Buscar

AV2 de sociologia juridica e judiciaria

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA DE FATIMA ALVES SAO PEDRO
ANA CLAUDIA AUGUSTO PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 2017
	
	 1a Questão (Ref.: 201503389060)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme o Prof. Sérgio Cavalieri, "o Direito tem sua origem nos fatos sociais, entendendo-se como tais os acontecimentos da vida em sociedade, práticas e condutas que refletem os seus costumes, valores, tradições, sentimentos e cultura, cuja produção é lenta e espontânea da vida social" (Programa de Sociologia Jurídica, Sérgio Cavalieri Filho, página 25, editora Gen Forense, 14a ed., 2014).
Com base nas lições do Professor Sérgio Cavalieri Filho, o Direito é um fenômeno que decorre da própria Sociedade. Com as suas palavras e no material de estudo da disciplina, comente por que a sociedade depende de leis e normas de organização das condutas humanas, explicando a relação existente entre Sociedade e Direito.
		
	
Resposta: A sociedade depende das leis para apaziguar os comflitos existentes na sociedade, para se que resolvam de forma armonica entre pessoas com pessamentos diferentes e que resolvam seus compflitos de interesse da melhor maneira possível para ambas as partes.
	
Gabarito:
Segundo a perspectiva sociológica do fenômeno jurídico, o Direito emana do social e retorna como norma de conduta. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503303310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição de 1988 trouxe para a lei maior do país o tema da sustentabilidade ambiental. Muito tem sido feito no país acerca dessa importante questão, mas os especialistas no tema compreendem que ainda há ineficácia na implementação de leis ambientais no Brasil. Neste contexto, descreva dois fatores, para que tenhamos uma baixa eficácia na implementação de leis ambientais no Brasil.
		
	
Resposta: A baixa eficacia nas leis ambientais no Brasil se pelo
	
Gabarito: - Ausência de uma consciência ambiental se revela como um dos maiores obstáculos. - Ineficiência na regulamentação das leis ambientais, o que dificulta sua aplicação aos casos concretos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502467222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O direito é um produto social, assim sendo, a sociedade humana é o meio onde o direito surge e se desenvolve, e está ligado à ideia de conduta, de organização e mudança. Diante desta afirmação, assinale a Escola Jurídica que reflete este pensamento:
		
	 
	Sociológica
	
	Histórica
	
	Jusnaturalista
	
	Marxista
	
	Contratualista
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502558021)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista sociológico, não se discute mais a existência de copioso material que pode ser classificado como ?normas jurídicas? e que não provém dos órgãos estatais cuja função seja a edição de leis. O Direito que emana das associações, criando obrigações e deveres intragrupais, é disso um exemplo marcante. Outro é o conjunto de regras das organizações sindicais, paralelas às normas estatais, e que, como outras regras de Direito, não oriundas dos órgãos do Estado, possuem, por vezes, força coativa superior às que o são e prevalecem em casos de conflito. (F.A. de Miranda Rosa ? Sociologia do Direito. Ed. Jorge Zahar) No que diz respeito ao grupo social que deve estabelecer as normas de Direito, o texto reflete o pensamento
		
	 
	da Escola Pluralista
	
	da Escola da Magistratura
	
	da Escola Monista
	
	da Escola Natural
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502580883)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, assumiu na última semana o cargo de corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça e prometeu manter a linha de atuação de sua antecessora, a ministra Eliana Calmon. Para Falcão, as funções desempenhadas pelo Conselho são irreversíveis e o "estilo" de Calmon, embora diferente do seu, deu certo. "Temos que tirar as maçãs podres que infelizmente existem no Poder Judiciário", afirmou. As informações são do jornal. (www.conjur.com.br) 10.09.2012. Pergunta-se: O CNJ é o mais novo membro do:
		
	
	Poder Executivo
	 
	Poder Judiciário
	
	Supremo Tribunal Federal
	
	Superior Tribunal de Justiça
	
	Poder Legislativo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502460092)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando todos os pais que não levam seus filhos de 0 a 7 anos e meio, presos nas chamadas 'cadeirinhas', forem efetivamente punidos, então será possível afirmar que as normas em questão são plenamente eficazes. A afirmação acima se refere à:
		
	
	eficácia de preceito ou imáginária
	 
	eficácia de sanção ou secundária
	 
	eficácia da sanção ou deficitária
	
	eficácia de preceito ou primária
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502460074)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Renato Treves; a análise do objeto da sociologia jurídica investiga os fatores abaixo relacionados, exceto:
		
	
	Estudo dos instrumentos humanos de realização da ordem jurídica e de suas instituições;
	 
	Estudo da opinião do público a respeito do direito e das instituições jurídicas
	
	Estudo da eficácia das normas jurídicas e dos efeitos sociais que tais normas produzem;
	 
	Estudo da complexidade dos pensamentos humanos sobre a sociedade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502469652)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois de banir traficantes, demarcar territórios e vender 'proteção' em várias comunidades, as milícias formadas principalmente por policiais passaram a atuar também na cobrança de percentuais em venda de imóveis, na imposição de taxas a feirantes, na agiotagem e na exploração clandestina de centrais de TV a cabo. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	
	As comunidades citadas não sofrem a coercitividade do ¿poder paralelo¿.
	
	O Estado está presente em todos os grupos sociais coibindo a prática de ilícitos.
	
	As normas impostas pelos milicianos não são socialmente válidas pela ausência da imperatividade, universalidade e coercitividade.
	
	Não se vislumbra efeito negativo de omissão da autoridades responsáveis pela aplicação da lei, já que os policiais expulsam traficantes e atuam nas comunidades.
	 
	A sensação da população brasileira perante o impasse entre poder público e ¿poder paralelo¿ é de impunidade, insegurança jurídica e estímulo à ilicitude.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502469680)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em entrevista à Revista Veja de 7/07/2010, o presidente do STF relatou: "Há um volume desnecessário de trabalho no Judiciário, provocado sobretudo pelas grandes empresas, especialmente nos casos em que elas são processadas por seus clientes. Mesmo quando não tem razão, elas apresentam inúmeros recursos para adiar a definição dos processos". Assinale a alternativa correta. Com base no noticiado, podemos afirmar que:
		
	
	o maior problema da justiça brasileira é a lentidão, mas este problema não atinge, no Brasil, os Tribunais Superiores;
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, nem sempre é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista o caráter recorrista da Justiça brasileira;
	 
	o acúmulo de trabalho no Judiciário, decorrente das ações envolvendo grandes empresas, deve-se notadamente à preocupação dos empresários em obter decisões mais justas para os seus clientes;
	
	na realidade, a quantidade de recursos do nosso sistema jurídico é benéfica porque está prevista em lei.
	
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista que a justiça tarda mas não falha;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502516471)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O reconhecimento da união de parceiros do mesmo sexo pelo SupremoTribunal Federal (STF) foi contestado por alguns parlamentares na semana passada, em manifestação na Câmara. Os deputados alegam que os ministros do STF passaram por cima de artigo da Constituição que diz explicitamente que o casamento é uma instituição entre homem e mulher. ¿O Supremo mudou a Constituição com 10 votos. O Legislativo precisa de 308 votos para alterá-la, além de dois turnos de votação em cada Casa. É preciso haver equilíbrio e respeito entre os Poderes¿, afirmou o deputado João Campos (PSDB-GO), que é coordenador da Frente Parlamentar Evangélica. Ele informou que apresentará uma proposta de decreto legislativo que garanta ao Congresso o direito de sustar a decisão do Supremo. ( in www.camara.gov.br/internet/jornalcamara) A partir da leitura do texto, identifique os principais fatores de transformação do Direito presentes nessa dinâmica.
		
	 
	político e cultural
	
	cultural e econômico
	
	político e econômico
	
	religioso e cultural
	 
	político e religioso

Continue navegando

Outros materiais