Buscar

Avaliando Aprendizado Direito Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501376411)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Zona Econômica Exclusiva é:
		
	
	São as águas situadas no interior e no exterior da linha da base do mar territorial.
	 
	É a zona situada além do mar territorial e a este adjacente, sujeitando-se ao regime da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, com extensão máxima de 200 milhas marítimas.
	
	É a zona de mar de um Estado arquipélago.
	
	É a zona situada além das águas interiores e a estas adjacente, sujeitando-se ao regime da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, com extensão máxima de 100 milhas marítimas.
	
	É a faixa adjacente ao mar territorial, cuja extensão máxima é de 24 milhas marinhas, conforme a Convenção de Montego Bay.
	Respondido em 03/06/2019 09:54:06
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501378811)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Juiz do Trabalho) Em relação aos sujeitos de direito internacional público, assinale a opção correta.
		
	
	C) A jurisprudência do TST reconhece a imunidade absoluta de jurisdição dos Estados estrangeiros.
	 
	E) Dada a natureza da personalidade jurídica das organizações internacionais, considera-se reconhecida sua personalidade mesmo por Estados que não tenham ratificado seu tratado constitutivo.
	
	B) Dado o elenco dos elementos constitutivos de um Estado constante da Convenção Interamericana sobre Direitos e Deveres dos Estados de Montevidéu, é correto afirmar que o reconhecimento de um governo pelos Estados signatários dessa convenção implica no reconhecimento de um Estado a ele relacionado.
	
	D) A imunidade de execução dos Estados estrangeiros é prevista em regras costumeiras internacionais.
	
	A) Não é possível que organizações internacionais participem do processo de criação de outras organizações internacionais, pois a iniciativa da criação desse tipo de organização cabe aos Estados.
	Respondido em 03/06/2019 09:30:28
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501376345)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Se os agentes consulares são funcionários públicos enviados pelo Estado com a missão de proteger seus interesses e os de seus nacionais LOGO os agentes diplomáticos são aquelas pessoas que realmente representam o próprio Estado em território estrangeiro.
		
	 
	Ambas as assertivas estão corretas.
	
	A primeira assertiva está correta.
	
	Apenas a primeira assertiva está correta.
	
	Ambas as assertivas estão erradas.
	
	Apenas a segunda assertiva está correta.
	Respondido em 03/06/2019 09:57:04
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501378752)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ AGU/ ADVOGADO/ 2006) O direito internacional público, até pouco mais de cem anos atrás, foi essencialmente um direito costumeiro. Regras de alcance geral norteando a então restrita comunidade das nações, havia-as, e supostamente numerosas, mas quase nunca expressas em textos convencionais. Na doutrina, e nas manifestações intermitentes do direito arbitral, essas regras se viam reconhecer com maior explicitude. Eram elas apontadas como obrigatórias, já que resultantes de uma prática a que os Estados se entregavam não por acaso, mas porque convencidos de sua justiça e necessidade. José Francisco Rezek. Manual de direito internacional público. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 120 (com adaptações). A partir do tema do texto acima, julgue os seguintes itens, relativos ao costume internacional.
		
	 
	___ Embora possua relevantes qualidades de flexibilidade e uma grande proximidade com os fenômenos e fatos que regula, o costume internacional apresenta grandes dificuldades quanto à sua prova, o que lhe diminui o valor na hierarquia das fontes do direito internacional, mantendo, com isso, a supremacia dos tratados e convenções.
	 
	___ Para se constatar a existência de um costume, é necessário verificar a presença de um elemento subjetivo, qual seja: a certeza de que tais comportamentos são obrigatórios por expressarem valores exigíveis e essenciais.
	 
	__ Para que um comportamento comissivo ou omissivo seja considerado como um costume internacional, é necessária a presença de um elemento material, qual seja: uma prática reiterada de comportamentos que, de início, pode ser um simples uso.
	Respondido em 03/06/2019 09:29:04
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501378837)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(34º Exame de Ordem) Em razão de sua natureza descentralizada, o direito internacional público desenvolveu-se no sentido de admitir fontes de direito diferentes daquelas admitidas no direito interno. Que fonte, entre as listadas a seguir, não pode ser considerada fonte de direito internacional?
		
	 
	B) Decisões de tribunais constitucionais dos estados
	
	A) Tratado.
	
	D) Princípios gerais de direito.
	
	C) Costume

Continue navegando