Buscar

Contabilidade Geral PROVAS 1, 2 e 3 FINAL

Prévia do material em texto

Para Santos (2001), as informações da Contabilidade Gerencial incluem dados históricos e estimados usados pela administração na condução de operações diárias, no planejamento de operações futuras e no desenvolvimento de estratégias de negócios integradas. Neste sentido, a contabilidade gerencial atende a inúmeros usuários. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para os acionistas, o interesse contábil está em obter informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.
(    ) Credores estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade dos empregadores.
(    ) Os bancos necessitam das informações contábeis a fim de regulamentar as atividades das entidades e estabelecer políticas fiscais.
(    ) Os investidores das organizações e seus analistas preocupam-se com o risco inerente ao investimento e o retorno que a empresa pode gerar. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SANTOS, Adalto de Oliveira et al. Contabilidade ambiental: um estudo sobre sua aplicabilidade em empresas brasileiras. Revista Contabilidade & Finanças, v. 12, n. 27, p. 89-99, 2001.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	Segundo Sprouse e Moonitz (1962), os ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada. Quanto aos ativos e seus principais conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ativo, em um primeiro momento, compreende o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
(    ) Os ativos possuem um benefício econômico futuro embutido, o qual é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa da entidade.
(    ) É possível que os benefícios econômicos futuros de um ativo fluam para a entidade sendo distribuídos aos proprietários da entidade.
(    ) Alguns ativos podem ter substancia física, outros não; mas nunca estão ligados a direitos de propriedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SPROUSE, Robert T.; MOONITZ, Maurice. A tentative set of broad accounting principles for business enterprises. New York: AICPA, 1962.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	A contabilidade deve fornecer informações para uma ampla gama de usuários. Essa afirmação costuma sintetizar a visão dos teóricos da contabilidade acerca da interseção desta com o mundo (MARTINS; LOPES, 2005). Sobre as finalidades da contabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O atual patamar de desenvolvimento da contabilidade somado ao crescimento econômico congrega incluir o conceito de contabilidade estratégica.
(    ) Somente após a crise gerada pela Segunda Guerra (1945) as empresas viram a necessidade de utilizar a contabilidade para decisões e, assim, ela começou a se desenvolver.
(    ) A contabilidade é capaz de coletar os acontecimentos econômicos que ocorrem em uma entidade, registrá-los e transformá-los em informações em forma de relatórios.
(    ) Atualmente, a contabilidade ainda sofre com um campo de atuação que se restringe a atuação dos profissionais em empresa de grande porte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Martins, Eliseu; LOPES, Alexsandro Broedel. Teoria da Contabilidade: uma nova abordagem. São Paulo: Atlas, 2005.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O patrimônio significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa. Bens, no âmbito da Contabilidade, são as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas (MARION, 2015). Com relação aos direitos, diz-se que o "direito a receber" é o poder de exigir alguma coisa. Sobre algumas contas do Balanço Patrimonial, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Bens.
II- Direitos.
(    ) Caixa.
(    ) Aluguel a receber.
(    ) Mercadorias no estoque.
(    ) Duplicatas a receber.
(    ) Marcas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. Atlas, 2015.
	 a)
	I - I - II -II - I.
	 b)
	II - I - I - II - I.
	 c)
	I - II - I - II - I.
	 d)
	I - II - II -I - II.
	5.
	Não é uma ciência exata, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Neste sentido, está inserida na grande área das ciências sociais aplicadas, é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O contexto apresentado mostra que a contabilidade pertence à área das exatas e não deve ser entendida como uma ciência.
II- O contexto apresentado explica o âmbito da contabilidade enquanto ciência, apresentando seu conceito.
III- O contexto apresentado fala da área de inserção da contabilidade e explica o conceito de patrimônio.
IV- O contexto apresentado fala da área de inserção da contabilidade e explica o conceito de contabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	O Capital Total à Disposição da Entidade representa todos os recursos que financiou a empresa. Este capital pode ser obtido do balanço patrimonial fazendo a soma do Passivo e do Patrimônio Líquido, o que resulta no valor do chamado Ativo Total. Uma das partes do Capital total é o Capital de terceiros. Sobre o Capital de terceiros, avalie as asserções a seguir:
I- O capital de terceiros representa os investimentos feitos na empresa, com recursos provenientes de terceiros.
PORQUE
II- Terceiros significa funcionários (salários), bancos (empréstimos bancários), governo (impostos), fornecedores de mercadorias (fornecedores) etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	7.
	Segundo Iudícibus (1998), todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil é feito, especificamente, para que a administração os utilizem na tomada de decisões. Sobre a utilização da contabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os credores por empréstimos estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e, para isso, a contabilidade é útil.
(    ) A contabilidade, apesar de ser útil na geração de informações, é desnecessária para o terceiro setor, o qual tem pouquíssima demanda de profissionais contadores.
(    )  A função de controle administrativa também está relacionada à contabilidade, pois ela possui as informações que contribuirão com esse processo.
(    ) Apesar de sua multidiversidade de funções, a contabilidade está ausente do planejamento organizacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IUDÍCIBUS, Sérgio de. A contabilidade como sistema de informação empresarial. Boletim do IBRACON, v. 245, p. 79, 1998.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	O Capital de Terceiros são os recursos externos que as empresas buscam para financiar suas atividades a partir de entidades terceiras, como é o caso dos empréstimos. A junção do Capital Próprio e do Capital de Terceiros corresponde ao Capital Total à disposição da empresa, o qual se encontra investido no Ativo. Sobre os valores do capital total, dos bens, do capital de terceiros e capital social, analise o quadro a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	350.000 - 350.000 - 280.000 - 70.000.
	 b)
	350.000 - 280.000 - 70.000 - 280.000.
	 c)
	280.000 - 350.000 - 350.000 - 70.000.
	 d)
	70.000 - 350.000 - 350.000 - 280.000.
	9.
	A empresa Andorinha Ltda. finalizou a elaboração do seu Balanço Patrimonial para o período de X0, disponibilizando as seguintes informações para os sócios da empresa:
Ativo (Bens + Direitos) = R$ 68.000,00.
Passivo (Obrigações) = R$ 35.000,00.
Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que evidencia a situação Líquida da empresa Andorinha Ltda. em 31/12/X0:
	 a)
	Situação Líquida Negativa.
	 b)
	Situação Líquida Ativa.
	 c)
	Situação Líquida Positiva.
	 d)
	Situação Líquida Nula.
	10.
	É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Sobre o que se refere esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Refere-se ao conceito de Patrimônio.
	 b)
	Refere-se ao conceito de Azienda.
	 c)
	Refere-se ao conceito de Contabilidade.
	 d)
	Refere-se ao conceito de Conta Contábil.
	A cada final de ano, junto ao encerramento da contabilidade da empresa, o Balanço Patrimonial (BP) e o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) precisam ser emitidos. No BP são apresentados os elementos patrimoniais da empresa em determinado momento, enquanto na DRE evidencia-se a formação do resultado do exercício mediante o confronto de receitas e ganhos contra despesas e perdas (SANTOS; SCHMIDT, 2011). Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Balanço Patrimonial.
II- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
(    ) Constitui-se no relatório sucinto das operações realizadas pela empresa durante determinado período.
(    ) Esclarece muitas das variações do patrimônio líquido no período.
(    ) É importante pela visão que dá referente as aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos).
(    ) Nesta demonstração sobressaem os valores mais importantes às pessoas interessadas na empresa o Resultado líquido do período.
(    ) Permite evidenciar a liquidez da empresa e a proporção do capital próprio em detrimento ao de terceiros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SANTOS, J. L.; SCHMIDT, P. Contabilidade societária. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
	 a)
	II - II - II - I -I .
	 b)
	II - I - II - II - I.
	 c)
	II - II - I - II - I.
	 d)
	I - II - I - II - II.
	2.
	As contas são a representação de elementos patrimoniais de natureza igual o semelhante que ocorram dentro da empresa (PADOVEZE, 2009). O Plano de Contas é um conjunto de contas em função do ramo de atividade e porte de cada empresa. Nele são apresentadas as contas, títulos e descrição de cada elemento com a finalidade de servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis (CREPALDI, 2010). Com relação aos cuidados necessários na elaboração do Plano de Contas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Necessita ser codificado.
(    ) A classificação segue a ordem do particular para o geral.
(    ) Não há necessidade de consultar os usuários.
(    ) deve ser limitado e não oferecer margem para ser ampliado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PADOVEZE, C. L. Manual da Contabilidade Básica. Contabilidade Introdutória e Intermediária. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CREPALDI, S.A. Curso básico de contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	O grupo Ativo Permanente foi alterado quanto à nomenclatura, pois era subdividido em investimento, imobilizado, diferido e, posteriormente, com a alteração a Lei 11.638/07, virou o ativo não circulante, o qual é subdividido em realizável a longo prazo investimento, imobilizado e intangível. Sobre esses subgrupos, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Realizável a Longo Prazo.
II- Investimento.
III- Imobilizado.
IV- Intangível.
(    ) São aplicações que não têm relação direta com as atividades da empresa, porém, são permanentes.
(    ) Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção das atividades empresariais, têm valor econômico para a empresa e que produzem resultados futuros.
(    ) São classificados os bens destinados à manutenção da atividade principal da empresa, ou seja, os bens que auxiliam a empresa na geração e manutenção de sua renda.
(    ) São itens que normalmente serão realizados ou transformados em dinheiro a longo prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II- IV - III - II.
	 b)
	I - IV - II - III.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	II - I - III - IV.
	4.
	Conforme Marion (2003, p. 127), "a DRE é extremamente relevante para avaliar o desempenho da empresa e a eficiência dos gestores em obter resultado positivo". A DRE demonstra, sintetizadamente, as operações desempenhadas pela corporação, durante o exercício social, de forma a enfatizar o resultado líquido do período (GONÇALVES, 1996, p. 315). Com relação aos componentes e a constituição da Demonstração do Resultado do exercício (DRE), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na DRE quando o resultado for positivo, teremos lucros, e quando o resultado for negativo, teremos prejuízos.
(    ) As receitas e despesas são desdobradas, em cada classe, em diversos componentes, segundo apenas sua natureza.
(    ) Uma diferença entre as contas de receitas e despesas para com as outras é que elas não são movimentadas pela contabilidade, em razonetes.
(    )  A DRE e o Balanço Patrimonial são ligados fortemente, pois as operações que geram
receitas e despesas provocam alterações nos resultados e no patrimônio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARION, José Carlos, Contabilidade empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
GONÇALVES, Eugênio Celso; BAPTISTA, Antônio Eustáquio, Escrituração. In_ Contabilidade Geral. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1996.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Dentro da estrutura de balanço, de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e demais alterações, tanto o Ativo quanto o Passivo, dividem-se em Circulante a Não Circulante. Sobre o Passivo Circulante, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11638.htm>. Acesso em: 20 nov. 2018.
	 a)
	Salários a pagar, Fornecedores e Empréstimos a pagar.
	 b)
	INSS a Pagar, Caixa e Bancos.
	 c)
	Caixa Matriz, Caixa Filial e Fornecedores.
	 d)
	Caixa, Capital Social e Estoques.
	6.
	No grupo denominado "Passivo Circulante", são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitosdo ativo não-circulante, quando vencerem no exercício seguinte, isto é, no prazo de 12 meses seguintes ao do balanço. Sobre as contas existentes somente no "Passivo Circulante", classifique V para as sentenças verdadeiras e F as falsas:
(    ) Fornecedores, salários a pagar e estoques;
(    ) Impostos a recolher, salários a pagar e fornecedores;
(    ) Financiamento a pagar, salários a pagar, banco.
(    ) Empréstimos a pagar, fornecedores e contas a pagar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/passivo-circulante.htm>. Acesso em: 3 jul. 2018.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	De acordo com os saldos (R$) de algumas contas do ativo e passivo retiradas do Balanço Patrimonial da Empresa XBurguer Ltda., apresentadas no quadro a seguir, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O valor total do grupo Ativo Circulante, conforme as contas do quadro anterior é de R$ 210.000,00.
(    ) As contas do Passivo Circulante são maiores que o Passivo Não circulante, a diferença é de R$ 186.000,00.
(    ) O saldo das contas do Ativo Não Circulante é de R$ 35.000,00.
(    ) A conta do Ativo Circulante com o maior saldo é a conta Banco com R$ 75.000,00.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Segundo Iudícibus (2006), as definições de receita abordam mais os aspectos de quando reconhecer a receita e em que montante do que na caracterização de sua natureza. A receita é entendida como todo capital que entra originário da atividade empresarial, ou seja, são os recursos advindos de produtos ou prestação de serviços. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As receitas são consideradas como sendo os elementos positivos do resultado e estão ligadas diretamente às atividades ordinárias das empresas.
(    ) A receita pode possuir vários nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties e aluguéis.
(    ) Existem ganhos chamados não realizados; por exemplo, os que resultam da reavaliação de títulos negociáveis.
(    ) As receitas podem aumentar o valor de vários tipos de ativos e não podem resultar da liquidação de passivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	Para Ribeiro (2012), o Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis. Padoveze (2011) aponta que são necessários alguns cuidados básicos na elaboração do plano de contas. Segundo o autor, o plano deve partir do geral para o particular; deve ser codificado e os agrupamentos devem ser feitos pensando nos relatórios que deles se originarão. Com relação à codificação do plano de contas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mesmo não permitindo o somatório dos saldos das contas, a graduação do plano de contas é fundamental para uma adequada visualização da contabilidade.
(    ) A sequência de codificação de um plano de contas se denomina graduação do plano.
(    ) Os códigos são importantes para organização apesar de não serem utilizados para elaborar os lançamentos contábeis em sistemas informatizados.
(    ) A medida que se detalha o plano, denomina-se o plano de contas de segundo grau (para detalhamento do primeiro) e assim por diante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RIBEIRO, O.M. Contabilidade básica fácil. São Paulo: Saraiva, 2012.
PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	O Plano de contas, também conhecido como elenco de contas, é definido como um conjunto das contas da empresa com o objetivo de reunir e organizar as contas da empresa de forma útil e detalhada. Para Padoveze (2009), o Plano de Contas é o conjunto de contas criadas pelo contador para atender às necessidades de registro das transações dos eventos econômicos. Tal plano é formado por contas sintéticas e analíticas. Com relação às contas sintéticas do plano de contas, avalie as asserções a seguir:
I- As contas sintéticas não recebem lançamentos.
PORQUE
II- São aquelas cujo saldo é conseguido através do somatório do saldo de duas ou mais contas analíticas, ou de duas ou mais contas sintéticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PADOVEZE, C. L. Manual da Contabilidade Básica. Contabilidade Introdutória e Intermediária. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é  uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	Ao encerrar a DRE - Demonstração de Resultado do Exercício - de X1, a empresa Comercial Tudo Certo Ltda. apresenta a seguinte situação:
DRE ? Comercial Tudo Certo Ltda.
Receitas 
Receitas de Serviços = R$ 5.000,00
(-) Despesas
Despesas com salários = R$ 2.300,00 
Despesas com aluguel = R$ 1.500,00
Resultado do Exercício = R$ 1.200,00
Analise a DRE e assinale a alternativa CORRETA que apresenta o resultado do exercício da Comercial Tudo Certo Ltda.:
	 a)
	Prejuízo do exercício R$ 3.800,00.
	 b)
	Lucro Líquido do Exercício de R$ 5.000,00.
	 c)
	Prejuízo do exercício de R$ 1.200,00.
	 d)
	Lucro Líquido de R$ 1.200,00.
	2.
	Após a elaboração do Balanço Patrimonial encerrado de 31/12/X0, a empresa Flores Alegres Ltda. apresentou os seguintes saldos em algumas de suas contas patrimoniais:
Máquinas e equipamentos = R$ 15.000,00
FGTS a pagar = R$ 1.500,00
Impostos sobre vendas a pagar = R$ 3.800,00 
Estoque de mercadorias = R$ 7.000,00
Empréstimos a pagar = R$ 4.500,00
Agora, analise as sentenças a seguir:
I- O valor dos bens da empresa Flores Alegres Ltda. é de R$ 21.000,00.
II- O valor das obrigações da empresa Flores Alegres corresponde a R$ 9.800,00.
III- A empresa Flores Alegres Ltda. apresenta como direito o valor do estoque de mercadorias = R$ 7.000,00.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	A empresa Comercial Tudo Bom Ltda. encerrou as atividades de X1 e, nessa data, apresentou os seguintes saldos nas contas contábeis:
Duplicatas a Pagar: R$ 1.500,00
Capital: R$ 90.000,00
Caixa: R$ 10.000.00
Duplicatas a receber: R$ 5.500,00
Empréstimos Bancários: R$ 35.000,00
Terrenos: R$ 85.000,00
Com essas informações, a empresa elaborou o seu Balanço Patrimonial para o período de X1. Analise as seguintes sentenças:
I- O Ativo da empresa Comercial Tudo Bom Ltda. para o período de X1 é de R$ 100.500,00.
II- A Comercial Tudo Bom Ltda. apresenta em seu Patrimônio Líquido o valor de R$ 35.000,00.
III- O valor das obrigações com terceiros da empresa Tudo Bom é de R$ 36.500,00.
IV- O valor dos direitos corresponde a R$ 5.500,00 para o período de X1.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III estácorreta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	As Demonstrações Contábeis evidenciam a situação da empresa em determinado período. Uma das Demonstrações Contábeis mais importantes e que identifica a situação patrimonial e financeira da organização é elaborada por todas as empresas. Sobre essa demonstração da contabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Demonstração do Ativo e Resultado.
	 b)
	Balanço do Lucro.
	 c)
	Demonstração de Resultado do Exercício.
	 d)
	Balanço Patrimonial.
	5.
	O método das partidas dobradas, utilizado para escrituração dos fatos administrativos, universalmente usado para registro das transações contábeis, foi divulgado pelo frade franciscano Lucas Pacioli, no século XV, baseia-se na lógica de lançamento de origem e aplicação de recursos. Neste sentido, o registro contábil do pagamento de saldo em aberto de R$ 2.500,00 a fornecedores tem como lançamento referente à aplicação de recursos um:
	 a)
	Débito em estoques de mercadorias.
	 b)
	Crédito em fornecedores.
	 c)
	Débito em bancos com movimento.
	 d)
	Débito em fornecedores.
	6.
	O Balanço Patrimonial das empresas é um importante relatório e é estruturado de acordo com normas estabelecidas pela legislação brasileira. Com o advento da Lei nº 11.638/07 e Medida Provisória nº 449/08, e também, visando adequação às Normas Internacionais - (IASB) International Accounting Standards Board, o Balanço Patrimonial apresentou mudanças na sua estrutura e forma de apresentação. Com relação à estrutura de balanço, analise as sentenças a seguir:
I- O Ativo Circulante corresponde à relação de bens e direitos que a empresa possui e que poderá transformar em dinheiro no prazo de até um ano, após o término do exercício social.
II- O Ativo Circulante é o grupo de contas representativo dos Imóveis da empresa.
III- O Ativo Circulante é o grupo de contas que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas no curto prazo.
IV- O Ativo Circulante é o grupo de contas representativo dos valores recebíveis a curto prazo pela empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1152_2009.htm>. Acesso em: 1º ago. 2018.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Considere que uma determinada empresa adquiriu mercadorias que serão pagas à vista e a prazo, 40% e 60%, respectivamente. Estas mercadorias serão adquiridas para compor o estoque. Com relação à contabilização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Débito: fornecedores a pagar; débito: caixa; crédito: estoques de mercadorias.
	 b)
	Débito: estoques de mercadorias; crédito: fornecedores a pagar; crédito: caixa.
	 c)
	Débito: estoques de mercadorias; débito: fornecedores a pagar; crédito: caixa.
	 d)
	Débito: caixa; débito: estoques de mercadorias; crédito: fornecedores a pagar.
	8.
	Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos. O benefício econômico futuro é a essência de um ativo e refere-se ao seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Quanto ao benefício econômico futuro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os benefícios econômicos futuros de um ativo podem fluir para a entidade na forma de distribuição para os proprietários.
(    ) É capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de um processo industrial alternativo que aumente os custos. 
(    ) Não pode ser trocado por outros ativos.
(    ) Futuro poderá ser produtivo, quando for parte integrante das atividades operacionais da entidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	A Cia. UNI Ltda. tem por hábito o pagamento antecipado das suas obrigações e pode, assim, solicitar algum abatimento, considerando a antecipação do pagamento. Logo, quando a Cia. UNI Ltda. deixa de realizar um pagamento, acaba integrando juros sobre o valor da sua obrigação. Com relação a essas variações ativas e passivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os juros ativos refletem um aumento da receita da Cia. UNI Ltda.
(    ) Ao realizar o lançamento de juros passivos, incorre-se uma diminuição de receitas da Cia. UNI Ltda.
(    ) O resultado da Cia. UNI Ltda. será afetado somente em operações de pagamento ou recebimento à vista - dinheiro do caixa.
(    ) As receitas de juros passivos serão reconhecidas no momento da realização do pagamento da obrigação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	10.
	A empresa Cidade Feliz Ltda. efetuou o pagamento de uma dívida em 20/11/X1 no valor de R$ 550,00, assumida em 20/10/X1 ao adquirir mercadorias a prazo do fornecedor Produtos Alegres Ltda. Assim, recebeu um desconto de 10%. Considerando a movimentação contábil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A empresa Cidade Feliz Ltda. recebeu um desconto no valor de R$ 55,00, o que gerou uma receita para a empresa.
(    ) Para o pagamento da dívida, a empresa Cidade Feliz Ltda. retirou do caixa da empresa apenas o valor de R$ 495,00, pois a diferença representa o desconto que obteve com a operação.
(    ) Contabilmente não se registra o valor do desconto obtido, sendo que este não reflete sobre o resultado da empresa.
(    ) O pagamento através do desconto obtido gerou uma despesa de R$ 55,00 para a empresa Cidade Feliz Ltda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	11.
	(ENADE, 2009) A empresa XYZ adquire mercadorias para revenda, com promessa de pagamento em 3 parcelas iguais, sendo a primeira parcela com vencimento para 30 dias. Sabe-se que o registro contábil dessa operação causa um determinado efeito na data da aquisição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Mantém o ativo inalterado.
	 b)
	Mantém o patrimônio líquido inalterado.
	 c)
	Altera o resultado do exercício.
	 d)
	Gera uma receita futura.
	12.
	(ENADE, 2009) Leia as afirmativas a seguir: 
I- Diretores Financeiros são responsáveis por decisões acerca de como investir os recursos de uma empresa para expandir seus negócios e sobre como obter tais recursos. Investidores são instituições financeiras ou indivíduos que financiam os investimentos feitos pelas empresas e governos. Assim, decisões de investimento tomadas por Diretores Financeiros e Investidores são, normalmente, semelhantes. 
PORQUE
II- As decisões de investimento dos Diretores Financeiros focalizam os ativos financeiros (ações e títulos de dívidas), enquanto as decisões de investimento dos Investidores focalizam ativos reais (edificações, máquinas, computadores etc.). 
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que:
	 a)
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 b)
	As duas afirmações são falsas.
	 c)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 d)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Continue navegando