúdos:- Limites de gastos com endividamento (vídeo aula 10)
d. As afirmações II e III são falsas e a motivação é verdadeira.
e. Todas as afirmações são verdadeiras e a motivação também.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmações são verdadeiras e a motivação também..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Contabilidade Pública e os Tribunais de Contas são integrantes de um mesmo processo de prestação de contas dos gestores públicos. Analise as seguintes assertivas em relação ao processo de prestação de contas.
I.A fiscalização financeira e orçamentária da Administração Pública será exercida pelo Poder Judiciário.
II.A fiscalização contábil da Administração Pública será exercida pelo Poder Legislativo.
III.A fiscalização operacional e patrimonial do ente público e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Poder Legislativo.
PORQUE
(Foi uma definição de competências estabelecida pela Constituição.
Escolha uma:
a. Todas as afirmações são falsas e a motivação também. .
b. As afirmações II e III são verdadeiras e a motivação também. .
A Constituição estabeleceu que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do ente público e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Poder Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A própria Constituição traz uma lista de competências dos Tribunais de Contas e definiu que prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que de alguma forma trate com recursos públicos. Uma das espécies de prestação de contas é a prestação de contas dos atos de governo. É a prestação de contas que o chefe do poder executivo submete ao poder legislativo. Esse julgamento é um julgamento político das contas Os temas que envolvem a questão mantém relação com os seguintes conteúdos:- Prestação de Contas no Setor Público (vídeo aula 13)
c. Todas as afirmações são verdadeiras, mas a motivação é falsa. .
d. A afirmação I é verdadeira e a motivação também.
e. As afirmações I e II são verdadeiras e a motivação também. .
Feedback
A resposta correta é: As afirmações II e III são verdadeiras e a motivação também. ..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Contabilidade Pública e os Tribunais de Contas são integrantes de um mesmo processo de prestação de contas dos gestores públicos. Analise as seguintes assertivas em relação ao processo de prestação de contas.
I.As decisões dos Tribunais de Contas têm natureza administrativa e podem atingir aqueles que estão fora da AdministraçãoPública.
II.O Poder Judiciário manterá, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
III.O particular, quando receber recursos públicos, terá o dever de prestar contas ao respetivo Tribunal de Contas.
PORQUE
(Os Tribunais de Contas estão vinculados ao Poder Executivo.
Escolha uma:
a. Todas as afirmações são verdadeiras, mas a motivação é falsa.
b. Todas as afirmações são falsas e a motivação também.
Os sistemas de controles internos previstos na Constituição mencionam que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com várias finalidades entre elas a de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. Há forte relação entre o sistema de controle interno de cada poder e o controle externo da administração pública. A Competência dos Tribunais de Contas se amplia para aqueles que eventualmente estejam fora da administração pública, mas que recebem recursos públicos para administrar, como ocorre, por exemplo, quando o particular ajusta um convênio com a administração pública. Em função de receber recursos públicos o particular também terá o dever de prestar contas ao respetivo Tribunal de Contas.Os temas que envolvem a questão mantém relação com os seguintes conteúdos:- Prestação de Contas no Setor Público (vídeo aula 13)
c. As afirmações II e III são verdadeiras e a motivação também.
d. As afirmações I e II são verdadeiras e a motivação também.
e. A afirmação III é falsa, mas a motivação é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmações são verdadeiras, mas a motivação é falsa..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei Complementar 101, de 2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal, define, no artigo 2°, inciso III, o que uma empresa estatal dependente. Avalie as seguintes assertivas:
I)A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que a empresa estatal dependente adote a Contabilidade Pública.
II)Empresa estatal dependente é uma empresa controlada pela administração pública.
III)Empresa estatal dependente recebe, do ente controlador, recursos financeiros de capital, inclusive aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
IV)Empresa estatal dependente recebe, do ente controlador, recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral.
V)A Empresa Estatal dependente adota somente a contabilidade comercial para atender a legislação societária prevista na Lei das sociedades anônimas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Estão corretas as alternativas II, III e V.
b. Estão corretas as alternativas I, II e IV.
Estão corretas as alternativas I, II e IV.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Estão corretas as alternativas I, III, IV e V.
e. Apenas a alternativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as alternativas I, II e IV..
Parte inferior do formulário

Continue navegando