Buscar

Curso do Instituto Embelleze 17

Prévia do material em texto

Curso do Instituto Embelleze 17/10/2017
Prof. Simone
 Doenças do couro cabeludo
Uma coceira no couro cabeludo, pode ser algo simples, mas pode também ser um problema grave.
Muitas vezes nos preocupamos com a aparência modelada dos fios, mas os cuidados com a saúde do couro cabeludo não pode ser ignorada.
Há varias doenças do couro cabeludo adquirida de diferentes modos.
Começando pela falta de cuidado com a alimentação, saúde emocional e até excessos de produtos químicos, por profissionais irresponsáveis que só visam o dinheiro. 
 Eis algumas dessas doenças:
Dermatite seborreica: 
Crosta formada pelo acúmulo de oleosidade, seguida por inflamação e descamação. Muito comum em bebês nos primeiros meses de vida. Adere ao couro cabeludo e deixa ferida ao ser removido.
Caspa : Descamação do couro cabeludo, deixando os fios cheios de flocos brancos. Causados por fungos ou alteração hormonal.
Pediculose ( piolhos ) ; Minúsculos insetos, que depositam seus ovos (lêndeas ), grudando nos fios dos cabelos . Muito encontrado em crianças em idade escolar, mas também em adultos com higiene precária.
Micose do couro cabeludo: Infecção causada por fungos, formando manchas circulares com bordas avermelhadas e com o centro claro. Forma uma erupção cutânea e falhas no couro cabeludo
Alopésia Areata; O organismo reconhece como inimiga as próprias células, levando a perda dos cabelos , cílios e sobrancelhas e pelos do corpo. Ela tem várias causas e o estresse é uma delas. Há uma forte evidencia de que seja uma doença autoimune.
Psoríase: Associada a herança genética. Não contagiosa. Forma manchas espessas, escamosas e esbranquiçadas 
Tinha do couro cabeludo : Micose superficial, que atinge o couro cabeludo, lesões escamosas e perda dos fios , Nome mais comum é pelada. A lesão pode ser única ou múltipla.
Líquem plano capilar: Forma vermelhidão e escamação, acompanhada de pequenas bolinhas avermelhadas com líquidos. Necessita de profissional qualificado para não haver perdas dos fios em definitivo.
Folicolite ; Infecção dos folículos pilosos. Em casos graves, deixa fibroses ou cicatrizes. O tratamento é feito por profissional qualificado.
Câncer de pele do couro cabeludo: A mais perigosa doença do couro cabeludo. Muitas vezes tratadas como simples lesão. Em casos avançados estende –se a metástase levando ao óbito. 
Todo profissional do cabelo deve fazer uma breve análise do couro cabeludo do cliente, antes de aplicar a química. Lembrando sempre do teste das mechas. 
Ruth Lieti Corrêa Assis.
DOENÇAS 
DO 
COURO 
CABELUDO

Continue navegando